Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Nossos Autores – Ricardo Linhares


        Ele é sem dúvidas um dos colaboradores e co-autores mais famosos da nossa teledramaturgia. Com formação que passa pelo Colégio Militar quando criança, uma faculdade de Jornalismo na UFRJ,  aulas de interpretação no Tablado em sua adolescência e estagio na TVE  escrevendo roteiros educativos.
        Entrou para a  Casa de Artes das Laranjeiras (CAL) quando soube que o escritor Doc Comparato daria uma oficina de roteiros. Assim Linhares escreveu um roteiro para a série Caso Verdade e foi indicado à Paulo José, de quem foi aluno em uma oficina de roteiristas.
        Em 1983, foi contratado pela Globo e por quatro anos assinou esquetes do humorístico Viva o Gordo, do Jô Soares.


        Depois de colaborar nos textos das minisséries A Máfia do Brasil (1984) e alguns episódios do Tele Tema (1986), Ricardo Linhares estreou nas novelas colaborando com Aguinaldo Silva na trama de O Outro em 1987 e no ano seguinte com Walther Negrão na trama de FeraRadical , atualmente reprisada pelo Canal Viva.


        Em 1989, Ricardo Linhares estreou como autor oficial dividindo os louros da adaptação do clássico Tieta do Agreste, do autor Jorge Amado, para a Tv. Aguinaldo Silva e Ana Maria Moretzsonh foram os outros autores da trama.


        No Início da década de 90, Ricardo voltou formando o trio de autores principais da trama de Lua Cheia de Amor, com Ana Maria Moretzson e Maria Carmem Barbosa,  uma espécie de remake de DonaXepa (1977), do Gilberto Braga, e no ano seguinte aconteceu seu primeiro encontro com Gilberto quando colaborou com o autor na trama de O Dono do Mundo (1991), voltando a repetir a parceria na minissérie Anos Rebeldes em 1992.


        Nos anos seguinte voltou a parceria com Aguinaldo Silva e Ana Maria Moretzsonh nas tramas de Pedra sobre Pedra (1992) e Fera Ferida (1993).


Foi o Linhares também quem supervisionou  o texto,  em 1995,  da primeira temporada de Malhação.


        Em 1996,  Ricardo Linhares  deixava a Globo pela primeira e única vez. O autor assumiu a autoria da novela O Campeão, apresentada pela Rede Bandeirantes. A novela havia sido um argumento do autor Aguinaldo Silva, que pediu para que Ricardo escrevesse a novela.


        De volta a Globo em 1997, Ricardo Linhares dividiu a autoria de outro clássico do gênero realismo fantástico em parceria com Aguinaldo Silva, a novela A Indomada.  E no ano seguinte  apresentou sua primeira novela solo oficial, apesar da supervisão do Aguinaldo Silva – a trama de MeuBem Querer  (1998), que mostrava que Linhares era sem dúvidas o grande sucessor de Aguinaldo bebendo do estilo e estética do realismo fantástico e regionalista, marca forte do trabalho do autor.


        Nos anos 2000 voltou a dividir uma trama com Aguinaldo, a história de Porto dos Milagres (2001) e em 2003 voltou à apostar em voo solo  novamente com a trama de Agora é Que São Elas, novela baseada em uma argumento de Paulo José.


        Foi  no ano de 2003, que Ricardo Linhares voltou a parceria com Gilberto Braga. Essa parceria rendeu as melhores e mais polêmicas novelas dos anos 2000. Passou por Celebridade (2003) com  a inesquecível Maria Clara Diniz e a  cachorra Laura, personagens da Malu Mader e Cláudia Abreu; Paraíso Tropical (2007) que imortalizou a prostituta  Bebel e o vilão Olavo, vividos  pela CamilaPitanga e Wagner Moura e Insensato Coração em 2011, nos presenteando com a Norma da GlóriaPires e o vilão Léo do Gabriel BragaNunes.


        Em 2012, Linhares voltou a colaborar para a temporada da Malhação e supervisionou o texto do fenômeno Cheias de Charme, a trama de estreia dos autores Felipe Miguez e Izabel de Oliveira.


        Em 2013, Ricardo Linhares voltou à suas origens com tramas de  realismo fantástico quando recebeu a incumbência de escrever o remake de Saramandaia,  a clássica trama do Dias Gomes de 1976, para o horário das 23 horas. Com  a computação e recursos técnicos   a favor da história  essa versão de Saramandaia foi muito mais realista que a primeira  reapresentando cenas inesquecíveis  da nossa memória como a explosão da Dona Redonda (Ilza Carla/1976 e Vera Holtz/2013) ou o Professor Aristóbulo se transformando em lobisomen (AryFontoura/1976 e Gabriel Braga Nunes/2013).


        Com Babilônia a polêmica trama apresentada em 2015, Ricardo Linhares voltou a parceria com Gilberto Braga, fechando o trio com João Ximenes Braga. A novela é considerada um novelão em todos os sentidos e  é sem dúvidas a  trama que sofreu maior rejeição inicial do público da história da teledramaturgia. Foi exatamente Ricardo Linhares o responsável por essa projeção positiva e negativa de Babilônia, foi dele a ideia do beijo no primeiro capítulo entre as personagens da Fernanda Montenegro e Nathália Timberg. As duas viviam um relacionamento homoafetivo a mais de 30 anos e segundo o autor relatou em entrevistas para o programa Donos da História do Canal Viva, não tinha como segurar esse beijo para um capítulo final. Foi esse beijo que   desencadeou   a rejeição a trama, e as ditas famílias brasileiras se sentiram ofendidas em sua moral com uma cena “tão forte” logo de cara.
        Enfim,  foi  uma faca de dois gumes, que só um autor com a experiência de um Ricardo Linhares poderia ter a coragem e o alicerce para ariscar. Talvez futuramente Babilônia possa ser vista sobre outra ótica e  finalmente seja feita  justiça sobre o entrecho do beijo gay.
        No ano passado Ricardo Linhares colaborou com Maria Adelaide Amaral e Vicente Villari na trama de A Lei do Amor (2016) e foi o supervisor do último sucesso das sete,  Rock Story ,  da autora Maria Helena Nascimento.


        Conforme a imprensa já divulgou, Ricardo Linhares estará de volta a grade da Globo em 2018. O Autor está adaptando o livro de Edney Silvestre  “Se Eu Fechar Os Olhos Agora” ,  para ser apresentada em forma de minissérie. O Livro já foi traduzido para várias línguas e ganhou o prêmio Jabuti.
        Mal posso esperar! É sempre bom ter um bom produto escrito por Linhares no ar!

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...