Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Paulo Gracindo


  
        Paulo Gracindo, nosso eterno Bem Amado! É assim que  o grande e  inesquecível Paulo Gracindo é chamado na maioria das reportagens feitas sobre ele. É uma referencia ao seu personagem mais marcante na tv, o prefeito Odorico Paraguaçu da novela O Bem Amado (1973) do autor Dias Gomes.
        Paulo Gracindo nos deixou em 04 de Setembro de 1995, aos 84 anos, e se imortalizou na história da teledramaturgia nacional.
        O Ator começou a carreira no teatro participando das mais importantes companhias teatrais da década de 30 e 40, porém seu nome só ganhou projeção nacional quando  ganhou na Rádio Nacional o Programa Paulo Gracindo. Depois foi aclamado também por  viver o Albertinho Limonta na radionovela O Direito de Nascer.  Foi na Rádio também que o ator testou sua veia cômica no elogiadíssimo quadro Primo Pobre e Primo Rico, no qual  dividiu por anos com Brandão Filho.
        Mas seu destino era a Tv, e em 1967estreou em A Rainha Louca, dando vida ao Conde Demétrius.  Logo depois o ator começou a mostrar seu talento nato em viver os mais variados tipos característicos na Tv e se consagrou  com interpretações impossíveis de serem copiadas. São esses personagens que o post vai relembrar hoje e ficar com ainda mais saudades de personagens como o Tucão,   Odorico Paraguaçu, Joao Maciel , O Betinho e tantos outros.


Tucão de Bandeira 2 (1971)
Bandeira dois

com MARILIA PERA  
        O Tucão de  Bandeira 2, novela do autor Dias Gomes, era o quinto personagem do Paulo Gracindo na Tv. O Autor na verdade escreveu  o Tucão pensando no ator Sérgio Cardoso, grande astro da época. Porém o ator exigiu algumas mudanças no personagem, e o autor fincou o pé  e queria o Tucão do jeito que foi concebido, assim Daniel Filho convidou Paulo Gracindo para o papel, que até então só havia feito personagens coadjuvantes com características de grã-fino.  O Tucão acabou consagrando o ator que foi elevado ao status de grande astro na emissora e chegou até suplantar a protagonista feminina da novela , vivida pela Marília Pêra.  A Censura da época exigiu que o novelista matasse o Tucão no final da trama, mesmo com toda a empatia do público pelo personagem. A Comoção foi tão grande que a realidade se confundiu com a ficção e muitas pessoas foram ao cemitério no qual estava sendo gravadas as cenas do sepultamento achando que Paulo Gracindo havia morrido. O Jornal carioca Luta Democrática estampou em letras garrafais em sua manchete: “MORREU TUCÃO!”.     


Ramiro Bastos de Gabriela (1975)
Gabriela

 
        Em 1975, Paulo Gracindo foi envelhecido para dar vida ao Coronel Ramiro Bastos, na trama de Gabriela, do autor Walther George Durst, baseado na obra do escritor Jorge Amado. O Personagem foi outro tipo característico vivido pelo ator e foi um dos destaques desse clássico da teledramaturgia nacional.


Betinho de Rainha da Sucata (1990)
Rainha da sucata

 
        “Coisas de Laurinha!” Esse era  o bordão do personagem do  Paulo Gracindo na trama de Rainha da Sucata, do autor Silvio de Abreu.  Nesta lista esse é o único grã-fino interpretado pelo ator, o tipo de personagem que ele começou fazendo no início da carreira na tv. O Betinho, um rico falido , era o marido da vilã da trama Laurinha Figueroa (Glória Menezes), e a dobradinha entre esses dois astros rendeu  ótimas cenas para a novela.


João Maciel de O Casarão (1976)
O casarão

com a saudosa YARA CORTES 

        Ao lado de Yara Cortes, o saudoso Paulo Gracindo protagonizou a novela O Casarão, do autor Lauro César Muniz. A Novela que contava a história de vida de uma família tendo como pano de fundo o casarão marcou a história da teledramaturgia devido a intercalação dos tempos. Em um mesmo capítulo podíamos ver os personagens em três épocas diferentes.  Gracindo Junior, filho de Paulo viveu o personagem João Maciel na fase mais nova do personagem. Mas sem dúvidas quem roubou a cena foi o casal mais velho formado por Paulo e Yara. Inesquecível a cena final em que depois da morte de Atílio (Mário Lago), João Maciel espera Carolina, e ela ao chegar pergunta se ele esperou muito,  ele responde: “Apenas 40anos” referindo-se ao primeiro encontro marcado pelo casal, 40 anos antes.


Tião de Sinal de Alerta (1978)
Sinal de alerta

com a Vera Fischer 

        Sinal de Alerta foi   outra novela do Dias Gomes que o Paulo Gracindo protagonizou. Na trama o ator deu vida a Tião Borges, um homem muito conhecido de todos mais que enriqueceu de maneira brusca. Já começa a novela separado da esposa Talita Bastos (Yoná Magalhães), que insiste em não lhe dar o divorcio  por saber que ele só espera por isso para casar-se com seu grande amor, a jovem Sulamita Montenegro (Vera Fischer). A Novela  foi a última a ser apresentada no horário das dez, acabou não fazendo muito sucesso, mas o ator pontuou mais uma vez um belo trabalho.


Vovô Pepe de Mandala (1987)
Mandala

com GIANFRANCESCO GUARNIEIRI 

        Com esquecer o Vovô Pepe, de Mandala também do autor Dias Gomes? O personagem era um anarquista histórico e convicto, Seu horror à obediência e às normas vigentes e ao despotismo representado pelas leis, ou pelos regulamentos, faz com que nunca feche as portas, esqueça com frequência de vestir as calças, entre outras coisas. Na segunda fase da novela, já esclerosado, confunde tudo, fazendo observações sem nexo, mas nunca abdica de seus princípios ideológicos, sua pregação por uma sociedade sem governo. Detesta que alguém concorde com ele em alguma coisa e, então, logo muda de ideia. Ninguém o leva a sério.


Padre Hipólito de Roque Santeiro (1985)
Roque santeiro (1985)

com LIMA DUARTE 

        A Novela Roque Santeiro, do autor Dias Gomes, foi recheada de grandes atores que imortalizaram seus personagens, e claro que o Paulo Gracindo interpretando o simpático e enérgico Padre Hipólito, da paróquia de Asa Branca, também foi um dos pontos fortes da novela. O Padre rege sua igreja pelos rígidos padrões morais  e dogmas católicos,  mas nem por isso atura as beatices de Dona Pombinha  (Eloisa Mafalda) e cia. No decorrer da trama , Asa Branca recebe um novo pároco,  Padre Albano (Cláudio Cavalcanti), um padre progressista, representante da nova Igreja e os dois batem de frente em seus princípios.  Mas o saldo dessa história é que Paulo Gracindo fez uma das melhores representações de padres do interior que eu vi na Tv.


Odorico Paraguaçu de O Bem Amado  (1973)
O bem amado

 
        “Os cachacistas juramentos”
        “As donzelas praticantes”
        “Vamos botar de lado os entretantos e partir pros finalmentes”

        Essas e outras frases foram imortalizadas na novela O Bem Amado, do autor Dias Gomes, pelo candidato a prefeito da cidade de Sucupira, Odorico Paraguaçu.  A criação do Paulo Gracindo foi memorável, única e antológica para Tv brasileira.  O Sucesso do personagem e da novela foi tão grande que em 1980 a Globo produziu o seriado O Bem Amado, com Paulo Gracindo ressuscitando o Odorico Paraguaçu, literalmente, que havia morrido no final da novela inaugurando o cemitério que ele mesmo criou em sua administração como prefeito de Sucupira. Não é a toa que Paulo Gracindo faz tanta falta na Tv. Para nossa sorte sua obra está registrada e imortalizada na história da teledramaturgia nacional.




Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : teledramaturgia.com , memóriaglobo.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

As Novelas de 2014

        Este ano no campo das novelas a teledramaturgia não foi muito feliz. Nenhum fenômeno do tipo Avenida Brasil (2012) ou Cheias de Charme (2012) , e muitas apesar de uma boa audiência não chegaram a virar uma coqueluche. Mas em compensação Joia Rara , novela das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid  foi a ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela. Amor à Vida (Globo, 20 de Maio de 2013 à 01 de Fevereiro de 2014)         A primeira novela em horário nobre do Walcyr Carrasco terminou 01 de fevereiro de 2014 e foi exatamente esse último mês da novela que fez com o público se apegassem à trama. A transformação do vilão “Bicha má” Félix (Mateus Solano)  em protagonista foi o grande destaque da trama que deu para ele as duas cenas que finalizaram a novela. O Primeiro beijo gay do horário nobre global finalmente saiu entre os atores Mateus Solano e Thiago Fragoso . A Cena final de rec...