Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Eterna Magia (2007)


        Há 10 anos, exatamente em 14 de maio de 2007, ElizabethJhin estreava como autora solo no horário das seis global com a trama de Eterna Magia, novela ambientada nos anos 40 e que retratou uma comunidade de descendentes de irlandeses em Minas Gerais.
        A inspiração central de Eterna Magia veio das bruxas “winncas”, mulheres que praticavam a religião Wicca. A Inspiração acabou contrastando com a localização no tempo da trama que se passava em 1940 do século 20 , e a tal religião só começou a ser divulgada nos anos 50.

        A  história de Eterna Magia  se passa na fictícia Serranias, em Minas Gerais. Fundada por irlandeses, ela é conhecida como “a cidade das bruxas”. O “título”, um tanto curioso, alimenta o turismo e o negócio de alguns. E a vergonha de outros.
A trama se movimenta em torno de duas irmãs: Eva (Malu Mader) e Nina Sullivan (Maria Flor). A primeira é uma pianista famosa internacionalmente que, depois de passar dez anos na Irlanda, decide retornar à sua cidade-natal, que ela considera berço de pessoas medíocres e supersticiosas. A sua volta mexe com a vida de todos, principalmente com a de Nina. Ao contrário de Eva, ela é simples e nasceu com o dom para a magia, mas procura não exercê-lo. Nina só não vai conseguir dominar os tais dotes quando perder o noivo, Conrado (Thiago Lacerda), para a irmã.

Ao reencontrar o rapaz que um dia fora apaixonado por ela, Eva não pensa duas vezes e lança seu charme para cima dele. Para ajudá-la a conquistar Conrado de vez e tirar Nina de seu caminho, a pianista conta com o apoio de uma grande e perigosa aliada: Zilda (Cássia Kiss), uma bruxa “do mal”. Mesmo sofrendo por Conrado, Nina terá seus pretendentes. Lucas (Cauã Reymond) é loucamente apaixonado pela moça, mas não tem coragem de se declarar. Na segunda fase da trama, chega à cidade o historiador Flávio Falcão (Thiago Rodrigues). Completamente cético, ele quer provar em sua tese de doutorado que as bruxas não existem.

        Todo esse clima soturno em tons de bruxaria acabou não agradando o público,  além de ter ficado difícil engolir a Malu Mader vivendo uma personagem  vilã e sem escrúpulos. Assim a autora teve que repensar a história e acabou dando uma atenuada nos temas que se referiam as bruxas, mudou o perfil da Eva, vivida pela Malu e até a fotografia da novela foi mais clareada, mudança sentida a partir do capítulo 32 quando a trama passou de fase.

        A bruxa Zilda, personagem da Cássia Kiss, a grande vilã da novela foi outra que sofreu grandes mudanças a partir da segunda fase da novela. O visual da personagem foi inspirado em  Miranda Presley,  a personagem vivida pela Meryl Streep no filme O Diabo Veste Prada.
        Aproveitou-se também essa mudança de fase para a troca da abertura. Saiu o tema instrumental e entrou uma versão de “Nada Além” na voz do Sidney Magal.

        A partir da segunda fase, a trama foi se acertando com o público que começou a se apegar à história  que tinha um conteúdo sofisticado e era muito rica dramaturgicamente. Além  das bruxas Valentinas, como Nina (Maria Flor), Medéia (Araci Esteves), Pérola (Eliane Giardini), Zilda (Cássia Kiss) e Elisa (Milena Toscano) e Clara (Anna Rita) e  seus  dons, outros núcleos chamaram atenção em Eterna Magia.
        A Barbearia do Zequinha (Isaac Berdavid), a pensão Aprazível do Seu Carlão (Carl Schumarquer)  e a paróquia do Padre Aguinaldo  (Emiliano Queiroz), de mentalidade bastante estreita  e que acaba sendo sucedido pelo Padre Zuza (Maurício Gonçalves) foram outros núcleos de destaque na trama.

        Eterna Magia foi uma das poucas novelas das seis a ter gravações fora do Brasil. Normalmente isso só acontece com tramas das nove da emissora. A trama teve suas cenas inicias gravadas em Dublin, na Irlanda.
        Paulo Coelho  fez uma participação especialíssima no primeiro capítulo da novela como o Mago Simon, que narrava um texto explicando a história da trama.

        Irene Ravache foi espetacular na pele da inicialmente amargurada Loreta, uma mulher que,  desprezada pelo marido se descuida da imagem e se torna uma pessoa muito introspectiva. No decorrer da trama sofre uma transformação   ao se apaixonar pelo Médico Rafael (Luis Mello). Pela personagem, Irene foi indicado ao Emmy Internacional de melhor atriz.
        O humor foi representado na trama pelos núcleos dos casais Flora (Lívia Falcão) e Carlão (Carl Schumacher), e Gonzaga (Eduardo Mancini)  e Sofia (Nica Bonfim), a sensual Matilde , personagem da Rita Guedes e a caipira Joyce , vivida pela Marcela Valente.    
        Marco Pigossi, Isabelle Drumond e Tainá Muller estrearam  em novelas na trama de Eterna Magia.
        Apesar de atenuar os temas mais obscuros, Eterna Magia teve sua estrutura envolta de uma aura mística enriquecida por temas e magias da Irlanda.  A trama não é a melhor da Elizabeth Jhin, que só veio ter   sucesso mais concreto  em voo solo com a trama de Escrito nas Estrelas (2010), quando entrou de cabeça nos temas espíritas.
Eterna Magia me parece  uma história que  seria mais aceita em forma de minissérie, já que o cima soturno para o horário das seis soou  como pesado. Mas é uma trama que merecia ser reprisada, para comemorar seus 10 anos e quem saber sabe ser feito justiça  numa exibição com menos pretensão.

Ficha Técnica:
Novela da Autora Elizabeth Jhin
Direção Geral: Ulisses Cruz
Elenco:
MALU MADER – Eva Sullivan
THIAGO LACERDA – Conrado O´Neill
MARIA FLOR – Nina
WERNER SCHÜNEMANN – Max (Maxmilliam Sullivan)
ELIANE GIARDINI – Pérola
CÁSSIA KISS – Zilda
LUÍS MELLO – Rafael
IRENE RAVACHE – Loreta
OSMAR PRADO – Joaquim
THIAGO RODRIGUES – Flávio Falcão
PIERRE KIWITT – Peter Gallagher
CAUÃ REYMOND – Lucas
ARACY BALABANIAN – Inácia
ISAAC BARDAVID – Zequinha
CLEYDE YÁCONIS – Dona Chica
ARACY ESTEVES – Medéia
RITA GUEDES – Matilde
MILENA TOSCANO – Elisa
CARL SCHUMACHER – Carlão
LÍVIA FALCÃO – Flora
BEATRIZ TRAGTENBERG – Neném
MIRIAM THERESA – Edméia
EMILIANO QUEIRÓZ – Padre Agnaldo
MAURÍCIO GONÇALVES – Padre Zuza
NICA BONFIM – Sofia
EDUARDO MANCINI – Gonzaga
ANA CAROLINA GODOY – Carol
MARCO PIGOSSI – Miguel
ISABELLE DRUMMOND – Gina
THIAGO DE LOS REYES – Bruno
MARCELLA VALENTE – Joice
PEDRO GARCIA NETTO – Bernardo
LARA RODRIGUES – Teca
BIA SION – Evelyn
BEL KUTNER – Berta
DANIELA FONTAN – Suzana
VINÍCIUS MANNE – Capitão Marques
NIZO NETO – Brasil
CHRIS COUTO – Eglantina
LIONEL FISCHER – Eurico
TAINÁ MÜLLER – Laura
JOÃO ACAIABE – Afonso
MARIA CLARA MATTOS – Rita
FERNANDA BIANCAMANNO – Celinha
MARC FRANKEN – Bento
DANIEL ERTHAL – Nicolau
IZAK DAHORA – Tadeu
MARCELA ROSIS – Nora
CLÁUDIO ANDRADE – William
RODRIGO GUIMARÃES – Jonathan
CAETANO O´MAIHLAN – Oscar
ROGÉRIO FARIA – Antônio
VÍVIAN PIMENTEL – Molly
RICK GARCIA – Tomaz
JACY MARQUES – Hilda
FÁBIO KELDANI – Mauro
JÚLIA OLIVA – Aninha
JOANA AZEVEDO – Alberta
CAIO GRACO – Artur
ANTÔNIO FRAGOSO – Jorge
as crianças
ANNA RITA CERQUEIRA – Clara
GUILLERMO HUNDADZE – Quinzinho
RAFAEL RITTO – Severino
e
ADRIANA RABELLO – Marta Sullivan (falecida mulher de Max, mãe de Eva e Nina)
BEATRIZ ROSSETI – Celinha (criança)
FÁBIO LENHAIOLI – Conrado (adolescente)
FLÁVIA COPPOLA – Teca (criança)
GABRIEL SCHER – Bento (criança)
GIULIA GAM – Regina (mulher que teve filhos com Joaquim, marido de Loreta, morre no início)
JAIME LEIBOVITCH – cumprimenta Zequinha pelo sucesso de Lucas
MARCELO SABACK – Jair Ferreira
MARCELO TORREÂO – narrador da radionovela
MICHAEL NIX – Bruno (criança)
PAULO COELHO – Simon (forma humana do Grande Dagda, que, na mitologia celta, é o Grande Senhor, deus da magia e da terra)
RAFAELA VICTOR – Carol (criança)
RAYANA FRANÇA – Gina (criança)
REBECA MOLINA – Eva (adolescente)
RODOLFO VALENTE – Miguel (criança)
Exibição: 14 de Maio à 03 de Novembro de 2007
Capítulos: 148

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

"Alma Gêmea" está de volta a partir desta segunda no VPVN

                          Um dos     maiores sucessos do autor   Walcyr Carrasco   ,   Alma Gêmea   está de volta a partir desta segunda (29.04) , no   Vale a Pena Ver de Nov . A trama protagonizada por   Priscila Fantin ,  Eduardo Moscovis   e   Flávia Alessandra   substituirá     a reprise de   Paraíso Tropical   (2007).          Relembre a trama: Década de 1920. Quando Rafael (Eduardo Moscovis), um botânico que cria rosas, e Luna (Liliana Castro), uma jovem bailarina, se conhecem, é amor à primeira vista. Em poucos dias, eles se casam e logo têm um filho. No meio de tanta felicidade, há um espinho: Cristina(Flávia Alessandra), a governanta da casa, prima de Luna. Invejosa, Cristina sente-se injustiçada, já que Luna é rica, casada com Rafael, a quem ela sempre desejou, e herdou da avó as joias da família, cobiçadas por ela e sua ambiciosa mãe, Débora (Ana Lucia Torre). Rafael presenteia a mulher com uma rosa branca preparada exclusivamente para ela – a rosa Luna – no dia em que ela f

Segunda Temporada de “Encantado´s” chega a tv aberta mantendo o fôlego

          Segunda temporada do seriado Encantado ´s , criação da   Renata Andrade e Thais Pontes  chegou a partir desta     última terça-feira (23.04), à Tv aberta. A temporada já está totalmente completa na Globoplay .         O Texto impecável, a direção dinâmica com cortes no time certo,    o tema de carnaval com pano de fundo, fazem de  Encantado´s   uma série agradável e que instiga o telespectador a esperar o que está por vir na próxima cena.         A   Segunda temporada ganha um reforço – perdemos Tony Ramos ,   porém   ganhamos    Eliane Giardini como Dalva, a nova pedra no sapato do pessoal do Encantado´s.           Luis Miranda e Vilma Melo  continuam   irretocáveis como os    líderes do seriado e juntos dos coadjuvantes fazem um desfile impecável da narrativa, com tiradas sagazes de tipos que cruzamos todos os dias.         A Segunda temporada começa   depois do   desfile triunfante que tocou o público no final da primeira. Os irmãos Eraldo e Olimpia, voltam a ro

Série “A Justiceira”, do Antônio Calmon, com Malu Mader como protagonista, entra nesta segunda-feira na plataforma da Globoplay

                  Seriado A Justiceira , do autor Antônio Calmon , entra nesta segunda-feira (29.04) com seus 12 episódios para plataforma da Globoplay .         Protagonizado por Malu Mader , e nomes como Nívea Maria , Leonardo Brício, Anselmo Vasconcellos, Lui Mendes e Danielle Winits , o seriado marcou o ano de 1997, e só não teve   uma segunda temporada por causa de uma gravidez da Malu.         Relembre a trama: Durante uma ação, a policial Diana Maciel   ( Malu Mader ) mata acidentalmente seu parceiro. Sentindo-se culpada, ela entrega seu distintivo. Cinco anos depois, Diana resolve abandonar o marido por ele ser toxicomaníaco. Em dívida com uma quadrilha de traficantes, seu marido entrega o filho do casal, Pedro, como pagamento. Desesperada, Diana aceita trabalhar com um grupo secreto de combate ao crime, em troca deste localizar seu filho. O grupo é formado por Augusta ( Nívea Maria ), Beto (Leonardo Brício), Paco   (Anselmo Vasconcellos), Diego (Lui Mendes) e Marle

Quinta e última temporada de “Sob Pressão” estreia na Globo escondida no final das noites de terças-feiras

        A Globo estreou na última  terça-feira (23.04), a quinta e última temporada de Sob Pressão , criação    do  Luiz Noronha,  Cláudio Torres e Renato Fagundes , a partir da ideia original de  Mini Kerti , inspirada no livro “ Sob Pressão – A Rotina de guerra de um médico brasileiro ”  , do  Márcio Maranhão , e direção geral do  Andrucha Waddington .         Já disponível na Globoplay desde 2022, essa última   temporada parece não ter agradado muito aos diretores da emissora, afinal demorou vir para a tv aberta e ainda chegou praticamente sem divulgação e escondida ás terças-feiras depois de Encantado ´s ,   ou seja um horário cruel.         É fato que a fórmula, apesar de ainda ter muito o que contar sobre a saúde pública, cansou, mas o elenco é tão primoroso e entregue a produção, que a gente foca   mais aos seus dramas do que   o pano de fundo do seriado nesta temporada.         Nesta quinta temporada a equipe do Hospital Edith de Magalhães passa a manifestar as seque