Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis : Pátria Minha (1994)


A Novela  fechou a trilogia de Gilberto Braga, mostrando que valia a pena sim , ser honesto no Brasil



        Seguindo o enredo da corrupção e politicagem iniciada com Vale Tudo (1988) e O Dono do Mundo (1991) , Gilberto Braga fechava essa trilogia com Pátria Minha exibida em 1994, levantando a bandeira de que vale a pena ser honesto no Brasil sim. Uma trama gostosa de ver, com cada capítulo milimetricamente pensado. A  novela desfilou no horário nobre todos os bons ingredientes de um folhetim misturada com um tema social e político que fugia ao “exagero” , afinal , a mocinha da trama era honestíssima , mas não  absurdamente cega às situações a sua volta.

Foto : http://veja.abril.com.br/
        A trama teve  quatro pontos considerado  a locomotiva que moveu a trama. Primeiro o núcleo de Alice ( Cláudia Abreu ) e Raul Pelegrini ( Tarcísio Meira ) , personagens que representavam a virtude e desonestidade , que se cruzavam na trama devido um acidente de carro no qual Alice foi testemunha da imprudência de Raul, pressionada a depor a favor do empresário, a menina recusa o suborno,  dá o depoimento verdadeiro , e sela a partir de então uma confronto com este  homem que ainda mudaria sua vida. Alice também é protagonista de um segundo eixo da história,  sua relação com a mãe Natália ( Renata Sorrah ), e através das duas o autor passa discutir todos os problemas que abrangem a vida de uma adolescente de classe  média, passando pela escola, primeiro namorado , primeira transa.

Foto : http://www.abril.com.br/
        A Terceira vertente de Pátria Minha surge a partir dos questionamentos políticos de Pedro ( José Mayer ). Um homem que viajou com a família para exterior, com intenção de  tentar uma vida melhor , juntando dinheiro e voltando para o Brasil com mais  condições de crescer. Sua esposa Esther ( Patrícia Pillar ) devido as atuais crises  no Brasil , se nega  a voltar , com receio de perder o que já haviam conquistado até então. Pressionada Esther acaba cedendo e os dois voltam juntamente com o filho Gabriel ( Eduardo Caldas ). No Brasil uma tragédia muda para sempre a vida deles. Pedro lidera uma manifestação contra a construtora de Raul Pelegrini , que tenta fazer uma desocupação em um terreno pertencente a construtora , onde ali mora seu pai. Esther sofre um acidente gravíssimo  e morre em meio a confusão ,  depois de Pedro gastar todas as economias da família para tentar salvá-la.  

Foto : http://canalviva.globo.com/
        E A Novela se fecha com o núcleo de Lídia Laport (Vera Fischer) uma socialite falida, que vive de planos e falcatruas para conseguir algum dinheiro. Ao ler sobre Raul Pelegrini nos jornais , ela ver neste homem sua chance de ascender social e financeiramente , e começa a partir de então um plano para conquistá-lo , chegando até criar um flagra de  adultério , dado por Raul a sua esposa Tereza  ( Eva Wilma).
        As histórias foram estrategicamente se entrelaçando quando Alice conhece Pedro em meio a manifestação contra Raul, e ainda descobre que na verdade é neta daquele homem que ela tanto menospreza, fruto de um caso de sua mão com Gustavo ( Kadu Moliterno), finalizando com sua paixão  por Rodrigo ( Fábio Assumpção ) filho de Lídia Laport.

Foto : http://teledramaturgia.zip.net/
        Pátria Minha foi marcada pelas longas cenas de diálogos dos personagens, em destaque Natália e Alice, personagens da Renata Sorrah e Cláudia Abreu. Ambas  tinham um ótimo relacionamento de mãe e filha, e discutiam assuntos que tomaram as salas dos brasileiros com cenas impecáveis.

Foto : http://4.bp.blogspot.com/
        Claudia Abreu mais uma vez deixou sua marca registrada , com mais uma personagem inesquecível. A Alice era honesta , incorruptível mais sem  ser chata, sem didatismo, era honesta por que era. Várias cenas dela até hoje não me saem do pensamento, se fechar os olhos posso imaginar a Alice andando de patins pela faculdade e esbarrando no Rodrigo , o que selou o primeiro encontro dos dois;  Ela impedindo a entrada dos tratores que iriam destruir as casas na desocupação como o próprio corpo,  entre outras.

Foto : http://f.i.bol.com.br/
        Tarcísio Meira também  personificou a figura de um empresário  intransigente e corrupto. O Raul Pelegrini é considerado um dos personagens de pior   caráter e preconceituoso da teledramaturgia. Uma cena protagonizada por ele causou polêmica , e fez com que a Globo sofresse processo de várias instituições ligadas aos direitos dos negros. Na novela Raul humilha seu jardineiro Kennedy         (Alexandre Moreno ) e este escuta tudo submissamente. As entidades condenaram na verdade a falta de ação do personagem  alegando que ele não representava o atual negro no Brasil, que jamais ficaria inerte ao ocorrido. Depois de muita confusão, o autor resolve escrever um cena como uma espécie de retratação , e assim  a personagem Zilá vivida pela Chica Xavier conversa com Kennedy condenando o racismo ainda existente no Brasil.

        Eva Wilma e Kadu Moliterno protagonizam uma das cenas mais emocionantes da trama. No leito de morte Gustavo depois do acidente sofrido em meio a desocupação do terreno da construtora,  manda chamar a mãe , com quem estava de relações cortadas desde a época em que Lídia armou  o flagrante de adultério.  Em lágrimas ele perde perdão a Tereza e  falece em seus braços. A Cena emocionou o Brasil e  ainda a produção da trama, direção e atores que caíram em um choro coletivo incorporando toda a dor sentida  por aquela mãe.
        A Novela apesar do grande sucesso , passou por alguns percalços , que se não fosse a autoria “cirúrgica” de Gilberto Braga  poderia ter  naufragado . Carolina Ferraz que seria a ponta do triângulo entre Alice e Rodrigo se descobriu grávida e certamente não terminaria a novela. Assim o autor resolveu deixá-la até onde seria possível, e com a sua saída entra sua prima Bárbara vivida por Déborah Evelyn.  Quando tudo parecia bem, Vera Fischer aparece de braço quebrado no estúdio graças a uma briga com o então marido Felipe Camargo também do elenco da trama . A Solução achada  foi internar Lídia em uma clinica de sonoterapia, mas os constantes atrasos de Vera, depois do retorno acabaram acarretando  na saída  definitiva da trama juntamente com Felipe Camargo, que na trama morreram no incêndio do hotel.
        Em substituição a personagem de  Vera Fischer,  que era esposa do Raul Pelegrini e amante do Pedro , entrou Luiza Tomé para ser o par romântico do Pedro, e Isadora Ribeiro que fazia o par romântico de Felipe Camargo acabou se envolvendo com Raul. O Curioso é que graças a esse envolvimento da Cilene ( Isadora Ribeiro ) com o Raul , o personagem acabou sendo humanizado, e depois de perder toda a fortuna passou a ter outros valores , foi perdoado pelo “público” e terminou feliz com seu amor  administrando um hotel fazenda no interior do Brasil. Final parecido com o personagem do ator em Roda de Fogo(1986) do Lauro César Muniz, o Renato Villar , que apesar de morrer nos braços  da Lúcia Brandão ( Bruna Lombardi ) na última  cena , se redime de todos os seus pecados na reta final.

Foto : http://img.terra.com.br
        Dois personagens também roubavam as cenas na novela Loreta e Murilinho , sobrinha e sobrinho de Raul Pelegrini , vividos pela Marieta Severo e Petrônio Gontijo. Loreta uma mulher que ditava moda , tinha uma luxuosa loja de roupas mas dependia economicamente do tio , e talvez exatamente por isso o odiava. Ela preparou o filho o “puxa-saco” Murilo para assumir os negócios do tio, caminho que ficou ainda mais fácil depois da morte de Gustavo. Raul  não fazia questão de esconder o horror que sentia pelos dois , não perdendo a oportunidade de humilhá-los sempre que possível. Cansado disso  Murilo resolve ir a “forra” e ao descobrir um segredo escabroso de Lídia Laport , a chantageia , condicionando seu silêncio à  uma noite de amor, só pelo prazer de ter a mulher daquele tio que achava que era Deus.

        Para Pátria Minha foi construída pela primeira vez um cenário de Favela para ser apresentado em horário nobre.  Na trama a Favela onde moravam os pais de Pedro só ficava 10 capítulos no ar, pois sofria um soterramento em um forte temporal. Duas Caras (2007) do Aguinaldo Silva e Salve Jorge da Glória Perez,  encerrada na semana passada, também tinham uma favela como um dos principais cenários.

        Assim Gilberto Braga nos mostrou um leque de bons personagens e  tramas que não cansavam de ser vista, bom ano aquele de 1994  e viva “Pátria Minha” !

Ficha Técnica :

Novela de Gilberto Braga
Direção Geral : Denis Carvalho
Exibição : 18 de julho de 1994 à 10 de Março de 1995
Capitulos : 203




Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Fotos : Google
Pesquisa : Memória Globo, teledramaturgia.com e Wikipédia.com

Comentários


  1. NOVELAS antigas,raras,em DVD (Tupi, Excelsior, Globo, Manchete..) https://www.facebook.com/groups/1141893179166270/
    CORPO E ALMA (DANIELA PEREZ), ZAZÁ, ANJO DE MIM, PECADO CAPITAL,CORAÇÃO SELVAGEM, BETTY A FEIA ...SITIO PICA-PAU AMARELO, MALHAÇÃO..E MUIIITO MAIS (Programas da TV,auditorio,humor,MPB etc..)
    peça listagem magobardo@yahoo.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Vejam os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Fevereiro

        Confira os   títulos que a Globoplay vai disponibilizar no mês de fevereiro nas seções Resgate, Fragmentos, Originalidade   e   Minissérie . Dia 02.02   - Porto dos Milagres (2001) - clássico do realismo fantástico, do autor  Aguinaldo Silva , entra para o catálogo na seção Originalidade.     Apresentada originalmente em 2001, A Trama  é protagonizada por  Antônio Fagundes ,  Cássia Kiss ,  Marcos Palmeira   e  Flávia Alessandra , e volta exatamente no dia   Iemanjá, uma das    personagens da história baiana.     Dia   09.02   - Duas Vidas (1976 )   - Vem na seção Fragmentos .   A trama setentista da autora  Janete Clair, protagonizada por BettyFaria , Francisco Cuoco e Mário Gomes ,  propunha três partes distintas: a vivência dos moradores desapropriados pelas obras,  a dispersão deles , e...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa