Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Amazônia (1991)


“Viver em dois tempos ao mesmo tempo . . . Romper 100 anos em 1 segundo”
    Esse era o slogan da superprodução que a Rede Manchete lançou em 1991 com o intuito de repetir o grande sucesso de Pantanal (1990), do Benedito Ruy Barbosa.  A trama dos autores Jorge Duran, Denise Bandeira e Regina Bandeira foi um dos projetos mais caros produzidos pela emissora, que na época já estava em crise financeira. Infelizmente a trama de Amazônia que se passava simultaneamente em dois séculos distintos nos anos de 1899 e 1991, não cativou o público e acabou contribuindo muito para o fechamento da emissora em 1999.
Amazônia - 1991/1992

        A novela tinha a proposta de unir dois séculos: o final do XIX e o início do XXI, através da história da Amazônia.
No futuro, a ação é protagonizada por Milla (Cristiana Oliveira), uma jovem jornalista que troca o Rio de Janeiro por Manaus em busca de aventura, e seu envolvimento com Lúcio (Marcos Palmeira), chefe de uma gangue de trambiqueiros do Porto de Manaus, um rapaz que tem visões. Nelas surgem as tramas de 1899, onde a exploração dos seringais amazônicos domina a cena.
Amazônia - parte II - trecho da vinheta - I

É lá que Lúcio se vê como Caio (Marcos Palmeira), filho do todo-poderoso Comendador Mangabeira (Antônio Petrin), e noivo da doce Júlia , filha do comerciante de borracha, Sr. Peçanha (Leonardo Villar), duas famílias enriquecidas pela borracha.
Com a rejeição do público à trama, a Rede Manchete resolveu simplificar os acontecimentos da novela e a partir do capítulo 43 centrou a história apenas no passado abandonando os dois tempos apresentados até então. Mas era tarde demais,   o público não voltou.
Cristiana Oliveira interpretando a Princesa Camille na novela 'Amazonia-Parte ll', em 1992.

Cristiana Oliveira e Marcos Palmeira que protagonizaram à trama , tão logo terminaram Amazônia foram para a Globo  seguir uma carreira marcada de sucessos. Ele voltava à emissora, e reestreou em Renascer (1993), se consagrando como o  João Pedro .  Cristiana Oliveira, sondada desde Pantanal (1990),  foi contratada pela emissora carioca, foi capa da revista Playboy em fevereiro de 1992 e estreou em agosto do mesmo ano como protagonista da novela De Corpo e Alma (1992), da autora Glória Perez.
Logotipo e fragmentos da abertura de AMAZÔNIA (1991)

Jaime Monjardim seria o diretor da novela, mas antes do início da produção o autor abandonou o projeto. A direção de Amazônia ficou com Tizuka Yamazaki e Marcos Schertman.

A  abertura da primeira fase da novela mostrava modernos recursos de computação gráfica e era embalada pela música “Eldorado” do Marcus Viana. A Abertura recebeu vários prêmios na época, mas curiosamente com o início da segunda fase da trama Amazônia – Parte II ,  o vídeo foi substituído.
Amazônia tinha uma temática fadada ao sucesso, tal qual foi Pantanal, mas a narrativa da trama em dois tempos pode ter sido o grande problema da história. A novela perdia a simplicidade  e regionalismo  que Pantanal tanto explorava quando a história voltava para a atualidade.   

Contar uma história em dois tempos é uma estrada de mão dupla. O telespectador pode se perder com  a novidade da narrativa. A Globo já apostou algumas vezes neste tipo de história como em O Casarão (1976) do Lauro César Muniz e mais recentemente em Além do Tempo (2015) da Elizabeth Jhin, ambas marcadas pelo sucesso. Já  no remake de O Rebu, do George Moura e Sérgio Goldenberg, que também tinha uma narrativa inovadora, o sucesso de público não foi alcançado.
Ficha Técnica :
Autores : Denise Bandeira, Jorge Duran e Regina Braga
Direção Geral : Carlos Magalhães, Tizuka Yamazaki, Luis Carlos Magalhães, Marcos Schertmann
Elenco:
MARCOS PALMEIRA – Caio (1899) / Lúcio (1991)
CRISTIANA OLIVEIRA – Camilla (1899) / Milla (1991)
JULIA LEMMERTZ – Maria Luísa
ANTÔNIO PETRIN – Comendador Mangabeira
LEONARDO VILLAR – Sr. Peçanha
RAUL GAZOLLA – Daniel / Lírio Pessoa
HELENA RANALDI – Andréa
PATRÍCIA TRAVASSOS – Francisca
BETINA VIANNY – Françoise
JUSSARA FREIRE – Bárbara
JOSÉ DE ABREU – Marcelo Loureiro / Ryan Molina
TATIANA ISSA – Leninha
MARCÉLIA CARTAXO – Das Dores
LÚCIA ALVES – Maria Rabuda
ROBERTO BOMFIM – Quim
ANSELMO VASCONCELLOS – Ezequiel
RICARDO BLAT – Celestino
MARCELO GALDINO – Tonho
JOSÉ DUMONT – Raimundo
PASCHOAL VILLABOIM – Genival
VICENTE BARCELLOS – Noel Pereira
IVAN DE ALBUQUERQUE – Velho Índio (Pajé Moraicá)
RONEY VILELLA – Uira
ANTÔNIO GONZALEZ – Cacique Criá
JÚLIO BRAGA – Caixi
PAULO ROBERTO – Werner
HENRIQUE TAXMAN – Harry / Dr. Orlando Charcor
MARÍLIA BARBOSA – Olinda / Rosa
HENRIQUE CUCKIERMANN – Nando / Adiba / Regatão
GILSON MOURA – Ratão
TIÃO D’AVILA – Matias
TONICO PEREIRA – Gaspar
ANDERSON MÜLLER – Rudy / Adão
IRACEMA STARLING – Assunção
IZA DO EIRADO – Lolita
GLÁUCIA RODRIGUES – Marlene / Flor
RAFAELA AMADO – Mariana / Aritsé
MARIA SÍLVIA – Rosana
PAULO BARBOSA – Gandô
HAROLDO COSTA – Tinoco
WALDIR ONOFRE – Inocêncio
DAVID HERMAN – Mr. Yale
MARIA DULCE SALDANHA – Pérola
CATARINA ABDALLA – Severina
VERA SETTA – Josefina
MARTA RICHTER – Maria
NELSON PAULINO – Nepomuceno
PAULO VESPÚCIO – Alexandrino
EDMUNDO FÉLIX
e
JARDS MACALÉ – Dorotéo
EDUARDO CONDE – Gustavo Gusmão
RÚBENS CORRÊA – Muru
ANTÔNIO ABUJAMRA – Xerife / Dr. Homero Spinoza
Exibição: 10 de Dezembro de 1991 à 29 de Junho de 1992
Capítulos: 162
Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : redemanchete.net, teledramaturgia.com, Wikipédia.com

Comentários

  1. Boa noite, Evaldiano! Parabéns pela sua matéria sobre a novela AMAZÔNIA! Apesar de ter sido considerada um fracasso na época de exibição e gerar dívidas à emissora, para mim, a história em si foi apaixonante e prendia a minha atenção. Os poderes paranormais do personagem de Marcos Palmeira (Lúcio) faziam com que a história saltasse do futuro (2010) para o passado (1899), bastando Lúcio observar um antigo porta-retrato que furtou de uma loja de antiguidades no centro de Manaus. Permita-me apenas uma correção? Fontes relatam a história futurista como passada em 1991. Porém, o ano de 1991 foi quando AMAZÔNIA foi produzida pela Manchete; o ano em que a história futurista se passava era de fato 2010 (engraçado, há 08 anos atrás), onde vimos figurino e cenário cuidadosamente preparado para ambientar esse período. A novela foi produzida numa época em que os atores estavam no auge de sua vitalidade: a beleza de Cristiana Oliveira, Jussara Freire e Tatiana Issa (sumida das novelas); o vigor de Marcos Palmeira, Raul Gazolla e Anselmo Vasconcelos (que viveu o feroz capataz de Nova Esperança Ezequiel). Além das grandes atuações de Rubens Correia, Antônio Abujamra e Ivan de Albuquerque, dentre outros. Se eu não me engano, foi em Amazônia que Helena Ranaldi estreou na Tv, vivendo Andrea, amante de Lúcio. Bem, vamos esperar se um dia alguma emissora brasileira (SBT ou Band) reprisem esse material, que pra nós, é deveras VALIOSO! Um super abraço e sucesso em 2018... e além!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...