Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Motivos para não perder a reprise de “Fera Radical” no Viva


        Um dos maiores sucessos do horário das seis da década de 80 está de volta a partir do dia 05 de junho no Canal Viva.  
        Fera Radical, trama do autor Walther Negrão, é uma das clássicas tramas globais  mais pedidas para ser reprisada desde a criação do canal, e sua exibição agora promete !
        Uma trama que mesclava o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança! Fera Radical era nitroglicerina pura.
        A novela foi inspirada na peça A Visita da Velha Senhora, de Frederich Durrenmatt, que já havia inspirado Cavalo de Aço, trama também do autor exibida pela Globo em 1973. Fera Radical foi uma espécie de remake de Cavalo de Aço,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973, Tarcísio Meira era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto.
        A trama é recheada de entrechos e reviravoltas e se só isso não é o suficiente, abaixo 10 motivos para não perder esse retorno triunfal de Malu Mader e sua Fera Radical.

Malu Mader e sua primeira protagonista

        Malu Mader   começou  a carreira no início da década de 80, foi uma espécie de Marina Ruy Barbosa dos anos 80, e esteve praticamente em produções anualmente desde que estreou em Eu Prometo (1983). A Cláudia de Fera Radical era  sua primeira protagonista oficial, um presente depois do grande destaque da Glorinha da Abolição da novela O Outro, um ano antes. Fera Radical mostrou que Malu  estava pronta,  a atriz fez da Cláudia uma das “mocinhas” mais aclamada da história da teledramaturgia e foi a primeira de muitas outras protagonistas que Malu defendeu. Na trama do Negrão,  Malu emocionou o público com grandes cenas brilhando de igual para igual  com monstros sagrados da tv como os saudosos Paulo Goulart, Yara Amaral e Elias Gleiser. E não posso deixar de falar da química explosiva entre ela e José Mayer, o Fernando! Nunca entendi por que até hoje o casal nunca foi repetido.

Yara Amaral, como Dona Joana Flores, que viria a ser seu último trabalho na Tv  

        Uma novela do Negrão sem uma vilã desiquilibrada não seria uma trama do Negrão! Em Fera Radical, Dona Joana Flores, a matriarca da família vivida pela saudosa Yara Amaral,  foi essa personagem. Em um dos seus  melhores  momentos na tv,  a atriz roubou a trama e deu um espetáculo à frente da personagem vilã (até parecia que sabia que seria seu último personagem e se despediu com toda pompa e circunstância). Yara Amaral morreu no réveillon de 1988/1989, no naufrágio do Bateau Mouche, cerca de um mês e meio depois da trama.

Carla Camurati

        A Reprise de Fera Radical vai nos trazer de volta à telinha Carla Camurati, atriz consagrada  nos anos  80 e que abandonou a frente das câmeras para se dedicar a direção na sétima arte, virou cineasta. A Marília, sua personagem  na trama,  foi um dos grandes momentos na sua premiadíssima carreira de atriz.  Marília era uma moça cosmopolita, estudada  e educada nos melhores colégios da capital, mas tinha uma forte ligação com o campo, onde  era a única herdeira da fazenda e negócios do pai. Essa mescla entre os dois mundos (Rural e Urbano) dava o charme da personagem que  ganhou a capa da trilha nacional  da trama e lançou moda com suas jaquetas jeans com detalhes em pele e os paletós  masculinos  estilizados que ela desfilava no eixo São Paulo.  Depois de Fera Radical, Carla Camurati protagonizou as novelas Pacto de Sangue (1989) na Globo e Brasileiros eBrasileiras (1990) no SBT, e em 1996 encerrou de vez a carreira de atriz com o sucesso do filme Carlota Joaquina, Princesa do Brazil, seu primeiro grande sucesso como diretora.  

O Clima rural-chic  da trama  e a informática como elemento de narrativa

        Fera Radical embora tivesse como epicentro as duas fazendas Olho D´Agua e Gaibú não era uma novela rural propriamente dita, e essa mescla do rural com urbano, um “rural-chic” deu todo um charme à trama. Tratava de exportação de carne, de inseminação artificial, o gado através do mundo dos negócios que o campo proporciona.   O figurino dos personagens mostrava essa mistura como Dona Joana Flores (Yara Amaral) sempre de botas ou a Marília (Carla Camurati) um das que mais identifica essa mistura com seus jeans e roupas estilosas.  Outra novidade trazida pelo Negrão em Fera Radical era a informática como elemento de narrativa, a Cláudia (Malu Mader) era uma programadora de sistemas, profissão que começa a surgir naquela década.

A Trilha Sonora 

        Outro ponto alto de Fera Radical  foi sua trilha sonora com temas que misturam música sertaneja com o pop rock e MPB  em voga naquele ano. Músicas como “A Cura” do Lulu Santos,  “Verdades e Mentiras” da Maria Bethânia e “Peão” do Almir Sater,  que tocaram incessantemente , marcaram a novela. Na trilha internacional o carro-chefe foi “She´s Like The Wind” dueto do Patrick Swayze e Wendy Fraser , sucesso um ano antes no  filme “Dirty Dancing” e que na trama foi tema da Ana Paula, personagem da Cláudia Abreu.

Cazuza e Sérgio Reis em uma participação especial

        Duas participações especialíssimas abrilhantaram a trama do Negrão. No capítulo 74, Cazuza que integrava a trilha com a música “Vida Fácil” participou da trama inaugurando   a  Arqueria,  point dos jovens da trama.  Já no capítulo 134,  foi a vez de Sérgio Reis literalmente dá um show no rodeio em que Fernando (José Mayer ) disputava o prêmio de melhor peão.

A Pensão da Dona Lourdes

        A Pensão da Dona Lourdes como acontece em toda novela, era a única hospedaria da cidade. Assim aconteceu de tudo  debaixo daquele telhado. A Cláudia foi morar lá, enquanto sua casa não ficava pronta, Fernando depois de brigar com a família, isso sem falar na turma da faculdade formada por Paxá (Tato Gabus), Marcelo (Raul Gazolla) e Dudu (Luís Maças).  Cleyde Blota sempre impecável vivendo inesquecíveis coadjuvantes, fez da Dona Lourdes  uma grande e hilária personagem dentro de Fera Radical em parceria com o saudoso Cazarré.

José Mayer se consagrando de vez como “Galã Pegador”

        Fera Radical deu ao José Mayer seu primeiro protagonista em novelas. Depois de alguns personagens de destaques em tramas como Guerra dos Sexos (1983) e A Gata Comeu (1985), o personagem foi um presente depois do sucesso do ator como o Zé do Burro na minissérie O Pagador dePromessas, um ano  antes.  O Fernando sem dúvidas foi  também o primeiro  grande machão e galã pegador, tipo que o ator repetiria com maestria  ainda em muitos outros personagens como o Osnar de Tieta (1989), O Ricardo Miranda de Meu Bem Meu Mal (1990) o Pedro de Laçosde Família (2000) entre outros.

Outros Grandes nomes do elenco em interpretações viscerais: Paulo Goulart, Laura Cardoso e Denise Del Vecchio 

        Fera Radical marcou  grandes momentos de atores em intepretações inesquecíveis e memoráveis : O Saudoso  Paulo Goulart como Altino Flores. O personagem foi o que mais sofreu mutações na trama, era paraplégico conseguiu se recuperar, deixou de ser um homem austero e fechado para os sentimentos, se redescobrindo através da amizade de Cláudia, em um dos,  sem dúvidas, melhores momento do Goulart na Tv.
        Laura Cardoso, figurinha carimbada em tramas do Negrão, mais uma vez imortalizou uma personagem do autor. A Marta  era a mãe de criação da Claudia, e que no decorrer da trama era revelada como  a verdadeira mãe de Olívia, personagem da Denise Del Vecchio, filha do Altino, criada por ele e Joana.
        E Por falar em Denise Del Vecchio, a Olívia e toda a entrega da atriz à  personagem densa e complexa, deu um novo status à sua carreira.

O Elenco de Astros da trama que já nos deixaram

        Se não  fosse  pelos primeiros 9 motivos, rever a trama de Fera Radical valeria a pena simplesmente pelo fato de rever também o trabalho de atores que já nos deixaram e  foram interpretar personagens no céu , que  na trama foram impecáveis.
        Além de Yara Amaral e Paulo Goulart, que fizeram o casal Joana e Altino Flores, também   já nos deixaram os atores Elias Gleizer (Donato), Luís Maças (Dudu), Cláudia Magno (Vick), Older Cazarré (Robério), Rodrigo Santiago (Jorge Mendes), George Otto (Rafael), Lícia Magna (Dulce), Lutero Luiz (Juiz) e Thales Pan Chacon (Heitor).
 Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

“Cordel Encantado” estreia nesta segunda no Globoplay Novelas substituindo “Além do Tempo”

        A novela Cordel Encantado será reprisada no canal Globoplay Novelas (ex-C anal Viva) . Exibida originalmente em 2011, na faixa das 18h da Globo , a trama volta ao ar nesta segunda-feira,   15 de dezembro, substituindo a reapresentação de Além do Temp o (2015).         Os capítulos serão exibidos no Globoplay Novelas de segunda a sábado, às 20h05, e com maratona aos domingos a partir de 11h.           Cordel Encantado , trama das autoras  T helma Guedes e Duca Rachid     é uma fábula sobre dois universos distintos: o encantamento da realeza europeia e as lendas heróicas do sertão brasileiro. A união desses mundos é representada pelo romance de Açucena ( Bianca Bin ), uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu. E Jesuíno ( Cauã Reymond) , um jovem sertanejo que desconhece s...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

“Apocalipse” - Conheça a nova trama da RecordTv que estreia nesta terça-feira

A produção da mesma autora de Os  Dez Mandamentos e irá retratar o final dos tempos         Nesta terça (21.11) ,  estreia a nova novela bíblica da RecordTv.   Apocalipse , escrita pela autora Vivian de Oliveira (a mesma de Os Dez Mandamentos )  promete inovar.  Primeiro por ser a primeira trama bíblica contemporânea – a novela se inicia na década de 80, passa pela de 90 e chega ao dias atuais a partir da sua segunda semana, porém nem assim deixará de abordar passagens e personagens retratados na bíblia  como dilúvios e tsunamis, o mal, a besta fera e o diabo.  Além do livro O Apocalipse , a autora se inspirou também no Velho Testamento e alguns livro do Novo Testamento da bíblia.         A trama se inicia em 1987,  com um tsunami  num resort na Ásia  que provoca a morte dos pais dos irmãos judeus Alan (Maurício Pitanga) e Uri Gudman (Phelipe Gomes), n...