Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Malu Mader


        Malu Mader prestes a completar 50 anos, estreia hoje mais uma personagem na tv. A atriz vai reviver na trama de Haja Coração, inspirada no sucesso Sassaricando  (1987), do autor Sílvio de Abreu, a personagem Rebeca, vivida pela Tônia Carrero na primeira versão.
        Em 1982, inscreveu-se no curso para atores do Teatro Tablado, dirigido por Maria Clara Machado, e teve como professora a atriz Louise Cardoso. No final do ano, fez sua primeira encenação ao participar da montagem de Os Doze Trabalhos de Hércules, do Monteiro Lobato. Através desse trabalho, chamou a atenção do diretor Dennis Carvalho, que assistiu a peça, e a convidou para viver Dóris Cantomaia, na novela Eu Prometo ( 1983 ) da Janete Clair.  Assim , aos 16 anos, em 1983, Malu estreou na TV Globo, sendo a única emissora de televisão aberta para a qual presta trabalhos até os dias atuais.
          É casada desde 1990 com o músico, apresentador e escritor Tony Bellotto, que integra o conjunto de rock Titãs. Malu e Bellotto terminaram os respectivos casamentos – o de Malu, com o ator Taumaturgo Ferreira com quem na época dividia os palcos na peça teatral Dores de Amores, e as gravações da novela Top Model.
           Quando o marido começou a escrever romances policiais, Malu logo alimentou o desejo de levar o livro de estréia, Bellini e a Esfinge, para o cinema, o que aconteceu em 2001. Malu participou do filme, não só como atriz, mas também como co-produtora. Além de ter trabalhado no lançamento e na distribuição. E ainda dedica-se à redação do programa Afinando a Língua, onde o marido era  apresentador no canal Futura.
       
        Em 2014, Malu Mader supreendeu o público ao entrar com assistente de direção da novela O Rebu, dos autores George Moura e Sérgio Gondenberg. Piporam  notícias de que a atriz estava abandonando a frente da tv para se dedicar aos bastidores, o que seria um grande desperdício. Felizmente foram só especulações.
        Malu Mader tem uma das carreiras mais sólidas na tv, com uma séquencia de protagonistas quase que ininterrupta durante toda a década de 80 e 90. São essas belas e inesquecíveis personagens que vamos relembrar no post de hoje homenagendo sua  volta muito esperada à tv.
        Durante o post vamos ver que a atriz é a preferida do autor Gilberto Braga ,  a que mais  interpretou prostitutas na tv,  entre outras curiosidades sobre a carreira desse mito de beleza e talento da teledramaturgia nacional chamado Malu Mader.

Lurdinha de Anos Dourados (1986)
com FELIPE CAMARGO
        Malu Mader havia estreado em Eu Prometo (1983) , feito uma participação em Corpo a Corpo (1984) do Gilberto Braga e se destacou entre o público jovem quando viveu a Valkíria na primeira versão de Ti Ti Ti (1985) do autor Cassiano Gabus Mendes.  O destaque  na trama do Cassiano  rendeu  a Malu sua primeira protagonista : A Lurdinha da minissérie  Anos Dourados. O trabalho da ainda muito jovem Malu foi um dos grandes destaques da primorosa produção da minissérie e marcava uma parceria de sucesso com  Gilberto Braga. Essa parceria ainda renderia  muitos outros bons momentos que veremos no decorrer do post.

Glorinha da Abolição de O Outro (1987)

        Sua primeira protagonista em novelas foi a Glorinha da Abolição de O Outro , trama do autor Aguinaldo Silva. Na novela,  Malu Mader mostrou uma versatilidade de atrizes veteranas ao dar vida a hippie e ex-menina de rua, se desvencilhando da reprimida e contida Lurdinha de Anos Dourados. A atriz brilhou de igual para igual com astros do quilate de Francisco Cuoco, Arlete Salles  e Natália do Valle entre outros.

Cláudia de Fera Radical (1988)

        Fera Radical,  novela do autor Walther Negrão, remake de Cavalo de Aço , trama também do autor no ar em 1973,  trouxe Malu Mader em mais uma protagonista. A Cláudia  não era uma mocinha convencional, inicialmente voltava a sua cidade natal em busca de vingança e tinha uma personalidade dúbia. No decorrer da trama ela consegue o afeto de Altino (Paulo Goulart), quem  acreditava ser o responsável pelo massacre ocorrido  com a sua família e o ódio de Joana (Yara Amaral) , esposa de Altino e a verdadeira responsável pela morte chacina. Na trama Malu esbanjou beleza e sensualidade em cima de uma moto, principal veículo de transporte da personagem, e em  cavalos , já que a trama tinha uma pegada rural.

Duda de Top Model (1989)

        Muito antes da Eliza de Totalmente Demais, a Globo já havia apresentado a menina pobre que se transforma em grande modelo.   No auge da sua beleza , Malu Mader foi a estrela da novela Top Model, dos autores Walther Negrão e Antônio Calmon.  O  mundo das top model´s começava a se firmar no Brasil  e a novela mostrou todo o glamour e drama que cercava a profissão. O Então casal Malu e Taumaturgo Ferreira conquistou o Brasil com o amor de Duda e Lucas. Até  hoje não consigo ouvir “Oceano”, do Djavan, tema do casal, e não lembra-los.

Márcia de O Dono do Mundo (1991)

        A trilha de protagonista da Malu continuou com a Márcia de O Dono do Mundo, do autor Gilberto Braga, diga-se de passagem, a personagem mais complicada e difícil vivida pela atriz. Curiosamente o público rejeitou a doce Márcia e em contrapartida se apegou a Tais, a prostituta vivida pela estreante Letícia Sabatella. Em plena década de 90 ficou difícil engolir a ingenuidade da Márcia, em se deixar seduzir em plena lua de mel pelo mau-caráter Felipe Barreto (Antônio Fagundes), e o autor teve que dar uma chocoalhada no perfil da Márcia para que ela pudesse brilhar com protagonista. A Tais da Letícia Sabatella continuou sendo o grande destaque da novela, e a Malu foi impecável na pele da Márcia, mesmo com  toda a dificuldade para encontrar o ponto certo da personagem.  No final, já depois da Márcia ter se transformado numa mulher madura e nem um pouco mais ingênua, o público aplaudiu e acolheu a personagem. Porém o Gilberto, vingativo como ele só, fez a Márcia ser enganada novamente pelo vilão no penúltimo capítulo da trama, tal qual no início. O puro sabor da vingança!

Maria Lúcia de Anos Rebeldes (1992)

        A individualista Maria Lúcia, foi mais uma personagem criada por Gilberto Braga e interpretada com maestria pela Malu Mader.  Ela era a mocinha da minissérie, mas ao mesmo tempo contratava com o perfil  do seu par , o militante e idealista João Alfredo, personagem do Cássio Gabus Mendes. A minissérie contava essa história de amor tendo a luta contra a ditadura militar dos anos de chumbo como pano de fundo.

Wanda de O Mapa da Mina (1993)

        Em 1993, Malu Mader surpreendeu o público ao interpretar a sensual cômica Wanda, da trama  de O Mapa da Mina , última novela do autor Cassiano Gabus Mendes. A Wanda fugia aos padrões das personagens anteriores vividas pela atriz , e com essa mudança  foi um dos destaques da novela. Malu Mader havia sido escalada para viver a personagem Elisa, a freira que tinha a tatuagem do mapa da mina no bumbum. A própria atriz pediu para trocar de personagem, pois queria essa mudança de perfil de personagens para o seu currículo. Foi um grande acerto. A Elisa acabou ficando com a atriz Carla Marins.

Diana de A Justiceira (1997)

        Outra personagem bem diferente interpretada pela Malu foi a ex-policial Diana do seriado A Justiceira, projeto do diretor Daniel Filho. Na trama, a personagem perdia o filho para uma organização criminosa e se alia à um grupo secreto de combate ao crime para tentar descobrir o paradeiro dele. Malu Mader foi espetacular  nas cenas de emoção e ação que recheavam o seriado. Uma pena que a gravidez da atriz tenha encurtado o seriado. Inicialmente ele teria 32 episódios, mas acabou tendo apenas 12.

Paula Lee de Labirinto (1998)

        Em 1998, Malu Mader viveu na trama da minissérie Labirinto, do autor Gilberto Braga, a inteligente e articulada prostituta Paula Lee. No auge da sua beleza, Malu foi o destaque absoluto da minissérie com uma intepretação impecável. Sua dobradinha com Fábio Assumpção rendeu momentos memoráveis a produção.

Ester de Força de Um Desejo  (1999)

        A bela Ester Delamare, de Força de Um Desejo  foi outra prostituta vivida pela Malu Mader na Tv. Ester na verdade era uma cortesã  do século XIX  e mais uma personagem criada por Gilberto Braga para a atriz. Considero Força de Um Desejo a melhor novela do autor, uma trama se apresentada no horário nobre teria sido uma fenômeno em termos de sucesso e audiência. A personagem da Malu não ficou abaixo disso. Foi espetacular e brilhou em cenas inesquecíveis em parceria novamente com Fábio Assumpção, Reginaldo Faria e Nathália Timberg.  Na trama Ester se dividia entre a gratidão pelo Barão Sobral e amor que sentia pelo filho deste,  Inácio.

Maria Clara Diniz de Celebridade (2003)


        Em 2003, Malu Mader comemorou seus 20 anos de carreira com a personagem Maria Clara Diniz, a promoter de Celebridade , do Gilberto Braga, escrita especialmente para a atriz como  um presente do autor que  havia lhe  proporcionado muitas das suas melhores personagens na tv.  A Maria Clara foi perfeita e a Malu Mader não poderia ter comemorado esses 20 anos de melhor maneira. À Trama foi o grande sucesso do ano e ao lado de parceiros como Fábio Assumpção e Cláudia Abreu que viviam os vilões e inimigos da Maria Clara, a atriz nos presenteou com cenas antológicas. Destaque para a surra que Maria Clara dá na cachorra Laura, depois que descobre tudo que ela havia feito para lhe prejudicar.

Rosemere de Sangue Bom (2013)


        Em Sangue Bom, trama da autora Maria Adelaide Amaral, Malu Mader deu vida a simplória Rosemere, uma mãe solteira  e ex-prostituta que batalhava para criar o filho sozinha. A personagem começou pequena na trama, mas acabou se tornando um dos pilates de Sangue Bom com os entrechos criados pela autora. Rosemere teve que enfrentar o preconceito dos que sabiam do seu passado, batalhar para realizar o sonho de ser dançarino do filho e ainda tentar entender e aceitar a opção sexual deste, quando ele se descobre homossexual. Na trama Malu e Felipe Camargo viveram par romântico.  O casal se reencontrava  23 anos depois de Anos Dourados (1986), minissérie do Gilberto Braga que os levou ao estrelato.


Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : teledramaturgia.com, memóriaglobo.com , Wikipédia.com 

Comentários

  1. Malu é um ícone, uma mistura de talento, beleza, inteligência, elegância e discrição que o tempo só aprimorou. Construiu uma das carreiras mais sólidas do mundo artístico. A trinca Glorinha da Abolição-Cláudia-Duda Pinheiro é de arrepiar e arrasar quarteirão.

    ResponderExcluir
  2. Malu Mader é um fenomeno, pois, mesmo quando está afastada da tv, permanece no imaginário do povo Brasileiro, bem como dito acima, por conta dos muitos trabalhos nos anos 80 e 90. Me recordo que, aos 19/20 anos, já era um ícone, uma estrela para os jovens da época. Lamento os papéis pequenos que pegou após Celebridades, porém, acredito que foi uma escolha da atriz, que sempre optou pela descrição, vida familiar preservada. Sou um dos seus maiores fãs. Já a encontrei umas quatro vezes e em todas foi simpática, solicita. Ela enche os nossos olhos!

    ResponderExcluir
  3. Malu Mader é um fenomeno, pois, mesmo quando está afastada da tv, permanece no imaginário do povo Brasileiro, bem como dito acima, por conta dos muitos trabalhos nos anos 80 e 90. Me recordo que, aos 19/20 anos, já era um ícone, uma estrela para os jovens da época. Lamento os papéis pequenos que pegou após Celebridades, porém, acredito que foi uma escolha da atriz, que sempre optou pela descrição, vida familiar preservada. Sou um dos seus maiores fãs. Já a encontrei umas quatro vezes e em todas foi simpática, solicita. Ela enche os nossos olhos!

    ResponderExcluir
  4. Malu Mader é um fenomeno, pois, mesmo quando está afastada da tv, permanece no imaginário do povo Brasileiro, bem como dito acima, por conta dos muitos trabalhos nos anos 80 e 90. Me recordo que, aos 19/20 anos, já era um ícone, uma estrela para os jovens da época. Lamento os papéis pequenos que pegou após Celebridades, porém, acredito que foi uma escolha da atriz, que sempre optou pela descrição, vida familiar preservada. Sou um dos seus maiores fãs. Já a encontrei umas quatro vezes e em todas foi simpática, solicita. Ela enche os nossos olhos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...