Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Estrela de Fogo (1998)


        O Mundo country invadiu a tela da RecordTv com a estreia da novela Estrela de Fogo, do autor Ives Dumont,  em maio de 1998.  A trama era a primeira com relevante sucesso depois que a  emissora resolveu reativar seu núcleo de teledramaturgia, chegando a cativar um público  que se apaixonou pela história.
        A Própria emissora se surpreendeu com o sucesso da novela  e devido a ele resolveu estendê-la criando uma segunda fase com uma passagem de 4 anos. Assim Estrela de Fogo ficou 11 meses no ar totalizando 248 capítulos em suas duas fases, e está na lista das 30 novelas mais longas da história da tv.


        Estrela de Fogo conta  na primeira fase a história da cidade de  Girassol, onde  está a fazenda "Estrela de Fogo", de Gustavo Alvarenga (Fúlvio Stefanini). É nela e na vida das pessoas que vivem nela que está centrada a história. A fazenda leva esse nome por causa do cavalo que Gustavo considera seu grande "amigo", pois foi o primeiro animal do império que conquistou. Gustavo e Tadeu (Luiz Guilherme)  foram criados juntos. Tadeu era empregado da fazenda, mas, com a morte do pai de Gustavo e as constantes brigas entre ele e seu novo patrão, Tadeu vai embora. Tadeu sempre tivera inveja de Gustavo, principalmente por causa do dinheiro do amigo e porque ele se casou com Estela (Cristina Prochaska), o grande amor de sua vida. Tadeu torna-se  um homem poderoso, mas a briga entre os dois continua.
Estela é uma mulher de muita fibra, mas que vive com Gustavo apenas para manter as aparências pois, há muitos anos, os dois tiveram uma briga séria por causa do suicídio do pai de Estela, que acusa o marido de ter sido o responsável. Estela e Gustavo tiveram três filhos: Maurício (Nico Puig), Manuela (Daniela Duarte) e Bernardo (Afonso Nigro), que namora com Andréa (Vera Zimermann), filha de Tadeu. Mas ela não percebe o grande amor que desperta no humilde peão Ventania (Marcelo Aguiar), filho da cozinheira da fazenda de Gustavo, Generosa (Jussara Freire).


AFONSO NIGRO 

A Segunda fase se inicia após a  morte de Gustavo, onde passam-se quatro anos e a fazenda "Estrela de Fogo" está sob o comando de Estela, que tem que tomar as decisões certas para salvá-la da falência. Neste ínterim, ela encontra um novo amor, o misterioso Giuliano (Carlo Briani). Além de cuidar dos problemas financeiros, Estela tem que se defender das tramóias de seu grande inimigo, Tadeu. Depois de ter sido descartado definitivamente por sua grande paixão, o poderoso empresário torna-se ainda mais cruel e não mede esforços para destruir a família Alvarenga. Para aumentar seu poder, Tadeu decide concorrer à Prefeitura de Girassol e tem como forte rival Maurício, filho de Gustavo e Estela, que encontra na política sua verdadeira vocação.
A novela chamou atenção pelo cuidado com  figurinos, textos, cenários e o elenco em total sintonia. Os rodeios, shows de músicas sertaneja, churrascos, leilões de cavalos e participações especiais marcaram a produção e ajudaram muito na identificação do público com a novela.  

Em quase 20 anos de carreira (na época), Cristina Prochaska ganhou em Estrela de Fogo, sua primeira e única protagonista na tv. Cristina foi jornalista da Rede Bandeirantes, e além de atuar em novelas, apresentou na Globo o programa Grandes Empresas Pequenos Negócios e algumas reportagens do Vídeo Show.

LOLITA RODRIGUES
Lolita Rodrigues viveu em Estrela de Fogo a personagem Clara,   e pela primeira vez deu um  beijo na tv em quase 50 anos de carreira. Por muito tempo Lolita evitava beijar em cena a pedido do seu então marido, Airton Rodrigues. Como ele já era falecido isso veio acontecer na trama.  O Felizardo foi o ator Jonas Mello que vivia  o personagem Nuno, seu par romântico na novela.


Aproveitando o temática country e sertaneja da trama ,  os dois volumes da trilha da novela foi recheado de clássicos sertanejos e músicas de sucesso na época, com praticamente todas as duplas e cantores sertanejos integrando os dois lp´s. Nomes  como Leandro e Leonardo, Daniel, Chitãozinho e Xororó, Sérgio Reis , Gian e Giovanni entre outros integraram as trilhas.


Ives Dumont, foi o pseudônimo criado pelo ex-executivo da Gessy Lever, Durval Monteiro ,   para escrever novelas. O Nome foi escolhido para homenagear o ator francês Ives Montand. Antes de Estrela de Fogo, o autor havia escrito a minissérie O Desafio de Elias (1997), e continuou na emissora com as tramas de Louca Paixão (1999), A História de Ester (1998) e supervisionou Tiro e Queda (1999).  Foi Ives Dumont quem adaptou  Vale Todo,  a versão hispânica do clássico brasileiro Vale Tudo (1988) do GilbertoBraga, numa parceria entre a Rede Globo e a Telemundo em 2002. 

JOANA LIMA VERDE e DALTON VIGH 

Estrela de Fogo foi uma grata surpresa, dobrou a audiência que a emissora esperava ter, e ainda alavancou a do Programa Ratinho Livre, apresentado posterior à trama na época.  Sem uma história forte, foi dado ênfase a esse mundo sertanejo que começava ter um novo estouro de sucesso no final dos anos 90 e início dos 2000. A novela pode ser taxada de uma trama de situação, aproveitando o cenário atual para inserir em cima dele um folhetim que foi tomando força no decorrer dos capítulos.

Ficha Técnica:
Novela do Autor Ives Dumont
Direção Geral : José Paulo Vallone
Elenco:
FÚLVIO STEFANINI- Gustavo
CRISTINA PROCHASKA – Estela
LUIZ GUILHERME – Tadeu
MARCELO AGUIAR – Ventania
VERA ZIMMERMANN – Andréa
CARLO BRIANI – Giuliano
JUSSARA FREIRE – Graciosa
NICO PUIG – Maurício
DANIELA DUARTE – Manuela
DALTON VIGH – Fernão
JOANA LIMAVERDE – Inaê
LOLITA RODRIGUES – Clara
JONAS MELLO – Nuno
CLARISSE ABUJAMRA – Júlia
BIA SEIDL – Luciana
CLÁUDIA MAURO – Simone
JORGE PONTUAL – Breno
CÍNTIA BENINI – Bia
GABRIELA ALVES – Érika
MATHEUS CARRIERI – Lucas
LUCIENE ADAMI – Joelma
DAVID CARDOSO JR. – Guto
MARCELO FAUSTINI – Divino
TALLYTA DE CASTRO – Carol
LAERTE MORRONE – Umberto
ÂNGELA DIP – Aurora
RODRIGO VERONESE – Felipe
VANESSA VHOLKER – Ritinha
SÔNIA LIMA – Patrícia
ANTÔNIO GRASSI – Duarte
ÊNIO GONÇALVES – Ramiro
ALÉXIA DESCHAMPS – Renata
MARLY BUENO – Iolanda
VANUSA SPINDLER – Heloísa
ERNANDO THIAGO – Camilo
FÁBIO VILLAVERDE – Pedro Rei
FERNANDO VIEIRA – Otávio
JU CORTE REAL – Donato
FABIANA ALVAREZ – Laura
DENIS DERKIAN – Delegado Amadeu
GÉRSON DE ABREU – Hélio Colibri
MARCELO VÁRZEA – Zeca
RAYANNA VIDAL – Maria Rita
CARLINHOS DE OLIVEIRA – Mateus
MÔNICA BITTI – Cida
ROGÉRIO CURY – Sargento Martins
INGRID OLDENBERG CALDES – Lucy
CLÁUDIA MARCOTTI – Karina
JULIETA AMARAL – secretária da rádio
AFONSO NIGRO – Bernardo
Exibição: 04 de Maio de 1998 à 26 de Março de 1999
Capítulos: 248

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

  1. Gostaria muito de assistir novavente estrela de fogo de 1998

    ResponderExcluir
  2. Sim gostaria de Assistir eu adoro esse gênero pq é meu meio de convivo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 2)

        Continuando a comemoração dos   60 anos   da Globo vamos   relembrar mais 10 tramas que   marcaram a emissora   nesses anos.           Antes de ver o post   2, se delicie   com o   POST 1 , publicado anteriormente.   Pai Herói (1979)          Óbvio que  falar de  Pai Herói   e não cantarolar a música –  Pai, você foi meu herói, meu bandido ..   É impossível. A música   do cantor  Fábio Jr  virou marca registrada da trama. Na verdade a música nem foi gravada para a novela ,  já havia sido apresentada em um dos episódios no seriado  Ciranda, Cirandinha  ( 1978) onde o  Fábio interpretava um cantor que buscava o sucesso, mas foi na abertura da novela que ela virou hit em todo o pais é até hoje é lembrada e usada em homenagens aos pais. ...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas 18.01.2025

  Claudia Abreu de volta ás novelas         Longe dos folhetins desde A Lei doAmor (2016), Cláudia Abreu acertou sua volta às novelas da Globo . A atriz será casada com Tony Ramos em Dona de Mim , trama escrita por Rosane Svartman que vai substituir Volta por Cima na faixa das sete. A atriz  Clara Moneke  será a grande protagonista da obra, depois de ter encantado o público em Vai na Fé' e No Rancho Fundo .   A trama central girará em torno de Leo, uma jovem que começa a trabalhar como babá por acaso e terá a missão de cuidar de Sofia, uma menina rica de uma família decadente da elite carioca. O elenco também contará com Rafael Vitti, Marcello Novaes, Felipe Simas, Humberto Morais e Adélio Lima . Juan Paiva e Giovanna Lancellotti estão nos acertos finais para entrar na trama. Allan Fiterman será o diretor artístico.   Próximas tramas do Canal Viva         Caras e Bocas , ...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa