Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Mulheres de Areia Nacional (1993)


        Em 1993, a Globo teve um bug na audiência quando levou ao ar o remake de Mulheres de Areia, da autora Ivani Ribeiro. A trama protagonizada por Glória Pires que viveu as  gêmeas, Rute e Raquel,  foi muito além do remake original e se transformou novamente em um dos clássicos da autora ,   da  história do horário das seis da Globo e da teledramaturgia nacional.
        A trilha nacional de Mulheresde Areia foi muito comercial e com uma diversidades de ritmos e estilos para todos os gostos, mas nem por isso  fugiu da identificação com a  história da trama,  tanto que a autora primou por toda a novela  por ela, em detrimento a trilha internacional que acabou sendo tocada timidamente.

        Com a Glória Pires estampando a capa de Rute  e contra capa de Raquel  (só isso já valia o disco), era impressionante a caracterização e incorporação. Se virássemos   a capa do disco   víamos  realmente duas personagens  e não uma atriz vivendo gêmeas.


        Abrindo a trilha, uma levada pop com doses de rock and roll no “Ai Ai Ai Ai Ai” do IvanLins (Que no mesmo ano de 93 ainda emplacou o tema de abertura de Renascer – “Confins”), que foi o tema da gêmea má Raquel.  Ruth, a Rutinha , ganhou como tema “Figura” na voz de Orlando Morais, marido da Glória na vida real. A Música também foi composta por Orlando,  que já  tinha em mãos o perfil da parte boa das gêmeas que sua esposa viveria. A Música virou uma espécie de poema embalado por uma dose  suave  e ritmo que casou perfeitamente com o temperamento da personagem.


        Humberto Martins  viveu na trama o inesquecível  cowboy Alaor, e para o tema do personagem foi escolhido “Pensando em Minha Amada” do repertório de raiz do Chitãozinho eXororó, que naquela época tinha alcançado o seu auge e gravado um dueto com o Bee Gees.  No decorrer da novela Alor,  que era apaixonado por Ruth, se encontra em cena com a rebelde Malu, personagem vivida pela magistral Viviane Pasmanter, que ganhou como tema para  embalar toda essa sua rebeldia o clássico “Ovelha Negra”, imortalizado em 1975 pela Rita Lee e  Tutti Frutti, regravado para Mulheres de Areia pela banda Os Fantasmas, que simplesmente sumiram do mapa depois dessa gravação.



        Três divas da MPB integraram e abrilhantaram a trilha: Simone numa interpretação segura em “Desafios”, embalou os dramas da boazinha Arlete, vivida pela Thais de Campos; Gal Costa  gravou com maestria “Caminhos Cruzados” do Antônio Carlos Jobim,  que embalou a reprimida matriarca dos Assumpção, Clarita, uma das poucas intepretações  tímidas feitas  pela  Susana Vieira; e fechando a trinca Joanna com “Toque de Emoção”  o tema da Andréia, vivida pela Karina Perez, a primeira noiva do Marcos (Guilherme Fontes).


        Pepeu Gomes fora do circuito comercial fonográfico, resolveu tentar  outros voos e  viu seu nome voltar às paradas de sucesso de  todo o Brasil com “Sexy Iemanjá”  o inesquecível tema de abertura e que nos situava dentro da trama praiana com esse toque  solar que lembrava mais o ritmo calipso do que o  axé, marca registrada do cantor. Na segunda reprise da trama, em 2011/2012, a música voltou aos hits  das rádios e ainda ganhou uma versão em ritmo  de forró aqui no Ceará gravada pelo cantor Welsey Safadão. Todo paredão que se prezasse tinha que tocar “A Noite vai ter lu, lua cheia ...”


        Uma nova leva do axé baiano estava se preparando para invadir o Brasil. O trio elétrico tinha se comercializado e todo baiano que pretendia fazer sucesso tinha que se denominar também como cantor de trio. A Banda Beijo , na época ainda comandada pelo cantor Netinho, foi a primeira de Axé Baiano a ganhar uma trilha em novela global.       Com “A Vida é Festa”  a banda embalou a aldeia de pescadores que era uma das principais locações da cidade de Pontal da Areia.


        A Atriz, cantora e jornalista  Marianna Leporace  emprestou toda a sua perícia para a música “Paraíso” tema da cidade e moradores da fictícia Pontal D´areia, onde se passava a trama de Mulheres de Areia. Dá uma vontade de dar uma voltinha na cidade a cada acorde e verso da música. Uma das mais lindas da  trilha,  e mais tocadas na novela. Mesmo assim não foi sucesso nas rádios. Nunca entendi isso!
        Maurício Mattar outro ator/cantor que integrou a trilha,  gravou  “Encontro das Águas”  tema do protagonista Marcos, vivido pelo Guilherme Fontes.


        Depois das gêmeas Ruth e Raquel,  o Tonho da Lua imortalizado pelo Marcos Frota é o personagem mais marcante de Mulheres de Areia. Interpretado com maestria e sensibilidade, o desiquilíbrio e ternura dele foi acompanhado   por “Fantasia Real”,  música composta  por  Danilo Caymmi   e Dudu Falcão, e gravada pela inconfundível voz do Biafra,  especialmente para o personagem. Um dos versos  da música resumiam muito bem o   Tonho da Lua : “E Quem sabe explicar/Dizer o que é Normal/Fantasia ou Vida Real?


        Tônia, a personagem da Andreia Beltrão, foi uma espécie de coadjuvante de luxo de Mulheres de Areia, tamanho sua importância dentro do remake.  A Riponga que despertou a paixão doentia do vilão Virgílio Assumpção (Raul Cortez) lutava com todas as forças contra os desmandos dos poderosos da cidade. Para o seu tema foi resgatada da década de 70 um dos clássicos do cantor Raul Seixas ( em versão original), assim “Gita” ficou imortalizada novamente em um LP nos anos 90.


        Integrou  o LP  ainda a internacional  “Dirty Game”, tema dos amigos da Malu,  da banda brasileira Easy Rider, que  era liderada pelo também locutor de rádio Dudu Falcão. A Banda ainda integrou  a trilha internacional de Olho no Olho, novela do Antônio Calmon no mesmo ano, com uma regravação de “How You Gonna See Me Now” (sucesso da cantora Alice Cooper). A Banda só gravou um disco e desapareceu do cenário musical.

        “Down” do T Set Squad  e “Voyager” do Franco Perini foram os dois temas instrumentais que fechavam cada lado do LP da trilha.

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha do Gipsy Kings

          Gipsy Kings é um grupo musical composto por ciganos que tocam rumba flamenca, um estilo musical variante do flamenco tradicional. Foi formado em 1979, na cidade de Arles da França.         O grupo é originalmente    formando por membros de duas famílias – Os Reyes e os Baliardo, que são parentes do grande músico flamenco Manitas de Plata . O Vocalista principal, Nicolas Reyes , é filho do grande músico, também de flamenco, José Reyes .         Atualmente o Gipsy Kings   é formado apenas   por Nicolas Reyes e Tonino Baliardo .         A Banda marcou seu nome no Brasil com os temas que emplacou nas tramas de Que Rei Sou Eu? (1988), Felicidade (1991), Pedra sobre Pedra (1992) e   Explode Coração (1995), temas esses que vamos relembrar no post de hoje.   “ Bamboleo ” ( Que Rei Sou Eu /1989) ...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Uma Saudade - Lúcia Alves (1948 / 2025)

A Veroca de “ Plumas  e Paetês ”         Ela vem roubando a cena com a tresloucada Veroca, uma das modeletes da trama de Plumas   e Paetês , do autor CassianoGabus Mendes , atualmente em reprise no   Canal Globoplay Novelas .           A reprise acabou sendo uma espécie de despedida   de Lúcia Alves , uma das nossas grandes estrelas que nos deixou em abril deste ano e já estamos   com muita   saudade.         Lúcia Alves , nascida em 4 de outubro de 1948 no Rio de Janeiro,   construiu uma carreira multifacetada no cinema, na televisão e no teatro.           Fez sua estreia no cinema ainda na década de 1960, no filme Um Ramo para Luíza (1965). Na   TV,    a estreia foi   em 1969 com a novela Enquanto Houver Estrelas (TV Tupi), e rapidamente atuou em novelas da Globo como I...