Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis : Saramandaia ( 1976)

O Realismo fantástico de Dias Gomes


                 Um grande sucesso do extinto horário das 22 horas, Saramandaia  chamou a atenção do grande público devido a alta densidade de realismo fantástico impresso pelo autor na trama. Na verdade Dias Gomes já havia começado  tal estilo em  O Bem Amado (1973), mas em Saramandaia tudo foi meticulosamente pensado e talvez devido a isso , o que poderia parecer exagero, na verdade se tornou o grande mote da trama.

        Tinha personagem pondo formigas pelo nariz, outro o coração saltava pela boca quando ficava nervoso, mulher ardia em chamas quando se excitava, homem com asas ,  personagem explodindo de tanto comer e até um lobisomem. Esses eram algumas das bizarras características dos cidadãos bolebonenses.

        A Novela já deve ser apreciada e elogiada,  levando em consideração o alto grau de criatividade da direção e equipe técnica , que na época não tinha à sua disposição a tecnologia de hoje, e mesmo assim fez sequências  históricas usando dos recursos disponíveis para levar pro ar  cenas dignas de uma obra de Dias Gomes.

Foto : http://colunistas.ig.com.br/

        Ambientada na Bahia, a história se situa no fictício município de Bole-Bole, na zona canavieira da Bahia, que passa por um plebiscito para a mudança do nome. O movimento é encabeçado por duas facções: os tradicionalistas, liderados pelo coronel Zico Rosado (Castro Gonzaga) , que usam argumentos históricos para manter o nome atual, Bole-Bole; e os mudancistas, liderados pelo coronel Tenório Tavares (Sebastião Vasconcellos) e pelo vereador João Gibão (Juca de Oliveira ) - este último irmão do prefeito Lua Viana (Antônio Fagundes) -, que alegam vergonha do nome, querendo mudá-lo para Saramandaia.

Foto : http://mdemulher.abril.com.br

        Dois grandes destaques da trama sem dúvidas são as cenas da explosão da Dona Redonda ( Wilza Carla ) que explodia de tanto comer. Para gravar as cenas a equipe de produção  inseriu uma balão inflável nas roupas da atriz, que ia sendo inflado a cada passo, na hora da explosão Wilza Carla foi substituída por uma boneca com as roupas iguais as suas, e nós conferimos uma das cenas mais emblemáticas da teledramaturgia; João Gibão ( Juca de Oliveira ) um pacato morador da cidade, passou boa parte da trama escondendo uma corcunda, no final se descobre que na verdade se tratava de duas asas que o personagem tinha, e em mais uma cena mirabolante da trama  se jogo ao vôo ao som da música “Pavão Misterioso” do cantor Ednardo.

Professor Aristóbulo Risoleta

        A Dupla , Dina Sfat e Ary Fontoura também brilharam na trama. Eles eram Risoleta e Professor Aristóbulo, que em noite de lua cheia se transformava em lobisomem. Com essa desconfiança, Risoleta passa a vigiar o amado esperando o dia de vê-lo se transformando na fera.

Foto : http://f.i.uol.com.br
        Mesmo usando de metáforas  para tocar em assunto delicadas para a época, Dias Gomes não escapou dos olhos da censura  que interferiu em muitas cenas de Saramandaia, mas felizmente deixou escapar outras, como a prisão e interrogatório do João Gibão quando ele é descoberto que tem asas. O senhor sabia que ter asas era muito perigoso. Porque não é normal. Não é comum, não está dentro das normas, foge ao padrão estabelecido. Um homem, como nós entendemos que deve ser um homem respeitável, um exemplo de cidadão, não tem asas.Uma clara alusão aos métodos   usados pela ditadura.

Foto : http://4.bp.blogspot.com
        Dias Gomes usou a   trama de Lua Viana  e Zélia (Yoná Magalhães)  para tocar em preceitos religiosos dentro da novela. Zélia engravida de seu primeiro filho, quando nasce a criança todos ficam espantados, o bebê tem asas!  Depois de exames com vários médicos  nenhum descobre a causa do nascimentos das asas, a criança por causa de uma icterícia  precisa ser submetido a uma transfusão de sangue, mas acaba morrendo por conta da crença do pai: seguindo as regras de sua religião, Lua não aceita a transfusão. O casal decide tratar a criança com banho e chá de picão, como a própria mãe de Lua tratou dele e de João, que apresentaram a mesma doença quando nasceram. Mas o tratamento não dá resultado, e Zélia tenta desesperadamente convencer o marido a mudar de ideia, em vão. Quando Lua dá a autorização para o procedimento, já é tarde demais. O prefeito viaja com o filho e Dr. Rochinha (José Augusto Branco) para Recife, a transfusão é feita, mas a criança não resiste. O menino é batizado com o nome de Gabriel antes de morrer, uma alusão ao anjo. Desconsolada, Zélia deixa o marido, que é visto como culpado aos olhos do povo.
        Saramandaia marcou a estreia de Antônio Fagundes na Rede Globo e Pedro Paulo Rangel fazia pela primeira vez um galã na TV. Tarcísio Meira e Francisco Cuoco fizeram participação especial na trama como  Dom Pedro I e Tiradentes respectivamente, que se encontravam com o Professor Aristóbulo em suas andanças noturnas pela cidade.


        A Abertura da trama  tinha como tema a música “Pavão Mysteriozo” do cantor Ednardo , que ficou nacionalmente conhecido depois que o tema foi veiculado na novela.
        A Cidade fictícia de Saramandaia foi a mesma da novela Gabriela , terminada um ano antes do autor Walther George Durst. Dias Gomes  usou na trama alguns personagens criados para a versão censurada de Roque Santeiro.

Foto : http://pioneiro.rbsdirect.com.br
        A Novela embora contada por metáforas  e com uma nova linguagem na TV, abordou temas importantes para época , direitos trabalhistas, abuso de poder, politicagem, controle de natalidade entre outros.
        Não assisti a exibição original de Saramandaia, ainda nem tinha nascido em 1976, mas pelo visto na internet e no novelão que o Video Show exibiu da trama , deu para sentir o que foi esse fantástico mundo da melhor trama de Dias Gomes.

Foto : http://s2.glbimg.com/G

Nesta segunda-feira (24.06) estreia na Globo no horário das 23 horas o remake de Saramandaia  escrito por Ricardo Linhares, e pelas chamadas da novela o remake promete  repetir o sucesso da original. A produção  já sai com a vantagem  dos inúmeros recursos disponíveis para dar  ainda mais “Realidade” o realismo fantástico da novela.
O Remake vai  marcar a volta desse  realismo fantástico as tramas globais que há um bom tempo não produz  novelas assim. Com esquecer sucessos como O Bem Amado (1973) e Roque Santeiro (1985) , e as mais recentes do  discípulo de Dias Gomes , o autor  Aguinaldo Silva : Tieta (1989), Pedra sobre Pedra (1992), Fera Ferida (1993) , A Indomada (1997) e a última desse estilo no ar em 2001 Porto dos Milagres.
Saramandaia ou Bole-Bole uma cidade  que sempre vale a pena dar uma passadinha por lá !

Ficha Técnica :

Novela do autor Dias Gomes
Direção Geral de Walter Avancini  , Gonzaga Blota e Roberto Talma
Capítulos : 160
Exibição : 03 de Maio a 31 Dezembro de 1976

Foto : http://1.bp.blogspot.com/

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : Wikipédia.com , memóriaglobo.com    
       


Comentários

  1. Poderiam ter usado atores e atrizes da primeira versão, fcaria melhor ainda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Malhação – Casa Cheia” - entra nesta segunda na Globoplay

        Escrita por Ana Maria Moretzsohn e Patrícia Moretzsohn , mãe e filha, Malhação – Casa Cheia já consta no catálogo do Globoplay , porém nesta segunda (28.10), o Projeto Originalidade vai resgatar características da obra, como padrão de imagem e vinhetas. A temporada em questão seguiu a linha do filme Os Seus, os Meus e os Nossos (1968/2005). Com o casamento de Ronaldo (Tuca Andrada) e Vera (Isabela Garcia), os filhos dos relacionamentos anteriores passam a conviver num mesmo espaço. A paixão de Anita (Bianca Salgueiro)   e Bem (Gabriel Falcão) é inevitável; Sofia (Hanna Romanazzi), que prefere o luxo da casa do pai, Caetano (Paulo Betti), também se interessa pelo herdeiro do padrasto. Relembre quem é quem na trama: BIANCA SALGUEIRO – Anita GABRIEL FALCÃO – Ben HANNA ROMANAZZI – Sofia GABRIEL LEONE – Antônio ISABELA GARCIA – Vera TUCA ANDRADA – Ronaldo PAULO BETTI – Caetano FERNANDA SOUZA – Bernadete ALEXANDRA RICHTER – Ma...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

No Tema e Na Trilha do Caetano Veloso

    Um dos mais respeitados e produtivos artista latino-americanos, Caetano Veloso é um ícone da música brasileira. O Cantor foi considerado pela revista Rolling Stones   o quarto maior artista  de todos os tempos pelo conjunto da obra.     Falar da obra do Caetano Veloso levaria uns 50 post´s , afinal o cantor é um marco para a nossa música.     Assim vou me ater apenas às clássicas músicas que o cantor emprestou para embalar a teledramaturgia brasileira.   10º.  O Leãozinho  -  ( Sem Lenço e Sem Documento   - 1977 )         Essa foi a primeira música   do Caetano a ser tema de novela. Em Sem Lenço e  Sem Documento do autor Mário Prata a música foi o tema de Rosário (Ana Maria Braga). 9º. Alegria , Alegria ( Sem Lenço  e Sem Documento /1979 e Anos Rebeldes /1992)         Na mesma novela ...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...