Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Ti Ti Ti (1985)


        O Mundo da alta costura e a guerra de dois “amigos” de infância pelo título de mais famoso costureiro do Brasil era o mote principal da trama de Ti Ti Ti, novela do autor Cassiano Gabus Mendes, que completa no próximo mês de agosto 30 anos de estreia.
        O autor em Ti Ti Ti resolveu usar como pano de fundo o mundo da alta costura, que ele já havia usado em Plumas e Paetês (1980), novela que também foi marcada pelo sucesso. O Humor e os novos e leves entrechos usados na trama acabaram sendo os principais ingredientes para o sucesso de Ti Ti Ti. Com 63 pontos de média, a novela é uma das mais bem sucedidas novelas da Globo e  está  em segundo lugar no horário, perdendo em audiência apenas para Top Model (1989) do Antônio Calmon, trama que também era centrada no mundo da moda.

                                    Jacques Leclair  Victor Valentim 
        As rivalidades entre Ariclenes Almeida (Luiz Gustavo) e André Spina (Reginaldo Faria), que vêm desde a infância, se tornam mais acirradas quando Ari resolve entrar no terreno profissional de André, um conceituado estilista da sociedade paulistana, conhecido como Jacques Leclair.
Ari se infiltra no mercado da moda na pele do espanhol Victor Valentín, que vem ao Brasil para revolucionar o mundo da alta-costura. Os modelos de Ari/Victor são idealizados por Cecília (Nathália Timberg), conhecida como Tia, uma doente mental que veste pequenas bonecas com classe e elegância. Só que Ari não sabe que Cecília é a mãe desaparecida de André.
Para piorar essa competição, os filhos dos dois rivais, Luís Otávio, Luti (Cássio Gabus Mendes), filho de Ari, e Walkíria (Malu Mader), filha de André, se apaixonam e precisam lutar por esse amor.

Gabriela e Pedro

No outro lado da história, destaca-se Gabriela (Myriam Rios), moça pobre e de caráter duvidoso que trabalha no ateliê de Jacques Leclair. Ela é seduzida e depois desprezada pelo filho do patrão, Pedro (Paulo Castlli), um playboy com quem sua mãe, Marta (Aracy Balabanian), tivera um envolvimento. Para se vingar, Gabriela finge-se de grávida, e a família do rapaz obriga-o a se casar. Ela passa meses afirmando a falsa gravidez e fazendo Pedro passar por muitas humilhações, até que ele se apaixona por ela.



Os protagonistas vividos por Reginaldo Faria e Luiz Gustavo foram um show a parte, e assim como  praticamente todo o elenco, a escalação foi perfeita. Os trejeitos afeminados de Jacques L´Clair e o estilo sedutor do Victor Valentim renderam cenas hilárias e inimagináveis, e sem dúvidas os personagens foram divisores de águas em suas carreiras.
O autor homenageou o amigo Lima Duarte, batizando o personagem de Luiz Gustavo de Ariclenes, nome verdadeiro do ator.

Nos créditos de abertura os nomes de Reginaldo Faria e Luiz Gustavo alternavam a ordem de apresentação a cada dia. O mesmo ocorreu também na abertura de Brega e Chique (1987) , outra trama do autor, com os nomes de Marília Pera e Glória Menezes.
Cassiano Gabus Mendes experimentou na trama destereotipar alguns atores e a ideia deu certo. Assim Reginaldo Faria, acostumado a viver galãs másculos, deu vida ao afeminado costureiro, Luiz Gustavo na pele do Victor Valentim era mostrado com grande sedutor. Tânia Alves, acostumada a ser vista sempre em personagens regionais, aparecia como a sedutora cosmopolita Clotilde.

A Saudosa Sandra Bréa, que deu vida a chiquérrima Jaqueline, foi outro grande destaque da trama;  assim como Nathália Timberg na pele da Tia Cecília, numa interpretação sensível da doente mental que desenhava vestidos de luxos para bonecas.

Betty Gofmann e Myrian Rios foram a revelação da novela. Betty deu vida a aloprada Eduarda, da turma da Lazinha e Miriam a aspirante a vilã Gabriela. Na época, Myriam Rios estava casada com o cantor Roberto Carlos, e ele fez a música “A Atriz” em homenagem a esposa. A Música não faz parte da trilha de Ti Ti Ti.
Várias modelos da época apareciam na novela desfilando as criações de Jacques L´Clair e Victor Valentim. Ísis de Oliveira, Monique Evans e Marcela Polo, que inclusive estampou a capa da trilha internacional da novela, foram uma das que apareceram.
A abertura da novela foi uma das mais criativas já feitas por Hans Donner.  Linhas, agulhas, tesouras ganhavam vida no vídeo mostrando a acirrada briga entre os dois costureiros. No remake feito em 2010, a Globo praticamente não mudou nada e apresentou  a abertura quase igual a de 1985, mostrando a importância da abertura e genialidade da produção da época.  O Tema de abertura foi encomendado a dupla Michael Sullivan e Paulo Massadas, que já haviam feito os temas de Elas por Elas (1982) e Guerra dos Sexos (1983). A Dupla fez a música “Troca-Troca”, que inclusive seria o nome da trama, porém Rita Lee que já tinha a música “Ti Ti Ti” gravada acabou cedendo a música para Banda Retrô e o tema de abertura foi imortalizado assim como o nome da trama. “Troca-Troca” acabou ficando como tema dos personagens Luti e Val, vividos por Cássio Gabus Mendes e Malu Mader.

Em 2010, Maria Adelaide Amaral foi a responsável em escrever o remake de Ti Ti Ti. Juntou ao remake a história central de Plumas e Paetês (1980), e a novela foi um dos grandes sucessos do horário das sete dos anos 2000.  Murilo Benício e Alexandre Borges, viveram os personagens Victor Valentin e Jacques L´Clair e Cláudia Raia imortalizou a inesquecível Jaqueline, vivida pela Sandra Bréa na primeira versão. Malu Mader, que havia se destacado como a Val na versão de 1985, voltou em 2010 no papel de Susana, a ex-mulher de Ariclenes. Luiz Gustavo foi homenageado pela autora, que o chamou para o remake para viver o detetive Mário Fofoca, personagem que o ator imortalizou na novela Elas por Elas (1982), outra trama de sucesso do Cassiano Gabus Mendes.

Um sucessão que poderia ter seus 30 anos comemorados com uma reprise no Canal Viva. Ti Ti Ti preenche todos os requisitos, e com certeza causaria o maior ti ti ti enlouquecendo os telespectadores tal qual o Baton Boca Loka. 

Ficha Técnica:
Ti ti ti (1985)
Novela do autor Cassiano Gabus Mendes
Direção Geral : Wolf Maia e Fred Cafalonieiri
Elenco:
Reginaldo Faria, Luiz Gustavo, Sandra Bré, Marieta Severo, Cássio Gabus Mendes, Malu Mader, Paulo Castelli, Myriam Rios, Aracy Balabanian, Lúcia Alves, Nathália Timberg, José de Abreu, Adriano Reys, Tânia Alves, Tato Gabus, Rodolfo Bottino, Betty Gofmann, Thais de Campos, Andrea Sandi, Yara Cortes, Cleyde Blota, Nestor de Montemar, Cazarré, Regina Restelli, Guilherme Fontes  entre outros.
Exibição : 05 de Agosto de 1985 à 08 de Março de 1986
Capítulos: 185



Fonte :
Texto : Evaldiano de Soussa
Pesquisa : memóriaglobo.com , teledramaturgia.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

Trilha Sonora Eterna – O Espigão (1974)

          A   clássica e complexa novela O Espigão , do autor Dias Gomes , comemorou seus 50   anos com a chegada ao Globoplay no último dia 08, e o e10blog , que   é claro,    está acompanhando a novela na plataforma, já está   apaixonado pela história, seus personagens e hipnotizado pela bela trilha sonora nacional   que vai   ser dissecada nesse post.           O Espigão , que em sua estrutura girava em torno da desumanização da cidade, de como o progresso descontrolado poderia esmagar o homem,   com avanço acelerado  e predatório da  imobiliária  sobre o meio ambiente é protagonizada  por  nomes como  Milton Moraes, Betty Faria , Vanda Lacerda, Susana Vieira  entre  outros. Palavras como “ ecossistema ”, “ ecologia ”  e “ espigão ”, que virou sinônimo de prédios altos  como “arranha-céus”, e assuntos como inseminação artificial e bebê  de proveta, entraram para o vocabulário popular ao serem discutidas na trama. Na época,  a Ecologia era discutida apenas  nos meios acadêmico