Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Tais Araújo



        Taís Araújo é uma pioneira. Ela foi a  primeira atriz negra a protagonizar uma novela brasileira (Xica da Silva/1996). Depois foi a primeira protagonista negra de um novela global (Da Cor do Pecado/2004) e depois a primeira  Helena negra, protagonista oficial das novelas do autor Manoel Carlos (Viver a Vida/2009).
        Atualmente a atriz  vive uma das protagonistas da novela Geração Brasil, repetindo a parceria com os autores Felipe Miguez e Isabel de Oliveira iniciada em Cheias de Charme em 2012.
        Tais Araújo é aquele tipo de atriz camaleoa. Ela adora mudar totalmente o visual de um personagem para o outro. No decorrer do post vamos perceber isso. Ela já teve cabelos louros, longos, lisos, enrolados, curtinhos, pretos, ondulados, ou seja, para todos os gostos.
        Iniciou sua carreira no teatro aos 11 anos, mas sem dúvidas foi a Tv  que lapidou seu talento, que hoje a fez ser  uma das grandes profissionais da nova geração de atrizes brasileiras.
        Em 1996, depois de estourar como a escrava Xica da Silva  na novela homônima do autor Walcyr Carrasco, foi eleita um dos 50 rostos mais bonitos do mundo pela Revista People.
       Um talento sem limites seja fazendo uma personagem caricata ou uma  mais próxima do realidade. Eu costumo dizer que a Taís é a Zezé Motta dos anos 2000, tanto pelo talento como pela  beleza inigualável.
        Vamos relembrar os melhores personagens dessa atriz, que mesma tão nova já tem um currículo invejável.


10º. Xica da Silva de Xica da Silva (1996)
Xica da Silva


        Tais Araújo ganhou sua primeira protagonista em 1996 e foi um estouro de sucesso dando vida a escrava Xica da Silva na novela homônima escrita por Walcyr Carrasco. A atriz já havia feito a novela Tocaia Grande  na  extinta emissora Manchete  e Walther Avancini depois de testar várias atrizes para viver a personagem , viu na Tais Araújo a personificação da personagem. Quando a novela estreou,  Tais ainda tinha 17 anos e o  público teve que esperar quase 50 capítulos para ver a nudez da atriz quando ela completou a maioridade.  Xica da Silva credenciou a entrada de Tais Araújo na Globo no ano seguinte.


9º. Vivian de Anjo Mau (1997)
Anjo mau (1997)

Tais na contra capa da trilha internacional da novela 

      Em 1997,  a atriz estreou na Globo e ganhou um dos papéis de destaque do remake de Anjo Mau, escrito pela Maria Adelaide Amaral. A Vivian, personagem que ela interpretou,  era uma mulher independente que enfrentava o preconceito por ser negra.  No decorrer da trama sofria um estupro por parte  de um dos donos da empresa onde trabalhava.  A Personagem foi usada para levantar bandeira em defesa das mulheres, embora de uma maneira velada, porém no decorrer da trama Vivian e Ricardo (Leonardo Brício), o estuprador,  acabam se acertando e sendo felizes no final da novela.


8º. Selminha Aluada de Porto dos Milagres (2001)
Porto dos milagres



       A Selminha Aluada foi mais uma personagem dosada com sensualidade que a Taís Araújo viveu. Criada por Aguinaldo Silva em Porto dos Milagres, a personagem era uma prostituta que vivia na rua baixa da cidade baiana.  Mais uma vez a  atriz tirou o desafio de letra e nos presenteou com muitas cenas inesquecíveis em parceria com Joana Fomm que vivia sua mãe na trama.


7º. Dandara de O Quinto dos Infernos (2002) 
O quinto dos infernos

Com a Saudosa Nair Bello 
   
        Em meio ao vários destaques do elenco de O Quinto dos Infernos, a anárquica minissérie do autor Carlos Lombardi, que falava da vinda da família real portuguesa ao Brasil, Tais Araújo apesar de um pequeno papel, se destacou na pele da fogosa Dandara, uma das serviçais do castelo que sedia aos encantos de Dom Pedro I (Marcos Pasquim).


6º. Edivânia de Meu Bem Querer (1998)
Meu bem querer


        Em 1998, a atriz viveu a espevitada Edivânia de Meu Bem Querer, do autor Ricardo Linhares. A Personagem era filha da Tonha da Pamonha (Arlete Salles), uma mulher do povão que vivia de vender pamonhas pelas ruas de São Tomáz de Trás. Edivânia hostilizava a mãe por não aceitar sua condição de pobre.


5º. Alicia Rosa de A Favorita (2008)  
A favorita 

        Como esquecer a Tais Araújo tomando banho nua em plena a posse do seu pai como deputado na trama de A Favorita? A Alícia Rosa fazia questão de bater de frente com Romildo Rosa (Milton Gonçalves) que pagava em casa os desmandos que fazia com o dinheiro do povo. A Personagem  era a terceira escrita por João Emanuel Carneiro para a atriz.


4º. Helena de Viver a Vida (2009)
Viver a vida


        Em 2009, Taís Araujo quebrou dois tabus do horário nobre global. Foi a primeira atriz negra a protagonizar uma novela das oito e a primeira Helena negra do autor Manoel Carlos.  A Atriz infelizmente teve que amargurar  a perda do protagonismo da novela Viver a Vida para Alinne Moraes, que inicialmente seria sua antagonista, a Luciana. Depois do acidente que ela sofre, toda a sua determinação em superar o tetraplegia  acabou  transformando-a em grande estrela da novela. Claro que o  desempenho da Tais a frente da Helena foi impecável, na verdade era o perfil  da personagem que era muito limitado e isso acabou fazendo o público criar uma antipatia pela tão bem sucedida e resolvida personagem. Mesmo com todos os elogios e a melhores críticas dados à Alinne Moraes, os créditos da Taís Araújo também merecem ser lembrados.


3º. Preta de Da Cor do Pecado (2004)
Da cor do pecado

Com Reynaldo Giannechinni 
      A Preta de Da Cor do Pecado,  novela do autor João Emanuel Carneiro, foi a primeira protagonista negra de uma novela global.  A Trama que marcava a estreia  do João Emanuel como autor solo, não se prendeu apenas em levantar bandeiras com o romance inter-racial dos protagonistas, foi focado mais  o lado humano de cada  um. A Taís Araújo  sem dúvidas conquistou  de vez o posto de grande atriz e estrela da casa com essa personagem. 


2º. Ellen de Cobras e Lagartos (2006)
Cobras e lagartos


      Dois anos depois, João Emanuel Carneiro presentou Taís Araújo com outra grande personagem: A Vilã Ellen de Cobras e Lagartos. A Personagem era puro veneno e dividiu de igual para igual as vilanias da trama com a Leona (Carolina Dieckmann). A Dobradinha  com seu então namorado Lázaro Ramos , que viveu o Foguinho , também rendeu bons momentos à trama.


1º. Penha de Cheias de Charme (2012)
Cheias de Charme


        É inegável que a Maria da Penha não poderia ter sido feita por outra atriz. Impressionante a entrega da Taís Araújo na pele da personagem. A Fala, os trejeitos, o caminhar tudo era especial e ela soube fazer com maestria. Uma das estrelas de Cheias de Charme, fenômeno do horário das sete que marcou a estreia dos autores Felipe Miguez e Izabel de Oliveira, a empreguete seduziu o Brasil e os críticos que caíram de elogios à atriz.

Fonte  :
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : teledramaturgoa.com , memóriaglobo.com   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Minissérie “Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados” entra na plataforma da Globoplay nesta segunda

           Baseada no romance do anjo pornográfico  Nelson Rodrigues,  a minissérie  Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados , do autor  Leopoldo Serran  foi o grande sucesso de 1995 em comemoração aos 30 anos da  Globo   com uma impecável reconstituição  de época  da sociedade conservadora e hipócrita dos anos 40 e 60. A minissérie   entra a   partir desta segunda-feira (15.12) na plataforma da Globoplay .           Alessandra Negrini  foi a grande revelação da minissérie  dando vida a sensual Engraçadinha na primeira fase da trama, assim como  Cláudia Raia  brilhou absoluta na segunda fase da personagem. Inicialmente a Engraçadinha dos anos 60 era evangélica e mulher muito recatada, o inverso da Raia. Mas  foi exatamente esse contraponto que fez com que o trabalho da atriz se tornasse ainda mais importante. ...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

“Cordel Encantado” estreia nesta segunda no Globoplay Novelas substituindo “Além do Tempo”

        A novela Cordel Encantado será reprisada no canal Globoplay Novelas (ex-C anal Viva) . Exibida originalmente em 2011, na faixa das 18h da Globo , a trama volta ao ar nesta segunda-feira,   15 de dezembro, substituindo a reapresentação de Além do Temp o (2015).         Os capítulos serão exibidos no Globoplay Novelas de segunda a sábado, às 20h05, e com maratona aos domingos a partir de 11h.           Cordel Encantado , trama das autoras  T helma Guedes e Duca Rachid     é uma fábula sobre dois universos distintos: o encantamento da realeza europeia e as lendas heróicas do sertão brasileiro. A união desses mundos é representada pelo romance de Açucena ( Bianca Bin ), uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu. E Jesuíno ( Cauã Reymond) , um jovem sertanejo que desconhece s...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Meus Personagens Favoritos da Carolina Kasting

A Rosana de “ Terra Nostra”   e a   Rosa de “ Além do Tempo ” na   Globoplay Novelas                 Elegante, versátil e dona de uma carreira marcada por personagens memoráveis, Carolina Kasting se consolidou como uma das artistas mais completas de sua geração. Muito além das novelas que a tornaram conhecida pelo grande público, sua trajetória envolve teatro, dança, artes visuais, poesia e performance — um verdadeiro universo criativo que ela vem expandindo ao longo dos anos.         No ar em 2 reprises   -    com a Rosana de Terra Nostra (1999) no Vale a Pena Ver de Novo e a Rosa   em Além do Tempo (2015) na Globoplay Novelas   - o público está   conferindo    alguns dos seus melhores e nos mostrando o quanto ela faz falta a tv.         Nascida em Florianópolis, Carolina ingressou...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...