Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna - Fera Radical Nacional


        Na próxima semana um clássico  do horário das seis global da década de 80 está de volta ao Canal Viva – A trama de Fera Radical, do autor Walther Negrão.
        Desde a criação do Canal Viva que eu aguardo essa reprise. É muito difícil encontrar cenas da trama em bom estado e até  então me conformava com o  novelão  sobre a trama que o Vídeo Show apresentou. Curtir Fera Radical assim, completinha novamente será um doce deleite.


        A trama que consagrou Malu Mader, marcou  o último trabalho de Yara Amaral na tv, e tantos outros grandes momentos,   é um marco para a história na tv, mesclando o mundo rural com o urbano, dando-lhe hoje um carimbo de “Rural – Chic” e uma moldura informatizada, já que Fera Radical era a primeira trama a usar essa “novidade” na época como elemento de narrativa,  fazendo desta reprise garantia de  sucesso.
        O Clima “Rural – Chic” também ficou muito marcante na trilha sonora da trama, um compilado ajustadíssimo entre o universo da música contemporânea rural e a urbana no Brasil daquele ano.



        Antes de dessecar essa trilha vale um parágrafo para a sua capa que trazia uma lindíssima Carla Camurati em close com a sua jaqueta jeans com pele de carneiro (espero que imitação) que virou uma coqueluche na época no mundo da moda.  A Carla vivia na trama a mimada Marília, que era a principal rival de Cláudia, a protagonista vivida pela Malu no amor de Fernando (José Mayer), e claro  que eu esperava a Malu Mader na capa da trilha nacional, fazendo jus a trama e marcando de vez a vingadora na cabeça do telespectador. Ledo engano! Acho que devido à grande exposição da figura de Malu, que vinha do sucesso da Glorinha da Abolição na trama O Outro (1987), e que era a capa da trilha internacional que vendeu feito água e que ainda brilhava nas prateleiras das lojas de discos, a Globo não quis arriscar uma confusão. Enfim, a Carla Camurati no auge da sua beleza também enfeitou  muito bem a capa da trilha!
        Sobre as músicas . . .
       
        A trilha era aberta pela música “Verdades e Mentiras” cantada incessantemente na trama. Era o tema de Amor e sofrimento da Cláudia,  a protagonista vivida pela Malu. Meu Deus eu posso fechar os  olhos e ouvir os trechos da música cantarolado praticamente em todos os capítulos da trama de tanto que a música na voz irrepreensível da  MariaBethânia  marcou Fera Radical.  Curiosamente a música havia sido reservada para ser o tema da Joana Flores, a matriarca do mal vivida  magistralmente pela Yara Amaral, mas alguns trechos da música pareciam ter sido feitos por encomenda para Cláudia, não   tinha como não ser dela.


        A Cláudia ainda ganhou mais dois temas, afinal era é a Fera Radical da trama, merecia. “A Cura” clássico  do Lulu Santos que deu uma boa alavancada na carreira do cantor e que até hoje faz parte do seu repertório de shows, seria o tema de abertura. Depois da mudança de título da trama, que inicialmente se chamaria A intrusa, a música foi trocada, porém continuou na trilha embalando as aventuras da protagonista sempre bem equipada com suas roupas de couro e moto Agrale.


        Quando explode o amor de Cláudia e Fernando (José Mayer) entra a música “Sonhos”, que teve um grande apelo popular, apresentou uma Jane Duboc no auge da sua carreira pipocando apresentações em todos os programas de tv na época.


        Para representar o clima rural da trama foram escolhidos nomes importantes do cenário pop-rock-sertanejo. Não eram as clássicas duplas  que começavam a despontar na época como Chitãozinho e Xororó por exemplo. Assim nomes mais “klin” como Sá e Guarabyra  entraram na trilha com “Tabuleiro”, oficialmente tema do Fernando, mas que foi muito  usado também como tema de locação das fazendas, mostrando em cada verso o contraste entre a terra e o asfalto, uma alusão ao campo e a cidade.  Almir Sater com “Peão”  embalou o personagem Altino, vivido magistralmente  pelo saudoso Paulo Goulart , um dos que mais sofreu mutações na trama. Era um grande personagem que nas mãos do Goulart se transformou em espetacular.

Contra capa Fera Radical 1988

        Voltando à Carla Camurati que enfeitou brilhantemente a capa da trilha, sua personagem Marília teve todo o  drama da paixão pelos irmãos Fernando e Heitor (Thales Pan Chacon) embalado pela música “Me Faz Bem” uma gravação da GalCosta ,  numa composição do Milton Nascimento e Fernando Brant.


        Outro faixa da trilha de Fera Radical que se tornou hit e levou seu intérprete à vários programas de Tv foi “Sobrou pra Mim” do mineiro Tunai. A Música embalava a personagem Betty, vivida pela Alexandra Marzo.


        Um dos point´s de Fera Radical frequentada  pelo núcleo jovem da faculdade de agronomia  que moravam na pensão da Dona Lourdes  (Cleyda Blota), era a Arqueria-pub-Taberna comandada pelo personagem Paxá, vivido pelo Tato Gabus Mendes. A inauguração da arqueria teve ninguém mais ninguém menos que Cazuza, que na trama entrou na trilha com a música “Vida Fácil” tema do Paxá, mas que deu um show  numa participação especialíssima no capítulo 74 com “Ideologia” (Que não estava na trilha).
        E por falar na pensão da Dona Lourdes como esquecer a dupla vivida por Cleyde Blota e Older Cazarré (O Atrapalhado Robério). A Empatia do casal dentro da trama foi acompanhada pela voz do Eduardo Dusek no tema “Castigo”.


        Cláudia Abreu deu vida na trama a “prafrentex” Ana Paula, que no início da trama era apaixonada pelo Tio Fernando e depois se envolvia com Paxá. A personagem que começou pequenininha na trama ganhou uma grande projeção, tudo graças ao grande talento da atriz. Sua personagem foi embalada pelo tema “Más Companhia” da recém criada  banda  franco-brasileira Virginie e o Fruto Proibido. Virginie era ex-vocalista do Grupo Metrô, sucesso nos anos 80.
        Os outros dois filhos de Altino também   tiveram temas próprios dentro de Fera Radical. Heitor, do saudado Thales Pan Chacon ganhou “Paraíso”, instrumental do Mú Carvalho; já a Olívia, numa interpretação incrível da Denise DelVecchio teve todo o seu drama acompanhado por “Pedaços” do João Caetano.  


        Outro tema instrumental que marcou a trama foi “Cremoso”, uma parceria dos músicos do Roupa Nova com César Camargo Mariano ,  que servia de tema para as locações  do Rio de Janeiro. Porém a música já começou a ser mostrada bem antes do início de Fera Radical. Ela  foi usada nas impactantes chamadas de estreia na trama. Inesquecível mesmo!


        Finalizo o post sobre a trilha exatamente com o última música do LP e que foi o tema de abertura da novela. “Fera Radical” , a música, foi encomendada pelo  Boni especialmente para a novela. Composto por Lincon Olivetti, numa inusitada parceria como Maria Carmem Barbosa e cantora e interprete  da música,  Solange. Até então desconhecida, bastaram os primeiro capítulos de Fera Radical para o tema de abertura virar hit e Solange estourar em todas as rádios e programas de auditórios do país.    



        A partir do próximo dia 05.06, felizmente podermos voltar a  ouvir esses temas inesquecíveis com a imagem dos seus personagens na tão aguardada reprise da trama no Canal Viva!

Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...