Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Malhação (1995 – 2015)

        E hoje a exatos 20 anos atrás estreava na tela da Globo aquela que  faria o  diferencial  na linguagem televisiva direcionada ao  público jovem – a novela teen Malhação.
        São 20 anos e 22 temporadas de autos e baixos , mas a novela vem  cumprindo seu objetivo. Falar de forma clara e numa linguagem entendível com o jovem sobre os  dilemas, problemas e descobertas inevitáveis. Primeiro amor, separação dos pais, sexo, traição, aborto, drogas, corrupção, AIDS, câncer foram alguns dos pertinentes assuntos tratados pela novela  de forma didática  e delicada no limite que o horário permite.


        Não consigo imaginar as tardes da Globo sem a Malhação na grade. Em 2013, devido aos baixos índices de audiência foi cogitada a possibilidade de acabar  com Malhação, mas graças a Deus não passou de especulação e por coincidência ou não a temporada seguinte iniciada em 2014  e que é a que ainda está no ar , conseguiu dar um novo fôlego a novela e fez com que a Globo olhasse com melhores olhos para o programa.
        A autora da primeira temporada, Andrea Matarolli   se inspirou no livro  Confissões de Adolescente, da escritora e atriz Maria Mariana, como ponto de partida para Malhação. Curiosamente nas temporadas de 1998  e 1999, Maria Mariana ajudou a autora no texto.  
        Malhação estreou um novo formato de teledramaturgia dentro da Globo com um formato parecido com as soap operas americanas, que tem como principal característica a data de fim indefinida  e uma abertura maior para mudança de narrativa e /ou tema.


        A Malhação em seus primeiros anos seguia uma regra, era iniciada uma história na segunda feira  que  ia se desenrolando no decorrer da semana e termina na sexta, apresentando uma espécie de cenas do próximo capítulo para a história que iniciaria na próxima semana.  Logo depois a ideia da história semanal foi deixada de lado e o drama dos personagens passou a ser contado durante toda a temporada, finalizando apenas no final da mesma.
        Apesar da renovação do elenco a cada nova temporada, três atores tem o recorde de ter ficado mais tempo na novela. Bia Montez e Charles Paraventti, que viveram respectivamente a Dona Vilma e o Professor Afrânio, ficaram na novela de 2001 a 2007, da 8ª a 14ª. Temporadas. Dos personagens jovens, o Cabeção, vivido pelo ator Sérgio Hondjocoff, além de ser  considerado o personagem mais marcante, ficou na novela de 2000 a 2005, da 7ª. a 12ª. temporadas.
        A Academia Malhação foi  locação principal dos primeiros anos da novela, mas no decorrer desse 20 anos as locação foram crescendo e a academia ficou sendo lembrada apenas pelo título.   Outras locações de Malhação : Praia de Mucuim, Muquifo do Mocotó, Colégio Multipla Escolha, Colégio Múltipal Escolha Ernesto Ribeiro e Shopping Grand Plaza, Colégio Primeira Opção, Universidade Soares da Rocha, Comunidade dos Anjos, Colégio Quadrante, Casarão e Colégio Destaque, Academia do Gael e Escola de Artes Ribalta.


        A Novela substituiu o humorístico Escolinha do Professor Raimundo, que na época dava de 15 a 17 pontos de média de audiência. A Estreia de Malhação duplicou a audiência no horário, tendo o seu auge nas temporadas de 2004 e 2005, que chegaram a dar em alguns capítulos picos de 42 pontos no ibope de audiência, ultrapassando a audiência da novela das 6 e 7 da época. Em  2014 a média da novela deu apenas 17  pontos com uma relevante melhora agora em 2015 com a mesma temporada.
        As trilhas da novela, lançada duas  por ano, uma nacional e uma internacional, com raras exceções dessa ordem, é uma compilação dos maiores sucesso de cada ano e uma viagem pela história da música nos últimos 20 anos.


        Muita gente não apostou  em Malhação, e não contava nem com a exibição de 1 temporada, e lá se foram 20 anos e 22 temporadas. Para a Globo a novela  serve também com um celeiro de descoberta de grandes talentos, uma espécie de oficina da Globo no ar. 
        Foi da Malhação que saíram nomes como Priscila Fantin, Cauã Reymond, Bruno Ferrari, Marjori Estiano, Nathália Dill, Sophie Charlotte, Bianca Bin entre outros.
        A Cada nova temporada atores com nome de peso emprestaram  seu talento para dar uma moral à novela. Nomes como Silvia Pfeiffer, Marcos Frota, Elizangela, Lilia Cabral, Maria Padilha, Nuno Leal Maia, Tato Gabus Mendes, Suely Franco, Cissa Guimarães, Paulo Betti, Cristiana Oliveira, Claudia Ohana, Angela Figueiredo, Marcelo Novaes, Isabela Garcia, Tuca Andrada, John Herbert, Nair Bello entre outros.  
        Se transformando e  reformulando-se , sempre em mutação a Malhação ainda tem pique para mais 20 anos. Já formou duas gerações e vai continuar ajudando a formar outras.

Ficha Técnica :
Autores  Andrea Maltarolli, Emanuel Jacobina, Glória Barreto, Patrícia Moretzsonh, Paula Amaral, Isabel de Oliveira, Tiago Santiago,  Charles Peixoto, Ana Maria Moreztsonh, Paulo Halm entre outros
Diretores : Flávio Colatrello Jr, Leandro Neri, Carlos Magalhães, Paulo Silvestrini, Luis Felipe Sá, Edson Spinelli, Cláudio Boechel, Roberto Vaz,  Leonardo Nogueira, Mário Marcio Bandarra, Ricardo Waddington, Luis Henrique Rios, Denis Carvalho, José Alvarenga Jr entre outros
Estreia  : 24 de Abril de 1995

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : Wikipédia.com , teledramaturgia.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Minissérie “Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados” entra na plataforma da Globoplay nesta segunda

           Baseada no romance do anjo pornográfico  Nelson Rodrigues,  a minissérie  Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados , do autor  Leopoldo Serran  foi o grande sucesso de 1995 em comemoração aos 30 anos da  Globo   com uma impecável reconstituição  de época  da sociedade conservadora e hipócrita dos anos 40 e 60. A minissérie   entra a   partir desta segunda-feira (15.12) na plataforma da Globoplay .           Alessandra Negrini  foi a grande revelação da minissérie  dando vida a sensual Engraçadinha na primeira fase da trama, assim como  Cláudia Raia  brilhou absoluta na segunda fase da personagem. Inicialmente a Engraçadinha dos anos 60 era evangélica e mulher muito recatada, o inverso da Raia. Mas  foi exatamente esse contraponto que fez com que o trabalho da atriz se tornasse ainda mais importante. ...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

“Cordel Encantado” estreia nesta segunda no Globoplay Novelas substituindo “Além do Tempo”

        A novela Cordel Encantado será reprisada no canal Globoplay Novelas (ex-C anal Viva) . Exibida originalmente em 2011, na faixa das 18h da Globo , a trama volta ao ar nesta segunda-feira,   15 de dezembro, substituindo a reapresentação de Além do Temp o (2015).         Os capítulos serão exibidos no Globoplay Novelas de segunda a sábado, às 20h05, e com maratona aos domingos a partir de 11h.           Cordel Encantado , trama das autoras  T helma Guedes e Duca Rachid     é uma fábula sobre dois universos distintos: o encantamento da realeza europeia e as lendas heróicas do sertão brasileiro. A união desses mundos é representada pelo romance de Açucena ( Bianca Bin ), uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu. E Jesuíno ( Cauã Reymond) , um jovem sertanejo que desconhece s...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Meus Personagens Favoritos da Carolina Kasting

A Rosana de “ Terra Nostra”   e a   Rosa de “ Além do Tempo ” na   Globoplay Novelas                 Elegante, versátil e dona de uma carreira marcada por personagens memoráveis, Carolina Kasting se consolidou como uma das artistas mais completas de sua geração. Muito além das novelas que a tornaram conhecida pelo grande público, sua trajetória envolve teatro, dança, artes visuais, poesia e performance — um verdadeiro universo criativo que ela vem expandindo ao longo dos anos.         No ar em 2 reprises   -    com a Rosana de Terra Nostra (1999) no Vale a Pena Ver de Novo e a Rosa   em Além do Tempo (2015) na Globoplay Novelas   - o público está   conferindo    alguns dos seus melhores e nos mostrando o quanto ela faz falta a tv.         Nascida em Florianópolis, Carolina ingressou...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...