Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Sete Pecados (2007)


        O e10blog não reserva a seção “Novelas Inesquecíveis” apenas para as tramas que foram sucesso de audiência, público ou crítica, a seção também reverência tramas que por um problema ou outro ficaram devendo e mesmo sendo de autores com sucessos consagrados, acabaram não se tornando mais um grande sucesso em seus currículos.
        Sete Pecados, trama do autor Walcyr Carrasco que fez 10 anos no mês passado,   é um desses casos. Era a primeira trama do autor no horário das sete, depois da consagração no horário das seis  com O Cravo e Rosa (2001), Chocolate com Pimenta (2003) e Alma Gêmea (2005), e devidos à vários fatores o autor não foi feliz em sua primeira experiência no novo horário.
        O Autor buscou inspiração para a trama na obra  prima de  Dante Alighieri, A Divina Comédia , que cita os sete pecados capitais retratados na trama. Porém esses “Sete Pecados” logo foram abandonando a trama no decorrer dos capítulos quando o público também começou a desaparecer.

        Sete Pecados tinha uma produção caprichada, como poucas do horário das sete, mas infelizmente vários pontos contribuíram para o desinteresse do público, como a trama inconsistente, situações  já vista em várias outras tramas do autor, e a falta de química dos protagonistas Giovanna Antonelli , Reynaldo Gianecchinni e Priscila Fantin. Mas sem dúvidas, o numeroso elenco  que   deixou personagens sem nenhum peso na trama,  foi a gota d´agua  para o enfraquecimento total da novela.
        Ao perceber esses erros, o autor foi adaptando a obra e excluindo alguns personagens e até núcleos por completo, centrou os pecados capitais apenas na trama central realmente.

        A Novela contava a história de Beatriz (Priscila Fantin) é uma jovem mimada, rica e cheia de vontades, cuja vida é uma eterna busca de prazer. Conhece Dante (Reynaldo Gianechinni), um taxista, que é um homem simples, reto, ético. Em um momento de crise ele lhe oferece o que ela nunca tem: ajuda espontânea e desinteressada. Ela resolve conquistá-lo. Para sua surpresa, ele não cai a seus pés. Ferida em seu orgulho, Beatriz não quer reconhecer que se apaixonou. Decide conquistar Dante dizendo que só fará isso para lhe dar um pontapé. Mas apaixonou-se perdidamente pelo único homem que não a quis.
Beatriz decide fazer tudo para conquistá-lo. Está decidida a oferecer sua alma imortal. Cai nas mãos de um guru, Barão (Ailton Graça), ligado a uma sociedade secreta, dirigida por uma misteriosa mulher, Ágatha (Cláudia Raia). Beatriz oferece sua alma para ter esse homem. Mas o guru diz que se quiser o amor de Dante, ela tem que transformá-lo. Fazer com que ele escolha um outro caminho na vida. Dante é um homem especial, de coração puro, honesto. E para mudar, Dante deverá praticar os Sete Pecados, pois um pecado leva a outro. Só assim ele deixará seus princípios éticos e abandonará a esposa, Clarice (Giovanna Antonelli), e os filhos por uma paixão. Mas no processo, Beatriz se transformará, descobrindo suas próprias qualidades para ajudar Dante, cada vez que ela mesma o colocar em alguma confusão.
Mas os membros da Sociedade Secreta têm um objetivo misterioso. De fato, o pai de Beatriz, um milionário, desapareceu num acidente de jatinho deixando toda a fortuna nas mãos da única filha reconhecida. E a misteriosa Ágatha pretende botar as mãos nessa fortuna. Para isso quer manipular Beatriz de todas as maneiras, e a paixão desenfreada dela por Dante parece a melhor maneira de conseguir o que quer.

Além dos problemas na história da trama, Walcyr Carrasco teve que enfrentar outros percalços com alguns dos nomes do numeroso elenco. O Ápice desse caos foi a saída da ClaudiaRaia da trama. A atriz vivia uma das principais personagens, a vilã Ágatha que representava a inveja dentro na história. Com rumores de que Cláudia não estava satisfeita com o rumo da personagem,   e depois que Walcyr não gostava dos cacos e improvisos que a atriz fazia no texto, decidiu-se eliminar Ágatha,  que foi vítima de uma bomba que ela recebeu numa caixa endereçada a Clarice, a personagem da Giovanna Antonelli.  A Solução criada para a saída de Claudia, acabou virando um bom entrecho para Sete Pecados. Afinal quem mandara a caixa bombástica para Clarice?
Maria Zilda Bethlem (a Cintia) e Ailton Graça ( O Barão ) foram outros atores que se desagradaram com o rumo de seus personagens na novela. Maria Zilda pediu para sair quando viu que a história da sua personagem não acontecia,  e Ailton Graça , viu seu Barão , simplesmente sumir do dia para a noite, sem nenhuma explicação. Apenas no último capítulo foi revelado que o Barão havia sido assassinado por Carla (Mel Lisboa)
Houveram especulações também de que Reynaldo Gianecchini também não estava feliz com o rumo do seu personagem, mas não passou disso.
Apesar de considerada uma novela fraca, Sete Pecados teve 208 capítulos e quando apresentada no Vale a Pena Ver de Novo, esses capítulos foram condensados em apenas 83, também devido à baixa audiência da trama no horário.
Sete Pecados foi a primeira novela a abordar o drama de jovens que já nasceram com HIV. Gina (Carla Diaz) era portadora do vírus, e sofria preconceito na escola.  A novela ainda abordou o alcoolismo através da personagem Valéria (Sofia Torres).

Nas tramas paralelas de Sete Pecados chamou atenção a história da professora jovem e idealista Miriam (Gabriela Duarte), que decide transformar uma caótica escola pública ao assumir o posto de diretora da instituição. Para motivar os alunos e mudar a dinâmica da escola, Miriam conta com a ajuda da inspetora Raquel (Maria Carol). Ali também trabalham Maura (Maria Regina), Lineu (Ary França), Eliete (Marisol Ribeiro) e Vicente (Marcello Novaes), com quem Miriam inicia um romance. Vicente hostiliza Miriam no início da trama mas, com o tempo, apaixona-se por ela. O romance dos dois é boicotado por Simone (Samara Felippo), ex-cunhada de Vicente, capaz de qualquer coisa para ficar a seu lado. Nos capítulos finais, Simone sofre um acidente de carro e fica paraplégica, o que aumenta sua revolta. Ela tem um final trágico: depois de tentar matar Miriam, cai de uma escada e morre.

O Romance da terceira idade vivido Romeu e Juju, personagens do Ary Fontoura e NiceteBruno; assim como o conturbado romance entre Régis e Elvira, personagens do Malvino Salvador e Nívea Stelmann, cheio de idas e vindas, chamaram atenção na trama.

No núcleo do humor escrachado,  que não pode faltar em tramas do Walcyr Carrasco, Elizabeth Savalla na pele da Rebeca foi o destaque absoluto. Na trama,  ela fazia a mãe da protagonista Beatriz e gastava rios de dinheiro.  Obcecada com a beleza, ela é a representação exacerbada de até onde uma mulher pode ir por vaidade. Vive atrás das últimas novidades em cosméticos e alternativas para ficar mais jovem. Muitas vezes, acaba com a pele queimada, sem conseguir falar ou abrir os olhos devido aos inúmeros tratamentos que faz.
        Sete pecados marcou a estreia em novelas dos atores Rafael Zulu, Rosanne Mulholland, Amanda Azevedo, Ricardo Duque, Carina Porto e Leilah Moreno.
        Como o próprio autor afirmou em entrevistas depois do seu término, Sete Pecados foi uma trama muito prejudicada por seu elenco inchado, o que fez com  que as tramas de alguns personagens fossem esquecidas ou diminuídas, o que irritou  seus interpretes e refletia no resultado final da novela. Curiosamente cerca de um ano depois, o autor voltou ao mesmo horário com uma trama que tinha as mesmas características de  elenco inchado  e repetições de situações corriqueiras em suas novelas, porém Caras e Bocas (2009) foi marcada pelo sucesso e é considerada uma das melhores do horário dos anos 2000.
        Os sete pecados capitais não trouxeram bons fluídos para o autor, digamos que ele pecou ao escolhe-los como pano de  fundo!
Ficha Técnica:
Novela do Autor Walcyr Carrasco
Direção Geral : Fred Mayrink, Pedro Vasconcellos e Marcelo Zambelli
Elenco:
PRISCILA FANTIN – Beatriz
REYNALDO GIANECCHINI – Dante
GIOVANNA ANTONELLI – Clarice
PAULO BETTI – Flávio
CLÁUDIA RAIA – Ágatha
CLÁUDIA JIMENEZ – Custódia
ELIZABETH SAVALA – Rebeca
ARY FONTOURA – Romeu
NICETTE BRUNO – Juju
RODRIGO PHAVANELLO – Adriano
ROSAMARIA MURTINHO – Otília
GABRIELA DUARTE – Miriam
MARCELLO NOVAES – Vicente
MALVINO SALVADOR – Régis Ninja
NÍVEA STELMANN – Elvira
AÍLTON GRAÇA – Barão
SIDNEY SAMPAIO – Pedro
SAMARA FELIPPO – Simone
MARCELO MÉDICI – Antero / Zizi / Chong Xing / Tião
MEL LISBOA – Carla
ERIK MARMO – Gabriel
MÁRCIA CABRITA – Eudóxia
JUAN ALBA – Rodolfo
ROBERTO BATAGLIN – Teobaldo
SUELY FRANCO – Agripina
DUDA NAGLE – Ariel
MARISOL RIBEIRO – Eliete
MAX FERCONDINI – Aquiles
THALMA DE FREITAS – Berenice
RENATA CASTRO BARBOSA – Adalgisa
RICARDO DUQUE – Marcelo
MARCELO BARROS – Azucrim
MARCO ANTÔNIO GIMENEZ – Vitor
ROSANE MULHOLLAND – Daniela
ISABEL FILLARDIS – Fátima
ILYA SÃO PAULO – Elias
ROSANE GOFMAN – Néia
ZÉ VICTOR CASTIEL – Perseu
VALÉRIA SÂNDALO – Minerva
WAGNER SANTISTEBAN – Ulisses
CARINA PORTO – Irene
RAFAEL ZULU – Leonardo
RAFAEL CALOMENI – Hércules
KAYKY BRITO – Xongas
CECÍLIA DASSI – Estela
MARIA REGINA – Maura
ARY FRANÇA – Lineu
JOHN HERBERT – Schmidt
CARLOS CASAGRANDE – Amadeu
SÉRGIO FONTA – Delegado Renato
FLÁVIO MIGLIACCIO – Nino
MALU VALLE – Palma
LÍGIA CORTEZ – Amélia
LEILAH MORENO – Nalah
ILVA NIÑO – Marli
ABRAHÃO FARC – Silas
HILDA REBELLO – Corina
DARLAN CUNHA – Sandro
CARLA DIAZ – Gina
RAFAEL CIANI – Danilo
JÚLIA RUIZ – Márcia
BRUNO PEREIRA – Edu
HENRIQUE PAGNONCELLI – Reginaldo
BRUNO KIMURA – Shiro San
LENA ROQUE – Dóris
as crianças
AMANDA AZEVEDO – Benta
MARINA RUY BARBOSA – Isabel
TIAGO SALOMONE – Laerte
DANIELLE ROBLES – Dilma
GUSTAVO SANTOS – Ciro
GABRIEL MOURA – Moa
e
ADA CHASELIOV – namorada de Marcelo
ALEXANDRO MALVÃO – Maciel (motorista de Beatriz)
ANA LÚCIA TORRE – Guilhermina (anjo que desce à Terra para supervisionar o trabalho dos querubins)
ANA PAULA BOUZAS – presidiária na cadeia onde Beatriz é presa
ANA TEREZA – Valdirene (comparsa de Antônia)
ANDRÉ DELUCCA – Carlão (seqüestrador de Otília)
ANDRÉ SANTINHO – Fred
ÂNGELA LEAL – Edith (apresentadora do concurso de doces onde Clarice é vencedora)
ANTÔNIO FRAGOSO – fiscal que confisca os bens da casa da Otília
BETTY ERTHAL – baronesa tia da princesa russa Maria Gandara
BRUNO GIORDANO – Anderson (pai de Simone)
CÁSSIO PANDOLFI – médico
CLARISSE DERZIÊ LUZ – mãe de Xongas
CRISTIANA OLIVEIRA – Margareth
DON CHAGAS – Don (informante da polícia na cadeia)
EDYR DUQUI – vendedora de barraquinhas da escola
EMILIANO RUSCHEL – Dorival (amigo de Régis, campeão de atletismo)
FÁTIMA FREIRE – juíza no caso da guarda de Benta
FRANCISCO FORTES – Juca (lutador da academia de Régis)
GASPAR FILHO – Ed Tavares
GENÉZIO DE BARROS – médico responsável pelo asilo onde Juju foi internada
GUILHERME PIVA – Joilson
HÉLIO RIBEIRO – advogado de Vicente
ÍRIS NASCIMENTO – Antônia (tia de Benta)
JAIME LEIBOVITCH – anjo professor que instrui os anjos sobre os sete pecados
JOSIE ANTELLO – confirma com Beatriz os detalhes da abertura da Naraka
JULIANA POGGI – Janaína (merendeira na escola)
JÚLIO BRAGA – chefe de Schmidt
LUCAS DOMSO – Pepe (lutador da academia de Régis)
LUCIANA RIGUEIRA – Cris (professora de Benta)
LUMA ANTUNES – aluna amiga de Márcia
LUPE GIGLIOTTI – Nair (companheira de Juju no asilo)
MARCELA DINIZ
MARIA CAROLINA – Raquel (inspetora na escola)
MARIA CLARA ZINCONE
MARIA CRISTINA GATTI – presidiária na cadeia onde Beatriz é presa
MARIA ZILDA BETHLEM – Cíntia (irmã de Amélia, cria sozinha o pequeno Moa)
MÁRIO CARDOSO – advogado de Dante que vai à casa de Clarice pedir a guarda dos filhos
MÁRIO GOMES – Amadeu
MAURÍCIO BRANCO – novo decorador da Naraka nos primeiros capítulos
MICHEL MAX – Bob (lutador da academia de Régis)
MURILO GROSSI
NARJARA TURETTA – médica na última semana da novela
ODILON WAGNER – Anselmo (marido de Rebeca)
PIETRO MÁRIO – Eurípedes (especialista em línguas antigas)
RAFAEL PRIMO – Sérgio (advogado de Dante)
RAFAEL RAPOSO – Peninha
RANGEL DE OLIVEIRA – Tito
RÔMULO MEDEIROS – policial
RONAN HORTA – Nico (lutador da academia de Régis)
RÔ SANTANNA – Zilda (presidiária que tenta matar Beatriz na cadeia)
RÚBENS CARIBÉ – decorador da Naraka no 1º capítulo
SABRINA DE SOUZA – aluna
SABRINA ROSA – Verônica (mãe de Benta)
SANDRA PÊRA – carcereira da prisão para onde vai Beatriz
SILVIO POZATTO – médico que tratou de Romeu / milionário paulista que compra a menina Helena com o intuito de adotá-la
SIMONE SOARES – cliente de Clarice
SUSANA WERNER – amiga de Elvira
VICTOR PECORARO – dono de site de vídeos
VINÍCIUS MANNE – treinador de boxe de Régis
VIRGÍNIA LANE – ex-vedete amiga de Corina
VIVIANE NETTO
WANDA GRANDI – Tamiris
WILSON RABELO – Jair (taxista amigo de Dante)
Maria Gandara – princesa russa que tenta dar o golpe em Rodolfo

Exibição: 18 de Junho de 2007 à 15 de Fevereiro de 2008
Capítulos: 208
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

"Alma Gêmea" está de volta a partir desta segunda no VPVN

                          Um dos     maiores sucessos do autor   Walcyr Carrasco   ,   Alma Gêmea   está de volta a partir desta segunda (29.04) , no   Vale a Pena Ver de Nov . A trama protagonizada por   Priscila Fantin ,  Eduardo Moscovis   e   Flávia Alessandra   substituirá     a reprise de   Paraíso Tropical   (2007).          Relembre a trama: Década de 1920. Quando Rafael (Eduardo Moscovis), um botânico que cria rosas, e Luna (Liliana Castro), uma jovem bailarina, se conhecem, é amor à primeira vista. Em poucos dias, eles se casam e logo têm um filho. No meio de tanta felicidade, há um espinho: Cristina(Flávia Alessandra), a governanta da casa, prima de Luna. Invejosa, Cristina sente-se injustiçada, já que Luna é rica, casada com Rafael, a quem ela sempre desejou, e herdou da avó as joias da família, cobiçadas por ela e sua ambiciosa mãe, Débora (Ana Lucia Torre). Rafael presenteia a mulher com uma rosa branca preparada exclusivamente para ela – a rosa Luna – no dia em que ela f

Série “A Justiceira”, do Antônio Calmon, com Malu Mader como protagonista, entra nesta segunda-feira na plataforma da Globoplay

                  Seriado A Justiceira , do autor Antônio Calmon , entra nesta segunda-feira (29.04) com seus 12 episódios para plataforma da Globoplay .         Protagonizado por Malu Mader , e nomes como Nívea Maria , Leonardo Brício, Anselmo Vasconcellos, Lui Mendes e Danielle Winits , o seriado marcou o ano de 1997, e só não teve   uma segunda temporada por causa de uma gravidez da Malu.         Relembre a trama: Durante uma ação, a policial Diana Maciel   ( Malu Mader ) mata acidentalmente seu parceiro. Sentindo-se culpada, ela entrega seu distintivo. Cinco anos depois, Diana resolve abandonar o marido por ele ser toxicomaníaco. Em dívida com uma quadrilha de traficantes, seu marido entrega o filho do casal, Pedro, como pagamento. Desesperada, Diana aceita trabalhar com um grupo secreto de combate ao crime, em troca deste localizar seu filho. O grupo é formado por Augusta ( Nívea Maria ), Beto (Leonardo Brício), Paco   (Anselmo Vasconcellos), Diego (Lui Mendes) e Marle

Meus Personagens Favoritos da Cláudia Raia

           Atriz, bailarina , cantora   e um furacão em forma de mulher ! Tudo isso é Cláudia Raia , a Lívia de Salve Jorge   novela da autora Glória Perez. Cláudia que estreou no programa “ Viva o Gordo ”    usando de toda a sua sensualidade,     logo foi mostrando talento e mesmo continuando dando vida a mulheres   sensualíssimas, a atriz conquistou o posto de um das grandes atrizes brasileiras.         Seu atual papel, a anunciada grande vilã de Salve Jorge Lívia Marini, acabou não agradando ao grande público, que não gostou do tom engessado dado à personagem, mas a Cláudia Raia já nos brindou com tantos outros personagens , que nós a perdoamos pela Lívia.         Vamos lembrar o Top 10 dessa atriz completa : 10º. Tancinha de Sassaricando (1987) Foto : mariaclaudiaraia.blogspot.com            Não é segredo para ninguém que o autor Silvio de Abreu é um dos fãs mais árduos   e declarados de Cláudia Raia . Os melhores papéis da atriz foram em novelas suas, só o