Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

Grandes Minisséries – Anos Rebeldes (1992)



        Os jovens com muita garra saem às ruas pedindo melhorias para o Brasil e até um novo presidente! Calma o post de hoje não vai falar das manifestações ocorridas há duas semanas em praticamente todo o Brasil , e nem sobre o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, o post de hoje vai falar sobre Anos Rebeldes,  uma das minisséries mais marcantes da história da Globo e da obra do autor Gilberto Braga.

        Não poderia escolher  um melhor momento para falar sobre  essa minissérie no blog. Gilberto Braga  se inspirou nos livros 1968 – O Ano que não Terminou, da Zuenir Ventura e Os Carbonários do Alfredo Sirks  para contar a história de João Alfredo (Cássio Gabus Mendes) e Maria Lúcia (Malu Mader) e a trajetória de um grupo de colegas do tradicional Colégio Pedro II, desde 1964, quando se formam e se instala no Brasil o regime de ditadura, até 1985, altura em que a política governamental terá já influenciado definitivamente os seus destinos.


Maria Lúcia é uma jovem individualista, traumatizada com a história do pai, Orlando Damasceno (Geraldo Del Rey), um jornalista conhecido e membro do Partido Comunista, que sempre colocou seus ideais acima da realização pessoal. Quando ela conhece João Alfredo, percebe que ele tem o mesmo perfil do pai e tem medo de se entregar à paixão. João, por sua vez, é um jovem de classe média  extremamente preocupado com as questões sociais do país. Ao se apaixonar por Maria Lúcia, ele fica dividido entre o relacionamento afetivo e a militância política.


O melhor amigo de João, Edgar (Marcelo Serrado), também se apaixona por Maria Lúcia e passa a disputar o amor da jovem com João Alfredo. Com o perfil oposto ao do amigo, Edgar não se envolve com as questões sociais do país, preferindo investir na profissão e na felicidade pessoal.


        A Minissérie acabou se tornando clássica além da bela história criada por Gilberto Braga e os nebulosos anos de  chumbo, a impecável reconstituição de época e um elenco sintonizadíssimo, mas  também pela irônica coincidência da sua exibição. A trama entrou no ar exatamente quando o Brasil sofria com a grande decepção que havia virado o primeiro presidente eleito por voto direto, e os jovens foram às ruas pedir o impeachment do Presidente Collor, tal qual aconteceu na minissérie que pedia o fim da ditadura militar. Os protestos surtiram efeito  e o presidente foi deposto em 29 de setembro de 1992, um mês depois do término da minissérie.  

Mas curioso ainda é que na sua segunda reprise  no Canal Viva a exibição da minissérie coincidiu com os protestos estudantis pelo Brasil inteiro pedindo o fim da corrupção que ficou conhecida como a “Revolta do Vinagre”.


Adicionar legenda

              Cássio Gabus Mendes, Malu Mader, Marcelo Serrado e Cláudia Abreu foram impecáveis na pele de seus personagens. Sem dúvidas a minissérie foi um marco para a carreira de cada um deles. 


Duas cenas marcaram a minissérie:


·        A Conversa franca entre João Alfredo e Edgar, depois de se declararem apaixonados por Maria Lúcia. Os dois jogam os sentimentos um na cara do outro , mas terminam selando a eterna amizade que sempre existiu entre eles.
·        A Morte da Heloísa, baleada no último capítulo quando tentava fugir do país. Alias, a Claudia Abreu interpretou a personagem que mais sofre transformação na minissérie  e a atriz soube fazer com uma maestria   nos brindando com essa cena final emblemática e a marca registrada de Anos Rebeldes.


Alguns personagens da minissérie foram inspirados em personagens da vida real, como Tetê Medina  retratada no Avelar (Kadu Moliterno), apesar dela nunca ter dito que usou o telex e mala diplomática para denunciar para imprensa internacional o desmandos da ditadura. O Editor Queiroz, vivido pelo saudoso Carlos Zara foi inspirado em Ênio Silveira da Civilização Brasileira, e o protagonista João Alfredo, apesar do autor não confirmar, tem um livre inspiração no deputado Alfredo Sirkis.

Outro ponto marcante de Anos Rebeldes eram os semidocumentários apresentados nas passagem de tempo que misturavam imagens reais dos anos de chumbo com cenas em preto e branco da minissérie. Em uma delas foi possível ver João Alfredo, Maria Lúcia, Edgar e outros personagens mesclados com os manifestantes reais da época. Os semidocumentários foram feitos pelo cineasta Silvio Tendler que foi muito elogiado pela imprensa na época.


       
Pedro Cardoso interpretou na minissérie o carismático Galeno Quintanilha. O Autor Gilberto Braga usou o personagem para narrar um fato ocorrido com ele na época em que escrevia a novela Escrava Isaura (1976). Depois de muitas profissões, Galeno ingressa pelo ramo de escrever novelas e durante a minissérie  ela sofria com a censura ao tentar escrever uma trama com cunho abolicionista como tema. Galeno teve que ir a uma reunião com uma censora em Brasília para liberação da  novela, tal qual acontecera mesmo com Gilberto Braga.


A Minissérie foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e Claudia Abreu o de melhor atriz  no ano de 1992.


Resultado de imagem para minissérie anos rebeldesResultado de imagem para minissérie anos rebeldes

Parece clichê, mas quase 23 anos depois a minissérie é mais do que atual, e sempre será uma grande incentivadora da luta  por um Brasil melhor. Apesar de nunca ter sido engajado politicamente assistir Anos Rebeldes me fez  rever pensamentos e posições e acho impossível assistir a minissérie atemporal e não ser tocado.

Alegria, Alegria e viva a minissérie clássica e antológica Anos Rebeldes !

Resultado de imagem para minissérie anos rebeldesResultado de imagem para minissérie anos rebeldes

Ficha Técnica :
Resultado de imagem para minissérie anos rebeldes
Minissérie do autor Gilberto Braga
Direção Geral do Denis Carvalho
Elenco:
Cássio Gabus Mendes, Malu Mader, Cláudia Abreu, Marcelo Serrado, Pedro Cardoso, José Wilker, Betty Lago, Kadu Moliterno, Geraldo Del Rey, Bete Mendes, Ivan Candido, Norma Blum, Gianfrancesco Guarnieri, Déborah Evelyn, Rubens Caribé, Mila Moreira, Carlos Zara, Maria Lúcia Dahl, André Pimental, Tuca Andrada, Marcelo Novaes, Malu Galli, Tales Pan Chacon, Denise Del Vecchio, Georgia Gomide, Teresinha Sodré, Sonia Clara, Roberto Pirillo, Fátima Freire, Francisco Milani, Castro Gonzaga, Stepan Nercessian, Stela Freitas, Yaçana Martins, Bemvindo Siqueira, Nildo Parente Enrique Diaz, Cininha de Paula, Susana Vieira entre outros.
Exibição: 14 de Julho a 14 de Agosto de 1992
Capítulos: 20


Resultado de imagem para minissérie anos rebeldesResultado de imagem para minissérie anos rebeldes

Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : teledramaturgia.com , memóriaglobo.com , Wikipédia.com 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

No Tema e Na Trilha do Alejandro Sanz

            Alejandro Sanz é um dos cantores latinos  mais bem sucedidos em todo o mundo e o espanhol mais famoso fora do seu país. O Cantor já vendeu mais de 21 milhões  de disco tendo iniciado sua carreira na década de 80.         O Cantor começou a se destacar em festivais nacionais do seu país, e em 1991 gravou seu primeiro disco “ Viviendo de Brisa ” que se tornou o mais vendido daquele ano na Espanha.         No Brasil, Alejandro Sanz começou a se destacar depois de ter uma música sua na trilha  da novela Torre de Babel na Globo , e depois praticamente um vez por ano o cantor é figura constante nas trilhas internacionais das novelas brasileiras.         O Post de hoje vai relembrar exatamente isso, o que vai fazer você passear por um seleto festival de sucessos do Alejandro Sanz . Carazon Partio ( Torre de Babel – 1998)         “Corazon Partio ” foi a música que abriu o mercado nacional para Alejandro Sanz. Tema da novela Torre de Babel , novela