Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Amazônia (1991)


“Viver em dois tempos ao mesmo tempo . . . Romper 100 anos em 1 segundo”
    Esse era o slogan da superprodução que a Rede Manchete lançou em 1991 com o intuito de repetir o grande sucesso de Pantanal (1990), do Benedito Ruy Barbosa.  A trama dos autores Jorge Duran, Denise Bandeira e Regina Bandeira foi um dos projetos mais caros produzidos pela emissora, que na época já estava em crise financeira. Infelizmente a trama de Amazônia que se passava simultaneamente em dois séculos distintos nos anos de 1899 e 1991, não cativou o público e acabou contribuindo muito para o fechamento da emissora em 1999.
Amazônia - 1991/1992

        A novela tinha a proposta de unir dois séculos: o final do XIX e o início do XXI, através da história da Amazônia.
No futuro, a ação é protagonizada por Milla (Cristiana Oliveira), uma jovem jornalista que troca o Rio de Janeiro por Manaus em busca de aventura, e seu envolvimento com Lúcio (Marcos Palmeira), chefe de uma gangue de trambiqueiros do Porto de Manaus, um rapaz que tem visões. Nelas surgem as tramas de 1899, onde a exploração dos seringais amazônicos domina a cena.
Amazônia - parte II - trecho da vinheta - I

É lá que Lúcio se vê como Caio (Marcos Palmeira), filho do todo-poderoso Comendador Mangabeira (Antônio Petrin), e noivo da doce Júlia , filha do comerciante de borracha, Sr. Peçanha (Leonardo Villar), duas famílias enriquecidas pela borracha.
Com a rejeição do público à trama, a Rede Manchete resolveu simplificar os acontecimentos da novela e a partir do capítulo 43 centrou a história apenas no passado abandonando os dois tempos apresentados até então. Mas era tarde demais,   o público não voltou.
Cristiana Oliveira interpretando a Princesa Camille na novela 'Amazonia-Parte ll', em 1992.

Cristiana Oliveira e Marcos Palmeira que protagonizaram à trama , tão logo terminaram Amazônia foram para a Globo  seguir uma carreira marcada de sucessos. Ele voltava à emissora, e reestreou em Renascer (1993), se consagrando como o  João Pedro .  Cristiana Oliveira, sondada desde Pantanal (1990),  foi contratada pela emissora carioca, foi capa da revista Playboy em fevereiro de 1992 e estreou em agosto do mesmo ano como protagonista da novela De Corpo e Alma (1992), da autora Glória Perez.
Logotipo e fragmentos da abertura de AMAZÔNIA (1991)

Jaime Monjardim seria o diretor da novela, mas antes do início da produção o autor abandonou o projeto. A direção de Amazônia ficou com Tizuka Yamazaki e Marcos Schertman.

A  abertura da primeira fase da novela mostrava modernos recursos de computação gráfica e era embalada pela música “Eldorado” do Marcus Viana. A Abertura recebeu vários prêmios na época, mas curiosamente com o início da segunda fase da trama Amazônia – Parte II ,  o vídeo foi substituído.
Amazônia tinha uma temática fadada ao sucesso, tal qual foi Pantanal, mas a narrativa da trama em dois tempos pode ter sido o grande problema da história. A novela perdia a simplicidade  e regionalismo  que Pantanal tanto explorava quando a história voltava para a atualidade.   

Contar uma história em dois tempos é uma estrada de mão dupla. O telespectador pode se perder com  a novidade da narrativa. A Globo já apostou algumas vezes neste tipo de história como em O Casarão (1976) do Lauro César Muniz e mais recentemente em Além do Tempo (2015) da Elizabeth Jhin, ambas marcadas pelo sucesso. Já  no remake de O Rebu, do George Moura e Sérgio Goldenberg, que também tinha uma narrativa inovadora, o sucesso de público não foi alcançado.
Ficha Técnica :
Autores : Denise Bandeira, Jorge Duran e Regina Braga
Direção Geral : Carlos Magalhães, Tizuka Yamazaki, Luis Carlos Magalhães, Marcos Schertmann
Elenco:
MARCOS PALMEIRA – Caio (1899) / Lúcio (1991)
CRISTIANA OLIVEIRA – Camilla (1899) / Milla (1991)
JULIA LEMMERTZ – Maria Luísa
ANTÔNIO PETRIN – Comendador Mangabeira
LEONARDO VILLAR – Sr. Peçanha
RAUL GAZOLLA – Daniel / Lírio Pessoa
HELENA RANALDI – Andréa
PATRÍCIA TRAVASSOS – Francisca
BETINA VIANNY – Françoise
JUSSARA FREIRE – Bárbara
JOSÉ DE ABREU – Marcelo Loureiro / Ryan Molina
TATIANA ISSA – Leninha
MARCÉLIA CARTAXO – Das Dores
LÚCIA ALVES – Maria Rabuda
ROBERTO BOMFIM – Quim
ANSELMO VASCONCELLOS – Ezequiel
RICARDO BLAT – Celestino
MARCELO GALDINO – Tonho
JOSÉ DUMONT – Raimundo
PASCHOAL VILLABOIM – Genival
VICENTE BARCELLOS – Noel Pereira
IVAN DE ALBUQUERQUE – Velho Índio (Pajé Moraicá)
RONEY VILELLA – Uira
ANTÔNIO GONZALEZ – Cacique Criá
JÚLIO BRAGA – Caixi
PAULO ROBERTO – Werner
HENRIQUE TAXMAN – Harry / Dr. Orlando Charcor
MARÍLIA BARBOSA – Olinda / Rosa
HENRIQUE CUCKIERMANN – Nando / Adiba / Regatão
GILSON MOURA – Ratão
TIÃO D’AVILA – Matias
TONICO PEREIRA – Gaspar
ANDERSON MÜLLER – Rudy / Adão
IRACEMA STARLING – Assunção
IZA DO EIRADO – Lolita
GLÁUCIA RODRIGUES – Marlene / Flor
RAFAELA AMADO – Mariana / Aritsé
MARIA SÍLVIA – Rosana
PAULO BARBOSA – Gandô
HAROLDO COSTA – Tinoco
WALDIR ONOFRE – Inocêncio
DAVID HERMAN – Mr. Yale
MARIA DULCE SALDANHA – Pérola
CATARINA ABDALLA – Severina
VERA SETTA – Josefina
MARTA RICHTER – Maria
NELSON PAULINO – Nepomuceno
PAULO VESPÚCIO – Alexandrino
EDMUNDO FÉLIX
e
JARDS MACALÉ – Dorotéo
EDUARDO CONDE – Gustavo Gusmão
RÚBENS CORRÊA – Muru
ANTÔNIO ABUJAMRA – Xerife / Dr. Homero Spinoza
Exibição: 10 de Dezembro de 1991 à 29 de Junho de 1992
Capítulos: 162
Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : redemanchete.net, teledramaturgia.com, Wikipédia.com

Comentários

  1. Boa noite, Evaldiano! Parabéns pela sua matéria sobre a novela AMAZÔNIA! Apesar de ter sido considerada um fracasso na época de exibição e gerar dívidas à emissora, para mim, a história em si foi apaixonante e prendia a minha atenção. Os poderes paranormais do personagem de Marcos Palmeira (Lúcio) faziam com que a história saltasse do futuro (2010) para o passado (1899), bastando Lúcio observar um antigo porta-retrato que furtou de uma loja de antiguidades no centro de Manaus. Permita-me apenas uma correção? Fontes relatam a história futurista como passada em 1991. Porém, o ano de 1991 foi quando AMAZÔNIA foi produzida pela Manchete; o ano em que a história futurista se passava era de fato 2010 (engraçado, há 08 anos atrás), onde vimos figurino e cenário cuidadosamente preparado para ambientar esse período. A novela foi produzida numa época em que os atores estavam no auge de sua vitalidade: a beleza de Cristiana Oliveira, Jussara Freire e Tatiana Issa (sumida das novelas); o vigor de Marcos Palmeira, Raul Gazolla e Anselmo Vasconcelos (que viveu o feroz capataz de Nova Esperança Ezequiel). Além das grandes atuações de Rubens Correia, Antônio Abujamra e Ivan de Albuquerque, dentre outros. Se eu não me engano, foi em Amazônia que Helena Ranaldi estreou na Tv, vivendo Andrea, amante de Lúcio. Bem, vamos esperar se um dia alguma emissora brasileira (SBT ou Band) reprisem esse material, que pra nós, é deveras VALIOSO! Um super abraço e sucesso em 2018... e além!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

E10blog - Melhores do Ano 2025 – Resultado

Melhor Novela 1ª. Lugar   - Três Graças   2º. Lugar   - Garota do Momento 3º. Lugar   - Vale Tudo   Resultado Geral   Melhor   Série   1º.   Lugar   - Os Outros   - 2ª. Temporada     2º. Lugar   - Encantado´s   - 2ª.   Temporada 3º. Lugar   - Henga Hits – 2ª. Temporada   Resultado Geral     Ator de   Série 1º.Lugar – Sérgio Guizé   com Paulo   de Os Outros   - Segunda Temporada     2º. Lugar   - Eduardo Sterblitch como Sérgio de   Os   Outros – Segunda temporada 3º. Lugar – Guilherme Berenger como Jó em A Vida de Jó   Resultado Geral:     Atriz de Série 1º.   Lugar   - Adriana Esteve s como Cibele de Os Outros   - Segunda Temporada   2º. Lugar   - Leticia Colin como Raquel de   Os Outros – Segunda Temporada 3o. Lugar ...

Novelas Inesquecíveis - Padre Tião (1965)

60 Anos   da trama Moysés Weltman , baseada em  “ O Pequeno Mundo de Dom Camilo ” , de Giovanni Guareshi         A história acompanhava as confusões e dificuldades vividas por um padre bem-humorado em uma pequena cidade do interior. A novela era uma adaptação de O Pequeno Mundo de Dom Camilo , obra do escritor italiano Giovanni Guareschi , que já havia ganhado uma versão na TV Tupi de São Paulo, em 1958, com Otelo Zeloni interpretando o protagonista, Dom Camilo. Na adaptação da Globo , escrita por Moysés Weltman ,   o personagem principal passou a se chamar Padre Tião, papel vivido por Ítalo Rossi . Anos depois, Otelo Zeloni voltou a dar vida ao personagem no seriado Dom Camilo e os Cabeludos , exibido pela TV Tupi em 1972. Produzida pela Globo de São Paulo, Padre Tião foi exibida inicialmente às 19h no Rio de Janeiro e, posteriormente, transferida para o horário das 13h30, segundo o site Memória Globo . Marília Pêra e Gr...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

“Apocalipse” - Conheça a nova trama da RecordTv que estreia nesta terça-feira

A produção da mesma autora de Os  Dez Mandamentos e irá retratar o final dos tempos         Nesta terça (21.11) ,  estreia a nova novela bíblica da RecordTv.   Apocalipse , escrita pela autora Vivian de Oliveira (a mesma de Os Dez Mandamentos )  promete inovar.  Primeiro por ser a primeira trama bíblica contemporânea – a novela se inicia na década de 80, passa pela de 90 e chega ao dias atuais a partir da sua segunda semana, porém nem assim deixará de abordar passagens e personagens retratados na bíblia  como dilúvios e tsunamis, o mal, a besta fera e o diabo.  Além do livro O Apocalipse , a autora se inspirou também no Velho Testamento e alguns livro do Novo Testamento da bíblia.         A trama se inicia em 1987,  com um tsunami  num resort na Ásia  que provoca a morte dos pais dos irmãos judeus Alan (Maurício Pitanga) e Uri Gudman (Phelipe Gomes), n...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...