Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Véu de Noiva (1969)

        Em 1969, a Globo tendo como base o sucesso da trama de Beto Rockfeller (1968) na Tupi, começava a enxergar que era hora de mudar o rumo de sua teledramaturgia e estreou em 10 de novembro de 1969 a trama de Véu de Noiva, da autora Janete Clair,  que inovava em 100% o estilo das novelas do canal. A trama mostrava  a realidade brasileira, através das corridas de fórmula 1, que começava virar febre no Brasil através do Emerson Fittipaldi que despontava como corredor brasileiro. Centrada em locações que eram moda na época, além de um solar Rio de Janeiro, que para o telespectador que já estava saturado das locações gélidas dos países em que Magadan sempre centrava suas tramas,  foi um alívio.
        Véu de Noiva foi o grande sucesso daquele ano consagrando a emissora que deu um tiro no escuro, com a mudança brusca de estilo, e que acabou sendo um dos primeiros grandes méritos da Globo no gênero depois da era Glória Magadan.

        A novela foi apresentada com um grande chamariz : “Só Andrea poderia trazer Regina Duarte para a Globo!”. Era o primeiro trabalho da atriz na Globo, e com isso a emissora queria conquistar o público paulista que amava Regina Duarte.

        Janete Clair se inspirou para escrever a trama depois de ver um anúncio em um jornal sobre a venda de um véu de noiva. A Autora já havia escrito a história em forma de radionovela anteriormente.  A história tinha como ponto de partida um noivado desfeito no dia do casamento, quando Andréa (Regina Duarte) descobre que o noivo, Luciano (Geraldo Del Rey), está apaixonado por sua irmã, Flor (Myriam Pérsia). Desiludida, foge de todos encontrando o verdadeiro amor nos braços de Marcelo Montserrat (Claudio Marzo), um corredor de automóvel, às voltas com Irene (Betty Faria), mulher irônica e despojada. Flor descobre-se grávida de Luciano, mas não quer assumir o filho sozinha por vergonha de ser mãe solteira. Então resolve abandonar a criança, que ficou sob a guarda de Andréa. Algum tempo depois, Flor se casa com outro homem, que queria ter filhos. Ao ouvir a confirmação de um especialista de que não poderia mais ser mãe, ela resolve pedir o seu de volta. A partir deste momento, a novela começa a girar ao redor da disputa das duas irmãs. Com quem ficaria a criança? Com a mãe adotiva ou com a mãe verdadeira, que a abandonara.

        A disputa entre Andreia e Flor pela guarda da criança centrou a trama em sua reta final. O Público se dividiu entre elas e ficou receoso em julgar Myriam, que na época alegou não conseguir enfrentar a sociedade preconceituosa com mães solteiras. Daniel Filho resolveu criar um julgamento de verdade para finalizar a história da disputa. O diretor solicitou a um  juiz de verdade, Eliézer Rosa, que armasse um júri real. A decisão ficou  completamente sob responsabilidade do juiz, nem Daniel Filho ou os atores sabiam  qual seria a decisão. No final, Andréa ,  a personagem da Regina Duarte, a mãe adotiva, ficou com a guarda.

        Pouco tempo depois da estreia de Véu de Noiva, Dias Gomes, marido de Janete Clair, estreou no horário das dez a trama de Verão Vermelho, que também seguia o padrão inovador que a Globo começava a implantar a partir de então.  Os dois autores se combinaram e fizeram com que as duas tramas se encontrassem, outra inovação das duas tramas.  Em Verão Vermelho, Paulo Goulart era um médico que, acusado de charlatão, fugia da cidade que morava. Já em Véu de Noiva, Míriam Persya procurava um médico que pudesse lhe dar a confirmação  definitiva de sua esterilidade. Os personagens de novelas distintas se encontraram  quando Flor,  a personagem da Myriam,  se consulta com o doutor Flávio,  vivido pelo Paulo Goulart. A cena foi apresentada em ambas as novelas. Até hoje essa foi a única vez que isso aconteceu na história da teledramaturgia.

        Geraldo Del Rey vivia um dos protagonistas da novela, porém em meados do capítulo 30 pediu demissão para assumir um papel na Rede Tupi.  Para explicar a saída do personagem a autora  iniciou a série do “Quem matou?” com o assassinato de Luciano.  O Entrecho acabou virando outro ponto forte da trama.  Rita , a personagem da Ana Ariel, foi revelada como a assassina. Ela matou o rapaz porque, na sua concepção, ele era um mau caráter que havia levado a desgraça para sua família: de casamento marcado com uma de suas filhas, Andréia (Regina Duarte), engravidou a outra, Flor (Myrian Pérsia).
        Com a saída de Geraldo Del Rey, a autora criou um novo personagem, Zé Mário o fotógrafo vivido por Paulo José, que estreava na Globo depois do sucesso de Macunaína nos cinemas.

        Foi em Véu de Noiva também, que pela primeira vez eram apresentadas tramas paralelas em uma novela,  hoje algo essência para o desenrolar de uma trama tantos meses no ar.
        Claudio Cavalcanti ganhou um  difícil personagem na trama,  o desarticulado Renato Madeira. O papel foi idealizado por Daniel Filho com base no personagem epilético vivido no cinema pelo ator colombiano Lou Castel no filme  Punhos Cerrados de 1965. O Desempenho do ator à frente do personagem gago,  fez com ele crescesse na trama. Ainda como prêmio pelo personagem Cláudio Cavalcanti ganhou um dos principais papéis  na trama seguinte de Janete Clair, Irmãos Coragem (1970).

        Regina Duarte e Cláudio Marzo tiveram uma grande química  vivendo os protagonistas e principal par romântico da novela. Os dois se encontrariam ainda em outras novelas vivendo par: Irmãos Coragem (1970), Minha Doce Namorada (1971) e Carinhoso (1973).
veut

        Véu de Noiva foi a primeira novela a ter músicas compostas especialmente para ela e a primeira a ter um long play lançado comercialmente. Na época ainda pela Philips, antes da criação da Som Livre.  A música “Teletema” interpretada pela Regininha foi o grande sucesso do disco e ganhou as rádios em todo o Brasil.

        A trama atual de Véu de Noiva deu chance para a participação especial de nomes importantes do cenário musical e dos esportes brasileiros. Assim o piloto escorces Jackie Stwart, de passagem pelo Brasil fez uma participação na trama; O poeta Vinícius de Moraes  e o cronista Carlinhos de Oliveira.

        Marcelo, o protagonista vivido por Cláudio Marzo, foi livremente inspirado no piloto de corridas Emerson Fittipaldi, que começava a ser firmar como grande piloto e seria  mais jovem a conquistar um título na categoria em 1972.
        Véu de Noiva apresentou  em seus figurinos tudo que estava na moda no final da década de 60 e início da 70. Regina Duarte e Betty Faria desfilavam na trama com minivestidos e minissaias que viraram o coringa da moda na época. O Véu de Noiva usado por Andreia, que  batizava  à trama, era feito de um finíssimo tecido de renda com uma tiara de pedrarias.
        Assim como ocorreu atualmente com as duas tramas das sete,  Haja Coração (2016) e Rock StoryVéu de Noiva  estreou numa terça-feira e não em uma segunda, como é regra até hoje.
        “Em Véu de Noiva tudo acontece como na vida real”
        Esse era o slogan principal   da trama e era a pura expressão verdade. A trama realista, no sentido de  centrar os  acontecimentos no Brasil tendo como pano de fundo as belas paisagens do país, só enriqueceu a teledramaturgia brasileira, e a prova disso é que a emissora se tornou  o primeiro lugar no gênero alguns anos depois tendo suas tramas consideradas padrões.
        Véu de Noiva foi mais um clássico escrito pela maga Janete Clair e que marcou o ano de 1969 com uma narrativa moderna,   abrindo uma nova  janela na teledramaturgia nacional.

Ficha Técnica:

Novela da autora Janete Clair
Direção Geral: Daniel Filho
Elenco:
REGINA DUARTE – Andréa Madeira / Roberta / Maria Célia
CLÁUDIO MARZO – Marcelo Montserrat
MYRIAN PÉRSIA – Flor (Florentina Madeira)
GERALDO DEL REY – Luciano
BETTY FARIA – Irene
CARLOS EDUARDO DOLABELLA – Armando Muniz
CLÁUDIO CAVALCANTI – Renato
JOSÉ AUGUSTO BRANCO – Sérgio
DJENANE MACHADO – Dudu (Maria Eduarda Albertini)
PAULO JOSÉ – Zé Mário
GILBERTO MARTINHO – Felício Madeira
ANA ARIEL – Rita
ÊNIO SANTOS – Eugênio Montserrat
GLAUCE ROCHA – Helena
ÁLVARO AGUIAR – Dr. Jorge Albertini
NEUZA AMARAL – Lurdes
SUZANA FAINI – Dulce
OSWALDO LOUREIRO – Chico
ZILKA SALABERRY – Tia Cora
LOURDINHA BITTENCOURT – Olga
SUZANA DE MORAES – Vera
PAULO GONÇALVES – Durval Lorena
JORGE CHERQUES – Wilson
JÚLIO CÉSAR – Antônio Lopes
EMILIANO QUEIROZ – Tomaz
MARY DANIEL – Mariana
MIRIAN PIRES – Mariana
DARLENE GLÓRIA – Leda
o menino ROBERTO ARGOLLO – Arnaldinho
e
AGNES FONTOURA
DARY REIS
DORINHA DUVAL
FERNANDO JOSÉ
GRACINDA FREIRE
HENRIQUETA BRIEBA
IDA GOMES
JORGE COUTINHO
JÚLIO GARCIA
LÍCIA MAGNA
MILTON GONÇALVES
ROGÉRIO FRÓES
ZENI PEREIRA
Exibição : 10 de Novembro de 1969 à 27 de Junho de 1970
Capítulos: 221
Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...