Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

No Tema e na trilha do Guilherme Arantes


        “Eu não abandonei a FAU ( Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo)  no quarto ano para ser herói de gravadora”
        Essa frase é do polêmico Guilherme Arantes, referindo-se uma pendenga que tinha com a gravadora  Som Livre.
         Sempre polêmico, o cantor é da geração pós-festivais, que eram grandes vitrines para os que estavam começando. Sem eles, os cantores tinham que conquistar seus espaços com unhas e dentes.
         A História do Guilherme Arantes até se confunde com a teledramaturgia brasileira, afinal foi um dos seus primeiros sucessos   em carreira  solo que o levou aos holofotes do cenário da música brasileira depois de entrar para trilha sonora da novela Anjo Mau do Cassiano Gabus Mendes em 1976.
        E são esses clássicos em trilhas de novelas que vamos relembrar.

10º. Meu Mundo e Nada Mais ( Anjo Mau/1976 e Anjo Mau/1997 )
 




         “Meu Mundo e Nada Mais” se tornou um ícone dos temas de novelas e um clássico na voz do Guilherme Arantes. A Música embalou o personagem Rodrigo nas duas versões de Anjo Mau. No remake de 1997 , da Maria Adelaide Amaral, o personagem Rodrigo foi vivido por Kadu Moliterno, parceiro de Guilherme Arantes em seu primeiro conjunto amador,  o “Polissonante” . Antes de entrar na trilha da novela do autor Cassiano Gabus Mendes em 1976, foi solicitado a Guilherme uma alteração na letra para que ficasse mais identificada com o personagem Rodrigo. Seria originalmente "me atirei no mundo e vi tudo mudar" que virou “Quando fui ferido e vi tudo mudar”. A Música é tão marcante que ao ouvir os primeiros acordes de piano da introdução é impossível não lembrar a trama imediatamente.

9º. Raça de Heróis ( Que Rei Sou Eu – 1988 )



       O Destemido Jean Pierre vivido pelo Edson Celulari na novela Que Rei Sou Eu, do autor Cassiano Gabus Mendes , ganhou como tema a música “Raça de Heróis” na voz cantor. O Tema condizia perfeitamente com o desejo de luta por justiça do personagem  que sonhava com uma Avilan melhor para todos.

8º. Trilhas ( A Próxima Vítima – 1995 )



       A Introspectiva Helena  que a Nathalia do Valle viveu na novela A Próxima Vítima do autor Silvio de Abreu ganhou essa música como tema. Amargurada com um casamento fracassado, depois de ficar viúva Helena teve que dobrar as mangas para aguentar o filho viciado  em drogas. Mesmo com toda essa bagagem encontrou o amor nos braços do simplório Juca (Tony Ramos). Ou seja, “Trilhas” condiziam perfeitamente com o perfil da personagem que teve que trilhar por vários caminhos até se encontrar na vida.

7º. Casulo ( Agora é Que São Elas – 2003 )



      “Casulo” foi a última música do cantor como tema de novela. Integrante da trilha nacional da novela Agora é que São Elas do autor Ricardo Linhares, a música embalou a romântica personagem Rosemary da atriz Ildi Silva.
 
6º. Um Pouco Mais ( Sonho Meu – 1993 )



      Na trama da novela Sonho Meu do autor Marcílio Moraes, “Um Pouco Mais” embalou a romântica personagem Francisca , vivida pela atriz Daniela Camargo. 

5º. O Melhor Vai Começar ( Sol de Verão – 1982 )



      As músicas do Guilherme Arantes  além de uma melodia perfeita, sempre trazem em sua letra uma mensagem positiva de auto ajuda, e “O Melhor Vai Começar” que integrou a trilha sonora da novela Sol de Verão do Manoel Carlos,  foi mais um dessas.

4º. Deixa Chover ( Baila Comigo – 1981 )



      “Deixa Chover”  embalou a personagem Joana, a misteriosa professora de dança vivida pela Betty Faria na novela Baila Comigo do autor Manoel Carlos.

3º. Sob o Efeito de Um Olhar ( Vamp – 1991 )



      Essa música entrou na trilha da novela Vamp do  autor Ântonio Calmon, um sucesso trash dos anos 80. O Tema embalou o romance dos protagonistas:  Capitão Jonas (Reginaldo Faria) e Carmem Maura (Joana Fomm).

2º. Um dia , Um Adeus ( Mandala – 1987 )



      Imara Reis  viveu a  personagem Vera na  segunda fase da novela Mandala, do Dias Gomes, e ganhou como tema esse clássico que é a  música  “Um Dia, Um Adeus” .  
   
1º. Amanhã ( Dancin´Days – 1978 )



      Julia Matos uma ex-presidiária que ganha liberdade condicional e tem que enfrentar todos os problemas que deixou fora quando foi presa. Entre eles a filha , e a irmã rancorosa que criou a  menina. Vivendo uma das grandes personagens da história da teledramaturgia, Sonia Braga brilhou absoluta na novela Dancin´Days do Gilberto Braga.  Acompanhando a trajetória da personagem mais um clássico do Gulherme Arantes ,  a música “Amanhã”  que virou sinônimo de recomeço.

Outras Músicas do cantor e novelas
2. Baile de máscaras - Coquetel de Amor 
3. Cuide-se bem - Duas Vidas 
5. 14 anos - Pai Herói 
7. O amor nascer - O Homem Proibido 
9. Grafitti - Louco Amor 
10. Fio da navalha - Partido Alto 
11. De repente - Vereda Tropical 
13. Ouro - Sassaricando 
15. Por você, com você - Tieta 
16. Bom presságio - Lua Cheia de Amor 
18. Taça de veneno - Deus nos Acuda 
19. O lado prático de amor - Renascer 
22. Uma espécie de irmão - Salsa & Merengue 
23. Prontos para amar - Porto dos Milagres 

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

 Pesquisa : teledraturgia.com e trilhadanovel.blogspot.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

“Despedida de Solteiro” entra nesta segunda na Globoplay

          Novela Despedida de Solteiro , mas um clássico do horário das seis, escrito pelo Walther Negrão , entra nesta segunda-feira (22.04)   na plataforma da Globoplay .         Criada como um tapa-buracos entre  Felicidade   (1991) e  Mulheres de Areia   (1993), que teve que ser adiada por causa de uma gravidez da  GlóriaPires ,   Despedida de Solteiro , trama do autor  Walther Negrão , entrou no ar em junho de 1992.         Na verdade  Despedida de Solteiro   tem todos os ingredientes da maioria das tramas do autor – Se passava numa cidade do interior próxima a uma cidade grande; tem   vilões  maniqueístas ao extremo; mocinhos presos por 7 anos injustamente que voltam para provar sua inocência, e mocinha inertes e ingênuas sempre enganadas pelos vilões. Essa mesma espinha dorsal foi apresentada por Negrão em outras novelas como   Vila Madalena   (1999),  Como Uma Onda   (2004),  Flor do Caribe   (2013) entre outras.         Mas a trama marcou aquele ano de 1992, com person

"A Viagem" comemora 30 anos com retorno ao Canal Viva a partir desta segunda-feira

            O  Canal Viva   reapresenta a partir desta segunda-feira (22.04) mais uma reprise da novela  A Viagem , um dos clássicos do horário das sete da  Globo ,  remake da  autora  Ivani Ribeiro ,  que completa 30 anos este mês, exibida originalmente em 1994 e protagonizada por  Christiane Torloni ,  Antônio Fagundes  e  Guilherme Fontes .          A  novela  que  aborda a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Relembre a trama :   Alexandre  ( Guilherme Fontes ) é um  playboy  inconsequente que matou um homem em um assalto. Ao tentar fugir da polícia, é delatado pelo irmão Raul  (Miguel Falabella)  e pelo cunhado Téo ( Mauricio Mattar) . O famoso criminalista Otávio Jordão  (Antônio Fagundes) não aceita defendê-lo nos tribunais, pois a vítima era um amigo pessoal. Para ajudá-lo, Alexandre conta apenas com a irmã mais velha, Diná ( Christiane Torloni ), mulher de Téo, qu