Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

No Tema e na trilha do Guilherme Arantes


        “Eu não abandonei a FAU ( Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo)  no quarto ano para ser herói de gravadora”
        Essa frase é do polêmico Guilherme Arantes, referindo-se uma pendenga que tinha com a gravadora  Som Livre.
         Sempre polêmico, o cantor é da geração pós-festivais, que eram grandes vitrines para os que estavam começando. Sem eles, os cantores tinham que conquistar seus espaços com unhas e dentes.
         A História do Guilherme Arantes até se confunde com a teledramaturgia brasileira, afinal foi um dos seus primeiros sucessos   em carreira  solo que o levou aos holofotes do cenário da música brasileira depois de entrar para trilha sonora da novela Anjo Mau do Cassiano Gabus Mendes em 1976.
        E são esses clássicos em trilhas de novelas que vamos relembrar.

10º. Meu Mundo e Nada Mais ( Anjo Mau/1976 e Anjo Mau/1997 )
 




         “Meu Mundo e Nada Mais” se tornou um ícone dos temas de novelas e um clássico na voz do Guilherme Arantes. A Música embalou o personagem Rodrigo nas duas versões de Anjo Mau. No remake de 1997 , da Maria Adelaide Amaral, o personagem Rodrigo foi vivido por Kadu Moliterno, parceiro de Guilherme Arantes em seu primeiro conjunto amador,  o “Polissonante” . Antes de entrar na trilha da novela do autor Cassiano Gabus Mendes em 1976, foi solicitado a Guilherme uma alteração na letra para que ficasse mais identificada com o personagem Rodrigo. Seria originalmente "me atirei no mundo e vi tudo mudar" que virou “Quando fui ferido e vi tudo mudar”. A Música é tão marcante que ao ouvir os primeiros acordes de piano da introdução é impossível não lembrar a trama imediatamente.

9º. Raça de Heróis ( Que Rei Sou Eu – 1988 )



       O Destemido Jean Pierre vivido pelo Edson Celulari na novela Que Rei Sou Eu, do autor Cassiano Gabus Mendes , ganhou como tema a música “Raça de Heróis” na voz cantor. O Tema condizia perfeitamente com o desejo de luta por justiça do personagem  que sonhava com uma Avilan melhor para todos.

8º. Trilhas ( A Próxima Vítima – 1995 )



       A Introspectiva Helena  que a Nathalia do Valle viveu na novela A Próxima Vítima do autor Silvio de Abreu ganhou essa música como tema. Amargurada com um casamento fracassado, depois de ficar viúva Helena teve que dobrar as mangas para aguentar o filho viciado  em drogas. Mesmo com toda essa bagagem encontrou o amor nos braços do simplório Juca (Tony Ramos). Ou seja, “Trilhas” condiziam perfeitamente com o perfil da personagem que teve que trilhar por vários caminhos até se encontrar na vida.

7º. Casulo ( Agora é Que São Elas – 2003 )



      “Casulo” foi a última música do cantor como tema de novela. Integrante da trilha nacional da novela Agora é que São Elas do autor Ricardo Linhares, a música embalou a romântica personagem Rosemary da atriz Ildi Silva.
 
6º. Um Pouco Mais ( Sonho Meu – 1993 )



      Na trama da novela Sonho Meu do autor Marcílio Moraes, “Um Pouco Mais” embalou a romântica personagem Francisca , vivida pela atriz Daniela Camargo. 

5º. O Melhor Vai Começar ( Sol de Verão – 1982 )



      As músicas do Guilherme Arantes  além de uma melodia perfeita, sempre trazem em sua letra uma mensagem positiva de auto ajuda, e “O Melhor Vai Começar” que integrou a trilha sonora da novela Sol de Verão do Manoel Carlos,  foi mais um dessas.

4º. Deixa Chover ( Baila Comigo – 1981 )



      “Deixa Chover”  embalou a personagem Joana, a misteriosa professora de dança vivida pela Betty Faria na novela Baila Comigo do autor Manoel Carlos.

3º. Sob o Efeito de Um Olhar ( Vamp – 1991 )



      Essa música entrou na trilha da novela Vamp do  autor Ântonio Calmon, um sucesso trash dos anos 80. O Tema embalou o romance dos protagonistas:  Capitão Jonas (Reginaldo Faria) e Carmem Maura (Joana Fomm).

2º. Um dia , Um Adeus ( Mandala – 1987 )



      Imara Reis  viveu a  personagem Vera na  segunda fase da novela Mandala, do Dias Gomes, e ganhou como tema esse clássico que é a  música  “Um Dia, Um Adeus” .  
   
1º. Amanhã ( Dancin´Days – 1978 )



      Julia Matos uma ex-presidiária que ganha liberdade condicional e tem que enfrentar todos os problemas que deixou fora quando foi presa. Entre eles a filha , e a irmã rancorosa que criou a  menina. Vivendo uma das grandes personagens da história da teledramaturgia, Sonia Braga brilhou absoluta na novela Dancin´Days do Gilberto Braga.  Acompanhando a trajetória da personagem mais um clássico do Gulherme Arantes ,  a música “Amanhã”  que virou sinônimo de recomeço.

Outras Músicas do cantor e novelas
2. Baile de máscaras - Coquetel de Amor 
3. Cuide-se bem - Duas Vidas 
5. 14 anos - Pai Herói 
7. O amor nascer - O Homem Proibido 
9. Grafitti - Louco Amor 
10. Fio da navalha - Partido Alto 
11. De repente - Vereda Tropical 
13. Ouro - Sassaricando 
15. Por você, com você - Tieta 
16. Bom presságio - Lua Cheia de Amor 
18. Taça de veneno - Deus nos Acuda 
19. O lado prático de amor - Renascer 
22. Uma espécie de irmão - Salsa & Merengue 
23. Prontos para amar - Porto dos Milagres 

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

 Pesquisa : teledraturgia.com e trilhadanovel.blogspot.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha do Gipsy Kings

          Gipsy Kings é um grupo musical composto por ciganos que tocam rumba flamenca, um estilo musical variante do flamenco tradicional. Foi formado em 1979, na cidade de Arles da França.         O grupo é originalmente    formando por membros de duas famílias – Os Reyes e os Baliardo, que são parentes do grande músico flamenco Manitas de Plata . O Vocalista principal, Nicolas Reyes , é filho do grande músico, também de flamenco, José Reyes .         Atualmente o Gipsy Kings   é formado apenas   por Nicolas Reyes e Tonino Baliardo .         A Banda marcou seu nome no Brasil com os temas que emplacou nas tramas de Que Rei Sou Eu? (1988), Felicidade (1991), Pedra sobre Pedra (1992) e   Explode Coração (1995), temas esses que vamos relembrar no post de hoje.   “ Bamboleo ” ( Que Rei Sou Eu /1989) ...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Uma Saudade - Lúcia Alves (1948 / 2025)

A Veroca de “ Plumas  e Paetês ”         Ela vem roubando a cena com a tresloucada Veroca, uma das modeletes da trama de Plumas   e Paetês , do autor CassianoGabus Mendes , atualmente em reprise no   Canal Globoplay Novelas .           A reprise acabou sendo uma espécie de despedida   de Lúcia Alves , uma das nossas grandes estrelas que nos deixou em abril deste ano e já estamos   com muita   saudade.         Lúcia Alves , nascida em 4 de outubro de 1948 no Rio de Janeiro,   construiu uma carreira multifacetada no cinema, na televisão e no teatro.           Fez sua estreia no cinema ainda na década de 1960, no filme Um Ramo para Luíza (1965). Na   TV,    a estreia foi   em 1969 com a novela Enquanto Houver Estrelas (TV Tupi), e rapidamente atuou em novelas da Globo como I...