Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Grandes Minisséries – Hilda Furacão (1998)



        Um grande sucesso de crítica e de público, a minissérie Hilda Furacão, da autora Glória Perez, baseada no romance homônimo de Roberto Drumond, estreou na Globo em 1998 e marcou a estreia de Ana Paula Arósio na emissora.
         
        Na pele da protagonista, Ana Paula Arósio foi aclamada pela crítica e pelo público, tanto por sua beleza incontestável como pela interpretação impecável. Depois da personagem ela foi elevada ao status de grande estrela na emissora.

       
        O livro foi baseada na vida real de Hilda Furacão, que o autor  conhecera  na década de 50. Com o lançamento da minissérie criou-se uma grande especulação sobre por onde andaria a tão famosa personagem boêmia de Minas Gerais.

MaltusRoberto DrummondAramel
        Nascidos e crescidos juntos, Malthus (Rodrigo Santoro), Aramel ( Thiago Lacerda) e Roberto  (Danton Mello) ficaram conhecidos em Santana dos Ferros como "os três mosqueteiros". Com o término do ensino médio, os três seguem juntos para Belo Horizonte. Malthus queria ser santo e ir para o Convento dos Dominicanos; Aramel queria ser artista de cinema em Hollywood e Roberto sonhava em fazer a revolução que mudaria o mundo.


Ao som de "Túnel do Amor", de Celly Campello, conhecemos Hilda Müller (Ana Paula Arósio),  que, pronta para se casar, desiste, após surpreendente revelação da cartomante Madame Janete(Arlete Salles),  e vai parar num prostíbulo de Belo Horizonte. Cercada por prostitutas, vagabundos, travestis e cafetões, ela entra no Maravilhoso Hotel e passa a ocupar o quarto 304. Mas o que levou a rica Hilda Müller a transformar-se na prostituta Hilda Furacão? Dentro desse contexto, o frei Malthus sente que poderia realizar um milagre: exorcizar o demônio de Hilda Furacão.
Uma grande manifestação popular para acabar com os prostíbulos põe em confronto a sociedade defensora da moral e dos bons-costumes, liderados por Loló Ventura (Eva Todor)  e os habitantes do Maravilhoso Hotel, que se intensifica com as presenças de Maria Tomba-Homem (Rosi Campos) e Cintura Fina (Mateus Nachtergaelle) .


Na tentativa de recuperar a moral de Hilda, frei Malthus escuta de Padre Nelson (Paulo Autran)  seu maior orientador religioso, que se quisesse realmente ser santo, deveria ficar longe do vinho e das mulheres. Padre Nelson revela o que todos já sabiam: havia amor entre Hilda e Malthus. Uma forte atração entre a virtude e a imoralidade. Mas, afinal, o amor também não pode ocorrer em todos?


Além de Ana Paula Arósio, outros atores brilharam  em interpretações inesquecíveis : Rodrigo Santoro começava a dar vida a personagens mais densos como o Frei Maltus da minissérie, fugindo dos galãs estereotipados aos quais estava acostumado a fazer; Rosi Campos  com a Maria Tomba-Homem; Mateus Narghtergaelle na pele do homossexual Cintura-fina e a Paloma Duarte com a romântica prostituta Leonor.

A Minissérie apresentou cenas inesquecíveis que até hoje guardo em minha memória como se acabasse de te-las visto: A Chegada de Hilda , toda vestida de noiva, ao Maravilhoso Hotel; O encontro de Hilda e Malthus em Santana dos Ferros onde a cortesã se mostra nua para o seminarista, aliás a nudez da Ana Paula Arósio literalmente nunca será castigada! E a clássica cena final onde Hilda e Malthus se encontram em plena revolução de 60.
Hilda Furacão sofreu pressões políticas logo em sua estreia. O Partido Social Democrático do Rio de Janeiro (PSD)  pediu suspensão da exibição da minissérie no Estado. O partido alegava que a menção do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na minissérie, feria a legislação eleitoral, porque o eleitor poderia confundir o Partido  do romance com a aquele que participava das eleições presidenciáveis de 1998.

Grandes e saudosos atores participaram da minissérie como Paulo Autran, Mário Lago, Rogério Cardoso; além de interpretações inesquecíveis do Carlos Vereza, Walderez de Barros, Eva Todor  e Stênio Garcia com direito a Leopardo.

Adicionar legenda
A Vida da  socialite que abandona tudo e  se joga na zona boêmia mineira foi sem dúvidas o grande sucesso da teledramaturgia  daquele ano. A história contada de maneira lúdica, mesmo com o forte apelo sexual, mostrou que isso pode ser mostrado de uma forma tão artística que até parecia estarmos diante de um espetáculo teatral. Não é a toa que a Hilda Furacão é a mais angelical das cortesãs da teledramaturgia nacional.

Ficha Técnica:
Minissérie da Autora Glória Perez
Baseado no romance homônimo de Roberto Drumond
Direção : Wolf Maia
Elenco:
Ana Paula Arósio, Rodrigo Santoro, Thiago Lacerda, Danton Mello, Paulo Autran, Rogério Cardoso, Eva Todor, Paloma Duarte, Mateus Nacghtergaelle,  Rosi Campos, Cininha de Paula, Luis Mello, Claudia Alencar, Anselmo Vasconcellos, Debora Duarte, Walderez de Barros, Zezé Polessa, Teresa Seiblitz, Stênio Garcia, Ricardo Blat, Sergio Loroza, Chico Diaz, Carolina Kasting, Tatiana Issa, Marcos Frota, Guilherme Karan, Iara Jamra, Ivan Candido, Mara Manzan, Marcos Oliveira, Carlos Gregório, Caio Junqueira, Daniel Boaventura, Maria Maya, Walther Verve, Elaine Michelly, Henri Castelli, Maria Gladys, Tarcísio Meira, Roberto Bomfim, Mario Lago, Carlos Vereza, Elimiliano Queiroz, Eliane Giardini, Henri Pagnocelli, Stepan Nercessian, Pedro Brício, Caio Junqueira entre outros.
Exibição : 27 de Maio à 23 de Junho de 1998
Capítulos : 32



Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa ; memóriaglobo.com , teledramaturgia.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...