Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Abertura das novelas da autora Ivani Ribeiro


        Ivani Ribeiro foi uma das autoras mais ativas nas décadas de 70,  80 e 90. Passou por várias emissoras e tem em seu currículo novelas que ajudaram a alicerçar a teledramaturgia nacional.
        Seus remakes dos anos  80 e 90 (A Gata Comeu , A Viagem e Mulheres de Areia entre outras) são consideradas as melhores novelas  de suas épocas.
        Para continuar com as homenagens iniciadas com o post do link anexo, vou falar no de  hoje sobre as aberturas de 12 clássicos  que saíram da imaginação e talento para escrever da Ivani Ribeiro.

Aritana (1978)



        Em 1978, Ivani Ribeiro inovou ao apresentar como tema principal de uma novela a causa indígena, e transformou um dos principais galãs da época , Carlos Alberto Ricelli em um índio quase nato. A trama ganhou o troféu da APCA como melhor tema de novela daquele ano e Carlos Alberto Ricelli juntamente com Jayme Barcellos o de melhores atores. A abertura da novela,  que foi apresentada pela Rede Tupi , mostrava através de um filtro amarelo algumas imagens da trama ao som da música “Krahô” gravada especialmente para a novela por Marlui Miranda.
         
A Deusa  Vencida (1980)



        A Deusa Vencida foi o  remake do grande sucesso que a Ivani escreveu em 1965 na Tv Excelsior. Elaine Cristina, que viveu a protagonista  desta versão apresentada pela Rede Bandeirantes,  foi o grande destaque e sem dúvidas seu melhor momento na tv.
        A Abertura da novela apresentava a protagonista vista de longe passeando por um belo bosque ao som de “Balada para uma Deusa Menina” na voz do cantor Paulo Ildefonso.

Cavalo Amarelo  (1980)



        Novamente Ivani Ribeiro conseguiu prender um público cativo com uma novela leve e despretensiosa. Cavalo Amarelo explorou ao máximo o humor de Dercy Gonçalves que vivia a protagonista.  Dercy Gonçalves ganhou o prêmio de melhor atriz do ano de 1980 da APCA, juntamente com Tônia Carrero por Água Viva (1980) e Regina Duarte  por Malu Mulher (1979). O Sucesso da personagem da Dercy foi tão grande que a trama ganhou uma continuação tendo a atriz também como protagonista, Dulcinéia Vai em Guerra (1981).
        A Abertura de Cavalo Amarelo foi simples. Apenas um fundo azul com rabisco que formavam a imagem do cavalo do logotipo da trama. Kleitor e Kledir cantaram o tema de abertura “Roda da Fortuna”.

Meu Pé de Laranja Lima (1980)



        Remake da mesma novela que Ivani escreveu para a Rede Tupi em 1970. Nesta versão, Alexandre Raymundo e Dionízio Azevedo viveram o menino Zezé e o velho Portuga, respectivamente. A novela apesar de mais curta que a original também foi marcada pelo sucesso. Inclusive a própria Bandeirantes produziu  a terceira versão da trama em 1999, escrita pala Ana Maria Moretzsonh, com Caio Romei e Gianfrancesco Guarnieri nos papéis principais.
        Na abertura ao som de “Num dia de Sol” na voz da Nana Chaves vários desenhos eram apresentados levando o telespectador para o mundo lúdico de Zezé.

Final Feliz  (1982)



        Final Feliz marcou a estreia de Ivani Ribeiro na Globo depois dos vários sucessos em todas as outras emissoras do país. A Trama é a única inédita escrita pela autora. Depois de Final Feliz,  todas as outras que viriam foram  remakes e adaptações de  seus sucessos anteriores. A autora  não mostrou nada de novo na trama, apenas os mesmos ingredientes que marcaram suas novelas  em outras emissoras. Mas  foi exatamente essa fórmula que transformou a novela em seu primeiro sucesso na casa, consagrando de vez sua carreira. As belas paisagens do Ceará e Pernambuco apresentadas na novela, o que era uma novidade na época, fugindo do eixo Rio –São Paulo, também ajudaram a alavancar esse sucesso.
        A Abertura de Final Feliz é uma das sempre citadas entre as melhores e mais criativas  apresentadas pela Globo. Idealizada pelo designer Hans Donner e sua equipe, teve produção cuidadosa. Imagens de beijos e bofetadas que ficaram famosas na história do cinema – como em ...E o Vento Levou (Victor Fleming /1939) e Casablanca (Michael Curtiz/1942) – eram exibidas em sequência rápida, com atores conhecidos, como Rodolfo Valentino, Marilyn Monroe e Clark Gable. Ao final, numa montagem, as mesmas estrelas do cinema apareciam caracterizadas e assistindo às cenas, numa fictícia plateia de cinema. A direção da abertura foi de Roberto Cardim, e a música-tema era “Flagra”, de Rita Lee.
 



        Em 1984, Ivani Ribeiro  pegou a espinha dorsal de Camomila e Bem-me-Quer (1972), que ela apresentou na Tupi, trocou alguns nomes e apresentou Amor com Amor se Paga. A trama consagrou Ary Fontoura no papel do Seu Nonô Correa, que teve inspiração em O Avarento, do Moliére.  O personagem fez tanto sucesso que até hoje é sinônimo de pessoa avarenta e econômica.  De carona no sucesso do seu Nonô, também vale destacar a Frosina, a inesquecível personagem vivida pela Berta Loran. A dupla cômica formada por ela e Ary por si só já fazia a trama valer a pena.
        Na abertura ao som de “Levantar o Astral” da Banda Santa Cruz,  mostrava várias imagens e objetos em forma de coração que  formava o logotipo da trama.

A Gata Comeu (1985)



        A Gata Comeu,  remake da trama A Barba Azul (1974),  que autora havia escrito na Tupi, é considerada um clássico da autora. Hoje mais de 30 anos depois a novela e considerada cult e não tem quem não tenha se apaixonado pela história de Jô e Fábio, os personagens da Christiane Torloni e do Nuno Leal Maia, ou pelo Clube dos Curumins. A trama está sendo reprisada atualmente pelo Canal Viva e foi  um dos títulos mais pedidos desde a inauguração do canal. A trama  foi a primeira novela a ser reprisada duas vezes no Vale a Pena a Ver de Novo, em 1989 e 2001. Inclusive a segunda reprise foi uma tentativa de alavancar a audiência do horário  derrubada com a reprise de episódios do Você Decide, apresentados pela Susana Werner.  A Trama  é um dos clássicos dos anos 80 apresentados no horário das seis.
 A Abertura som de “Comeu” da banda Magazine mostrava as aventuras de uma gata  se desvencilhando de vários  obstáculos. 

Hipertensão  (1986)



        O Mote central de Hipertensão era  o da novela Nossa Filha Gabriela, que a autora escreveu para a Tupi em 1971. Em Hipertensão, a Gabriela vivida pela Eva Wilma na versão da Tupi, ganhou o nome de Carina e foi vivida pela Maria Zilda. A personagem é uma das mais marcantes da carreira da atriz. Cláudio Corrêa e Castro voltou a interpretar o mesmo personagem que havia feito em Nossa Filha Gabriela: o metódico e autoritário Napoleão, um dos velhinhos da trama.
           Os outros velhinhos, Candinho (Paulo Gracindo) e Romeu (Ary Fontoura), foram interpretados na novela original por Ivan Mesquita e Abrahão Farc, respectivamente. Fafy Siqueira deu vida na trama a fofoqueira Fifi, que vivia na janela fazendo fofocas da vizinhança. A Personagem fez tanto sucesso, que a partir de então Fifi passou a ser sinônimo de pessoas que gostam de fazer fofocas e intrigas.
        Outro ponto da trama que chamava atenção era sua abertura. Ao som de “Gosto do Prazer” da orquestra Cor do Som com participação especial do Gilberto Gil, um caminhão de teatro mambembe cortava uma pequena   cidade espalhando brilho e cor por onde passava,  simbolizando a alegria que o espetáculo traria  à cidade que lhe recebia. 




        Em 1989, a Globo lançou no horário das seis,  o remake de um dos grandes sucessos de Ivani Ribeiro na Tupi. Baseado na trama de O Terceiro Pecado (1968), O Sexo dos Anjos contou a história de Isabela (Isabela Garcia), uma moça predestinada a ser levada pelo Anjo da Morte (Bia Seidl) se cometesse três pecados. A Trama foi mais uma das charmosas novelas das seis apresentadas na década de 80, e teve além de Isabela Garcia,  Bia Seidl, Felipe Camargo, Silvia Buarque,  Marcos Frota e Normal Bengell como protagonistas. 
No vídeo de abertura,  convidados de uma festa se defendiam de uma flecha de cupido, que no final acaba acertando o “bumbum” do próprio cupido que a lançou. A Música tema  foi  “Matinê no Rian” do João Penca e seus Miquinhos Amestrados com uma participação especialíssima da Paula Toller, vocalista do Kid Abelha. A música  virou hit nas rádios no final da década de 80. 



   
        Um dos remakes de maior sucesso já apresentados pela Rede Globo , Mulheres de Areia da autora Ivani Ribeiro , é aquele tipo de novela atemporal, tanto que sua reprise no “Vale a Pena Ver  de Novo” em 2011  quase 20 anos depois de sua exibição original , foi um dos últimos  sucessos da sessão vespertina. A novela também fez bonito na sua reprise recém-terminada em outubro último no Canal Viva.
        Na abertura da trama,  Mônica Carvalho , naquela época ainda modelo,  aparece nua   jogando na tela areia e água  enquanto apresenta sua plástica perfeita em pleno horário das seis. Era o ano de 1993. Quando reprisada em 2011, a abertura foi reeditada de modo que  cobrisse  a nudez da modelo, considerada “imprópria” para  os atuais padrões morais. A Música que embalava a abertura , “Sexy Iemanja”,  interpretada por Pepeu Gomes ,  foi um dos grandes sucessos da década de 90. A Música pois o cantor nas paradas de sucessos novamente e na época da  reprise ,  aqui no Ceará chegou até ser gravada em ritmo de Forró.

A Viagem (1994)



               “Há tanto tempo que eu deixei você . . .”  bastava ouvir essa frase que já sabia que ia começar mais um capítulo da novela A Viagem, remake da autora Ivani Ribeiro , no ar pela Globo em 1994.  A Trama que  contava a história da vida após a morte de acordo com a doutrina de Alan Kardec, foi outro grande sucesso da autora  que com a segunda reprise de da trama em 2006 no Vale a Pena Ver de Novo, passou a se a única autora que teve três novelas reprisadas duas vezes na sessão.
       A Abertura  tinha como tema a música homônima do grupo Roupa Nova  e  trazia belas imagens de paisagens que se desfiguravam no ar em uma imagem abstrata azulada  representando o céu, destino da viagem de todos os mortos da trama.

Quem é Você (1996)



        Quem é Você foi a última novela de Ivani Ribeiro. A autora chegou a escrever todo o argumento da trama antes de falecer em 1995. Ficou a cargo de Solange Castro Neves escrevê-la   que  inicialmente tinha como título  “Caminhos dos Ventos”.
        A Novela não chegou a despertar o interesse do público, e teve uma baixa audiência. Destaque mesmo só para a perfeita composição das protagonistas vividas pelas atrizes Elizabeth Savalla e Cássia Kiss Magro
        A Abertura da trama foi muito elogiada por sua beleza.  Homens e mulheres  com máscaras tradicionais do carnaval de Veneza dançavam ao som de “Noite dos Mascarados” sucesso do Chico Buarque na voz de Emilio Santiago.  O Vídeo já deixava o telespectador familiarizado  com a principal trama da novela, que tinha início em um carnaval de Veneza anos antes. 

Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Vídeo : You Tube 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

“Cordel Encantado” estreia nesta segunda no Globoplay Novelas substituindo “Além do Tempo”

        A novela Cordel Encantado será reprisada no canal Globoplay Novelas (ex-C anal Viva) . Exibida originalmente em 2011, na faixa das 18h da Globo , a trama volta ao ar nesta segunda-feira,   15 de dezembro, substituindo a reapresentação de Além do Temp o (2015).         Os capítulos serão exibidos no Globoplay Novelas de segunda a sábado, às 20h05, e com maratona aos domingos a partir de 11h.           Cordel Encantado , trama das autoras  T helma Guedes e Duca Rachid     é uma fábula sobre dois universos distintos: o encantamento da realeza europeia e as lendas heróicas do sertão brasileiro. A união desses mundos é representada pelo romance de Açucena ( Bianca Bin ), uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu. E Jesuíno ( Cauã Reymond) , um jovem sertanejo que desconhece s...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

“Apocalipse” - Conheça a nova trama da RecordTv que estreia nesta terça-feira

A produção da mesma autora de Os  Dez Mandamentos e irá retratar o final dos tempos         Nesta terça (21.11) ,  estreia a nova novela bíblica da RecordTv.   Apocalipse , escrita pela autora Vivian de Oliveira (a mesma de Os Dez Mandamentos )  promete inovar.  Primeiro por ser a primeira trama bíblica contemporânea – a novela se inicia na década de 80, passa pela de 90 e chega ao dias atuais a partir da sua segunda semana, porém nem assim deixará de abordar passagens e personagens retratados na bíblia  como dilúvios e tsunamis, o mal, a besta fera e o diabo.  Além do livro O Apocalipse , a autora se inspirou também no Velho Testamento e alguns livro do Novo Testamento da bíblia.         A trama se inicia em 1987,  com um tsunami  num resort na Ásia  que provoca a morte dos pais dos irmãos judeus Alan (Maurício Pitanga) e Uri Gudman (Phelipe Gomes), n...