Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Glória Menezes (Parte 2)


        Nunca imaginei que Glória Menezes um dos nossos patrimônios da teledramaturgia   com um currículo invejável , com  interpretação  de grandes personagens da nossa tv , pudesse nos surpreender  com mais um novo personagem.
        Mais a Estelinha que ela vem interpretando na trama de  Totalmente Demais, novela  das sete que está chegando a sua reta final , se transformou em mais um grande momento para a carreira da atriz.
        Sua participação na trama deu um novo fôlego ao núcleo do Arthur (Fábio Assumpção), e a prova disso é que a atriz saiu  e voltou para reta final da trama de Paulo Halm e Rosanne Wartmann.
        O e10blog já havia feito  um post com os  mais favoritos da Glória Menezes em maio de 2013 (Segue o link ), mas ficaram tantos bons personagens da atriz de fora dos 10 , e esse destaque da atriz em Totalmente Demais, mas do que merece uma segunda parte desse post, que você vai acompanhar a partir de agora:

Emilly de 2-5499 Ocupado (1963)
com TARCÍSIO MEIRA
        Em 1963, Glória Menezes foi estrela da primeira telenovela diária brasileira, 2-5499 Ocupado, da autora Dulce Santucci. A Atriz deu vida a presidiária Emilly, que por causa de uma linha cruzada de telefone acaba se apaixonando pela voz de Larry (Tarcísio Meira), um advogado em ascensão. Larry também se apaixona pela voz dela e começa ai uma das primeira grandes histórias de amor da teledramaturgia nacional. A novela foi a primeira a juntar um dos mais famosos casais da teledramaturgia : Tarcísio Meira  e Glória Menezes

Dõna Sol de Sangue e Areia (1967)

        Dõna Sol marcou a estreia de Glória Menezes na Globo, em parceira com Tarcísio Meira. O Casal vinha de grandes sucesso em novelas na Tv Excelsior. Sangue e Areia  é uma trama da Janete Clair, baseada no romance homônimo de Vicente Blasco Ibanêz, mais ainda sob supervisão da dramática autora Glória Magadan. A trama se passava na Espanha e era carregada nas cenas dramáticas. A personagem de Glória no auge da sua loucura por Juan Galhardo, sua paixão vivida pelo Tarcisío Meira,  arranca os próprios olhos como prova de amor  numa das cenas mais exageradas e fakes da história da teledramaturgia nacional.

Ester de O Homem que Deve Morrer (1971)

        Em O Homem que Deve Morrer, Glória Menezes novamente brilhou ao lado do marido Tarcísio Meira, em mais um par romântico inesquecível. Na trama da autora Janete Clair,  Ester era ex-mulher de Otto, personagem do Jardel Filho, mas acaba se envolvendo com Ciro Valdez, o personagem do Tarcísio.

Leila de Espelho Mágico (1977)

        Em 1977, Glória Menezes deu vida na trama de Espelho Mágico, do autor Lauro César Muniz, a atriz Leila Lombardi. A novela tinha uma proposta dramaturga diferente. Pretendia mostrar que os astros da tv não eram tão inalcançáveis assim,  e que eram  pessoas normais com dramas e problemas. O Autor usou algumas das características pessoais dos intérpretes em seus personagens na novela. Assim Glória Menezes vivia ao lado de Tarcísio Meira um casal badalado e  famoso com sucesso em novelas, tal qual eles realmente  eram e ainda são na vida real.  Dentro da trama Leila Lombardi acaba tendo problemas no relacionamento com Diogo Maia (Tarcisio Meira) quando este bate de frente com sua filha Beatriz (Lídia Brondi), que não o aceita como novo relacionamento da mãe.

Jordana de Jogo da Vida (1981)
com PAULO GOULART
        Glória Menezes foi espetacular quando deu vida a protagonista Jordana, da novela Jogo da Vida, que marcou a estreia solo do autor Silvio de Abreu. A personagem era uma mulher batalhadora e simples, mas enriquecia à custa de muito trabalho ao lado do marido. Mesmo rica, Jordana não perde sua essência e não consegue seguir o perfil de luxo do marido, que ao perceber isso lhe abandona depois de 18 anos de casamento por  uma mulher mais jovem e sofisticada. Jordana volta suas origens e para vencer na vida novamente transforma em pensão uma velho casarão que herda de uma senhora amiga. Ao lado do saudoso Gianfrancesco Guarnieri a atriz nos presenteou com grandes momentos na trama.

Júlia Braga de A Próxima Vítima (1995)

        A Militante Júlia Braga foi uma das vítimas  da novela A Próxima Vítima, do autor Silvio de Abreu. Na trama,  uma mulher muito elegante e rica, se engaja na ajuda e recuperação dos favelados que moram ao redor do seu luxuoso prédio. Depois de vários mistérios envolvendo sua volta ao Brasil, para morar com a irmã Helena, vivida pela Natália do Vale, Júlia é assassinada com um tiro a queima roupa. Paralelamente a história dos assassinatos, a personagem de Glória Menezes foi usada em prol de uma campanha de ajuda ao menores abandonados, discutindo esse abandono e conscientizando o telespectador nas alternativas que  poderiam ser usadas para tirá-los de lá.

Zoroastra de O Beijo do Vampiro (2002)

        Em 2002, Glória Menezes integrou o elenco da novela O Beijo do Vampiro, do autor Antônio Calmon, dando vida a personagem Zoroastra. Ela era uma mulher extravagante e tinha alguns poderes mediúnicos que ainda não sabia controlar. Fez par romântico com o personagem do Luiz Gustavo, que era um caça-vampiros, e acabou se tornando  a grande aliada de sua filha Lívia (Flávia Alessandra), na luta contra Bóris, o vampiro vivido por Tarcísio Meira, e que voltara a Maramores para buscar seu filho Zeca (Kayky Brito) criado por ela.

Baronesa Laura (Senhora do Destino – 2004)


com RAUL CORTEZ 

        Outro trabalho impecável da Gloria Menezes foi a  doce e forte Baronesa Laura, da trama de Senhora do Destino, do autor Aguinaldo Silva. Vivendo em um mundo à parte, a Baronesa e o Barão de Bonsucesso , seu marido vivido pelo saudoso Raul Cortez, apesar se serem muito conscientes, faziam muitas excentricidades que só alegram e preocupava  as pessoas ao seu redor. No decorrer da trama Laura descobre que sofre do mal de Alzyemer  e em algumas das crises  de lapso de memória sempre  emociona os telespectadores com tamanha entrega da atriz ao viver o drama da personagem.

Lalinha de Páginas da Vida (2006)



        Outra magistral interpretação  da Glória Menezes foi a Lalinha, que ela viveu em Páginas da Vida, do autor Manoel Carlos. A personagem era uma professora  que se mudou para o interior do Estado ainda muito nova por causa de uma decepção amorosa. Refez a vida ao lado do marido de Tide (Tarcísio Meira) com quem  teve 5 filhos. No decorrer da primeira fase da novela Lalinha Morre, e seu marido realiza  seu grande sonho,  uma escola de artes.  Na trama Glória voltava a contracenar como  par romântico com  Tarcísio Meira.

Violeta de Louco por Elas  (2012 à 2013)



        A Violeta que a Glória Menezes viveu no seriado Louco por Elas, do João Falcão foi uma das grandes surpresas que a atriz nos fez. Dando um show na comédia, a atriz foi o destaque absoluto da série com as tiradas hilárias da personagem que era a Vovó da casa, porém com uma alma de criança. Como reconhecimento e agradecimento pela participação da atriz no seriado, o autor homenageou Glória no episódio que foi ao ar em 12 de março de  2013. Sua carreira na televisão foi relembrada na cena em que Violeta conta seu passado para a neta Theodora (Laura Barreto). A sequência contou com um clipe de imagens inesquecíveis da atriz. Além disso, o cenário da casa foi decorado com fotos antigas de personagens como Ana Preta, de Pai Herói (1979); Roberta, de Guerra dos Sexos (1983); Rosemere, de Brega e Chique (1987); e Laurinha Figueroa, de Rainha da Sucata (1990).
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Pesquisa: memóriaglobo.com, Wikipédia.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

"A Viagem" comemora 30 anos com retorno ao Canal Viva a partir desta segunda-feira

            O  Canal Viva   reapresenta a partir desta segunda-feira (22.04) mais uma reprise da novela  A Viagem , um dos clássicos do horário das sete da  Globo ,  remake da  autora  Ivani Ribeiro ,  que completa 30 anos este mês, exibida originalmente em 1994 e protagonizada por  Christiane Torloni ,  Antônio Fagundes  e  Guilherme Fontes .          A  novela  que  aborda a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Relembre a trama :   Alexandre  ( Guilherme Fontes ) é um  playboy  inconsequente que matou um homem em um assalto. Ao tentar fugir da polícia, é delatado pelo irmão Raul  (Miguel Falabella)  e pelo cunhado Téo ( Mauricio Mattar) . O famoso criminalista Otávio Jordão  (Antônio Fagundes) não aceita defendê-lo nos tribunais, pois a vítima era um amigo pessoal. Para ajudá-lo, Alexandre conta apenas com a irmã mais velha, Diná ( Christiane Torloni ), mulher de Téo, qu

“No Rancho Fundo” traz de volta ao horário das seis o romance e humor regional mesclado com temas importantes

        A nova novela das seis No Rancho Fundo , do Mário Teixeira , já mostrou que é muito mais do que uma continuação de Mar do Sertão . Nesses 3 primeiros capítulos a novela mostrou que   vai falar de termas pertinentes com muito humor e romance regional, que é sempre bem vindo no horário.         Inspirado livremente na peça A Capital Federal , de   autoria   do Artur    Azevedo , a trama   apresentou   paisagens belíssimas, com uma direção de   tirar o fôlego, do Allan Fiterman , com destaque para as cenas do garimpo onde já brilhou de cara, como já era de se esperar   Andrea Beltrão , como   Zefa, a matriarca da família Leonel,   Muito bom ver uma atriz do nível dela em cena totalmente já dona do texto da sua personagem.         Conhecemos um pouco da família protagonista,   além de deixar explícito a força das mulheres dessa   família para sobreviver em um ambiente tão hostil , fomos apresentados   o bom humor de   tirar sarro dos homens que parece não estarem muito a fi