Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Nuno Leal Maia


        Ele está afastado da tv por uma razão muito louvável. Não aceitou mais nenhum trabalho para se dedicar ao tratamento da mãe que sofre de Alzheimer.
        Mas o nome do Nuno Leal Maia voltou com tudo desde o início da reprise de A Gata Comeu, novela da autora Ivani Ribeiro, exibida pela Globo pela primeira em 1985, e que o Canal Viva,  atendendo à muitos pedidos trouxe de volta desde o mês passado.
        O Professor Fábio foi o primeiro personagem de maior destaque do ator e  o consagrou, assim como outros que viriam, no papel do paizão legal e boa gente.
        Nuno iniciou a carreira nos cinemas em 1973 e se destacou como astro das pornochanchadas durante toda a década de 70. Na tv sua primeira novela foi Estúpido Cupido  (1976). Antes de se entregar a arte de uma vez,  Nuno foi jogador de futebol, chegando a jogar pelo  Santos Futebol  Clube.
        Seu último trabalho na tv foi a novela Amor Eterno Amor, em 2012, porém mesmo longe dos holofotes  e reforçado pela reprise de A Gata Comeu, é clara a grande contribuição que o ator deu e dará em seus próximos trabalhos para a teledramaturgia nacional.
        Além de uma grande e merecida homenagem ao Nuno Leal Maia, esse post também é um pedido de um aguardado retorno dele às novelas, esbanjando o talento e a alegria que lhe é peculiar.

       
Professor Fábio de A Gata Comeu (1985)

        Quando foi escolhido para viver seu primeiro protagonista Nuno Leal Maia já vinha de quatro outros trabalhos anteriores, e o Professor Fábio, da novela A Gata Comeu, remake de A Barba Azul (1974), ambas da autora Ivani Ribeiro, poderia ser o grande divisor de águas em sua carreira na tv. Inicialmente o personagem não parecia muito interessante, a trama tinha o conteúdo de mais uma “agua com açúcar” a ser apresentada no horário. Ledo engano! A Gata Comeu foi um grande sucesso se tornando uma das melhores da década de 80. O professor Fábio,  mesmo tendo um perfil de “machão”  e “Machista”, algo inaceitável nos dias de hoje,  seduziu a mulherada e sua química imediata com a  Christiane Torloni  foi o grande destaque da trama. O personagem deu um “up” na carreira de Nuno que se transformou no grande astro da casa nos anos seguintes.

Tony Carrado de Mandala (1987)

        Depois do sucesso em A Gata Comeu, Nuno Leal Maia foi contratado com ares de grandes astro para protagonizar a novela Novo Amor (1986), na Rede Manchete. Mas foi no ano seguinte, de volta à Globo, que o ator se consolidaria de vez como grande ator, desta vez no horário nobre. Numa interpretação memorável, Nuno foi o grande destaque da novela Mandala, do autor Dias Gomes na pele do bicheiro Tony Carrado. O personagem tinha uma paixão avassaladora por  Jocasta (Vera Fischer) , a quem chamava de “minha deusa”,  e fez grande sucesso entre o público, sobretudo pelas frases engraçadas que dizia, como Depois da tempestade vem a ambulância”, Tu pensa que eu estava deslizando no macio?”, ou Vê se tu vai decorar necrotério, que dá mais certo!”.  O Ator há havia feito um personagem parecido com o Tony Carrado no filme O Rei do Rio (1985)  e foi o próprio ator quem deu dicas para o figurino digamos, extravagante do personagem. O perfil do Tony Carrado era fadado ao sucesso, mas tomou uma proporção que nem o próprio autor e Globo imaginavam. Como presente para Nuno Leal Maia, no final Tony e Jocasta, a sua Deusa, finalmente terminam juntos.

Gaspar de Top Model (1989)

        Em 1989, Nuno Leal Maia  de novo estrelava uma trama de forte apelo popular e sucesso imediato. Top Model, dos autores Walther Negrão e Antonio Calmon, em sua primeira novela,  era uma trama jovem e ensolarada e se tornou um ícone da teledramaturgia nacional  no final da década de 80. O Gaspar Kundera, personagem do Nuno,  é sem dúvidas o mais marcante da sua carreira. Até hoje ,  quase 30 anos depois o ator conta que ainda é chamado nas ruas de Gaspar. Na trama ele personificou a imagem do surfista boa praça e do paizão gente boa que vivia em total sintonia com os 5 filhos que o adoravam.

Jurandir de Vamp (1991)

        A novela Vamp é um clássico do horror trash do início da década de 90, mas também  foi agraciada com um elenco tão afiado que tem vários personagens que se tornaram inesquecíveis. O Jurandir, a Padre Garotão , vivido pelo Nuno Leal Maia foi um deles. Metido em uma série de confusões, além de ser um falso padre, o personagem que poderia ter sido rejeitado, acabou cativando inclusive o público jovem que se via no seu perfil atlético e sedutor.

Carlos Zanata de Meu Marido (1991)

        Em 1991, Nuno Leal Maia abandonou provisoriamente os personagens com uma pegada de humor e protagonizou ao lado de Elizabeth Savalla, a minissérie Meu Marido, dos autores Euclydes Maria e Lola Campello Torres. A trama tinha  como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de família, acusado de porte de cocaína. A história começa quando ele chega ao Rio de Janeiro de viagem na noite de Natal, ansioso para rever a família, que o espera para a ceia. Antes mesmo de entrar em casa, é abordado pela polícia. Quando revistam seu carro, os policiais encontram sacos de cocaína dentro do estofamento do veículo. Carlos é preso em flagrante, e sua mulher, Maria, inicia uma luta para inocentar o marido. A minissérie apresentou um trabalho impecável de Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia, agora com um personagem dramático mostrando mais um faceta do seu talento.

Ari de Contos de Verão (1993)

        Em Contos de Verão, minissérie do autor Domingos de Oliveira, Nuno Leal Maia deu vida a um personagem que entediado com a sua relação com a mulher resolve fazer uma troca de pares com um casal amigo. Ari tem um caso com Renata (Bia Seidl) , mulher de Thales (Antônio Calloni), que se apaixona por Pamela (Maitê Proença), casada com Ari. Os encontros e desencontros dos casais acontecem porque Ari e Thales são amigos de longa data e resolvem passar o verão juntos, na mesma casa de praia.

Assumção de História de Amor (1995)

        Nuno Leal Maia voltou a explorar os esportes e seu estilo garotão com o Assumção de História de Amor, do autor Manoel Carlos. Um pai severo com a filha Joyce (Carla Marins), mas ao mesmo tempo gentil e uma fera em defesa dela. O personagem divulgou no decorrer da história o esporte para qualquer idade, de crianças a  velhinhos. Porém no desenrolar  da novela,  Assumção sofre um acidente de carro e fica paraplégico. Sua nova situação que incialmente o deixaram deprimido, acaba dando um  novo rumo ao personagem, e o autor insere na trama uma ação socioeducativa tendo como pano de fundo o direito da livre mobilidade. É o esporte que faz com que ele recupere a vontade de viver. Para falar desse tema, História de Amor contou com a participação especial de Pelé, na época ministro dos Esportes. Assunção torna-se famoso depois de entrevistá-lo em seu programa esportivo, no penúltimo capítulo da novela. O Público ficou torcendo para que Assumção se recuperasse no final, pois era uma novela, e quase sempre  a recuperação é instantânea. Mas o autor foi muito além da simples recuperação. Mostrou através do personagem  a superação. Mesmo tetraplégico ,  se adaptou à sua nova situação e deixou uma mensagem inesquecível.

Guima de O Amor está no Ar (1997)

        Em O Amor está no Ar, novela do autor Alcides Nogueira, Nuno Leal Maia deu vida ao ex-trapezista de circo Guima. Um homem maduro porém ainda muito cheio de vida. É Totalmente apaixonado pela esposa Candê (Lady Francisco), mas tem uma história no passado com a grande vilã da trama, a Úrsula Souza Carvalho, vivida pela Nicette Bruno. Esse amor do passado, que Úrsula nunca esqueceu, movimentou muito a vida atual de Guima.

Professor Pasqualete de Malhação (1999-2000/2003-2005)

        Impossível falar da carreira do Nuno Leal Maia e não citar o inesquecível Professor Pasqualete da Malhação. Nuno até já havia participado da temporada de 1995 da novela teen e voltou em 2012 com outros personagens, mas foi o Pasqualete que ele viveu por quatro anos,   entre 1999 e 2005,  que marcou a participação do ator na trama.

Ribamar de Amor Eterno Amor (2012)

        O Padeiro Ribamar de Amor Eterno Amor, da autora Elizabeth Savalla, foi o último personagem na tv aberta do ator até então. Na trama, como ela um padeiro, vivia bocejando de sono entre os outros moradores do prédio São Jorge.


Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Mariah Carey

        Na semana atrasada,   Zezé di Camargo causou a maior polêmica no palco do Domingão do Faustão , quando usou a Mariah Carey como exemplo de uma má cantora, alegando que a  Mariah enfeita tanto as músicas que fica impossível escutar mais de uma vez.         Porém mesmo Mariah Carey  não sendo uma boa cantora, pelo menos segundo a opinião do Zezé, já vendeu mais de 250 milhões de discos no mundo todo  e é a recordista de vendas de álbuns.         Maryah Carey   gravou seu primeiro álbum de estúdio em 1990 , e atualmente está no  décimo quarto,  isso sem contar as participações em outros álbuns e os especiais.         Não dá para contestar o talento e potencial de uma cantora do nível da Mariah, e o blog  entra na guerra em favor da cantora fazendo esse post mais do que especial  em home...

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

No Tema e Na Trilha do Lionel Richie

        O norte-americano Lionel Richie tem a marca de mais de 100 milhões de discos vendidos só em carreira solo. O Cantor e produtor musical  foi saxofonista  da famosa banda The Commodores logo no início da sua carreira.         Em 1982, Lionel Richie tomou coragem e seguiu em carreira solo abandonando  o The Commodores , porém manteve em seu primeiro disco lançado o mesmo estilo da banda.         No ano seguinte Lionel Richie teve seu primeiro grande sucesso em uma trilha de novela e é essa e  os outros temas do cantor nas novelas que vamos relembrar no post de hoje. My Love ( Eu Prometo – 1983)         A Saudosa   Dina Sfat foi uma das estrelas da novela Eu Prometo , última trama da autora Janete Clair . Darlene, sua personagem ganhou essa música como tema. All Nigth Long ( Champagne – 1983...

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...