Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – O Bem Amado (1973)

40 anos de um dos grandes sucessos do Dias Gomes

         Em  9 de outubro de 1973, ou seja  há mais de 40 anos terminava  uma das melhores  novelas da história da teledramaturgia brasileira, O Bem Amado do autor Dias Gomes. 
         A novela foi  pioneira em vários aspectos. A  trama foi a primeira  global   apresentada totalmente em cores; abriu as portas do mercado internacional (antes de O Bem  Amado  apenas o texto era comercializado) e foi a primeira usar uma narrativa genuinamente brasileira em seus entrechos.
         Dias Gomes se inspirou no fato parecido ocorrido no Espirito Santo, onde um candidato se elegeu prefeito prometendo a construção de um cemitério na cidade.   A novela foi a transposição para  tv da peça O Bem Amado  e Mistérios do Amor e da Morte , que ele só conseguiu desengavetar em 1969.  

       O Bem Amado conta a história de Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo) um político corrupto e cheio de artimanhas, que  tem como meta prioritária em sua administração na cidade fictícia de Sucupira,  litoral baiano, a inauguração do cemitério local. De um lado, é bajulado pelo secretário gago, Dirceu Borboleta (Emiliana Queiroz) , profundo conhecedor dos lepidópteros; e conta com o apoio incondicional das irmãs Cajazeiras, suas correligionárias e defensoras fervorosas: Doroteia (Ida Gomes) , Dulcineia (Dorinha Duval)  e Judicéia (Dirce Migliaccio).
Doroteia é a mais velha, líder na Câmara de Vereadores da cidade. Dulcineia, a do meio, é seduzida pelo prefeito. E Judiceia é a mais nova - e mais espevitada. São três solteironas avessas a imoralidades - pelo menos em público, já que Odorico sempre aparece de noite para tomar um "licor de jenipapo"…
Odorico, Dirceu Borboleta e Zeca Diabo
Foto : http://www.teledramaturgia.com.br/
 A novela teve três grandes personagens que marcaram a carreira de seus intérpretes: O Próprio Odorico Paraguaçu , imortalizado por Paulo Gracindo; Zeca Diabo vivido pelo Lima Duarte e Dirceu Borboleta do inesquecível Emiliano Queiroz.

Foto : http://4.bp.blogspot.com/
    Paulo Gracindo na pele do prefeito foi espetacular, e com certeza o Odorico Paraguaçu foi seu grande papel na tv. Para quem se apaixonou pela verborragia usada no remake de Saramandaia escrito por Ricardo Linhares, basta saber que  ele foi inspirado em Odorico Paraguaçu , um espécie de homenagem ao personagem dentro da trama. Odorico teve um magnetismo tão grande  que em 1980 , sete anos depois do termino da novela, a Globo produziu um seriado com o título de O Bem Amado com quase todo o elenco principal. Odorico Paraguaçu que morrera no último capítulo da novela em 1973, foi ressuscitado no primeiro episódio do  seriado, “desinaugurando” o cemitério de Sucupira. O Seriado passou quatro  anos no ar  com sucesso absoluto em 220 capítulos.  Em 2011,  o filme roteirizado por Guel Arraes e Miguel Paiva virou minissérie na Globo, com Marco Nanini revivendo Odo
Odorico e Zeca Diabo
Foto : http://www.teledramaturgia.com.br
  Lima Duarte, então diretor de tv, havia sido contratado para dirigir a novela anterior O Bofe , do autor Braúlio Pedroso. Antes que seu contrato terminasse com a Globo  ele foi convidado para viver  o Zeca Diabo, seu primeiro personagem na tv e que foi logo  um sucesso arrebatador. Os trejeitos , modo  de falar e até o figurino do personagem teve o “dedo” de Lima, e assim Zeca acabou virando o matador de aluguel mais bonzinho da teledramaturgia brasileira.
Foto : http://bimg1.mlstatic.com/o
   Emiliano Queiroz também foi irrepreensível na interpretação do seu Dirceu Borboleta, com  certeza o personagem mais marcante da sua carreira.
 Um dos pontos fortes de O Bem  Amado eram os cacos e improvisos  permitidos pelo autor. Paulo Gracindo , Lima Duarte e Emiliano Queiroz abusavam desse direito e talvez exatamente por causa dessa liberdade em cena é que  seus personagens  tenham ficado   tão marcantes e inesquecíveis.
A Censura agiu dentro da trama de O Bem  Amado e não permitia que  palavra  “Coronel”  usada como referencia à Odorico Paraguaçu e “Capitão” usada para se referir ao Zeca Diabo,  fossem citadas na trama. O tema de abertura também foi modificado   depois que a censura não autorizou “Paiol de Pólvora”  interpretada por Toquinho e Vinicius de Moraes. A Música foi substituída então por “O Bem Amado” gravada pelo Coral Som Livre
Foto : http://1.bp.blogspot.com
 Não posso deixar de citar outros destaques do elenco : Ida Gomes , Dirce Migliaccio e Dorinha Duval, as irmãs cajazeiras; Sandra Bréa que esbanjou beleza e sofisticação vivendo  Telma , a filha moderna de Odorico; a saudosa Zilka Zalaberry  e sua inesquecível Donana Medrado e Milton Gonçalves vivendo o Zelão das Asas.
Foto : http://www.globomarcaslicenciamento.com.br
Em 2012  chegou às lojas o DVD de O Bem Amado e foi ele que me fez assistir essa trama, afinal em 1973, o autor que vus fala aqui ainda nem sonhava em nascer.  Mesmo sem ter assistido na exibição original, o que muitas vezes da um sabor diferente às novelas, afinal não sabemos o que pode acontecer, etc. Mas O Bem Amado foi mais um  novelão escrito pelo mago Dias Gomes, que sabe como ninguém transformar histórias simples e interioranas em sucesso de crítica e audiência.
“Só fala quem sabe. Não vale promessa. Pague pra ver. A Vida é um jogo, um quebra-cabeça . . . O Bem amado !
Esse era o texto narrado nas cenas dos próximos capítulos, apresentados na época.
Hoje  (19.10) se vivo fosse Dias Gomes estaria completando 91 anos de vida, e nada mais recomendado do que lembrar nesta dada esse “novelão” que nasceu de suas mãos.

Ficha Técnica :
O bem amado
Novela do Autor Dias Gomes
Direção Geral  : Régis Cardoso
Exibição  : 24 de Janeiro à 09 de Outubro de 1973

Foto : http://bimg2.mlstatic.com/o-bem-amado-nove

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa  : teledramaturgia.com , wikipédia.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Malhação – Casa Cheia” - entra nesta segunda na Globoplay

        Escrita por Ana Maria Moretzsohn e Patrícia Moretzsohn , mãe e filha, Malhação – Casa Cheia já consta no catálogo do Globoplay , porém nesta segunda (28.10), o Projeto Originalidade vai resgatar características da obra, como padrão de imagem e vinhetas. A temporada em questão seguiu a linha do filme Os Seus, os Meus e os Nossos (1968/2005). Com o casamento de Ronaldo (Tuca Andrada) e Vera (Isabela Garcia), os filhos dos relacionamentos anteriores passam a conviver num mesmo espaço. A paixão de Anita (Bianca Salgueiro)   e Bem (Gabriel Falcão) é inevitável; Sofia (Hanna Romanazzi), que prefere o luxo da casa do pai, Caetano (Paulo Betti), também se interessa pelo herdeiro do padrasto. Relembre quem é quem na trama: BIANCA SALGUEIRO – Anita GABRIEL FALCÃO – Ben HANNA ROMANAZZI – Sofia GABRIEL LEONE – Antônio ISABELA GARCIA – Vera TUCA ANDRADA – Ronaldo PAULO BETTI – Caetano FERNANDA SOUZA – Bernadete ALEXANDRA RICHTER – Ma...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas – 29.09.2024

“ Rainha da Sucata ” na Globoplay         E chegou o grande dia!!   Finalmente Rainha da Sucata , trama do autor Silvio de Abreu vai ser disponibilizada   em outubro na Globoplay .         Trama protagonizada por Regina Duarte   e Glória Menezes    sempre foi uma das mais pedidas desde o início do Projeto Resgate na plataforma.   Déborah Bloch será nossa Odete Roitmann!         Nem Fernanda Torres , nem Fafy Siqueira , nossa Odete Roitmann será Déborah Bloch .   Inicialmente escalada para  interpretar a vilã Odete Roitman no remake de Vale T udo  — produção que a Globo prepara para suceder a Maniade você , em 2025 —, Fernanda Torres não poderá mais se dedicar ao projeto. Tudo por conta do sucesso do filme “ Ainda estou aqui ”, protagonizado pela atriz. Em seu lugar, Manuela Dias , autora do remake, cogitou chamar Malu G...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Trilha Sonora Eterna – A Viagem Internacional (1994)

        A Viagem   ,   é o    remake escrito por Ivani e  Solange Castro Neves , tendo como base a original  apresentada na  Rede  Tupi  em 1975, e tal qual acontecera com  Mulheres de Areia    (1993), outro remake da autora , a novela que abordava a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Christiane Torloni  , que viveu  a protagonista Dinah,  fez um dos seus melhores personagens para a Tv, com um trabalho incrível de caracterização e construção de uma mulher inicialmente tão prática e  cética.  Não posso deixar de citar os outros dois protagonistas,  Antônio Fagundes  (O Dr. Otávio Jordão) e  Guilherme Fontes  ( O Vilão Alexandre), impecáveis também. Fugindo das imagens estereotipadas de representação do céu, a produção escolheu um campo de go...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

No Tema e Na Trilha do Caetano Veloso

    Um dos mais respeitados e produtivos artista latino-americanos, Caetano Veloso é um ícone da música brasileira. O Cantor foi considerado pela revista Rolling Stones   o quarto maior artista  de todos os tempos pelo conjunto da obra.     Falar da obra do Caetano Veloso levaria uns 50 post´s , afinal o cantor é um marco para a nossa música.     Assim vou me ater apenas às clássicas músicas que o cantor emprestou para embalar a teledramaturgia brasileira.   10º.  O Leãozinho  -  ( Sem Lenço e Sem Documento   - 1977 )         Essa foi a primeira música   do Caetano a ser tema de novela. Em Sem Lenço e  Sem Documento do autor Mário Prata a música foi o tema de Rosário (Ana Maria Braga). 9º. Alegria , Alegria ( Sem Lenço  e Sem Documento /1979 e Anos Rebeldes /1992)         Na mesma novela ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...