Lucinha Lins uma das nossas grandes atrizes brasileiras. Além de atriz , Lucinha também se consagrou como cantora e apresentadora.
Como cantora, Lucinha foi reconhecida quando ganhou o Festival MPB Shel 1982, com a canção “Purpurinha”, e já havia imortalizado a versão de 1977 da música “Narizinho”, que compôs a trilha do Sitio do Pica Pau Amarelo.
Pegando carona nesse sucesso musical, montou a peça “Sempre, Sempre Mais” ao lado daquele que viria ser seu marido, Cláudio Tovar. O início da década de 80 foi crucial para carreira da atriz, que estourou no musical e se tornou musa do verão daquele ano. Podíamos vê-la da capa da Revista Veja aos cinemas, no filme Os Saltimbancos Trapalhões, um dos maiores sucessos cinematográficos brasileiros.
Junto com Cláudio Tovar, Lucinha Lins produziu vários outras peças musicais infantis e elas os levaram a estrelar o programa infantil “Lupu Limpim Clapá Topô”, que é um clássico para quem foi criança na década de 80. Eu , inclusive conheci a Lucinha primeiro como apresentadora e só depois a vi na Tv, nas novelas.
Como atriz , ela estreou como coprotagonista no seriado Plantão de Polícia (1979) dos autores Aguinaldo Silva e Doc Comparato, e logo conquistou o Brasil pela Tv com seu talento, beleza e carisma.
10º. Santinha de Rabo de Saia (1984)
COM NEY LATORRACA |
A primeira personagem que lembro da Lucinha fazendo foi a Santinha de Rabo de Saia, minissérie dos autores Walter George Durst, José Antônio de Sousa e Tairone Feitosa. Esse foi o primeiro grande papel da atriz que estreava como protagonista. Santinha era uma das mulheres de Quequé (Ney Latorraca). Dona Santa como era conhecida na cidade, era a esposa do meio, muito recatada e de origem aristocrática. Lucinha foi muito elogiada pelo papel e com certeza foi ele quem lhe credenciou para viver seu personagem seguinte, que viria marcar sua carreira para sempre.
9º. Mocinha de Roque Santeiro (1985)
com José Wilker e Regina Duarte |
Em 1985, Lucinha Lins voltou a viver uma puritana, a Mocinha da clássica novela do Dias Gomes, Roque Santeiro. A Novela marcou época e a personagem que esperava há anos o noivo dado como morto marcou a carreira da atriz. Não há quem não se lembre da Mocinha de Roque Santeiro ao citar os melhores personagens da atriz. Assim como a Regina Duarte foi visceral vivendo a viúva que foi sem nunca ter sido, Lucinha Lins deu a Mocinha delicadeza e ao mesmo tempo a força que a personagem pedia.
8º. Ângela de O Salvador da Pátria (1989)
Em 1989, Lucinha Lins deu vida a Ângela na trama de O Salvador da Pátria, novela do autor Lauro César Muniz. A personagem era esposa do João Matos, vivido pelo saudoso José Wilker. Não tinha muito peso na novela , o que mais se destacou foi sua afetuosa relação com Natália Lage que vivia a sua filha , Regina.
7º. Marta de Despedida de Solteiro (1992)
Em Despedida de Solteiro, do Walther Negrão, Lucinha Lins voltou contracenar com um ator mirim que vivia seu filho na trama. Patrick Oliveira interpretou o menino Léo. Ela havia sido obrigada a abandona-lo com receio de enfrentar o preconceito da cidade por ser uma mãe solteira. Anos depois Marta volta a pequena cidade e finalmente reconquista o amor do filho.
6º. Lali Mansini de Perdidos de Amor (1996)
Em 1996, Lucinha Lins roubou a cena na novela Perdidos de Amor, da autora Ana Maria Moreztsohn. A Lali Mansini era uma organizadora de festas de ricos e ajudava a jovens moças a pegar um “HR = Homem Rico” para casar-se. As aulas eram hilárias, iam desde regras de etiquetas até a pesquisas sobre a vida do alvo escolhido.
5º. Isis Campobello de Vidas Opostas (2006)
Com Nicola Siri |
Na trama de Vidas Opostas, do autor Marcílio Moraes, a atriz viveu a socialite Isis Campobello, uma mulher muito rica, porém muito preocupada com os menos favorecidos. O que ela não esperava era o envolvimento do seu filho com o mundo do tráfico devido à disputa pelo amor de uma mulher. Lucinha Lins com seu porte aristocrático sabe fazer como ninguém damas da sociedade e foi perfeita em Vidas Opostas.
4º. Branca de Esmeralda (2004)
cOM Claúdio Lins e Paulo César Grande |
Lucinha Lins voltou ao SBT em 2004, para ser uma das estrelas da novela Esmeralda, novela da autora Déllia Fialho, adaptada por Henrique Zambelli e Rogério Garcia. A personagem foi mais que especial para Lucinha, na trama a atriz fazia a mãe de José Armando, interpretado por Cláudio Lins, seu filho na vida real.
3º. Zizi de Vidas em Jogo (2011)
com Luiz Guilherme |
Em 2011, Lucinha Lins deu vida uma difícil personagem na trama de Vidas em Jogo , da autora Cristiane Fridmann. A Zizi era uma mulher sofredora, enfrentou a violência do marido, o preconceito de alguns quando descobriram que ela era uma ex-prostituta, e a relação difícil do da filha como o pai. A Atriz nos presenteou com grandes cenas em parceria com Luiz Guilherme, que fazia o marido violento, e Juliane Trevisol, sua filha.
2º. Estela de A Viagem (1994)
com Christiane Torloni |
Na Globo em 1994, Lucinha Lins emocionou o público vivendo a doce e forte Estela , no remake de A Viagem , da autora Ivani Ribeiro. A Relação de Estela com Dinah, sua irmã e protagonista da trama vivida pela Christiani Torloni foi o destaque da trama. Numa interpretação cirúrgica Lucinha Lins imortalizou a personagem e sem dúvidas foi um das que ajudou a transformar a novela em um dos grandes sucessos dos anos 90.
1º. Vilma de Chamas da Vida (2008)
Sem dúvidas Lucinha Lins viveu suas melhores personagens na Record, e a número 1 delas foi a Vilma de Chamas da Vida, novela da autora Cristiane Fridmann. Como era rica a personagem, dramaturgicamente falando, dando oportunidade à Lucinha mais uma vez de mostrar todo o seu talento. Ela foi a vilã absoluta da trama , mas não foi revelada como a incendiária misteriosa da novela, apesar de todos os indícios levarem a isso.
Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com , memóriaglobo.com
Comentários
Postar um comentário