Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Motivos para não perder a reprise de “Fera Radical” no Viva


        Um dos maiores sucessos do horário das seis da década de 80 está de volta a partir do dia 05 de junho no Canal Viva.  
        Fera Radical, trama do autor Walther Negrão, é uma das clássicas tramas globais  mais pedidas para ser reprisada desde a criação do canal, e sua exibição agora promete !
        Uma trama que mesclava o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança! Fera Radical era nitroglicerina pura.
        A novela foi inspirada na peça A Visita da Velha Senhora, de Frederich Durrenmatt, que já havia inspirado Cavalo de Aço, trama também do autor exibida pela Globo em 1973. Fera Radical foi uma espécie de remake de Cavalo de Aço,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973, Tarcísio Meira era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto.
        A trama é recheada de entrechos e reviravoltas e se só isso não é o suficiente, abaixo 10 motivos para não perder esse retorno triunfal de Malu Mader e sua Fera Radical.

Malu Mader e sua primeira protagonista

        Malu Mader   começou  a carreira no início da década de 80, foi uma espécie de Marina Ruy Barbosa dos anos 80, e esteve praticamente em produções anualmente desde que estreou em Eu Prometo (1983). A Cláudia de Fera Radical era  sua primeira protagonista oficial, um presente depois do grande destaque da Glorinha da Abolição da novela O Outro, um ano antes. Fera Radical mostrou que Malu  estava pronta,  a atriz fez da Cláudia uma das “mocinhas” mais aclamada da história da teledramaturgia e foi a primeira de muitas outras protagonistas que Malu defendeu. Na trama do Negrão,  Malu emocionou o público com grandes cenas brilhando de igual para igual  com monstros sagrados da tv como os saudosos Paulo Goulart, Yara Amaral e Elias Gleiser. E não posso deixar de falar da química explosiva entre ela e José Mayer, o Fernando! Nunca entendi por que até hoje o casal nunca foi repetido.

Yara Amaral, como Dona Joana Flores, que viria a ser seu último trabalho na Tv  

        Uma novela do Negrão sem uma vilã desiquilibrada não seria uma trama do Negrão! Em Fera Radical, Dona Joana Flores, a matriarca da família vivida pela saudosa Yara Amaral,  foi essa personagem. Em um dos seus  melhores  momentos na tv,  a atriz roubou a trama e deu um espetáculo à frente da personagem vilã (até parecia que sabia que seria seu último personagem e se despediu com toda pompa e circunstância). Yara Amaral morreu no réveillon de 1988/1989, no naufrágio do Bateau Mouche, cerca de um mês e meio depois da trama.

Carla Camurati

        A Reprise de Fera Radical vai nos trazer de volta à telinha Carla Camurati, atriz consagrada  nos anos  80 e que abandonou a frente das câmeras para se dedicar a direção na sétima arte, virou cineasta. A Marília, sua personagem  na trama,  foi um dos grandes momentos na sua premiadíssima carreira de atriz.  Marília era uma moça cosmopolita, estudada  e educada nos melhores colégios da capital, mas tinha uma forte ligação com o campo, onde  era a única herdeira da fazenda e negócios do pai. Essa mescla entre os dois mundos (Rural e Urbano) dava o charme da personagem que  ganhou a capa da trilha nacional  da trama e lançou moda com suas jaquetas jeans com detalhes em pele e os paletós  masculinos  estilizados que ela desfilava no eixo São Paulo.  Depois de Fera Radical, Carla Camurati protagonizou as novelas Pacto de Sangue (1989) na Globo e Brasileiros eBrasileiras (1990) no SBT, e em 1996 encerrou de vez a carreira de atriz com o sucesso do filme Carlota Joaquina, Princesa do Brazil, seu primeiro grande sucesso como diretora.  

O Clima rural-chic  da trama  e a informática como elemento de narrativa

        Fera Radical embora tivesse como epicentro as duas fazendas Olho D´Agua e Gaibú não era uma novela rural propriamente dita, e essa mescla do rural com urbano, um “rural-chic” deu todo um charme à trama. Tratava de exportação de carne, de inseminação artificial, o gado através do mundo dos negócios que o campo proporciona.   O figurino dos personagens mostrava essa mistura como Dona Joana Flores (Yara Amaral) sempre de botas ou a Marília (Carla Camurati) um das que mais identifica essa mistura com seus jeans e roupas estilosas.  Outra novidade trazida pelo Negrão em Fera Radical era a informática como elemento de narrativa, a Cláudia (Malu Mader) era uma programadora de sistemas, profissão que começa a surgir naquela década.

A Trilha Sonora 

        Outro ponto alto de Fera Radical  foi sua trilha sonora com temas que misturam música sertaneja com o pop rock e MPB  em voga naquele ano. Músicas como “A Cura” do Lulu Santos,  “Verdades e Mentiras” da Maria Bethânia e “Peão” do Almir Sater,  que tocaram incessantemente , marcaram a novela. Na trilha internacional o carro-chefe foi “She´s Like The Wind” dueto do Patrick Swayze e Wendy Fraser , sucesso um ano antes no  filme “Dirty Dancing” e que na trama foi tema da Ana Paula, personagem da Cláudia Abreu.

Cazuza e Sérgio Reis em uma participação especial

        Duas participações especialíssimas abrilhantaram a trama do Negrão. No capítulo 74, Cazuza que integrava a trilha com a música “Vida Fácil” participou da trama inaugurando   a  Arqueria,  point dos jovens da trama.  Já no capítulo 134,  foi a vez de Sérgio Reis literalmente dá um show no rodeio em que Fernando (José Mayer ) disputava o prêmio de melhor peão.

A Pensão da Dona Lourdes

        A Pensão da Dona Lourdes como acontece em toda novela, era a única hospedaria da cidade. Assim aconteceu de tudo  debaixo daquele telhado. A Cláudia foi morar lá, enquanto sua casa não ficava pronta, Fernando depois de brigar com a família, isso sem falar na turma da faculdade formada por Paxá (Tato Gabus), Marcelo (Raul Gazolla) e Dudu (Luís Maças).  Cleyde Blota sempre impecável vivendo inesquecíveis coadjuvantes, fez da Dona Lourdes  uma grande e hilária personagem dentro de Fera Radical em parceria com o saudoso Cazarré.

José Mayer se consagrando de vez como “Galã Pegador”

        Fera Radical deu ao José Mayer seu primeiro protagonista em novelas. Depois de alguns personagens de destaques em tramas como Guerra dos Sexos (1983) e A Gata Comeu (1985), o personagem foi um presente depois do sucesso do ator como o Zé do Burro na minissérie O Pagador dePromessas, um ano  antes.  O Fernando sem dúvidas foi  também o primeiro  grande machão e galã pegador, tipo que o ator repetiria com maestria  ainda em muitos outros personagens como o Osnar de Tieta (1989), O Ricardo Miranda de Meu Bem Meu Mal (1990) o Pedro de Laçosde Família (2000) entre outros.

Outros Grandes nomes do elenco em interpretações viscerais: Paulo Goulart, Laura Cardoso e Denise Del Vecchio 

        Fera Radical marcou  grandes momentos de atores em intepretações inesquecíveis e memoráveis : O Saudoso  Paulo Goulart como Altino Flores. O personagem foi o que mais sofreu mutações na trama, era paraplégico conseguiu se recuperar, deixou de ser um homem austero e fechado para os sentimentos, se redescobrindo através da amizade de Cláudia, em um dos,  sem dúvidas, melhores momento do Goulart na Tv.
        Laura Cardoso, figurinha carimbada em tramas do Negrão, mais uma vez imortalizou uma personagem do autor. A Marta  era a mãe de criação da Claudia, e que no decorrer da trama era revelada como  a verdadeira mãe de Olívia, personagem da Denise Del Vecchio, filha do Altino, criada por ele e Joana.
        E Por falar em Denise Del Vecchio, a Olívia e toda a entrega da atriz à  personagem densa e complexa, deu um novo status à sua carreira.

O Elenco de Astros da trama que já nos deixaram

        Se não  fosse  pelos primeiros 9 motivos, rever a trama de Fera Radical valeria a pena simplesmente pelo fato de rever também o trabalho de atores que já nos deixaram e  foram interpretar personagens no céu , que  na trama foram impecáveis.
        Além de Yara Amaral e Paulo Goulart, que fizeram o casal Joana e Altino Flores, também   já nos deixaram os atores Elias Gleizer (Donato), Luís Maças (Dudu), Cláudia Magno (Vick), Older Cazarré (Robério), Rodrigo Santiago (Jorge Mendes), George Otto (Rafael), Lícia Magna (Dulce), Lutero Luiz (Juiz) e Thales Pan Chacon (Heitor).
 Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa