Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Ti Ti Ti (1985)


        O Mundo da alta costura e a guerra de dois “amigos” de infância pelo título de mais famoso costureiro do Brasil era o mote principal da trama de Ti Ti Ti, novela do autor Cassiano Gabus Mendes, que completa no próximo mês de agosto 30 anos de estreia.
        O autor em Ti Ti Ti resolveu usar como pano de fundo o mundo da alta costura, que ele já havia usado em Plumas e Paetês (1980), novela que também foi marcada pelo sucesso. O Humor e os novos e leves entrechos usados na trama acabaram sendo os principais ingredientes para o sucesso de Ti Ti Ti. Com 63 pontos de média, a novela é uma das mais bem sucedidas novelas da Globo e  está  em segundo lugar no horário, perdendo em audiência apenas para Top Model (1989) do Antônio Calmon, trama que também era centrada no mundo da moda.

                                    Jacques Leclair  Victor Valentim 
        As rivalidades entre Ariclenes Almeida (Luiz Gustavo) e André Spina (Reginaldo Faria), que vêm desde a infância, se tornam mais acirradas quando Ari resolve entrar no terreno profissional de André, um conceituado estilista da sociedade paulistana, conhecido como Jacques Leclair.
Ari se infiltra no mercado da moda na pele do espanhol Victor Valentín, que vem ao Brasil para revolucionar o mundo da alta-costura. Os modelos de Ari/Victor são idealizados por Cecília (Nathália Timberg), conhecida como Tia, uma doente mental que veste pequenas bonecas com classe e elegância. Só que Ari não sabe que Cecília é a mãe desaparecida de André.
Para piorar essa competição, os filhos dos dois rivais, Luís Otávio, Luti (Cássio Gabus Mendes), filho de Ari, e Walkíria (Malu Mader), filha de André, se apaixonam e precisam lutar por esse amor.

Gabriela e Pedro

No outro lado da história, destaca-se Gabriela (Myriam Rios), moça pobre e de caráter duvidoso que trabalha no ateliê de Jacques Leclair. Ela é seduzida e depois desprezada pelo filho do patrão, Pedro (Paulo Castlli), um playboy com quem sua mãe, Marta (Aracy Balabanian), tivera um envolvimento. Para se vingar, Gabriela finge-se de grávida, e a família do rapaz obriga-o a se casar. Ela passa meses afirmando a falsa gravidez e fazendo Pedro passar por muitas humilhações, até que ele se apaixona por ela.



Os protagonistas vividos por Reginaldo Faria e Luiz Gustavo foram um show a parte, e assim como  praticamente todo o elenco, a escalação foi perfeita. Os trejeitos afeminados de Jacques L´Clair e o estilo sedutor do Victor Valentim renderam cenas hilárias e inimagináveis, e sem dúvidas os personagens foram divisores de águas em suas carreiras.
O autor homenageou o amigo Lima Duarte, batizando o personagem de Luiz Gustavo de Ariclenes, nome verdadeiro do ator.

Nos créditos de abertura os nomes de Reginaldo Faria e Luiz Gustavo alternavam a ordem de apresentação a cada dia. O mesmo ocorreu também na abertura de Brega e Chique (1987) , outra trama do autor, com os nomes de Marília Pera e Glória Menezes.
Cassiano Gabus Mendes experimentou na trama destereotipar alguns atores e a ideia deu certo. Assim Reginaldo Faria, acostumado a viver galãs másculos, deu vida ao afeminado costureiro, Luiz Gustavo na pele do Victor Valentim era mostrado com grande sedutor. Tânia Alves, acostumada a ser vista sempre em personagens regionais, aparecia como a sedutora cosmopolita Clotilde.

A Saudosa Sandra Bréa, que deu vida a chiquérrima Jaqueline, foi outro grande destaque da trama;  assim como Nathália Timberg na pele da Tia Cecília, numa interpretação sensível da doente mental que desenhava vestidos de luxos para bonecas.

Betty Gofmann e Myrian Rios foram a revelação da novela. Betty deu vida a aloprada Eduarda, da turma da Lazinha e Miriam a aspirante a vilã Gabriela. Na época, Myriam Rios estava casada com o cantor Roberto Carlos, e ele fez a música “A Atriz” em homenagem a esposa. A Música não faz parte da trilha de Ti Ti Ti.
Várias modelos da época apareciam na novela desfilando as criações de Jacques L´Clair e Victor Valentim. Ísis de Oliveira, Monique Evans e Marcela Polo, que inclusive estampou a capa da trilha internacional da novela, foram uma das que apareceram.
A abertura da novela foi uma das mais criativas já feitas por Hans Donner.  Linhas, agulhas, tesouras ganhavam vida no vídeo mostrando a acirrada briga entre os dois costureiros. No remake feito em 2010, a Globo praticamente não mudou nada e apresentou  a abertura quase igual a de 1985, mostrando a importância da abertura e genialidade da produção da época.  O Tema de abertura foi encomendado a dupla Michael Sullivan e Paulo Massadas, que já haviam feito os temas de Elas por Elas (1982) e Guerra dos Sexos (1983). A Dupla fez a música “Troca-Troca”, que inclusive seria o nome da trama, porém Rita Lee que já tinha a música “Ti Ti Ti” gravada acabou cedendo a música para Banda Retrô e o tema de abertura foi imortalizado assim como o nome da trama. “Troca-Troca” acabou ficando como tema dos personagens Luti e Val, vividos por Cássio Gabus Mendes e Malu Mader.

Em 2010, Maria Adelaide Amaral foi a responsável em escrever o remake de Ti Ti Ti. Juntou ao remake a história central de Plumas e Paetês (1980), e a novela foi um dos grandes sucessos do horário das sete dos anos 2000.  Murilo Benício e Alexandre Borges, viveram os personagens Victor Valentin e Jacques L´Clair e Cláudia Raia imortalizou a inesquecível Jaqueline, vivida pela Sandra Bréa na primeira versão. Malu Mader, que havia se destacado como a Val na versão de 1985, voltou em 2010 no papel de Susana, a ex-mulher de Ariclenes. Luiz Gustavo foi homenageado pela autora, que o chamou para o remake para viver o detetive Mário Fofoca, personagem que o ator imortalizou na novela Elas por Elas (1982), outra trama de sucesso do Cassiano Gabus Mendes.

Um sucessão que poderia ter seus 30 anos comemorados com uma reprise no Canal Viva. Ti Ti Ti preenche todos os requisitos, e com certeza causaria o maior ti ti ti enlouquecendo os telespectadores tal qual o Baton Boca Loka. 

Ficha Técnica:
Ti ti ti (1985)
Novela do autor Cassiano Gabus Mendes
Direção Geral : Wolf Maia e Fred Cafalonieiri
Elenco:
Reginaldo Faria, Luiz Gustavo, Sandra Bré, Marieta Severo, Cássio Gabus Mendes, Malu Mader, Paulo Castelli, Myriam Rios, Aracy Balabanian, Lúcia Alves, Nathália Timberg, José de Abreu, Adriano Reys, Tânia Alves, Tato Gabus, Rodolfo Bottino, Betty Gofmann, Thais de Campos, Andrea Sandi, Yara Cortes, Cleyde Blota, Nestor de Montemar, Cazarré, Regina Restelli, Guilherme Fontes  entre outros.
Exibição : 05 de Agosto de 1985 à 08 de Março de 1986
Capítulos: 185



Fonte :
Texto : Evaldiano de Soussa
Pesquisa : memóriaglobo.com , teledramaturgia.com

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Malhação – Casa Cheia” - entra nesta segunda na Globoplay

        Escrita por Ana Maria Moretzsohn e Patrícia Moretzsohn , mãe e filha, Malhação – Casa Cheia já consta no catálogo do Globoplay , porém nesta segunda (28.10), o Projeto Originalidade vai resgatar características da obra, como padrão de imagem e vinhetas. A temporada em questão seguiu a linha do filme Os Seus, os Meus e os Nossos (1968/2005). Com o casamento de Ronaldo (Tuca Andrada) e Vera (Isabela Garcia), os filhos dos relacionamentos anteriores passam a conviver num mesmo espaço. A paixão de Anita (Bianca Salgueiro)   e Bem (Gabriel Falcão) é inevitável; Sofia (Hanna Romanazzi), que prefere o luxo da casa do pai, Caetano (Paulo Betti), também se interessa pelo herdeiro do padrasto. Relembre quem é quem na trama: BIANCA SALGUEIRO – Anita GABRIEL FALCÃO – Ben HANNA ROMANAZZI – Sofia GABRIEL LEONE – Antônio ISABELA GARCIA – Vera TUCA ANDRADA – Ronaldo PAULO BETTI – Caetano FERNANDA SOUZA – Bernadete ALEXANDRA RICHTER – Ma...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas – 29.09.2024

“ Rainha da Sucata ” na Globoplay         E chegou o grande dia!!   Finalmente Rainha da Sucata , trama do autor Silvio de Abreu vai ser disponibilizada   em outubro na Globoplay .         Trama protagonizada por Regina Duarte   e Glória Menezes    sempre foi uma das mais pedidas desde o início do Projeto Resgate na plataforma.   Déborah Bloch será nossa Odete Roitmann!         Nem Fernanda Torres , nem Fafy Siqueira , nossa Odete Roitmann será Déborah Bloch .   Inicialmente escalada para  interpretar a vilã Odete Roitman no remake de Vale T udo  — produção que a Globo prepara para suceder a Maniade você , em 2025 —, Fernanda Torres não poderá mais se dedicar ao projeto. Tudo por conta do sucesso do filme “ Ainda estou aqui ”, protagonizado pela atriz. Em seu lugar, Manuela Dias , autora do remake, cogitou chamar Malu G...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Trilha Sonora Eterna – A Viagem Internacional (1994)

        A Viagem   ,   é o    remake escrito por Ivani e  Solange Castro Neves , tendo como base a original  apresentada na  Rede  Tupi  em 1975, e tal qual acontecera com  Mulheres de Areia    (1993), outro remake da autora , a novela que abordava a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Christiane Torloni  , que viveu  a protagonista Dinah,  fez um dos seus melhores personagens para a Tv, com um trabalho incrível de caracterização e construção de uma mulher inicialmente tão prática e  cética.  Não posso deixar de citar os outros dois protagonistas,  Antônio Fagundes  (O Dr. Otávio Jordão) e  Guilherme Fontes  ( O Vilão Alexandre), impecáveis também. Fugindo das imagens estereotipadas de representação do céu, a produção escolheu um campo de go...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

No Tema e Na Trilha do Caetano Veloso

    Um dos mais respeitados e produtivos artista latino-americanos, Caetano Veloso é um ícone da música brasileira. O Cantor foi considerado pela revista Rolling Stones   o quarto maior artista  de todos os tempos pelo conjunto da obra.     Falar da obra do Caetano Veloso levaria uns 50 post´s , afinal o cantor é um marco para a nossa música.     Assim vou me ater apenas às clássicas músicas que o cantor emprestou para embalar a teledramaturgia brasileira.   10º.  O Leãozinho  -  ( Sem Lenço e Sem Documento   - 1977 )         Essa foi a primeira música   do Caetano a ser tema de novela. Em Sem Lenço e  Sem Documento do autor Mário Prata a música foi o tema de Rosário (Ana Maria Braga). 9º. Alegria , Alegria ( Sem Lenço  e Sem Documento /1979 e Anos Rebeldes /1992)         Na mesma novela ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...