Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Malhação (1995 – 2015)

        E hoje a exatos 20 anos atrás estreava na tela da Globo aquela que  faria o  diferencial  na linguagem televisiva direcionada ao  público jovem – a novela teen Malhação.
        São 20 anos e 22 temporadas de autos e baixos , mas a novela vem  cumprindo seu objetivo. Falar de forma clara e numa linguagem entendível com o jovem sobre os  dilemas, problemas e descobertas inevitáveis. Primeiro amor, separação dos pais, sexo, traição, aborto, drogas, corrupção, AIDS, câncer foram alguns dos pertinentes assuntos tratados pela novela  de forma didática  e delicada no limite que o horário permite.


        Não consigo imaginar as tardes da Globo sem a Malhação na grade. Em 2013, devido aos baixos índices de audiência foi cogitada a possibilidade de acabar  com Malhação, mas graças a Deus não passou de especulação e por coincidência ou não a temporada seguinte iniciada em 2014  e que é a que ainda está no ar , conseguiu dar um novo fôlego a novela e fez com que a Globo olhasse com melhores olhos para o programa.
        A autora da primeira temporada, Andrea Matarolli   se inspirou no livro  Confissões de Adolescente, da escritora e atriz Maria Mariana, como ponto de partida para Malhação. Curiosamente nas temporadas de 1998  e 1999, Maria Mariana ajudou a autora no texto.  
        Malhação estreou um novo formato de teledramaturgia dentro da Globo com um formato parecido com as soap operas americanas, que tem como principal característica a data de fim indefinida  e uma abertura maior para mudança de narrativa e /ou tema.


        A Malhação em seus primeiros anos seguia uma regra, era iniciada uma história na segunda feira  que  ia se desenrolando no decorrer da semana e termina na sexta, apresentando uma espécie de cenas do próximo capítulo para a história que iniciaria na próxima semana.  Logo depois a ideia da história semanal foi deixada de lado e o drama dos personagens passou a ser contado durante toda a temporada, finalizando apenas no final da mesma.
        Apesar da renovação do elenco a cada nova temporada, três atores tem o recorde de ter ficado mais tempo na novela. Bia Montez e Charles Paraventti, que viveram respectivamente a Dona Vilma e o Professor Afrânio, ficaram na novela de 2001 a 2007, da 8ª a 14ª. Temporadas. Dos personagens jovens, o Cabeção, vivido pelo ator Sérgio Hondjocoff, além de ser  considerado o personagem mais marcante, ficou na novela de 2000 a 2005, da 7ª. a 12ª. temporadas.
        A Academia Malhação foi  locação principal dos primeiros anos da novela, mas no decorrer desse 20 anos as locação foram crescendo e a academia ficou sendo lembrada apenas pelo título.   Outras locações de Malhação : Praia de Mucuim, Muquifo do Mocotó, Colégio Multipla Escolha, Colégio Múltipal Escolha Ernesto Ribeiro e Shopping Grand Plaza, Colégio Primeira Opção, Universidade Soares da Rocha, Comunidade dos Anjos, Colégio Quadrante, Casarão e Colégio Destaque, Academia do Gael e Escola de Artes Ribalta.


        A Novela substituiu o humorístico Escolinha do Professor Raimundo, que na época dava de 15 a 17 pontos de média de audiência. A Estreia de Malhação duplicou a audiência no horário, tendo o seu auge nas temporadas de 2004 e 2005, que chegaram a dar em alguns capítulos picos de 42 pontos no ibope de audiência, ultrapassando a audiência da novela das 6 e 7 da época. Em  2014 a média da novela deu apenas 17  pontos com uma relevante melhora agora em 2015 com a mesma temporada.
        As trilhas da novela, lançada duas  por ano, uma nacional e uma internacional, com raras exceções dessa ordem, é uma compilação dos maiores sucesso de cada ano e uma viagem pela história da música nos últimos 20 anos.


        Muita gente não apostou  em Malhação, e não contava nem com a exibição de 1 temporada, e lá se foram 20 anos e 22 temporadas. Para a Globo a novela  serve também com um celeiro de descoberta de grandes talentos, uma espécie de oficina da Globo no ar. 
        Foi da Malhação que saíram nomes como Priscila Fantin, Cauã Reymond, Bruno Ferrari, Marjori Estiano, Nathália Dill, Sophie Charlotte, Bianca Bin entre outros.
        A Cada nova temporada atores com nome de peso emprestaram  seu talento para dar uma moral à novela. Nomes como Silvia Pfeiffer, Marcos Frota, Elizangela, Lilia Cabral, Maria Padilha, Nuno Leal Maia, Tato Gabus Mendes, Suely Franco, Cissa Guimarães, Paulo Betti, Cristiana Oliveira, Claudia Ohana, Angela Figueiredo, Marcelo Novaes, Isabela Garcia, Tuca Andrada, John Herbert, Nair Bello entre outros.  
        Se transformando e  reformulando-se , sempre em mutação a Malhação ainda tem pique para mais 20 anos. Já formou duas gerações e vai continuar ajudando a formar outras.

Ficha Técnica :
Autores  Andrea Maltarolli, Emanuel Jacobina, Glória Barreto, Patrícia Moretzsonh, Paula Amaral, Isabel de Oliveira, Tiago Santiago,  Charles Peixoto, Ana Maria Moreztsonh, Paulo Halm entre outros
Diretores : Flávio Colatrello Jr, Leandro Neri, Carlos Magalhães, Paulo Silvestrini, Luis Felipe Sá, Edson Spinelli, Cláudio Boechel, Roberto Vaz,  Leonardo Nogueira, Mário Marcio Bandarra, Ricardo Waddington, Luis Henrique Rios, Denis Carvalho, José Alvarenga Jr entre outros
Estreia  : 24 de Abril de 1995

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : Wikipédia.com , teledramaturgia.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

“Gina” – Primeira novela com Christiane Torloni como protagonista, entra nesta segunda na Globoplay pelo Projeto Fragmentos

          Gina , a trama  escrita por  Rubens Edwal Filho,  baseado no romance homônimo de  Maria José Dupré  (Mesma autora de  Éramos Seis ), e que trouxe  Crhistiane Torloni  com sua primeira protagonista oficial, entra nesta segunda   (15.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Fragmentos com oito capítulos salvos nos arquivos da Globo .           A novela     foi uma das mais frágeis apresentadas no horário das seis. O romance não tinha base para uma história diária. Assim,    Rubens    teve que rebolar para sustentar os 90 capítulos da trama.    Porém, segundo a imprensa da    época o que mais prejudicara a boa recepção da novela    foi o envelhecimento dos jovens atores que contracenavam com profissionais da mesma idade – Imaginem a situação –  Louise Cardoso  era filha de  Crhistiane Torloni  – a atriz na vida real    é 2 anos mais velha que a Torloni; e também    Tetê Pritzl , filha dos personagens do  Diogo Vilela  e  Fátima Freire .           O Recurso foi preciso

Karine Teles e Isabel Teixeira marcam a semana em “Pantanal”

          A Despedida de Madeleine e a libertação de Maria Bruaca foram o destaque desta semana de Pantanal   e   comprovou   o talento de suas intérpretes que estão roubando a cena no remake.         Karine Teles com a sua Madeleine se despediu de Pantanal em uma cena emocionante e chocante no capítulo deste sábado (21.05). Assim como na sinopse original a personagem morre em um acidente de avião ao tentar voltar para o Pantanal com o intuito de reconquistar a vida   nos braços de José Leôncio (Marcos Palmeira) , abandonada   20 anos atrás.   Madeleine foi uma das personagens mais bem construídas nesse remake. Tanto pela Bruna Linzmeyer   como pela Karine Teles , que manteve toda a aura da personagem da primeira fase. Voluntariosa, mimada , afrontosa e mesmo já adulta, sempre com atitudes infantis. Eu que já citei alguma vezes que critiquei a escalação da Karine para a Madeleine na maturidade, tive que dar mais uma vez meu braço a torcer.   A atriz que tem um boa bagagem nos c

“Elas por Elas” termina mostrando novos entrechos, porém foi mais um remake que não fez jus ao original

        Depois de meses de uma baixa audiência, reviravoltas, novas histórias e entrechos que não despertaram interesse praticamente até a metade da trama, o remake de Elas por Elas , da dupla Thereza Falcão e Alessandra Marson , chegou ao fim nesta   sexta (12.04).         Sem muito   alarde ou grandes revelações , o remake que contou histórias que a original do CassianoGabus Mendes deixou passar, apresentou um último capítulo simples com o de praxe- casamentos, finais felizes dos casais, nascimento dos bebês e castigo para os vilões.          Aliás sobre vilões , preciso falar da Isabel Teixeira , que na pele da Helena, foi sem dúvidas o grande destaque   entre as 7 amigas – Era uma vilã muito over claro, mas teve um final muito bonito   - O Desiquilíbrio mental, mostrando que ela   foi mais vítima do que causadora dentro da novela,   foi um dos bons entrechos. Ela não tinha como faltar   naquela cena final do reencontro das amigas, novamente, anos depois.         No elenco v

“No Rancho Fundo” – Sua nova novela da seis

        Escrita por  Mário Teixeira , com colaboração de  Marcos Lazarini ,  Angélica Lopes , Dino Cantelli e Renata Sofia, estreia nesta segunda   (15.04) No Rancho Fundo , a nova novela das seis, a 100ª. apresentada no horário.   Tem direção de Bernardo Sá, Carla Bohler, Larissa Fernandes e Rodrigo Bitti ,   com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de  Allan Fiterman . A novela é livremente inspirada na peça  A Capital Federal , de autoria de  Artur Azevedo . Apesar de ser apontada como uma continuação direta de  Mar do Sertão , a novela é oficialmente apresentada como uma espécie de  epílogo  da trama citada, já que o texto principal se passa pouco tempo após a morte do personagem Tertulinho ( Renato Góes ) , além da ausência dos demais protagonistas da trama anterior. Contudo, diversos personagens serão reaproveitados por Teixeira. A   novela tem com astros   Larissa Bocchino, Túlio Starling,  Andréa Beltrão ,  Alexandre Nero ,  José Loreto ,   Luisa Arra