Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Estrela de Fogo (1998)


        O Mundo country invadiu a tela da RecordTv com a estreia da novela Estrela de Fogo, do autor Ives Dumont,  em maio de 1998.  A trama era a primeira com relevante sucesso depois que a  emissora resolveu reativar seu núcleo de teledramaturgia, chegando a cativar um público  que se apaixonou pela história.
        A Própria emissora se surpreendeu com o sucesso da novela  e devido a ele resolveu estendê-la criando uma segunda fase com uma passagem de 4 anos. Assim Estrela de Fogo ficou 11 meses no ar totalizando 248 capítulos em suas duas fases, e está na lista das 30 novelas mais longas da história da tv.


        Estrela de Fogo conta  na primeira fase a história da cidade de  Girassol, onde  está a fazenda "Estrela de Fogo", de Gustavo Alvarenga (Fúlvio Stefanini). É nela e na vida das pessoas que vivem nela que está centrada a história. A fazenda leva esse nome por causa do cavalo que Gustavo considera seu grande "amigo", pois foi o primeiro animal do império que conquistou. Gustavo e Tadeu (Luiz Guilherme)  foram criados juntos. Tadeu era empregado da fazenda, mas, com a morte do pai de Gustavo e as constantes brigas entre ele e seu novo patrão, Tadeu vai embora. Tadeu sempre tivera inveja de Gustavo, principalmente por causa do dinheiro do amigo e porque ele se casou com Estela (Cristina Prochaska), o grande amor de sua vida. Tadeu torna-se  um homem poderoso, mas a briga entre os dois continua.
Estela é uma mulher de muita fibra, mas que vive com Gustavo apenas para manter as aparências pois, há muitos anos, os dois tiveram uma briga séria por causa do suicídio do pai de Estela, que acusa o marido de ter sido o responsável. Estela e Gustavo tiveram três filhos: Maurício (Nico Puig), Manuela (Daniela Duarte) e Bernardo (Afonso Nigro), que namora com Andréa (Vera Zimermann), filha de Tadeu. Mas ela não percebe o grande amor que desperta no humilde peão Ventania (Marcelo Aguiar), filho da cozinheira da fazenda de Gustavo, Generosa (Jussara Freire).


AFONSO NIGRO 

A Segunda fase se inicia após a  morte de Gustavo, onde passam-se quatro anos e a fazenda "Estrela de Fogo" está sob o comando de Estela, que tem que tomar as decisões certas para salvá-la da falência. Neste ínterim, ela encontra um novo amor, o misterioso Giuliano (Carlo Briani). Além de cuidar dos problemas financeiros, Estela tem que se defender das tramóias de seu grande inimigo, Tadeu. Depois de ter sido descartado definitivamente por sua grande paixão, o poderoso empresário torna-se ainda mais cruel e não mede esforços para destruir a família Alvarenga. Para aumentar seu poder, Tadeu decide concorrer à Prefeitura de Girassol e tem como forte rival Maurício, filho de Gustavo e Estela, que encontra na política sua verdadeira vocação.
A novela chamou atenção pelo cuidado com  figurinos, textos, cenários e o elenco em total sintonia. Os rodeios, shows de músicas sertaneja, churrascos, leilões de cavalos e participações especiais marcaram a produção e ajudaram muito na identificação do público com a novela.  

Em quase 20 anos de carreira (na época), Cristina Prochaska ganhou em Estrela de Fogo, sua primeira e única protagonista na tv. Cristina foi jornalista da Rede Bandeirantes, e além de atuar em novelas, apresentou na Globo o programa Grandes Empresas Pequenos Negócios e algumas reportagens do Vídeo Show.

LOLITA RODRIGUES
Lolita Rodrigues viveu em Estrela de Fogo a personagem Clara,   e pela primeira vez deu um  beijo na tv em quase 50 anos de carreira. Por muito tempo Lolita evitava beijar em cena a pedido do seu então marido, Airton Rodrigues. Como ele já era falecido isso veio acontecer na trama.  O Felizardo foi o ator Jonas Mello que vivia  o personagem Nuno, seu par romântico na novela.


Aproveitando o temática country e sertaneja da trama ,  os dois volumes da trilha da novela foi recheado de clássicos sertanejos e músicas de sucesso na época, com praticamente todas as duplas e cantores sertanejos integrando os dois lp´s. Nomes  como Leandro e Leonardo, Daniel, Chitãozinho e Xororó, Sérgio Reis , Gian e Giovanni entre outros integraram as trilhas.


Ives Dumont, foi o pseudônimo criado pelo ex-executivo da Gessy Lever, Durval Monteiro ,   para escrever novelas. O Nome foi escolhido para homenagear o ator francês Ives Montand. Antes de Estrela de Fogo, o autor havia escrito a minissérie O Desafio de Elias (1997), e continuou na emissora com as tramas de Louca Paixão (1999), A História de Ester (1998) e supervisionou Tiro e Queda (1999).  Foi Ives Dumont quem adaptou  Vale Todo,  a versão hispânica do clássico brasileiro Vale Tudo (1988) do GilbertoBraga, numa parceria entre a Rede Globo e a Telemundo em 2002. 

JOANA LIMA VERDE e DALTON VIGH 

Estrela de Fogo foi uma grata surpresa, dobrou a audiência que a emissora esperava ter, e ainda alavancou a do Programa Ratinho Livre, apresentado posterior à trama na época.  Sem uma história forte, foi dado ênfase a esse mundo sertanejo que começava ter um novo estouro de sucesso no final dos anos 90 e início dos 2000. A novela pode ser taxada de uma trama de situação, aproveitando o cenário atual para inserir em cima dele um folhetim que foi tomando força no decorrer dos capítulos.

Ficha Técnica:
Novela do Autor Ives Dumont
Direção Geral : José Paulo Vallone
Elenco:
FÚLVIO STEFANINI- Gustavo
CRISTINA PROCHASKA – Estela
LUIZ GUILHERME – Tadeu
MARCELO AGUIAR – Ventania
VERA ZIMMERMANN – Andréa
CARLO BRIANI – Giuliano
JUSSARA FREIRE – Graciosa
NICO PUIG – Maurício
DANIELA DUARTE – Manuela
DALTON VIGH – Fernão
JOANA LIMAVERDE – Inaê
LOLITA RODRIGUES – Clara
JONAS MELLO – Nuno
CLARISSE ABUJAMRA – Júlia
BIA SEIDL – Luciana
CLÁUDIA MAURO – Simone
JORGE PONTUAL – Breno
CÍNTIA BENINI – Bia
GABRIELA ALVES – Érika
MATHEUS CARRIERI – Lucas
LUCIENE ADAMI – Joelma
DAVID CARDOSO JR. – Guto
MARCELO FAUSTINI – Divino
TALLYTA DE CASTRO – Carol
LAERTE MORRONE – Umberto
ÂNGELA DIP – Aurora
RODRIGO VERONESE – Felipe
VANESSA VHOLKER – Ritinha
SÔNIA LIMA – Patrícia
ANTÔNIO GRASSI – Duarte
ÊNIO GONÇALVES – Ramiro
ALÉXIA DESCHAMPS – Renata
MARLY BUENO – Iolanda
VANUSA SPINDLER – Heloísa
ERNANDO THIAGO – Camilo
FÁBIO VILLAVERDE – Pedro Rei
FERNANDO VIEIRA – Otávio
JU CORTE REAL – Donato
FABIANA ALVAREZ – Laura
DENIS DERKIAN – Delegado Amadeu
GÉRSON DE ABREU – Hélio Colibri
MARCELO VÁRZEA – Zeca
RAYANNA VIDAL – Maria Rita
CARLINHOS DE OLIVEIRA – Mateus
MÔNICA BITTI – Cida
ROGÉRIO CURY – Sargento Martins
INGRID OLDENBERG CALDES – Lucy
CLÁUDIA MARCOTTI – Karina
JULIETA AMARAL – secretária da rádio
AFONSO NIGRO – Bernardo
Exibição: 04 de Maio de 1998 à 26 de Março de 1999
Capítulos: 248

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

  1. Gostaria muito de assistir novavente estrela de fogo de 1998

    ResponderExcluir
  2. Sim gostaria de Assistir eu adoro esse gênero pq é meu meio de convivo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...