Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Totia Meirelles


        Ela é figura constante  na teledramaturgia nacional desde o final da década de 80 e apesar de personagens pequenos  foi galgando um caminho crescente até chegar no patamar de uma estrela e grande profissional.  Na pele da Heleninha de A Força do Querer, marca em seu currículo mais uma personagem de destaque em   tramas da Glória Perez, autora com quem a atriz mais trabalha.


        Totia Meirelles iniciou na carreira como bailarina e logo depois descobriu-se cantora ao participar de um teste para o musical Chorus Line, no qual Cláudia Raia era a protagonista.  Mas  seu grande momento nos palcos foi sem dúvidas a Mama Rose que ela viveu no espetáculo Gipsy em 2010.
        Na tv, estreou em 1985 no humorístico Chico Anysio Show, mas não demorou muito para migrar para as novelas estreando na trama de Que Rei Sou Eu, do Cassiano GabusMendes, vivendo a prostituta Monah, e é por ela que começo a homenagem à Totia relembrando suas personagens em novelas e minisséries, que começaram tímidas e hoje são destaques nas tramas.

Monah de Que Rei Sou Eu? (1989)

        Como disse, a Monah de Que Rei Sou Eu  foi a personagem de estreia em novelas da Totia. Na trama, Monah era a prostituta contratada por Suzanne (Nathalia do Vale) para lhe substituir na cama de Vanolle (Jorge Dória) seu marido. No início a personagem fazia pequenas pontas, porém no decorrer da trama, depois de descoberta à armação, ganhou destaque e brilhou  na trama ao lado de  grandes nomes como o  saudoso Jorge Dória e Natália do Vale.

Laurinda de O Clone (2001)

        Durante toda a década de 90, Totia Mireles apareceu em várias novelas e programas  na Globo e na Manchete com papéis sem muito destaque como a Rosa Maria de Lua Cheia de Amor (1990), viveu outra prostituta em Rainha da Sucata (1990), uma vedete em Pantanal (1990) , Vera Gonzaga de O Fantasma da Ópera (1991), a Sônia de Mulheres de Areia (1993), a Tereza Mercantil da Escolinha do Professor Raimundo (1994), a Elaine de Malhação (1995), a Sofia de Perdidosde Amor (1996) e a Matilde de Suave Veneno (1999), porém Laurinda,  a fiel escudeira e grande  amiga de Ivete, a personagem vivida pela Vera Fischer,  que ela viveu na trama de O Clone, da Glória Perez , foi um divisor de águas em sua carreira. A partir dela, Totia ganhou personagens mais fortes  nas novelas seguinte que participou.

Silvana de Cobras e Lagartos (2006)

        Em Cobras e Lagartos, trama do autor JoãoEmanuel Carneiro, Totia Meireles ganhou a personagem Silvana, que tinha uma grande importância dentro da novela. Descendente de Árabe,  dava o duro numa pequena loja de essências no Saara, uma das locações da trama. Criou sozinha os dois filhos, Nícolas (Kayku Britto) e Geléia (Rafael Ciani), e ainda o sobrinho Duda, o protagonista vivido pelo Daniel de Oliveira, quando  este ficou órfão. Silvana se separou do marido Orã (Luis Mello) quando lhe flagrou vestido de mulher com suas roupas e no decorrer da trama acaba se envolvendo com Pereira, sem saber que ele na verdade é o Omar Pasquim, o dono da Luxus, a famosa loja de departamentos da trama, vivido pelo Francisco Cuoco.

Jandira de Duas Caras  (2007)
 

        Na trama de Duas Caras, do Aguinaldo Silva, Totia Meirelles deu vida a personagem Jandira, que era uma espécie de protetora da protagonista Maria Paula (Marjorie Estiano). Porém a personagem logo saiu de cena depois que a novela sofreu alguns ajustes.

Dra. Aída de Caminho das Índias (2009)

        De volta numa trama da Glória Perez, Totia Meirelles deu vida a psicóloga Aída, uma grande profissional, mas que,  como a maioria dos brasileiros,  não consegue por ordem na própria casa.  Vendo essa personagem   é perceptível o dom que a atriz  tem de fazer mulheres de status de classe média, é impressionante como a personagem lhe cai bem. Aída de Caminho das Índias,  vivia em conflito com a filha mais nova, Camila vivida pela Ísis Valverde, quando as duas se interessaram pelo mesmo homem;  e ainda com o ex-marido César, vivido pelo Antônio Calloni.

Zambeze de Fina Estampa (2011)

        Em Fina Estampa, do Aguinaldo Silva, a atriz deu vida a mais uma personagem inesquecível. Zambeze era totalmente zen e vivia uma relação aberta com o marido Álvaro (Wolf Maia). Além de dona de uma pousada, era massagista profissional e adora reverenciar o sol e o mar.

Wanda / Adalgisa de Salve Jorge (2012)

        Totia Meireles e sua Wanda de Salve Jorge foi uma atração à parte na trama de Glória Perez. Sem dúvidas a vilã é a grande personagem da atriz, onde  pode testar  muita de suas facetas com as várias caras da agenciadora de mulheres para o tráfico. Inesquecível a cena em que Morena (Nanda Costa) descobre que foi traficada e esbofeteia a vilã.  A partir daquele momento a Wanda virou uma espécie de saco de pancadas da novela e vez ou outra estava apanhando de suas vítimas. A Wanda foi aquele tipo de vilã que adoramos odiar. 

Adriana Máximo de Alto Astral (2014)

        Em Alto Astral, do Daniel Ortiz, a atriz voltou na pele de uma nova vilã disfarçada de boazinha. Adriana Máximo era uma internacionalmente conceituada médica  e que chegou na trama sombria e escondendo muitos segredos. No decorrer da novela foi se revelando e no final é descoberto que ela é a assassina dos pais de Bia e Gustavo, os personagens da Raquel Fabrri e Guilherme Leicam.


Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa 

Comentários

  1. Faltou a Vera de América, que se casava com o Jatobá, personagem cego de Marcos Frota. Excelente trabalho

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Minissérie “A E I O Urca” entra nesta segunda na Globoplay

        Curiosa minissérie sem muitas histórias para contar. Na retratação dos shows que fizeram a glória do Cassino da Urca estavam o charme e o encantamento do projeto. Escrita por   Doc Comparato  e  Antônio Calmon  a minissérie tem  Déborah Bloch , Carlos Alberto Ricelli  e  o saudoso   Raul Cortez  como  protagonistas.         A E I   O   Urca entra nesta segunda na plataforma da Globoplay pelo Projeto Resgate de Minisséries .           Relembre a trama   :         O Rio de Janeiro dos anos 1940 é uma cidade fervilhante de excitação. Enquanto no resto do mundo a Segunda Guerra Mundial se desenrola, o Cassino da Urca é uma ilha de animação e elegância. É nesse cenário que Tide, um  croupier  do Cassino, se apaixona pela bailarina Silvia,...

Respirando por aparelhos “Mania de Você” termina marcada como uma das piores já apresentadas pela Globo

           Enfim Mania de Você chegou ao fim nesta sexta (28.03), marcada   com uma   das piores tramas apresentadas pela Rede Globo   até então. A tão   alardeada novela do   João Emanuel Carneiro pós Todas as Flores , entrou em uma queda   linear desde as primeiras semanas   e até seu final   não   conseguiu reverter esse resultado.         Os cortes abruptos iniciais   feitos com   intuito de salva-la saíram pela culatra. O telespectador se perdeu   e acabou não tendo empatia   pelo   mocinho Rudá (Nicolas Prattes), o   mas   prejudicado por   eles, e   assim foi um carro sem freio ladeira abaixo.         Morte e retorno de personagens   pipocaram e a trama continuou inerte, sem controle   e cada vez mais incoerente. Ou seja , o    grande   novelão   prometido ...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...