Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Eu Prometo (1983)

A Última trama de Janete Clair



        Em 1983, Janete Clair já muito debilitada do câncer que acabou tirando a usineira de sonhos de nós, começava escrever aquela que seria sua última novela. A Globo que já tinha receio que a novelista não conseguiria terminar a novela, resolveu  reativar o horário das dez, que estava sem  novelas como atração desde 1979 com o término de Sinal de Alerta.

        O receio da Globo se concretizou e Eu Prometo foi a última novela escrita por Janete Clair, que  morreu em 16 de novembro de 1983 aos 58 anos, antes do término da novela, que deixou ao cargo da sua substituta e estreante Glória Perez.

        A Trama trazia dois dos principais astros preferidos da autora, Francisco Cuoco e Dina Sfat, que protagonizaram várias outras  novelas da autora.

 
        A Novela que tinha a política como pano de fundo contou a história  do deputado Lucas Cantomaia (Francisco Cuoco) que estava no auge de sua carreira política, prestes a concorrer a uma vaga no Senado Federal. Sua imagem pública é a de bom filho, bom marido, bom pai, além, claro, de político honesto e probo. Seu trabalho à frente da Organização de Bens Sociais, que cuida de ex-presidiários, reabilitando-os ao convívio da sociedade, é muito louvado, e abre seus caminhos no mundo da política cada vez mais.

Casado com Darlene (Dina Sfat), com quem tem três filhas, Adriana (Júlia Lemmertz), Dayse (Fernanda Torres) e Dóris (Malu Mader). Porém, no momento em que mais precisa que sua imagem de homem perfeito seja inabalável, acontece um verdadeiro turbilhão de emoções na vida de Lucas: ele se vê apaixonado por uma fotógrafa, Kelly Romani (Renée de Vielmond), o que compromete a questão do bom marido e do casamento feliz; seu irmão marginal Justo Dinard (Marcos Paulo), que alterna temporadas livres e outras na cadeia, se reaproxima cheio de mágoa. Lucas tem de enfrentar os cada vez mais fortes ataques do principal antagonista político, Horácio Ragner (Walmor Chagas) além de passar por uma crise familiar com Darlene, e o alcoolismo de Dayse.


        Mesmo com a política como pano de fundo, a temática  que falava sobre o sistema carcerário brasileiro e outros assuntos fortes, Eu Prometo não fugia ao estilo da autora, o escancarado folhetim que a consagrou como grande autora brasileira. Uma pena que a trama não tenha tido a repercussão que merecia, quem sabe se tivesse ido ao ar no horário  das oito como ela queria.
Claro que a dúvida de que Janete não conseguia terminar a trama pairava desde a sua concepção e o elenco escalado se entregou de corpo e alma com se quisessem mostrar para a autora o melhor de cada um nesse seu último trabalho.


Dina Sfat  declinou quando foi convidada para viver Darlene, a esposa de Lucas Cantomaia,  papel escrito por Janete especialmente para a atriz.  Depois de aceito,  a atriz provou mais uma vez que havia nascido para os textos da Janete Clair, e fez da Darlene outro ponto marcante da sua carreira, assim como foram a Vanda de O Homem que Deve Morrer (1971),  A Fernanda de Selva de Pedra (1972), a Chica Martins de Fogo sobre Terra (1974) e a  Amada de O Astro (1978).


Francisco Cuoco não poderia faltar na despedida da autora e foi espetacular na pele do político Lucas Cantomaia. O personagem fora inspirado no banqueiro e ex-prefeito de São Paulo Olavo Setúbal.   Mais uma vez sua dobradinha com Dina Sfat rendeu momentos memoráveis.  Francisco Cuoco ganhou da autora grandes personagens que o levaram ao topo de um dos astros da teledramaturgia nacional, como o Cristiano Vilhena de Selva de Pedra (1972); o Carlão de Pecado Capital (1975); o Herculano Quintanilha de O Astro (1978) e o Tião Bento de Sétimo Sentido (1982) entre outros.


No elenco também vale destacar as atuações de Walmor Chagas, com antagonista de Lucas,  o deputado Horácio Ragner; Marcos Paulo, o irmão do protagonista, Justo Linar e Fernanda Torres como Dayse, a filha rebelde.
Fúlvio Stefanini e Inês Galvão viveram um casal  na trama. Tetê a personagem da Inês, se disfarçava de homem para fazer pequenos roubos. Depois de tentar assaltar Joca , o personagem de Fulvio, nasce uma sentimento entre eles. Joca então  adota Tetê mais logo descobre que ele na verdade  é ela. Com o passar do tempo os dois se casam e têm quadrigêmeos.
Joana Fomm que viveu a personagem Helô,  foi convidada e aceitou ser madrinha dos internos do Instituto Penal Vieira Ferreira, onde foram gravadas cenas para a trama.

Eu Prometo marcou a estreia na tv das atrizes Malu Mader  e Claudia Gimenez, e a estreia na Globo da Julia Lemmertz.  O Ator Rodolfo Mayer fez seu último trabalho na trama.
A Novela  fez  31 anos de sua estreia nesta sexta dia 19, e mesmo não tendo sido sucesso como foi outras novelas da autora que viraram clássicos, Eu Prometo fechou o ciclo de Janete Clair, que se despediu  nos presenteando com Glória Perez que virou sua súdita e de lá pra cá já escreveu grandes novelões tal qual sua mestra.

Ficha Técnica :
Novela da Autora Janete Clair
Escrita por Janete Clair e Glória Perez
Elenco :
Francisco Cuoco, Dina Sfat, Renée de Vielmond, Marcos Paulo, Joana Fomm, Walmor Chagas, Ney Latorraca, Fúlvio Stefanini, Kadu Moliterno, Julia Lemmertz, Malu Mader, Fernanda Torres, Heloísa Helena, Rosamaria Murtinho, Rogério Fróes, Everton de Castro, Lúcia Alves, Nina de Pádua, Inês Galvão, Ênio Santos, Susana Faini, Cláudia Gimenez, André Felippe, Antônio Pedro, Carlos Vereza, Cláudio Correa e Castro, Francisco Milani, Carlos Eduardo Dolabella , Rodolfo Mayer entre outros.
Direção Geral : Denis Carvalho
Exibição : 19 de Setembro de 1983  a 17 de Fevereiro de 1984
Capítulos : 103

Adicionar legenda


Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : memóriaglobo.com, Wikipédia.com e teledramaturgia.com
       


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

Novelas Inesquecíveis – Órfãos da Terra (2019)

5 Anos   da última trama da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid e ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela         A Estética primorosa foi o grande destaque   de Órfãos da Terra , última novela da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid , que mostrou com a maestria a história   d a guerra dos refugiados e seus dramas, com uma   riqueza de detalhes que só deu ainda mais credibilidade à produção.           Impressionante a estética e a qualidade técnica das cenas nas locações na Síria. A estética foi também um diferencial   em  Cordel Encantado   (2011) e  Joia Rara  (2013) , outras    novelas de sucesso da dupla.         Aliás nesse ponto elas foram peritas, sensíveis na abordagem e com um cuidado primoroso com o belo texto. O Engajamento no combate à discriminação foi mantido do começo ao fim, sem comprometer em nenhum momento o roteiro, mostrando que é possível sim apresentar    uma trama com assuntos pertinentes sem jogar o didatismo radical na cara do telespectador.    

Segunda Temporada de “Encantado´s” chega a tv aberta mantendo o fôlego

          Segunda temporada do seriado Encantado ´s , criação da   Renata Andrade e Thais Pontes  chegou a partir desta     última terça-feira (23.04), à Tv aberta. A temporada já está totalmente completa na Globoplay .         O Texto impecável, a direção dinâmica com cortes no time certo,    o tema de carnaval com pano de fundo, fazem de  Encantado´s   uma série agradável e que instiga o telespectador a esperar o que está por vir na próxima cena.         A   Segunda temporada ganha um reforço – perdemos Tony Ramos ,   porém   ganhamos    Eliane Giardini como Dalva, a nova pedra no sapato do pessoal do Encantado´s.           Luis Miranda e Vilma Melo  continuam   irretocáveis como os    líderes do seriado e juntos dos coadjuvantes fazem um desfile impecável da narrativa, com tiradas sagazes de tipos que cruzamos todos os dias.         A Segunda temporada começa   depois do   desfile triunfante que tocou o público no final da primeira. Os irmãos Eraldo e Olimpia, voltam a ro

Trilha Sonora Eterna – O Mapa da Mina Internacional (1993)

        Protagonizada por  Malu Mader ,   Cássio Gabus Mendes  e  Carla Marins    a  trama central de  O Mapa da Mina  é a  procura de um tesouro em diamantes roubados. O Ladrão para fugir da polícia e se livrar dos diamantes os esconde em lugar secretíssimo, para nem mesmo ele esquecer, tatua nas nádegas de uma criança o tal “Mapa da Mina” que o levaria à fortuna.    Com sua morte, ele acaba deixando como herança para o filho Rodrigo ( Cássio GabusMendes ) à procura por esses diamantes.         Cassiano Gabus Mendes autor   de clássicos do horário das sete -  como  Plumas e Paetês  (1980), que tinha o mundo da moda como pano de fundo;  Elaspor Elas  (1982), protagonizada por  Eva Wilma  e que contava a história do reencontro de sete amigas do passado;  Ti Ti Ti  ( 1985),  Brega e Chique  (1987) e  Que Rei Sou Eu   (1989), sentiu um gosto amargo, naquela que seria sua última novela – a audiência não ajudou e a novela foi até encurtada.   Na verdade O Mapa da Mina nem tinha a audi

Quinta e última temporada de “Sob Pressão” estreia na Globo escondida no final das noites de terças-feiras

        A Globo estreou na última  terça-feira (23.04), a quinta e última temporada de Sob Pressão , criação    do  Luiz Noronha,  Cláudio Torres e Renato Fagundes , a partir da ideia original de  Mini Kerti , inspirada no livro “ Sob Pressão – A Rotina de guerra de um médico brasileiro ”  , do  Márcio Maranhão , e direção geral do  Andrucha Waddington .         Já disponível na Globoplay desde 2022, essa última   temporada parece não ter agradado muito aos diretores da emissora, afinal demorou vir para a tv aberta e ainda chegou praticamente sem divulgação e escondida ás terças-feiras depois de Encantado ´s ,   ou seja um horário cruel.         É fato que a fórmula, apesar de ainda ter muito o que contar sobre a saúde pública, cansou, mas o elenco é tão primoroso e entregue a produção, que a gente foca   mais aos seus dramas do que   o pano de fundo do seriado nesta temporada.         Nesta quinta temporada a equipe do Hospital Edith de Magalhães passa a manifestar as seque