Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – A Rainha Louca (1967)


        Há pouca mais de 50 anos, em fevereiro de 1967, a Globo apresentava em seu horário  dez (na verdade 21:30h) mais um clássico dramalhão escrito por Glória Magadan -  A Rainha Louca – baseada no romance Memórias de um Médico, do Alexandre Dunas, protagonizada por Nathalia Timberg e  dirigida por Ziembinski e Daniel Filho.
        A Novela teve um produção mastodôntica, inclusive foi a   primeira a ter cenas gravadas fora do país. Ziembinski e parte do elenco gravaram algumas cenas no México dando ainda mais veracidade à história.
        A trama da novela  se desenrola no México, no século 19, durante o período em que Napoleão III interveio no país, e conta o drama de Carlota (Nathalia Timberg), mulher do imperador Maximiliano (Rubens de Falco).

Por conta de uma tempestade, Maximiliano e Carlota são obrigados a interromper sua viagem ao Castelo de Chapultepec, na Cidade do México, pernoitando na fazenda de Fernando Moreno (Jaime Barcellos), pai do comandante Eduardo Moreno (Paulo Araújo), que conduz a escolta imperial. Também faz parte da comitiva Xavier de Montenegro (Amilton Fernandes), oficial de campo do imperador, com quem Carlota mantém uma relação.
Na fazenda, Maximiliano e sua esposa são apresentados ao conde Demétrio (Paulo Gracindo). O homem, conhecido por suas predições, logo desperta a curiosidade do casal, e a imperatriz insiste para que ele revele uma de suas profecias. Carlota fica aterrorizada quando o feiticeiro prevê o fuzilamento do imperador.
No decorrer da história, Carlota pede a Maximiliano que renuncie à Coroa, temendo a profecia, mas ele se recusa. A imperatriz acaba enlouquecendo ao perceber que não consegue intervir nas atitudes e decisões do marido.
Por sugestão de José Bonifácio de Oliveira (O Boni), a história foi transferida do século 18  para o 19, e isso causou um  digamos “erro” ao título da trama. Carlota na verdade era imperatriz e não rainha. O Título de  A Rainha Louca é atribuído a Borjalo. Em algumas das reuniões para produção   foi indagado aos participantes que nome dar a uma  trama que fala sobre uma rainha que enlouquece. Borjalo não pensou duas vezes e proferiu o “A Rainha Louca”.

Ficou muito claro na trama, que além da inspiração no romance, Glória Magadan frisou no filme mexicano “Juarez y Maximiliano”, de grande sucesso em 1934. Filme esse que rendeu  dois  outros  americanos, ambos em 1939, um deles com a atriz Bette Dawis. Também virou novela no México em 1965 – a  “Maxilimiano y Carlota” protagonizada por Maria Rivas, que coincidentemente, assim como Nathalia Timberg, protagonizou antes uma versão de O Direito de Nascer.

Segundo o ator Rubens de Falco que relatou em seu livro “Rubens de Falco – Um Internacional Ator Brasileiro”, o romance entre Carlota e o Oficial Xavier deveriam conduzir à trama,  porém o público não comprou o romance por ainda terem vivo na memória os personagens de Nathalia e Amilton Fernandes em seu trabalho anterior, O Direito de Nascer, onde viveram mãe e Filho. Assim ganhou destaque o romance de Carlota com seu marido, Maximiliano vivido por Rubens de Falco.
Um dos grandes destaques de A Rainha Louca foi a interpretação de PauloGracindo na pele do Conde Demétrius, em sua estreia na Globo. Mesmo podado pela autora, que não gostou do caminho que o ator deu ao personagem, Paulo  conseguiu fazer um trabalho crível do misterioso e fascinante personagem.
Além de Paulo Gracindo, Zilka Zalaberry e Ida Gomes também estrearam na Globo em A Rainha Louca.
        Thereza Amayo foi parabenizada pessoalmente por Glória Magadan por sua intepretação de Maria de Las Mercês. A autora costumava acompanhar o início das gravações de suas novelas.

Daniel Filho assumiu a direção da novela, substituindo Ziembinski, e junto com ele veio uma novidade técnica: Nathália Timberg passou a interpretar duas personagens, a rainha louca e uma empregada perversa, onde as duas personagens dialogavam entre si. Daniel também deu mais ritmo e uma estética cinematográfica a história. Marcou com mais verossimilhança as lutas de espada, além de introduzir características dos filmes “B”. Daniel estava estreando como diretor e foi muito elogiado pela crítica.

A Rainha Louca foi uma novela de grande sucesso no terceiro ano de vida da Rede Globo, e uma das mais citadas criadas pela exagerada e inesquecível Glória Magadan.
Ficha Técnica:
Novela da Autora Glória Magadan
Direção Geral: Ziembinski e Daniel Filho
Elenco:
NATHÁLIA TIMBERG – Carlota / Aurora
RÚBENS DE FALCO – Maximiliano
AMILTON FERNANDES – Xavier Montenegro
CLÁUDIO MARZO – Robledo
THERESA AMAYO – Maria de Las Mercês
PAULO GRACINDO – Conde Demétrius
LEILA DINIZ – Lorenza
ZILKA SALABERRY – Marquesa 
JAIME BARCELLOS – Fernando Moreno 
PAULO ARAÚJO – Eduardo Moreno
ZIEMBINSKI – Coronel Pablo Gianico
PAULO ARAÚJO – Barão de St. Geneviève
GRACINDO JÚNIOR – Bordon
CARLOS EDUARDO DOLABELLA – Don Juan
JOSÉ AUGUSTO BRANCO – General Cury
NILDO PARENTE – Duque de Versailles
KARIN RODRIGUES – Duquesa de Versailles
IDA GOMES – Astrid
ADRIANA PRIETO – Joana
CELSO MARQUES – Hector
DIANA MOREL – Rosário
LEINA KRESPI – Madaleine
PAULO PADILHA – mordomo do rei
CLÉA SIMÕES – Ximena
WÁLTER MATTESCO – Urbano
ANA ARIEL – Joaquina

Exibição: 20 de Fevereiro à 16 de Dezembro de 1967
Capítulos: 215
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa : www.teledramaturgia.com.br www.wikipédia.com.br e www.memoriaglobo.com.br

Comentários

  1. Oi querido, adoro seu blog, faz um novelas inesqueciveis da novela Vitória da Record TV, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu cara !! Seja bem vindo !! Sugestão anotada. Vitória é uma novela recente, mas vale um post sim !!

      Excluir
    2. brigado pela compreensão, depois quero outras novelas da record Tv como Prova de amor, poder paralelo e chamas da vida.

      Excluir
    3. Já teve um NOVELAS INESQUECÍVEIS de CHAMAS DA VIDA , viu !1 Ver lá http://e10blog.blogspot.com.br/2013/11/novelas-inesqueciveis-chamas-da-vida.html

      Excluir
    4. eu assisti a esta novela, adorava ver a Nathalia thimberg com aquela saia balão, a linguagem era teatral , pena que era em preto e branco, eu fiquei chateado que a leila Diniz so apareceu no primeiro capitulo, que terminou ela trancada num castelo batendo na porta para sair e o conde demetrius (Paulo gracindo) indo na direção dela, já no segundo capitulo ela já não aparecia, mas a câmera mostrava o conde com um cálix nas mãos bebendo um liquido que parecia sangue. me lembro do ultimo capitulo, o max foi executado e na sua loucura a carlota o via, foi assim o final da novela, eu tinha 7 anos mas já adorava ver novelas.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

“Gina” – Primeira novela com Christiane Torloni como protagonista, entra nesta segunda na Globoplay pelo Projeto Fragmentos

          Gina , a trama  escrita por  Rubens Edwal Filho,  baseado no romance homônimo de  Maria José Dupré  (Mesma autora de  Éramos Seis ), e que trouxe  Crhistiane Torloni  com sua primeira protagonista oficial, entra nesta segunda   (15.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Fragmentos com oito capítulos salvos nos arquivos da Globo .           A novela     foi uma das mais frágeis apresentadas no horário das seis. O romance não tinha base para uma história diária. Assim,    Rubens    teve que rebolar para sustentar os 90 capítulos da trama.    Porém, segundo a imprensa da    época o que mais prejudicara a boa recepção da novela    foi o envelhecimento dos jovens atores que contracenavam com profissionais da mesma idade – Imaginem a situação –  Louise Cardoso  era filha de  Crhistiane Torloni  – a atriz na vida real    é 2 anos mais velha que a Torloni; e também    Tetê Pritzl , filha dos personagens do  Diogo Vilela  e  Fátima Freire .           O Recurso foi preciso

Meus Personagens Favoritos do Rodrigo Simas

O José Venâncio de “ Renascer ”         Ele vem roubando elogios como um dos filhos do   Sr. José Inocêncio ( Marcos Palmeira ) no remake de Renascer , do Bruno Luperi , e na pele do Josê   Venâncio, vem mostrando a maturidade do seu trabalho em cenas complexas, chegando   a um novo patamar em sua carreira.         Rodrigo Simas, é filho do famoso capoeirista e ator Beto Simas, que fez muito sucesso nas novelas nos anos 90, quem lembra dele na abertura de Quatro por Quatro (1994)?         Rodrigo nasceu na cidade do Rio de Janeiro, mas   viveu durante nove anos aos na cidade de Los Angeles nos Estados Unidos, quando sua família se mudou.         Em 2007, de volta ao Brasil, entrou para o mundo do teatro aos 15 anos,   na peça Greasse . No teatro já participou de peças como Mamma   Mia e Os Melhores Anos de Nossas Vidas ,   e em 2009 interpretou o Beto Bala, na peça Capitães de Areia , adaptação da obra homônima de Jorge Amado .         Na tv a estreia foi no mesmo ano de 2

“No Rancho Fundo” traz de volta ao horário das seis o romance e humor regional mesclado com temas importantes

        A nova novela das seis No Rancho Fundo , do Mário Teixeira , já mostrou que é muito mais do que uma continuação de Mar do Sertão . Nesses 3 primeiros capítulos a novela mostrou que   vai falar de termas pertinentes com muito humor e romance regional, que é sempre bem vindo no horário.         Inspirado livremente na peça A Capital Federal , de   autoria   do Artur    Azevedo , a trama   apresentou   paisagens belíssimas, com uma direção de   tirar o fôlego, do Allan Fiterman , com destaque para as cenas do garimpo onde já brilhou de cara, como já era de se esperar   Andrea Beltrão , como   Zefa, a matriarca da família Leonel,   Muito bom ver uma atriz do nível dela em cena totalmente já dona do texto da sua personagem.         Conhecemos um pouco da família protagonista,   além de deixar explícito a força das mulheres dessa   família para sobreviver em um ambiente tão hostil , fomos apresentados   o bom humor de   tirar sarro dos homens que parece não estarem muito a fi

“No Rancho Fundo” – Sua nova novela da seis

        Escrita por  Mário Teixeira , com colaboração de  Marcos Lazarini ,  Angélica Lopes , Dino Cantelli e Renata Sofia, estreia nesta segunda   (15.04) No Rancho Fundo , a nova novela das seis, a 100ª. apresentada no horário.   Tem direção de Bernardo Sá, Carla Bohler, Larissa Fernandes e Rodrigo Bitti ,   com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de  Allan Fiterman . A novela é livremente inspirada na peça  A Capital Federal , de autoria de  Artur Azevedo . Apesar de ser apontada como uma continuação direta de  Mar do Sertão , a novela é oficialmente apresentada como uma espécie de  epílogo  da trama citada, já que o texto principal se passa pouco tempo após a morte do personagem Tertulinho ( Renato Góes ) , além da ausência dos demais protagonistas da trama anterior. Contudo, diversos personagens serão reaproveitados por Teixeira. A   novela tem com astros   Larissa Bocchino, Túlio Starling,  Andréa Beltrão ,  Alexandre Nero ,  José Loreto ,   Luisa Arra

“Em Família” – Última novela do Manoel Carlos, entra na Globoplay nesta segunda pelo Projeto Originalidade

        Em Família , última novela do autor Manoel Carlos , exibida originalmente em 2014, com JúliaLemmertz e Bruna Marquezine dividindo a personagem Helena,   entra nesta segunda (13.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Originalidade.           Em Família   tem dois grandes pilares –  Julia Lemmertz  como a última Helena do autor, uma homenagem a  Lílian Lemmertz,  primeira Helena do Maneco, na trama de   Baila Comigo  em 1981, e mãe da Júlia. Além de  Bruna Marquezine  vivendo esta Helena na segunda fase e a filha desta na terceira. Bruna foi lançada ao estrelato ainda criança quando despontou como a Salete na trama de  Mulheres Apaixonadas   e de lá para cá não havia mais trabalhado com o autor.        Relembre   a história: Primeira e segunda fase Na fictícia cidade de Esperança, no interior de  Goiás , as duas irmãs Chica e Selma são casadas com dois irmãos Ramiro e Itamar, respectivamente. Do casamento de Chica e Ramiro, nasceram Clara, Felipe e Helena, enqu