Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Salomé Nacional (1991)


        Salomé, novela baseada no famoso romance de Menotti Del Picchia,  foi uma novela  preterida em sua primeira tentativa de entrar no ar . O projeto da trama deveria ter sido feito em 1978 por Gilberto Braga, porém depois que autor foi alçado ao horário nobre com Dancin´Days ,  foi engavetada. 
        Finalmente em 1991,  Sérgio Marques  quase não estreou a trama. O Boni, então manda-chuva da teledramaturgia global, não aceitava uma novela com a penas 60 capítulos, queria  no mínimo o dobro. Porém contentou-se com os 107 que foram apresentados totalmente gravados . A trama  foi protagonizada   por Patrícia Pillar, louríssima, e que ganhara o papel como prêmio por seu destaque em Rainha da Sucata,  no ano anterior. 
Ao saber da trama, assim como  muitos telespectadores, esperei ver a nudez da Patrícia  na antológica cena da dança dos sete véus. Impossível no horário das seis! Eu era muito inocente na época.

        Salomé teve uma primorosa reconstituição de época  dos charmosos anos 30, com tantas possibilidades principalmente para figurinos e caracterizações.
        Nunca entendi o fato de Salomé   ser uma  das  novelas menos lembradas do horário. Cheia de personagens e entrechos interessantes a trama sempre me atraiu. Não é  a tora que está na lista das tramas que eu ainda pretendo ver reprisada no Viva. Para dar mais uma forcinha para essa futura reprise,  o post de hoje vai esmiuçar a trilha de  nacional da trama que curiosamente apresentou quase 100% de músicas da atualidade em que a novela foi apresentada (início dos anos 90), sucesso que embalavam ou passaram a embalar as rádios depois de integrar a trilha, mas que mesmo assim marcou  os personagens e se transformou em  uma trilha eterna.
       

        O Lp nacional da trilha era aberto pela linda “Sombra em Nosso Olhar” versão de “Smoke Gets in Your Eyes”  dos compositores Jerome Ken, Otto Harcach, Aldir Blanc interpretada pela impecável Selma Reis.  A Música embalava a bela abertura da trama, inspirada no quadro O Beijo (1907), do artista Gustav Klimt.  O Vídeo mostrava um casal em suaves movimentos e enquanto os dois se abraçavam, dezenas de imagens de mosaicos estilo art déco eram projetados sobre seus corpos.
        Patrícia Pillar brilhou como nunca vivendo a bela protagonista,  e para embalar suas aventuras  amorosas na trama ganhou como tema a música “Fim de Jogo” da Elba Ramalho. A Personagem ainda ganhou outro tema romântico para embalar sua relação com Duda (Petrônio Gontijo), a música “Faz de Conta (Make Believe)” na voz do Edson Cordeiro.

        Três nomes do cenário musical que marcaram as trilhas dos anos 80 e início  dos 90 não foram esquecidos pela compilação de Salomé Nacional : Byafra, entrou na trilha com o clássico “Te Amo”, tema da Mônica, a  personagem doce e frágil vivida pela Mayara MagriJoanna embalou a austera e falsa moralista Santa, personagem da Imara Reis, com “O Que é que eu Faço” e  Rosana, que não poderia faltar, com “Riscos do Amor”,  cantou o tema da Carolina vivida pela Flávia Monteiro.

        Patrícia Marx foi a voz do carro-chefe da trilha. A música “Destino”,  do terceiro disco solo da cantora pós- Trem da Alegria,  virou um dos grandes hits das rádios da década de 90. Em Salomé,  a música embalou a personagem Carmem,  a talentosa cantora de rádio, vivida pela ex-paquita Andréia Veiga.
        Jandir Ferrari viveu o talentoso jogador de futebol Guto na trama, e ganhou como tema “Nunca Pensei” na voz do Elymar Santos, para embalar sua paixão ao conhecer  Berta (Susy Rêgo).
        Berta, a bela e inesquecível personagem vivida pela Suzy Rêgo, era tal qual Salomé, uma mulher à frente do seu tempo.  Sua volta ao Brasil  marcava  uma grande virada em sua vida. A Música “Recomeçar” do Daniel Rossano  marcou sua trajetória na trama. 
        Duda e Carmen, os personagens do PetrônioGontijo, que estreava em Salomé e Andreia Veiga, tiveram um romance no decorrer da trama,  e  como eram cantores de rádio  gravaram o pout-pourri  para a trilha  com as música “Jura / Ta-Hi (Pra Você Gostar de Mim)/Agora é Cinza”.
        “Tá Faltando Ela” na voz do Francis Rangel  embalou o forte desejo de Antunes, o personagem vivido pelo saudoso Carlos Alberto, padrasto de Salomé e que não resistiu  à  sensualidade e encantos da enteada.

        Petrônio Gontijo estreou em Salomé, foi uma espécie de Bruno Gagliasso na época, bonito mais logo demonstrou que era bem mais. Talvez isso tenha sido um dos motivos de ter sido ele o escolhido para estampar a capa da trilha nacional. Eu nunca perdoei essa escolha, esperava Patrícia Pillar linda de Salomé na capa. Ela,  misteriosamente não estampou nem a internacional que trouxe a Flávia Monteiro  como estrela. Talvez esse tenha sido o grande erro da trilha de  Salomé. Patrícia Pillar tinha que ter sido a capa do disco. Enfim, Petrônio Gontijo que encantou muitas moçoilas na trama e fora dela,  ganhou como tema do seu personagem Duda a música “Olhos de Jade” do Beto Guedes, que abria o lado B da trilha.

        A trilha era composta ainda por dois temas instrumentais executados pela banda A Caverna : “Nazareno” tema do Padre homônimo vivido pelo saudoso Elias Gleizer, pároco do bairro  é de uma generosidade capaz dos maiores extremos;   e “Capivara” tema do  agente de polícia de mesmo nome vivido pelo Anselmo Vasconcellos , que nas horas vagas fazia servicinhos particulares. Bruto, primitivo, sem nenhum escrúpulo e que no final da trama revela a dimensão de sua perturbação moral e mental. 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

Karine Teles e Isabel Teixeira marcam a semana em “Pantanal”

          A Despedida de Madeleine e a libertação de Maria Bruaca foram o destaque desta semana de Pantanal   e   comprovou   o talento de suas intérpretes que estão roubando a cena no remake.         Karine Teles com a sua Madeleine se despediu de Pantanal em uma cena emocionante e chocante no capítulo deste sábado (21.05). Assim como na sinopse original a personagem morre em um acidente de avião ao tentar voltar para o Pantanal com o intuito de reconquistar a vida   nos braços de José Leôncio (Marcos Palmeira) , abandonada   20 anos atrás.   Madeleine foi uma das personagens mais bem construídas nesse remake. Tanto pela Bruna Linzmeyer   como pela Karine Teles , que manteve toda a aura da personagem da primeira fase. Voluntariosa, mimada , afrontosa e mesmo já adulta, sempre com atitudes infantis. Eu que já citei alguma vezes que critiquei a escalação da Karine para a Madeleine na maturidade, tive que dar mais uma vez meu braço a torcer.   A atriz que tem um boa bagagem nos c

“Gina” – Primeira novela com Christiane Torloni como protagonista, entra nesta segunda na Globoplay pelo Projeto Fragmentos

          Gina , a trama  escrita por  Rubens Edwal Filho,  baseado no romance homônimo de  Maria José Dupré  (Mesma autora de  Éramos Seis ), e que trouxe  Crhistiane Torloni  com sua primeira protagonista oficial, entra nesta segunda   (15.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Fragmentos com oito capítulos salvos nos arquivos da Globo .           A novela     foi uma das mais frágeis apresentadas no horário das seis. O romance não tinha base para uma história diária. Assim,    Rubens    teve que rebolar para sustentar os 90 capítulos da trama.    Porém, segundo a imprensa da    época o que mais prejudicara a boa recepção da novela    foi o envelhecimento dos jovens atores que contracenavam com profissionais da mesma idade – Imaginem a situação –  Louise Cardoso  era filha de  Crhistiane Torloni  – a atriz na vida real    é 2 anos mais velha que a Torloni; e também    Tetê Pritzl , filha dos personagens do  Diogo Vilela  e  Fátima Freire .           O Recurso foi preciso

“Elas por Elas” termina mostrando novos entrechos, porém foi mais um remake que não fez jus ao original

        Depois de meses de uma baixa audiência, reviravoltas, novas histórias e entrechos que não despertaram interesse praticamente até a metade da trama, o remake de Elas por Elas , da dupla Thereza Falcão e Alessandra Marson , chegou ao fim nesta   sexta (12.04).         Sem muito   alarde ou grandes revelações , o remake que contou histórias que a original do CassianoGabus Mendes deixou passar, apresentou um último capítulo simples com o de praxe- casamentos, finais felizes dos casais, nascimento dos bebês e castigo para os vilões.          Aliás sobre vilões , preciso falar da Isabel Teixeira , que na pele da Helena, foi sem dúvidas o grande destaque   entre as 7 amigas – Era uma vilã muito over claro, mas teve um final muito bonito   - O Desiquilíbrio mental, mostrando que ela   foi mais vítima do que causadora dentro da novela,   foi um dos bons entrechos. Ela não tinha como faltar   naquela cena final do reencontro das amigas, novamente, anos depois.         No elenco v

Rapidinhas - 13.01.2024

Igor  Hansen   na Globo   - Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Rodrigo  Lombardi de  volta ao horário nobre Igor  Hansen   na Globo   -    Cria  do SBT   com sucesso  nas novelas  Poliana Moça (2018) e As Aventuras  de Poliana (2022), Igor  Jansen é o mais novo contratado global, e já estreia  na trama  de No Rancho Fundo , próxima  novela das  seis. Ele   vai dar vida ao  personagem  que será filho da personagem da Andrea Beltrão .   Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Na releitura da novela Renascer ,   que estreia no próximo dia 22, Buba é formada em Psicologia e trabalha em uma multinacional. Por conta da paixão por José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira), ela enfrentará grandes obstáculos: além do preconceito por ser uma mulher trans, a perseguição de Eliana ( Sophie Charlotte ), que não se conforma com o término do casamento com Venâncio.   Na primeira versão da novela, em 1993,  a  personagem  foi  vivida pela atr