Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna - Fera Radical Nacional


        Na próxima semana um clássico  do horário das seis global da década de 80 está de volta ao Canal Viva – A trama de Fera Radical, do autor Walther Negrão.
        Desde a criação do Canal Viva que eu aguardo essa reprise. É muito difícil encontrar cenas da trama em bom estado e até  então me conformava com o  novelão  sobre a trama que o Vídeo Show apresentou. Curtir Fera Radical assim, completinha novamente será um doce deleite.


        A trama que consagrou Malu Mader, marcou  o último trabalho de Yara Amaral na tv, e tantos outros grandes momentos,   é um marco para a história na tv, mesclando o mundo rural com o urbano, dando-lhe hoje um carimbo de “Rural – Chic” e uma moldura informatizada, já que Fera Radical era a primeira trama a usar essa “novidade” na época como elemento de narrativa,  fazendo desta reprise garantia de  sucesso.
        O Clima “Rural – Chic” também ficou muito marcante na trilha sonora da trama, um compilado ajustadíssimo entre o universo da música contemporânea rural e a urbana no Brasil daquele ano.



        Antes de dessecar essa trilha vale um parágrafo para a sua capa que trazia uma lindíssima Carla Camurati em close com a sua jaqueta jeans com pele de carneiro (espero que imitação) que virou uma coqueluche na época no mundo da moda.  A Carla vivia na trama a mimada Marília, que era a principal rival de Cláudia, a protagonista vivida pela Malu no amor de Fernando (José Mayer), e claro  que eu esperava a Malu Mader na capa da trilha nacional, fazendo jus a trama e marcando de vez a vingadora na cabeça do telespectador. Ledo engano! Acho que devido à grande exposição da figura de Malu, que vinha do sucesso da Glorinha da Abolição na trama O Outro (1987), e que era a capa da trilha internacional que vendeu feito água e que ainda brilhava nas prateleiras das lojas de discos, a Globo não quis arriscar uma confusão. Enfim, a Carla Camurati no auge da sua beleza também enfeitou  muito bem a capa da trilha!
        Sobre as músicas . . .
       
        A trilha era aberta pela música “Verdades e Mentiras” cantada incessantemente na trama. Era o tema de Amor e sofrimento da Cláudia,  a protagonista vivida pela Malu. Meu Deus eu posso fechar os  olhos e ouvir os trechos da música cantarolado praticamente em todos os capítulos da trama de tanto que a música na voz irrepreensível da  MariaBethânia  marcou Fera Radical.  Curiosamente a música havia sido reservada para ser o tema da Joana Flores, a matriarca do mal vivida  magistralmente pela Yara Amaral, mas alguns trechos da música pareciam ter sido feitos por encomenda para Cláudia, não   tinha como não ser dela.


        A Cláudia ainda ganhou mais dois temas, afinal era é a Fera Radical da trama, merecia. “A Cura” clássico  do Lulu Santos que deu uma boa alavancada na carreira do cantor e que até hoje faz parte do seu repertório de shows, seria o tema de abertura. Depois da mudança de título da trama, que inicialmente se chamaria A intrusa, a música foi trocada, porém continuou na trilha embalando as aventuras da protagonista sempre bem equipada com suas roupas de couro e moto Agrale.


        Quando explode o amor de Cláudia e Fernando (José Mayer) entra a música “Sonhos”, que teve um grande apelo popular, apresentou uma Jane Duboc no auge da sua carreira pipocando apresentações em todos os programas de tv na época.


        Para representar o clima rural da trama foram escolhidos nomes importantes do cenário pop-rock-sertanejo. Não eram as clássicas duplas  que começavam a despontar na época como Chitãozinho e Xororó por exemplo. Assim nomes mais “klin” como Sá e Guarabyra  entraram na trilha com “Tabuleiro”, oficialmente tema do Fernando, mas que foi muito  usado também como tema de locação das fazendas, mostrando em cada verso o contraste entre a terra e o asfalto, uma alusão ao campo e a cidade.  Almir Sater com “Peão”  embalou o personagem Altino, vivido magistralmente  pelo saudoso Paulo Goulart , um dos que mais sofreu mutações na trama. Era um grande personagem que nas mãos do Goulart se transformou em espetacular.

Contra capa Fera Radical 1988

        Voltando à Carla Camurati que enfeitou brilhantemente a capa da trilha, sua personagem Marília teve todo o  drama da paixão pelos irmãos Fernando e Heitor (Thales Pan Chacon) embalado pela música “Me Faz Bem” uma gravação da GalCosta ,  numa composição do Milton Nascimento e Fernando Brant.


        Outro faixa da trilha de Fera Radical que se tornou hit e levou seu intérprete à vários programas de Tv foi “Sobrou pra Mim” do mineiro Tunai. A Música embalava a personagem Betty, vivida pela Alexandra Marzo.


        Um dos point´s de Fera Radical frequentada  pelo núcleo jovem da faculdade de agronomia  que moravam na pensão da Dona Lourdes  (Cleyda Blota), era a Arqueria-pub-Taberna comandada pelo personagem Paxá, vivido pelo Tato Gabus Mendes. A inauguração da arqueria teve ninguém mais ninguém menos que Cazuza, que na trama entrou na trilha com a música “Vida Fácil” tema do Paxá, mas que deu um show  numa participação especialíssima no capítulo 74 com “Ideologia” (Que não estava na trilha).
        E por falar na pensão da Dona Lourdes como esquecer a dupla vivida por Cleyde Blota e Older Cazarré (O Atrapalhado Robério). A Empatia do casal dentro da trama foi acompanhada pela voz do Eduardo Dusek no tema “Castigo”.


        Cláudia Abreu deu vida na trama a “prafrentex” Ana Paula, que no início da trama era apaixonada pelo Tio Fernando e depois se envolvia com Paxá. A personagem que começou pequenininha na trama ganhou uma grande projeção, tudo graças ao grande talento da atriz. Sua personagem foi embalada pelo tema “Más Companhia” da recém criada  banda  franco-brasileira Virginie e o Fruto Proibido. Virginie era ex-vocalista do Grupo Metrô, sucesso nos anos 80.
        Os outros dois filhos de Altino também   tiveram temas próprios dentro de Fera Radical. Heitor, do saudado Thales Pan Chacon ganhou “Paraíso”, instrumental do Mú Carvalho; já a Olívia, numa interpretação incrível da Denise DelVecchio teve todo o seu drama acompanhado por “Pedaços” do João Caetano.  


        Outro tema instrumental que marcou a trama foi “Cremoso”, uma parceria dos músicos do Roupa Nova com César Camargo Mariano ,  que servia de tema para as locações  do Rio de Janeiro. Porém a música já começou a ser mostrada bem antes do início de Fera Radical. Ela  foi usada nas impactantes chamadas de estreia na trama. Inesquecível mesmo!


        Finalizo o post sobre a trilha exatamente com o última música do LP e que foi o tema de abertura da novela. “Fera Radical” , a música, foi encomendada pelo  Boni especialmente para a novela. Composto por Lincon Olivetti, numa inusitada parceria como Maria Carmem Barbosa e cantora e interprete  da música,  Solange. Até então desconhecida, bastaram os primeiro capítulos de Fera Radical para o tema de abertura virar hit e Solange estourar em todas as rádios e programas de auditórios do país.    



        A partir do próximo dia 05.06, felizmente podermos voltar a  ouvir esses temas inesquecíveis com a imagem dos seus personagens na tão aguardada reprise da trama no Canal Viva!

Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 17.01.2026

Marcelo Serrado de Volta com Crô  em “ Três Graças ”  - “ Guerreiros do Sol” na Tv aberta   Marcelo Serrado de Volta com Crô   em “ Três Graças ”         O Ator Marcelo Serrado já fechou acordo e vai voltar com o icônico personagem Crô, que   imortalizou em FinaEstampa (2011), na trama de   Três Graças , ambas do autor Aguinaldo Silva .           O personagem   marcou a volta   em grande estilo do   ator a Globo depois de alguns anos como um dos astros   da RecordTv .   “ Guerreiros do Sol ”   na Tv Aberta         Depois de se destacar no Globoplay , Guerreiros do Sol finalmente vai ganhar exibição na TV aberta. A Globo estreia a novela em abril, apostando em uma trama forte, de identidade brasileira e carregada de tensão dramática. Protagonizada   por Isadora Cruz e Tómas Aquino ,   a ...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...