Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas inesquecíveis : Bebê a Bordo (1988)

A Trama que marcou o estilo  do autor Carlos Lombardi


  
         Há pouco mais de  25 anos no horário das sete , o Brasil inteiro foi testemunha do nascimento de Heleninha em plena Avenida Paulista no trânsito engarrafado dentro de um carro. Era a novela Bebê a Bordo do autor Carlos Lombardi que entrava no ar. A cena acima citada finalizou o primeiro capítulo e é  uma das mais lembradas da trama.

Heleninha
Foto  : teledramturgia 
         A novela  contava a história da bebê Heleninha responsável por despertar as mais diversas sensações, dentro da sua completa inocência. Parecia  ser o destino da pequena Heleninha desde o seu nascimento, que acontece dentro do carro de Tonico Ladeira ( Tony Ramos ) , quando a quase mamãe Ana (Isabela Garcia)  pega uma estratégica carona para fugir da polícia. Estava selada a união de Ana e Tonico. De motorista a parteiro, Tonico fica irremediavelmente     ligado a Heleninha, ainda mais quando  Ana  desaparece.
         A novela marcou o estilo do autor Carlos Lombardi , que apesar de ser ter escrito sozinho Vereda Tropical em 1985 , ainda estava sob supervisão de texto do Sílvio de Abreu. Mas foi mesmo em Bebê a Bordo, que o Brasil inteiro pode conferir os ingredientes que autor usaria magistralmente  em seus outros trabalhos de sucesso ( Perigosas Peruas/1992, Quatro por Quatro/1994, Vira Lata/1996 , Uga-Uga/2000, O Quinto dos Infernos/2002 e Kubanacan/2003). Corpos desnudos  descamisados, textos com pinceladas de humor ácido e sarcásmo, cenas de ação além da agilidade instantânea dos acontecimentos.

Ana e Tonico
Foto : teledramaturgia.com 
         Foram grandes os destaques do elenco  encabeçados por Tony Ramos  que fazia seu primeiro personagem cômico na tv. Foi uma mudança total do estilo e chocou positivamente os telespectadores que viram ele na pele do Cristiano dois anos antes no remake de Selva de Pedra (1986) da Janete Clair. Tonico  passou por todas as situações possíveis e mais engraçadas em cenas, de fazer o parto da Ana dentro de um carro , até ficar pelado em plena praia.

Foto : teledramaturgia.com 

         Isabela Garcia foi catapultada ao posto de grande estrela granças a Ana , uma personagem que já fugia dos padrões das mocinhas normais , ela não era  nem tão indefesa muito menos inocente. Graças a personagem  Isabela  ganhou outras protagonistas nos anos seguintes  nas novelas :  O Sexo dos Anjos (1989), Lua Cheia de Amor ( 1990) e Sonho Meu (1993).


Foto : http://1.bp.blogspot.com/

         Guilherme Leme e Guilherme Fontes que vinham de pequenos papéis em novelas anteriores , fizeram dos irmãos  Rico e Rei  persoangens inesquecíveis em sua carreira. Os dois irmãos que foram abandonados quando crianças pelo pai e pelo irmão mais velho viviam em uma fábrica abandonada , e graças ao jeitão largado enlouqueciam as mulheres da trama. Eles usavam como acessórios duas bandanas na cabeça que viraram moda no pais na época.

Foto : www.google.com.br/
         Maria Zilda , que defendeu na trama a solteirona Angela, deu um show de interpretação no contra ponto da personagem, que tinha sonhos eróticos com um homem desconhecido,  onde dava vazão a todas as suas fantasias sexuais reprimidas. Para sua surpresa   o tal homem dos sonhos que ele julgara não existir aparece em seu bairro de carne e osso. Era  o Tonhão  ( José de Abreu ). A Música tema da personagema “Mordida na de Amor” versão da banda Yahoo para “Love Bites” da Def Lepard , virou um magahit naquele ano , e elevou a banda ao topo do sucesso.
         Débora Duarte deu vida a machona Joana Machadão, uma personagem que fazia questão de mostrar que  não tinha nada de mulherzinha não, e que podia brigar páreo à páreo com os homens. No meio da trama ela se apaixona por Tonhão , que morre em um acidente ocasionado por Ana. Depois do ocorrido, Machadão passa a ser a principal pedra no sapado de Ana com intuito de vingar a morte do seu grande amor. Lembro-me que na época do morte do Tonhão , eu não acreditava que um dos protagonistas teria morrido realmente,  e esperei o resto da trama  que ele reaparecesse, o que não aconteceu.

Foto : www.google.com.br/
         Tal qual fez com Heleninha, Ana também foi abandonada pela mãe quando criança. Hoje sua mãe é a rica socialite Laura , vivida pela saudosa Dina Sfat. Como num estratégia do destino a Heleninha acaba vindo parar nas mãos de Laura , que resolve lutar pela menina , numa espécie de compensação pelo que fizera com a filha no passado. A Laura foi o ultimo papel de Dina Sfat na TV , que morreu de cancêr em março de 1989 um mês depois do término da trama. 

         Cinco crianças se revezaram na papel de Heleninha , em diferentes fases do crescimento do bebê. Mas foi a menina Beatriz Bertú ( da última fase )  que conquistou a todos  -  elenco , produção e os telespectadores.
Foto : http://ego.globo.com/Gente/
         Ao contrário do que se esperava, Bebê a Bordo teve finais tristes : Laura consegue a guarda de Heleninha , e por isso Ana acaba não se entendendo com a mãe. Ana , Rico e Rei planejam uma fuga com a bebê e capotam o carro, que cai de uma ponte. Rico e Rei que haviam casado um dia antes , são dados como mortos , e suas mulhetes Sininho ( Carla Marins ) e Raio de Luar ( Silvia Buarque) acretitam ser viúvas. Ana leva um tiro na fuga , e renuncia o amor de Tonico. Rico e Rei conseguem pegar Heleninha e fogem para o Paraguai aguardando Ana. A última cena da novela e com a Heleninha olhando um quadro com a pintura do rosto da mãe ao som de “Mordida de Amor”.
         Confesso que quando assistir Bebê a Bordo , pela primeira vez custei para me acostumar com a agilidade da trama, que era uma  novidade para época , o que até me soou como uma certa desordem dos capítulos. Hoje lembrando esse grande sucesso vejo a importância que ele teve para consolidar essa tipo de trama tão bem vinda  no horário das sete.  A novela chegou a dar 60 pontos de audiência em seus melhores dias. Carlos Lombardi foi um mestre em escrever  a trama, conseguindo manter o interesse do público diário pela novela , e usando como arma uma  inocente bebê que era estrategicamente entregue a cada núcleo fazendo uma interligação natural  entre os personagens.
       Vendo as brigas de Donana (Jussara Freire)  com Otávio (Felipe Cardoso)  na atual trama do autor no ar ,  me veio a cabeça os embates entre a Ana e Laura , também  mãe e filha na trama. Se amavam,  porém não podiam se encontrar.  Esses dramas familiares, mesclando ódio, amor e ressentimentos também são outra característica das tramas do Lombardi.
      Falar de Bebê a Bordo  depois de tanto tempo de sua exibição,  me trouxe muitas  lembranças boas dos tempos em que ainda não  entendia o que era uma boa novela, mais inoconsientemente  já sabia apreciar um novelão.

Ficha Tecnica :
Bebê a bordo
Novela de Carlos Lombardi
Direção Geral : Roberto Talma
Exibição : 13 de junho de 1988 à 11 de fevereiro de 1989
Capítulos : 209

Foto : http://2.bp.blogspot.com

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Fotos : Google

Pesquisa : Teledramaturgia.com e wikipédia.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Angela Ro Ro

        Ela é simplesmente Angela Ro Ro – A trigésima voz   brasileira mais importante da música popular , segundo a revista Rolling Stone .   Cantora, compositora e pianista, ela é nossa homenageada do blog deste mês.         O Apelido Ro Ro vem da risada grave e rouca da cantora, sua   marca registrada, o que também diferencia seu timbre de voz – um sotaque carioca, caracterizado pela acentuação da vogal “a” muitas vezes escavalada na consoante “r”, de maneira rasgada e aberta.           Digamos que a Angela seja   inimiga de acentos. Embora muitas vezes ela seja citada em entrevistas e reportagens como “ Ângela Rô Rô ” com acentos no “Ângela” e nos “Rô Rô´s”, a nomenclatura contradiz com o modo que Angela escreveu seu nome em arte publicitária e álbuns por toda sua carreira, sem os acentos.         Composito...

“Abram suas asas, Soltem suas Feras” Dancin´Days entra na Globoplay esta segunda

        E o grande dia chegou . . . um dos grandes títulos esperados para ser resgatada pela Globoplay chega nesta segunda (13.02) á plataforma.          Impossível cantar esse refrão do clássico tema cantado pelas  Frenéticas e não ser levado imediatamente ao mundo da trama de  Dancin´Days ,  do autor  Gilberto Braga  que marcou a teledramaturgia nacional.          Dancin´Days  foi uma espécie de  Avenida Brasil   nos anos 70. O  mágicO mundo das discotecas era o pano de fundo para a rivalidade entre as irmãs Julia Mattos e Yolanda Pratini, vividas magistralmente por  Sônia Braga e Joanna Fomm .           O sucesso da trama elevou  Gilberto Braga  ao casting de grandes autores da emissora logo em seu primeiro trabalho em horário nobre e transformou  Sônia Braga...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

No Tema e Na Trilha do Zezé di Camargo e Luciano

          Eles estão completando   30 anos de carreira e um turbilhão de canções que   encantaram e fizeram muita gente se apaixonar. Zezé di Camargo e Luciano são os astros do post de hoje relembrando seus clássicos que embalaram nossas novelas.         O Primeiro disco foi lançado em 1991, quando o hit “ É O Amor ” invadiu as rádios de todo o Brasil, graças ao Pai da dupla, como vimos no filme “ Dois Filhos de Francisco ”. Depois disso foi um disco por ano sempre aumentando as vendagens e transformando Zezé di Camargo e Luciano em uma das duplas sertanejas mais importantes da história da MPB.         O single “ É o Amor ” , composição do Zezé,   é considerada uma das melhores composições de sertanejo da história do gênero, e embora a dupla nunca tenha cantado essa música para uma novela, em 1999, ninguém menos que Maria Bethânia a regravou, e a gravação...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....