Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Globo 50 anos de novelas (1975 à 1984)


        A Segunda década de vida da Rede Globo começa com a estreia de Escalada, novela do autor Lauro César Muniz em 06 de janeiro de 1975. A Novela se desenrolava por três décadas e através delas mostrou acontecimentos importantes na história do Brasil, como a crise do café e a construção de Brasília. A Novela marcou a estreia de Lauro César Muniz no horário das 20 horas  e é considerada um divisor de águas em sua carreira.


        Sônia Braga foi catapultada a estrela de primeira grandeza ao imortalizar na tv Gabriela, a mais sensual personagem de Jorge Amado, na adaptação  feita por Walter George Durst. A novela conquistou o público misturando sensualidade  com discussões políticas e sociais.


        Nívea Maria protagonizou a segunda versão de A Moreninha em 1975, uma adaptação do Marcos Rey,  com sucesso absoluto mostrando as mudanças sociopolíticas que marcaram o Rio de Janeiro no século XIX.

BETTU FARIA e FRANCISCO CUOCO em PECADO CAPITAL 
        O ano de 1975 não poderia ter fechado com uma novela melhor. Depois de Roque Santeiro ter sido censurada, Janete Clair é chamada às pressas para uma substituta no horário, e assim apresenta uma de suas melhores novelas, Pecado Capital,  e Francisco Cuoco seduz o Brasil como o anti-galã Carlão, que morre no final.

Adicionar legenda
        A Primeira versão de Anjo Mau (1976), do autor  Cassiano Gabus Mendes, foi um dos grandes sucesso do ano, consagrando Susana Vieira no papel título, tanto que o público ficou revoltado quando a censura impôs que a personagem tinha que morrer.  Dias Gomes  abusou do realismo fantástico em Saramandaia, e transformou a novela em um dos seus maiores sucesso. Até hoje todo mundo lembra-se da mulher que pegava fogo quando se excitava ou da explosão da Dona Redonda (Ilza Carla).



        O ano de 1976 foi muito produtivo na teledramaturgia com as tramas de O Casarão, do Lauro César, que mostrava uma nova narrativa intercalando os tempos e as três gerações que a novela mostrava.  O sonho e a dura realidade eram confrontados através dos protagonistas de O Feijão e O Sonho, do autor Benedito Ruy Barbosa, vividos pelos atores Cláudio Cavalcanti e Nívea Maria. Em 25 de Agosto de 1976 estreava aquela que seria a última novela gravada em preto e branco, Estúpido Cupido,  do autor Mário Prata, apesar dos dois capítulos finais terem sido feito em cores.


        Porém foi Escrava Isaura,  adaptação do Gilberto Braga do romance de Bernardo Guimarães,    que transformou Lucélia Santos em estrela nacional logo em seu primeiro papel, e abriu as portas internacionais para as novelas brasileiras.

ARACY BALABANIAN , WALMOR CHAGAS e LUCELIA SANTOS em LOCOMOTIVAS 
        Em 1977, fomos atropelados por uma Locomotivas recheada de mulheres que ditaram regras e se transformaram em febre nacional graças ao charmoso  e divertido texto de Cassiano Gabus Mendes.  Ainda no mesmo ano  uma feirante impecavelmente interpretada pela saudosa Yara Cortes invadiu também o horário das seis, na adaptação de Dona Xepa, peça do Jonas Bloch, feita pelo Gilberto Braga.
        Lauro César Muniz inovava mais uma vez ao mostra em Espelho Mágico, os bastidores do mundo das novelas, através de uma novela  fictícia, dentro da novela “real”.


        Regina Duarte afastada das novelas há três anos e meio, voltou em Nina, novela do autor Walter George Durst. A personagem que era uma mulher determinada em busca de seus ideais,  marcava uma nova fase na carreira da atriz. Nina foi idealizada depois da censura de Despedida de Casado, inclusive foi usado praticamente o mesmo elenco.


        A usineira de sonhos fechou o ano de 1977  com mais um sucesso arrebatador, a novela O Astro, que imortalizou a imagem de Francisco Cuoco, como o vidente ou charlatão Herculano Quintanilha e revelou o talento de Tony Ramos para a  Globo como o Márcio Hayalla.

Adicionar legenda
        Três atrizes foram estrelas absolutas  nas novelas em 1978 : Nívea Maria, que  deu vidas as irmãs gêmeas Maria Dusá e  Maria Alves, na novela Maria, Maria (1978), de autoria do Manoel Carlos, novela ambientada no século XIX  e baseada no romance de Lindolfo Rocha.  Sônia Braga de calça jogging de cetim, salto alto e meias lurex foi a marca registrada de Dancin´Days, novela do Gilberto Braga, em que a atriz deu vida a ex-presidiária Julia Matos. Outro marco na carreira da atriz. Susana Vieira foi a estrela de A Sucessora, adaptação do Manoel Carlos, do romance homônimo de Carolina Nabuco. Em parceria com Rubens de Falco, Susana segurou a novela inteira em um dos seus melhores momentos na tv sem nenhuma dúvida.

TONY com GLOIRA MENEZES e ELIZABETH SAVALLA em PAI HERÓI 
        Tony Ramos na pele do André Cajarana emocionou o país na luta para limpar o nome do pai na trama de Pai Herói (1979), outro novelão da Janete Clair. Tony  e Elizabeth Savalla ganharam os protagonistas da trama depois do destaque em O Astro (1977). Uma cena inesquecível de Pai Herói : O Vilão Bruno Baldacci (Paulo Autran) fugindo de helicóptero vestido de pierrot.

BETTY e REGINALDO FARIA em ÁGUA VIVA 
        Começam os anos 80 e Gilberto Braga mostra em pleno horário nobre a ensolarada cidade  Rio de Janeiro através da novela Água Viva, outro sucesso na carreira do autor. A Novela foi  um misto de situações e acabou se transformando numa trama muito bem costurada com direito a briga de irmãos pela mesma mulher, topless  e casal bem ao estilo Romeu e Julieta.
        Sônia Braga estrela sua última novela em 1980, antes de ir embora e virar estrela internacional nos Estados Unidos, a novela era Chega Mais, que também foi  o primeiro trabalho do autor Carlos Eduardo Novaes, onde ele usou de humor crítico   para contar a história dos protagonistas.


        Usando de uma nova narrativa,  Janete Clair acabou não sendo muito feliz com a trama de Coração Alado (1980). A Novela sofreu com a censura, e ainda causou um escândalo ao apresentar pela primeira vez uma mulher se masturbando. A Personagem de Débora Duarte fazia caras e bocas numa cena de close e chocou o telespectador. Mas vale destacar na novela a perfeita caracterização da Aracy Balabanian como a Maria Faz Favor.

CLAUDIO MARZO e ELIZABETH SAVALLA em PLUMAS E PAETES 
        O Mundo da alta costura  seu glamour e seus problemas eram o pano de fundo de Plumas e Paetês, do autor Cassiano Gabus Mendes. Ele juntou na tv novamente John Herbert e Eva Wilma,  relembrando o seriado Alô Doçura, também do autor. Elizabeth Savalla na pele da Marcela,  foi a grande estrela da novela. Novamente a censura interferiu e o autor teve que matar a protagonista, que havia se passado por outra pessoa no início da trama.


        A Primeira Helena do autor Manoel Carlos nos foi apresentada em 1981, na trama da novela Baila Comigo, interpretada pela saudosa Lilian Lemmertz. A Novela foi o grande sucesso do ano e consagrou Tony Ramos vivendo os gêmeos Quinzinho e João Victor. No elenco vale destacar também Betty Faria, na pele da professora de dança Joana Lobato.  
        Ainda nesse mesmo ano, Gilberto Braga tentou falar sobre homossexualismo na trama da novela Brilhante (1981), e  também naquela época teve que ser podado.  O núcleo  envolvia os personagens de Fernanda Montenegro e Denis Carvalho,  que faziam mãe e filho, tal qual agora em Babilônia.

FRANCISCO CUOCO e REGINA DUARTE em SÉTIMO SENTIDO 
        Em 1982, Janete Clair volta ao horário nobre em parceria com Regina Duarte, que deu um show interpretando as personagens Luana Camará e Priscila Capricce na trama de Sétimo Sentido. No horário das sete, um dos grandes sucessos do autor Cassiano Gabus Mendes juntava seis amigas do passado vinte anos depois e  suas vidas eram  totalmente modificadas por esse encontro. Elas por Elas conquistou o Brasil com grandes personagens como o  Mário Fofoca do Luiz GustavoManoel Carlos se afirmava como cronista do cotidiano com o sucesso da novela Sol de Verão, apesar da tragédia que marcou a trama, a morte de Jardel Filho,   que vivia o protagonista Heitor Rock.  Final Feliz (1982) foi a única novela inédita da Ivani Ribeiro na Globo, todas as outras foram remakes de sucessos seus em outras emissoras.


        O horário das seis teve um grande destaque no ano de 1983,  com sucesso como Pão Pão Beijo Beijo  do Walter Negrão e Voltei Pra Você do  Benedito Ruy Barbosa. Mas o grande estoura da teledramaturgia do ano foi Guerra dos Sexos, do autor Silvio de Abreu.  A Novela reuniu dois ícones do teatro brasileiro Fernanda Montenegro e Paulo Autran. Silvio de Abreu se consagrou com o humor escrachado da trama e nos  presenteou com cenas inesquecíveis como a clássica do café da manhã entre Charlô e Otávio.  O Ano de 1983 ficou marcado pela apresentação de Eu Prometo, última novela da autora Janete Clair, que  tinha como protagonistas dois dos seus atores preferidos: Dina Sfat  e Francisco Cuoco.

REGINALDO FARIA, NATALIA DO VALE e JOSÉ WILKER em TRANSAS E CARETAS 
        Transas e Caretas (1984) , do autor Lauro César Muniz que inovava mais uma vez, trazia dos irmãos que viviam em mundos distintos. Jordão (Reginaldo Faria) é um homem conservador e Tiago (José Wilker)  vive em um mundo tecnológico com direito a um robô com bichinho de estimação e mordomo. 

ARY FONTOURA e BERTA LORAN em AMOR COM AMOR SE PAGA 
        O Avarento, do Moliere, serviu de ideia original  para a trama de Amor com Amor se Paga (1984), com Ary Fontoura no papel do avarento Nonô Correa, personagem que consagrou o ator. 
        O Samba e a contravenção foram temas principais de Partido Alto, primeira novela dos autores Aguinaldo Silva e Glória Perez.  A  parceria entre eles não deu  certo, e Glória Perez acabou escrevendo a trama até o final, enquanto Aguinaldo Silva adaptou a minissérie Tenda dos Milagres (1985).

LUCÉLIA SANTOS, JONAS TORRES e MÁRIO GOMES em VEREDA TROPICAL 
        Carlos Lombardi começava explorar o humor anárquico, que depois viraria sua marca registrada, entre os encontros e desencontros na trama de Vereda Tropical (1984). Destaque para personagens inesquecíveis  como o Super-Teo, do Marcos Frota; a Dona Bina , da saudosa Georgia Gomide, a sofredora e batalhadora Silvana, da Lucélia Santos, e dupla de vilãs e irmãs Catarina e Verônica, vividas pela Marieta Severo e Maria Zilda Bethlem.


        Corpo a Corpo, do Gilberto Braga, fechou a segunda década de vida da emissora discutindo em horário nobre o racismo, sede de vingança e ascensão social. Destaque para o casal Sônia e Claudio, vividos pelos atores Zezé Motta e Marcos Paulo. Uma relação inter-racial que chocou o público.

com MARCOS PAULO e ZEZÉ MOTTA em CORPO A CORPO 

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : memóriaglobo.com

   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

“Cordel Encantado” estreia nesta segunda no Globoplay Novelas substituindo “Além do Tempo”

        A novela Cordel Encantado será reprisada no canal Globoplay Novelas (ex-C anal Viva) . Exibida originalmente em 2011, na faixa das 18h da Globo , a trama volta ao ar nesta segunda-feira,   15 de dezembro, substituindo a reapresentação de Além do Temp o (2015).         Os capítulos serão exibidos no Globoplay Novelas de segunda a sábado, às 20h05, e com maratona aos domingos a partir de 11h.           Cordel Encantado , trama das autoras  T helma Guedes e Duca Rachid     é uma fábula sobre dois universos distintos: o encantamento da realeza europeia e as lendas heróicas do sertão brasileiro. A união desses mundos é representada pelo romance de Açucena ( Bianca Bin ), uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu. E Jesuíno ( Cauã Reymond) , um jovem sertanejo que desconhece s...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

“Apocalipse” - Conheça a nova trama da RecordTv que estreia nesta terça-feira

A produção da mesma autora de Os  Dez Mandamentos e irá retratar o final dos tempos         Nesta terça (21.11) ,  estreia a nova novela bíblica da RecordTv.   Apocalipse , escrita pela autora Vivian de Oliveira (a mesma de Os Dez Mandamentos )  promete inovar.  Primeiro por ser a primeira trama bíblica contemporânea – a novela se inicia na década de 80, passa pela de 90 e chega ao dias atuais a partir da sua segunda semana, porém nem assim deixará de abordar passagens e personagens retratados na bíblia  como dilúvios e tsunamis, o mal, a besta fera e o diabo.  Além do livro O Apocalipse , a autora se inspirou também no Velho Testamento e alguns livro do Novo Testamento da bíblia.         A trama se inicia em 1987,  com um tsunami  num resort na Ásia  que provoca a morte dos pais dos irmãos judeus Alan (Maurício Pitanga) e Uri Gudman (Phelipe Gomes), n...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...