Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis : Pátria Minha (1994)


A Novela  fechou a trilogia de Gilberto Braga, mostrando que valia a pena sim , ser honesto no Brasil



        Seguindo o enredo da corrupção e politicagem iniciada com Vale Tudo (1988) e O Dono do Mundo (1991) , Gilberto Braga fechava essa trilogia com Pátria Minha exibida em 1994, levantando a bandeira de que vale a pena ser honesto no Brasil sim. Uma trama gostosa de ver, com cada capítulo milimetricamente pensado. A  novela desfilou no horário nobre todos os bons ingredientes de um folhetim misturada com um tema social e político que fugia ao “exagero” , afinal , a mocinha da trama era honestíssima , mas não  absurdamente cega às situações a sua volta.

Foto : http://veja.abril.com.br/
        A trama teve  quatro pontos considerado  a locomotiva que moveu a trama. Primeiro o núcleo de Alice ( Cláudia Abreu ) e Raul Pelegrini ( Tarcísio Meira ) , personagens que representavam a virtude e desonestidade , que se cruzavam na trama devido um acidente de carro no qual Alice foi testemunha da imprudência de Raul, pressionada a depor a favor do empresário, a menina recusa o suborno,  dá o depoimento verdadeiro , e sela a partir de então uma confronto com este  homem que ainda mudaria sua vida. Alice também é protagonista de um segundo eixo da história,  sua relação com a mãe Natália ( Renata Sorrah ), e através das duas o autor passa discutir todos os problemas que abrangem a vida de uma adolescente de classe  média, passando pela escola, primeiro namorado , primeira transa.

Foto : http://www.abril.com.br/
        A Terceira vertente de Pátria Minha surge a partir dos questionamentos políticos de Pedro ( José Mayer ). Um homem que viajou com a família para exterior, com intenção de  tentar uma vida melhor , juntando dinheiro e voltando para o Brasil com mais  condições de crescer. Sua esposa Esther ( Patrícia Pillar ) devido as atuais crises  no Brasil , se nega  a voltar , com receio de perder o que já haviam conquistado até então. Pressionada Esther acaba cedendo e os dois voltam juntamente com o filho Gabriel ( Eduardo Caldas ). No Brasil uma tragédia muda para sempre a vida deles. Pedro lidera uma manifestação contra a construtora de Raul Pelegrini , que tenta fazer uma desocupação em um terreno pertencente a construtora , onde ali mora seu pai. Esther sofre um acidente gravíssimo  e morre em meio a confusão ,  depois de Pedro gastar todas as economias da família para tentar salvá-la.  

Foto : http://canalviva.globo.com/
        E A Novela se fecha com o núcleo de Lídia Laport (Vera Fischer) uma socialite falida, que vive de planos e falcatruas para conseguir algum dinheiro. Ao ler sobre Raul Pelegrini nos jornais , ela ver neste homem sua chance de ascender social e financeiramente , e começa a partir de então um plano para conquistá-lo , chegando até criar um flagra de  adultério , dado por Raul a sua esposa Tereza  ( Eva Wilma).
        As histórias foram estrategicamente se entrelaçando quando Alice conhece Pedro em meio a manifestação contra Raul, e ainda descobre que na verdade é neta daquele homem que ela tanto menospreza, fruto de um caso de sua mão com Gustavo ( Kadu Moliterno), finalizando com sua paixão  por Rodrigo ( Fábio Assumpção ) filho de Lídia Laport.

Foto : http://teledramaturgia.zip.net/
        Pátria Minha foi marcada pelas longas cenas de diálogos dos personagens, em destaque Natália e Alice, personagens da Renata Sorrah e Cláudia Abreu. Ambas  tinham um ótimo relacionamento de mãe e filha, e discutiam assuntos que tomaram as salas dos brasileiros com cenas impecáveis.

Foto : http://4.bp.blogspot.com/
        Claudia Abreu mais uma vez deixou sua marca registrada , com mais uma personagem inesquecível. A Alice era honesta , incorruptível mais sem  ser chata, sem didatismo, era honesta por que era. Várias cenas dela até hoje não me saem do pensamento, se fechar os olhos posso imaginar a Alice andando de patins pela faculdade e esbarrando no Rodrigo , o que selou o primeiro encontro dos dois;  Ela impedindo a entrada dos tratores que iriam destruir as casas na desocupação como o próprio corpo,  entre outras.

Foto : http://f.i.bol.com.br/
        Tarcísio Meira também  personificou a figura de um empresário  intransigente e corrupto. O Raul Pelegrini é considerado um dos personagens de pior   caráter e preconceituoso da teledramaturgia. Uma cena protagonizada por ele causou polêmica , e fez com que a Globo sofresse processo de várias instituições ligadas aos direitos dos negros. Na novela Raul humilha seu jardineiro Kennedy         (Alexandre Moreno ) e este escuta tudo submissamente. As entidades condenaram na verdade a falta de ação do personagem  alegando que ele não representava o atual negro no Brasil, que jamais ficaria inerte ao ocorrido. Depois de muita confusão, o autor resolve escrever um cena como uma espécie de retratação , e assim  a personagem Zilá vivida pela Chica Xavier conversa com Kennedy condenando o racismo ainda existente no Brasil.

        Eva Wilma e Kadu Moliterno protagonizam uma das cenas mais emocionantes da trama. No leito de morte Gustavo depois do acidente sofrido em meio a desocupação do terreno da construtora,  manda chamar a mãe , com quem estava de relações cortadas desde a época em que Lídia armou  o flagrante de adultério.  Em lágrimas ele perde perdão a Tereza e  falece em seus braços. A Cena emocionou o Brasil e  ainda a produção da trama, direção e atores que caíram em um choro coletivo incorporando toda a dor sentida  por aquela mãe.
        A Novela apesar do grande sucesso , passou por alguns percalços , que se não fosse a autoria “cirúrgica” de Gilberto Braga  poderia ter  naufragado . Carolina Ferraz que seria a ponta do triângulo entre Alice e Rodrigo se descobriu grávida e certamente não terminaria a novela. Assim o autor resolveu deixá-la até onde seria possível, e com a sua saída entra sua prima Bárbara vivida por Déborah Evelyn.  Quando tudo parecia bem, Vera Fischer aparece de braço quebrado no estúdio graças a uma briga com o então marido Felipe Camargo também do elenco da trama . A Solução achada  foi internar Lídia em uma clinica de sonoterapia, mas os constantes atrasos de Vera, depois do retorno acabaram acarretando  na saída  definitiva da trama juntamente com Felipe Camargo, que na trama morreram no incêndio do hotel.
        Em substituição a personagem de  Vera Fischer,  que era esposa do Raul Pelegrini e amante do Pedro , entrou Luiza Tomé para ser o par romântico do Pedro, e Isadora Ribeiro que fazia o par romântico de Felipe Camargo acabou se envolvendo com Raul. O Curioso é que graças a esse envolvimento da Cilene ( Isadora Ribeiro ) com o Raul , o personagem acabou sendo humanizado, e depois de perder toda a fortuna passou a ter outros valores , foi perdoado pelo “público” e terminou feliz com seu amor  administrando um hotel fazenda no interior do Brasil. Final parecido com o personagem do ator em Roda de Fogo(1986) do Lauro César Muniz, o Renato Villar , que apesar de morrer nos braços  da Lúcia Brandão ( Bruna Lombardi ) na última  cena , se redime de todos os seus pecados na reta final.

Foto : http://img.terra.com.br
        Dois personagens também roubavam as cenas na novela Loreta e Murilinho , sobrinha e sobrinho de Raul Pelegrini , vividos pela Marieta Severo e Petrônio Gontijo. Loreta uma mulher que ditava moda , tinha uma luxuosa loja de roupas mas dependia economicamente do tio , e talvez exatamente por isso o odiava. Ela preparou o filho o “puxa-saco” Murilo para assumir os negócios do tio, caminho que ficou ainda mais fácil depois da morte de Gustavo. Raul  não fazia questão de esconder o horror que sentia pelos dois , não perdendo a oportunidade de humilhá-los sempre que possível. Cansado disso  Murilo resolve ir a “forra” e ao descobrir um segredo escabroso de Lídia Laport , a chantageia , condicionando seu silêncio à  uma noite de amor, só pelo prazer de ter a mulher daquele tio que achava que era Deus.

        Para Pátria Minha foi construída pela primeira vez um cenário de Favela para ser apresentado em horário nobre.  Na trama a Favela onde moravam os pais de Pedro só ficava 10 capítulos no ar, pois sofria um soterramento em um forte temporal. Duas Caras (2007) do Aguinaldo Silva e Salve Jorge da Glória Perez,  encerrada na semana passada, também tinham uma favela como um dos principais cenários.

        Assim Gilberto Braga nos mostrou um leque de bons personagens e  tramas que não cansavam de ser vista, bom ano aquele de 1994  e viva “Pátria Minha” !

Ficha Técnica :

Novela de Gilberto Braga
Direção Geral : Denis Carvalho
Exibição : 18 de julho de 1994 à 10 de Março de 1995
Capitulos : 203




Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Fotos : Google
Pesquisa : Memória Globo, teledramaturgia.com e Wikipédia.com

Comentários


  1. NOVELAS antigas,raras,em DVD (Tupi, Excelsior, Globo, Manchete..) https://www.facebook.com/groups/1141893179166270/
    CORPO E ALMA (DANIELA PEREZ), ZAZÁ, ANJO DE MIM, PECADO CAPITAL,CORAÇÃO SELVAGEM, BETTY A FEIA ...SITIO PICA-PAU AMARELO, MALHAÇÃO..E MUIIITO MAIS (Programas da TV,auditorio,humor,MPB etc..)
    peça listagem magobardo@yahoo.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

“Gina” – Primeira novela com Christiane Torloni como protagonista, entra nesta segunda na Globoplay pelo Projeto Fragmentos

          Gina , a trama  escrita por  Rubens Edwal Filho,  baseado no romance homônimo de  Maria José Dupré  (Mesma autora de  Éramos Seis ), e que trouxe  Crhistiane Torloni  com sua primeira protagonista oficial, entra nesta segunda   (15.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Fragmentos com oito capítulos salvos nos arquivos da Globo .           A novela     foi uma das mais frágeis apresentadas no horário das seis. O romance não tinha base para uma história diária. Assim,    Rubens    teve que rebolar para sustentar os 90 capítulos da trama.    Porém, segundo a imprensa da    época o que mais prejudicara a boa recepção da novela    foi o envelhecimento dos jovens atores que contracenavam com profissionais da mesma idade – Imaginem a situação –  Louise Cardoso  era filha de  Crhistiane Torloni  – a atriz na vida real    é 2 anos mais velha que a Torloni; e também    Tetê Pritzl , filha dos personagens do  Diogo Vilela  e  Fátima Freire .           O Recurso foi preciso

Meus Personagens Favoritos do Rodrigo Simas

O José Venâncio de “ Renascer ”         Ele vem roubando elogios como um dos filhos do   Sr. José Inocêncio ( Marcos Palmeira ) no remake de Renascer , do Bruno Luperi , e na pele do Josê   Venâncio, vem mostrando a maturidade do seu trabalho em cenas complexas, chegando   a um novo patamar em sua carreira.         Rodrigo Simas, é filho do famoso capoeirista e ator Beto Simas, que fez muito sucesso nas novelas nos anos 90, quem lembra dele na abertura de Quatro por Quatro (1994)?         Rodrigo nasceu na cidade do Rio de Janeiro, mas   viveu durante nove anos aos na cidade de Los Angeles nos Estados Unidos, quando sua família se mudou.         Em 2007, de volta ao Brasil, entrou para o mundo do teatro aos 15 anos,   na peça Greasse . No teatro já participou de peças como Mamma   Mia e Os Melhores Anos de Nossas Vidas ,   e em 2009 interpretou o Beto Bala, na peça Capitães de Areia , adaptação da obra homônima de Jorge Amado .         Na tv a estreia foi no mesmo ano de 2

“No Rancho Fundo” traz de volta ao horário das seis o romance e humor regional mesclado com temas importantes

        A nova novela das seis No Rancho Fundo , do Mário Teixeira , já mostrou que é muito mais do que uma continuação de Mar do Sertão . Nesses 3 primeiros capítulos a novela mostrou que   vai falar de termas pertinentes com muito humor e romance regional, que é sempre bem vindo no horário.         Inspirado livremente na peça A Capital Federal , de   autoria   do Artur    Azevedo , a trama   apresentou   paisagens belíssimas, com uma direção de   tirar o fôlego, do Allan Fiterman , com destaque para as cenas do garimpo onde já brilhou de cara, como já era de se esperar   Andrea Beltrão , como   Zefa, a matriarca da família Leonel,   Muito bom ver uma atriz do nível dela em cena totalmente já dona do texto da sua personagem.         Conhecemos um pouco da família protagonista,   além de deixar explícito a força das mulheres dessa   família para sobreviver em um ambiente tão hostil , fomos apresentados   o bom humor de   tirar sarro dos homens que parece não estarem muito a fi

“No Rancho Fundo” – Sua nova novela da seis

        Escrita por  Mário Teixeira , com colaboração de  Marcos Lazarini ,  Angélica Lopes , Dino Cantelli e Renata Sofia, estreia nesta segunda   (15.04) No Rancho Fundo , a nova novela das seis, a 100ª. apresentada no horário.   Tem direção de Bernardo Sá, Carla Bohler, Larissa Fernandes e Rodrigo Bitti ,   com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de  Allan Fiterman . A novela é livremente inspirada na peça  A Capital Federal , de autoria de  Artur Azevedo . Apesar de ser apontada como uma continuação direta de  Mar do Sertão , a novela é oficialmente apresentada como uma espécie de  epílogo  da trama citada, já que o texto principal se passa pouco tempo após a morte do personagem Tertulinho ( Renato Góes ) , além da ausência dos demais protagonistas da trama anterior. Contudo, diversos personagens serão reaproveitados por Teixeira. A   novela tem com astros   Larissa Bocchino, Túlio Starling,  Andréa Beltrão ,  Alexandre Nero ,  José Loreto ,   Luisa Arra

“Em Família” – Última novela do Manoel Carlos, entra na Globoplay nesta segunda pelo Projeto Originalidade

        Em Família , última novela do autor Manoel Carlos , exibida originalmente em 2014, com JúliaLemmertz e Bruna Marquezine dividindo a personagem Helena,   entra nesta segunda (13.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Originalidade.           Em Família   tem dois grandes pilares –  Julia Lemmertz  como a última Helena do autor, uma homenagem a  Lílian Lemmertz,  primeira Helena do Maneco, na trama de   Baila Comigo  em 1981, e mãe da Júlia. Além de  Bruna Marquezine  vivendo esta Helena na segunda fase e a filha desta na terceira. Bruna foi lançada ao estrelato ainda criança quando despontou como a Salete na trama de  Mulheres Apaixonadas   e de lá para cá não havia mais trabalhado com o autor.        Relembre   a história: Primeira e segunda fase Na fictícia cidade de Esperança, no interior de  Goiás , as duas irmãs Chica e Selma são casadas com dois irmãos Ramiro e Itamar, respectivamente. Do casamento de Chica e Ramiro, nasceram Clara, Felipe e Helena, enqu