Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis - O Espantalho (1977)



        A Seção desta semana vai relembrar mais um trabalho da   IvaniRibeiro , que já fez quarenta anos  e foi a primeira novela produzida pelos Estúdios Silvio Santos, quando este inaugurou a TVS no Rio de Janeiro , canal 11, mas O Espantalho é mais lembrada por  ter sua história revitalizada  na trama de Mulheres de Areia. A autora juntou suas duas novelas   para escrever o remake de 1993.

        Como as emissoras ainda não tinham uma rede nacional  oficial, O Espantalho acabou sendo exibida em dois horários 21 e 23 horas   e passou por três emissoras Record,  Tupi e TVS,  e na verdade só foi apresentada por completa  em rede nacional (em um compacto de 60 capítulos ) na Rede Tupi em 1979.

        A Trama se passava em Guaianá, uma pequena cidade litorânea, a interdição das praias, devido ao alto índice de poluição das águas, causa conflito com o responsável pelo turismo local. É a luta da integridade do prefeito Breno (Fábio Cardoso) com Rafael (Jardel Filho), o vice-prefeito, dono do maior hotel da cidade e o principal interessado na liberação dos banhos de mar, pois só assim se garante o turismo na região.

Ao lado do prefeito, e contra a poluição e o deszelo com a saúde pública, está a esfuziante Tônia (Thereza Amayo), comerciante local preocupada com seu povo; e o Dr. Munhoz (Hélio Souto) , um médico humanista que nutre um amor platônico por Tônia, apesar dela namorar Juca (Rolando Bodrin)  e os dois viverem uma relação tempestuosa por causa do ciúme.
Mas Breno, Tônia e o Dr. Munhoz têm que enfrentar as artimanhas do autoritário Rafael, que faz de tudo para impedir a interdição das praias. A princípio, Rafael finge ser solidário com a causa do prefeito, mas está por trás de uma verdadeira campanha contra Breno, acusando-o de impedir o progresso da cidade. Coloca espantalhos pelas praias interditadas, os quais representam o prefeito que afugenta os turistas.
Além dos espantalhos, Rafael usa como arma um segredo que revela o passado misterioso de Geni (Ester Góes), a bela mulher do prefeito. Rafael promete desmascará-la perante o marido caso ela não o influencie a favor da liberação das praias. Geni passa então a demonstrar-se contra as decisões de Breno, o que acaba por comprometer o seu casamento.

Rafael consegue finalmente a renúncia de Breno e assume a prefeitura. No entanto, à essa altura, ele descobre ter um aneurisma cerebral, o que o aproximava da morte. Dando mostras de desequilíbrio mental, Rafael começa a ter alucinações e vê espantalhos em seus pesadelos. Sabendo disso, Vasco (Régis Monteiro), um funcionário que o odeia, veste-se de espantalho e começa a assombrá-lo.
Numa noite, Rafael resolve dormir na praia para matar a “assombração”. Mas acaba assassinado. Quem cometeu o homicídio foi Zé Pedro (Walther Stuart), o pai de Tônia. No início, Zé Pedro apoiava as atitudes de Rafael, mas arrependeu-se quando perdeu seu caçula, Reginho (Walter Magalhães), morto por contrair hepatite. Em defesa de Tônia e para vingar-se, Zé Pedro matou Rafael.

A História foi reutilizada com maestria pela autora em Mulheres de Areia (1993) envolvendo os personagens vividos pela RaulCortez, Daniel Dantas e Andreia Beltrão , que correspondiam ao vilão vice prefeito, o prefeito Breno e Tônia da versão original.
A Novela teve uma produção requintada porém alguns ajustes necessários acabaram tirando a credibilidade da história e a entrega de alguns atores a seus personagens que ficava nítido no vídeo.
Mas  a temática de denúncia de praias poluídas foi pertinente e abriu várias opções para que Ivani Ribeiro pudesse criar  novos entrechos.
O Assassinato do vilão Rafael (Jardel Filho) movimentou a reta final da novela. Vasco (Régis Monteiro), o inseguro funcionário do hotel de Rafael assumiu o assassinato, porém depois é revelado que o assassino era Zé Pedro (Walter Stuart), que responsabilizava Rafael pela morte de seu filho caçula, Reginho (Walter Magalhães) intoxicado pelas águas da praia.  Em Mulheres de Areia ,  a autora manteve o mistério mas mudou o desfecho : Virgílio, personagem do Raul Cortez que correspondia ao Rafael de O Espantalho,  morre de susto – vítima de  infarto fulminante ao se deparar com um espantalho. O Espantalho era Tônia (Andréia Beltrão) que passou a atormentá-lo depois da morte de seu irmão também infectado pelas mar poluído.
Interessante, porém mal sucedida O Espantalho foi uma novela muito injustiçada pela  produção espedaçada que a TVS recém inaugurada  lhe dedicou. Era uma história que poderia render e dar à trama status de “novelão”,  basta vermos o sucesso que foi quando apresentada somada a espinha dorsal de Mulheres de Areia no remake de 1993.
Ficha Técnica:
Novela da Autora Ivani Ribeiro
Direção Geral: Luciano Galegari
Elenco:
JARDEL FILHO – Rafael Nascimento
NATHÁLIA TIMBERG – Corina
FÁBIO CARDOSO – Breno
ESTER GÓES – Geni
THERESA AMAYO – Tônia
ROLANDO BOLDRIN – Juca
HÉLIO SOUTO – Dr. Munhoz
CARLOS ALBERTO RICCELLI – Ney
CARMEM MONEGAL – Zilá
EDUARDO TORNAGHI – Dirceu
RENY DE OLIVEIRA – Andréia
WÁLTER STUART – Zé Pedro
WANDA KOSMO – Manuela
GUILHERME CORRÊA – Afrânio
LÉA CAMARGO – Santusa
SUZY CAMACHO – Laurita
JOÃO SIGNORELLI – Odilon
NEWTON PRADO – Mathias
ROBERTO MAYA – Padre Vicente
PERCY AIRES – Delegado Sampaio
IVANICE SENNA – Elza
LEONOR LAMBERTINI – Madrinha
RIVA NIMITZ – Zezé
MIDORE TANGE – Shizuo
RÉGIS MONTEIRO – Vasco
ARNALDO WEISS – Ataliba
ALEXANDRE SANDRINI – Quico
MARTA VOLPIANI – Verinha
ROBERTO MURTINHO – Chicão
LÍDIA COSTA – Dona Celeste
JEREMIAS SANTOS – Sabiá
GERALDO LOUZANO – Jairo
AUGUSTO POMPEO – Moacir
MARTHUS MATHIAS – Tobias
MARILENE DE CARVALHO – Leonor
MARIA HELENA PINTO – Rosa
o menino
WÁLTER MAGALHÃES – Reginho
e
MARLENE MARQUES – namorada de Dirceu
ANDRÉ LOUREIRO – médico
Exibição: 25 de Janeiro a Junho de 1977
Capítulos: 119
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...