Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Globo 50 anos de novelas (1965 à 1974)


        Em 1965,  canal 4 , Tv Globo, Rio de Janeiro entrava no ar. Começava a história da emissora que iria fazer a história da teledramaturgia nacional.
Leila Diniz e Reginaldo Faria em Ilusões Perdidas, 1965. Cedoc/TV Globo
Leila Diniz e Reginaldo Faria em ILUSÕES PERDIDAS 
        A Globo logo na estreia já apresentou sua primeira novela, Ilusões Perdidas, da autora Enia Petri, que tinha como protagonistas Reginaldo Faria e a deusa Leila Diniz, que formaram o primeiro casal romântico da casa.

Yoná Magalhães e Amilton Fernandes em O Sheik de Agadir, 1966. Cedoc/TV Globo

        Em 1966, O Sheik de Agadir foi a novela mais representativa no estilo capa espada da autora Glória Magadan. A trama marcou a estreia de Mário Lago em novelas e promoveu  um concurso dentro da emissora para descobrir que era o “Rato”, um serial killer que matou vários personagens na trama. No final era revelado que a princesa Árabe Éden de Bassora era o Rato, a personagem vivida pela atriz Marieta Severo.
Marieta Severo em O Sheik de Agadir, 1966. Cedoc/TV Globo
Marieta Severo em O SCHEIK DE AGADIR
        Outros títulos de destaque nesta década foram A Rainha Louca  (1967); A Sombra de Rebeca , Sangue e Areia (1967), A Gata de Vison (1968), Rosa Rebelde (1969) e A Cabana do Pai Tomás (1969).

Cláudio Marzo e Regina Duarte em Véu de Noiva, 1969. Cedoc/TV Globo
Claudio Marzo e Regina Duarte em VÉU DE NOIVA
        Em  novembro de 1969 a Globo lançou e divulgou a sua primeira novela mais realista. A Emissora começava a abandonar o capa e espada e os castelos faraônicos e Janete Clair ambientou Véu de Noiva na realidade brasileira. No horário das 22 horas , Dias Gomes apresentou Verão Vermelho, novela com locações na Bahia e que falava da cultura popular do estado focando suas crenças , festas , rodas de capoeira e candomblé.

Tarcísio Meira e Cláudio Cavalcanti em Irmãos Coragem - 1ª versão, 1970. Cedoc/TV GloboGlória Menezes e Tarcísio Meira em Irmãos Coragem - 1ª versão, 1970. Cedoc/TV GloboCláudio Marzo em Irmãos Coragem - 1ª versão, 1970. Cedoc/TV GloboLúcia Alves, Cláudio Cavalcanti e José Augusto Branco em Irmãos Coragem - 1ª versão, 1970. Cedoc/TV Globo
        Irmãos Coragem, da autora Janete Clair se transforma no primeiro grande fenômeno na  teledramaturgia  da Globo e consagra nomes como Tarcísio Meira, Glória Menezes, Cláudio Marzo e Regina Duarte, além de chamar atenção do público masculino, devido a ideia da autora de incluir o futebol como profissão de um dos irmãos da trama.

Logo da novela Pigmalião 70, 1970. TV GloboTônia Carrero em Pigmalião 70, 1970. Cedoc/TV GloboSentados: Álvaro Aguiar, Maria Luzia Castelli, Marcos Paulo e Tônia Carrero em Pigmalião 70, 1970. Cedoc/TV Globo
        Outro destaque do ano foi Pigmalião 70, do autor Vicente Sesso, que começava o gênero de comédia romântica nas telenovelas da emissora. O Penteado da Tõnia Carrero, estrela da trama, virou moda em todo o Brasil com o apelido de “Corte Pigmalião”.

Marília Pêra e Francisco Cuoco em O Cafona. Cedoc/TV Globo

        Em 1971, Francisco Cuoco conquistou o Brasil fazendo comédia em O Cafona , do Bráulio Pedroso; Regina Duarte é coroada “Namoradinha do Brasil” com a personagem de Minha Doce Namorada, do autor Vicente Sesso e Paulo Gracindo é aclamado  em Bandeira 2, mostrando a realidade dos moradores da Zona Norte carioca, novela do autor Dias Gomes.

Regina Duarte e Francisco Cuoco em Selva de Pedra - 1ª versão, 1972. Cedoc/TV Globo
Cuoco e Regina em SELVADEPEDRA
        Selva de Pedra (1972)  consagra Janete Clair com uma das novelistas mais importantes do pais, e dá 100% de audiência no capítulo 152, quando Simone (Regina Duarte) é desmascarada no tribunal. Bráulio Pedroso em O Bofe (1972)  apresenta mais um leque de personagens excêntricos que lutam por ascensão social em mais uma sátira do autor enquanto   Vicente Sesso continua reafirmando as comédias românticas no horário das sete, neste ano com Uma Rosa com Amor.

                                            Paulo Gracindo em O Bem-Amado, 1973. Cedoc/TV GloboLima Duarte e Paulo Gracindo em O Bem-Amado, 1973. Cedoc/TV Globo
        As cores chegavam à tv, e O Bem Amado é a primeira novela colorida apresentada pela Globo. Dias Gomes pela primeira vez usava do bom humor e do realismo fantástico para criticar a ditadura. Odorico Paraguaçu, vivido pelo saudoso Paulo Gracindo na trama, é transformado em ícone e  vira o grande personagem na carreira do ator.

Cláudio Marzo e Regina Duarte em Carinhoso, 1973. Cedoc/TV Globo
Regina Duarte e Cláudio Marzo em CARINHOSO
        Regina Duarte,  ganha Carinhoso (1973), novela do autor Lauro César Muniz, escrita especialmente para a atriz. Cavalo de Aço, sucesso do Walther Negrão, devido à censura teve que ser totalmente reformulada e transformada numa trama policial.

Logo da novela O Semideus, 1973. TV GloboGlória Menezes e Tarcísio Meira em O Semideus, 1973. Cedoc/TV GloboFrancisco Cuoco e Glória Menezes em O Semideus, 1973. Cedoc/TV Globo

        O Semideus (1973), da autora Janete Clair, apresenta os dois grandes galãs da época como protagonistas: Tarcisio Meira e Francisco Cuoco.

        Celia Biar e Antonio Patiño em Corrida do Ouro. Cedoc/TV GloboSandra Bréa e Aracy Balabanian em Corrida do Ouro. Cedoc/TV GloboSandra Bréa, Talita de Miranda. Oswaldo Loureiro, José Augusto Branco e Nivea Maria em Corrida do Ouro. Cedoc/TV Globo
        Em 1974, a expansão imobiliária que começava a pipocar nos quatro cantos do Brasil foi tema de O Espigão, que denunciava a falta de qualidade de vida que poderia vir com isso, porém com muito humor. A Mobilidade urbana e tradição rural foi mostrada com muita propriedade em Fogo sobre Terra, da Janete Clair. A busca alucinada pelo dinheiro foi mostrada e analisada na trama de Corrida do Ouro, do  Lauro César Muniz  e fecha a primeira década de existência  com  O Rebu do Bráulio Pedroso. Novela que apresentava uma nova narrativa em tramas policiais. Os 112 capítulos da trama se passaram em 24 horas.

galeria de personagens.jpg


Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : memóriaglobo.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

“Cordel Encantado” estreia nesta segunda no Globoplay Novelas substituindo “Além do Tempo”

        A novela Cordel Encantado será reprisada no canal Globoplay Novelas (ex-C anal Viva) . Exibida originalmente em 2011, na faixa das 18h da Globo , a trama volta ao ar nesta segunda-feira,   15 de dezembro, substituindo a reapresentação de Além do Temp o (2015).         Os capítulos serão exibidos no Globoplay Novelas de segunda a sábado, às 20h05, e com maratona aos domingos a partir de 11h.           Cordel Encantado , trama das autoras  T helma Guedes e Duca Rachid     é uma fábula sobre dois universos distintos: o encantamento da realeza europeia e as lendas heróicas do sertão brasileiro. A união desses mundos é representada pelo romance de Açucena ( Bianca Bin ), uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu. E Jesuíno ( Cauã Reymond) , um jovem sertanejo que desconhece s...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

“Apocalipse” - Conheça a nova trama da RecordTv que estreia nesta terça-feira

A produção da mesma autora de Os  Dez Mandamentos e irá retratar o final dos tempos         Nesta terça (21.11) ,  estreia a nova novela bíblica da RecordTv.   Apocalipse , escrita pela autora Vivian de Oliveira (a mesma de Os Dez Mandamentos )  promete inovar.  Primeiro por ser a primeira trama bíblica contemporânea – a novela se inicia na década de 80, passa pela de 90 e chega ao dias atuais a partir da sua segunda semana, porém nem assim deixará de abordar passagens e personagens retratados na bíblia  como dilúvios e tsunamis, o mal, a besta fera e o diabo.  Além do livro O Apocalipse , a autora se inspirou também no Velho Testamento e alguns livro do Novo Testamento da bíblia.         A trama se inicia em 1987,  com um tsunami  num resort na Ásia  que provoca a morte dos pais dos irmãos judeus Alan (Maurício Pitanga) e Uri Gudman (Phelipe Gomes), n...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...