Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

Meus Personagens Favoritos da Isabela Garcia



        Ela é um dos patrimônios da teledramaturgia nacional   com uma carreira construída desde criança aos olhos do telespectador e  a cada novo trabalho, onde começou encantando com sua graciosidade,  com o tempo foi provando que era uma grande profissional.
        Com 46 anos de carreira completados este ano, Isabela Garcia estreou na tv aos 4 anos de idade, em 1971 no Caso Especial Medéia, onde viveu um das filhas que é assassinada pela própria mãe. A Partir de então não parou mais, foi praticamente um trabalho por ano e o público foi acompanhando seu crescimento como pessoa e profissional.
        Isabela Garcia mesmo tendo  começado sua carreira de atriz muito cedo e aos 20 anos  ter posto de protagonista em novelas da Globo considerada uma das melhores da sua geração,  ganhou até o apelido de “Shirley Temple brasileira”, nunca foi uma profissional acomodada, jogou em vários outras áreas  também marcadas pelo sucesso.
        No teatro, esteve em vários espetáculos de sucesso, entre os quais Cantares em Desafino (1983) e Léo e Bia (1984). Em 1976, estreou nos cinemas  em Ninguém Segura Essas Mulheres. Estreou como apresentadora em 1987 e foi uma das que ficou mais tempo apresentando o programa musical Globo de Ouro, ao lado de César Filho, Guilherme Fontes e Jimmy Raw. Foi durante a década de  80, em 1988 , que Isabela Garcia quebrou de vez o estigma de menininha quando estampou aos 21 anos a edição de 13º. aniversário da Revista Playboy  em agosto. Na época vivia sua primeira protagonista na Tv na trama de Bebê a Bordo (1988).
        E por falar em Bebê a Bordo, a trama está de volta no Viva desde o dia 15 de janeiro,   e é a chance de muita gente que em 1988 ainda nem era nascida,  rever  um dos melhores trabalhos da atriz na Tv. Isabela também pode ser revista na reprise de Celebridade (2003) no Vale a Pena Ver de Novo como a despachada Eliete, amiga da Maria Clara (Malu Mader).
        Curiosamente no início de 2018, Isabela Garcia anunciou que estava sendo desligada da Globo depois de 46 anos de serviços prestado e ser a única emissora na qual a atriz trabalhou desde sua estreia. Confesso que a notícia me entristeceu, talvez possa ser uma chance de  dar uma renovada em sua carreira com a possibilidade de aparecer em outras emissoras, mas não deixa de  dar aquela sensação de injustiça, ver a Globo se desfazer de um dos patrimônios da teledramaturgia,  e que foram criados e lapidados por completos na emissora.
        Para homenagear essas quase 5 décadas de sucessos na tv, nada melhor do que passearmos pelas inesquecíveis personagens, sejam as graciosas menininhas, as belas mocinhas ou as pérfidas vilãs, que Isabela Garcia nos presenteou ao longo desses.

Maria Helena de Água Viva (1980)

        Isabela Garcia parecia um anjinho em seus primeiros trabalhos, os cabelos encaracolados louros e o ar de inocência marcaram suas personagens crianças em novelas como OSemideus (1973), Vejo a Lua no Céu (1976), Nina (1977) e PaiHerói (1979), mas foi a Maria Helena de Água Viva , do Gilberto Braga com colaboração do Manoel Carlos, que a atriz conquistou o posto de grande atriz mirim tirando de letra a dobradinha com Ângela Leal e Tônia Carrero.  O Drama da órfão que estava prestes a deixar o orfanato devido à idade foi um das fortes tramas da novela e a personagem teve tanto destaque quanto os seus protagonistas.

Heloisa de Corpo a Corpo (1984)

        Em Corpo a Corpo, outra trama do Gilberto Braga, Isabela Garcia deu vida a menina Heloísa, filha da personagem vivida pela Glória Menezes. Aparentemente Heloisa é uma menina doce e frágil, mas no decorrer da trama se mostrar mau-caráter e dissimulada.

Rosemary de Anos Dourados (1986)

        A Rosemary  de Anos Dourados, também do Gilberto Braga, foi a personagem de maior destaque da Isabela em sua fase adolescente.  Amiga da protagonista Lurdinha (Malu Mader), era a mais avançada de toda a turma,   e por isso foi  taxada de “Moderninha” demais para a sociedade hipócrita da época. Começa a novela com um romance conturbado com Urubu, personagem do Taumaturgo Ferreira, e depois se envolve com Marcos, vivido pelo Felipe Camargo, entrando em uma disputa com Lurdinha.

Ana Maria de Roda de Fogo (1986)

        Em Roda de Fogo, do Lauro César Muniz, Isabela Garcia deu vida a Ana Maria, e novamente viveu um romance conturbado com  um personagem do Felipe Camargo. Na trama ela era neta de Hélio (Percy Aires), um general remanescente do Regime Militar, que não aceitava seu  romance  com Pedro, pelo condição de ser filho bastardo de Renato Villar (Tarcisio Meira) e de Maura Garcez (Eva Wilma), uma ativista política dos anos de chumbo.

Ana de Bebê a Bordo (1988)

        Depois do destaque em Anos Dourados e Roda de Fogo, Isabela Garcia ganhou sua primeira protagonista em 1988,  a Ana de Bebê a Bordo, do autor Carlos Lombardi. A novela foi um dos grandes sucessos do horário das sete e perpetuou de vez o estilo anárquico do autor. Isabela Garcia foi a escalação mais perfeita do elenco. A Ana era uma personagem forte, com um carga dramática enorme, mas precisava de  uma atriz solar que com talento e beleza tirasse esse peso. Foi isso que a Isabela fez   e a transformou em uma das mais críveis heroínas do Lombardianas.

Isabela de O Sexo dos Anjos  (1989)

        Em 1989, Isabela Garcia voltou com outra protagonista, desta vez vivendo sua homônima Isabela,  na trama de O Sexo dos Anjos, remake de O Terceiro Pecado, sucesso da IvaniRibeiro na Tv Excelsior em 1968. Na história sua personagem era escolhida pelo anjo da  morte, mas depois de uma negociação com o anjo emissário,  o personagem do Felipe Camargo, ela dar a chance de Isabela completar 3 pecados antes de morrer, ou seja, enquanto Isabela não fizesse  três pecados não poderia ser levada da terra. A Trama tinha uma história água com açúcar, mas ao mesmo tempo personagem tão fortes, e  até hoje é uma das que eu mais requisito para uma reprise. Olha aí Viva! Isabela Garcia mais uma vez brilhou com talento e graciosidade vivendo a mocinha da trama.

Mercedes de Lua Cheia de Amor (1990)

        Em Lua Cheia de Amor, releitura do sucesso Dona Xepa, que o Gilberto Braga adaptou do romance de Pedro Bloch, Isabela deu vida a interesseira Mercedes, que tinha vergonha da mãe a camelô Genu (Marília Pêra) e sua condição pobre. Sem se importar com os sentimentos da mãe, não se sentia nem um pouco culpada por vê-la se sacrificando para fazer seus caprichos. Mesmo com esse gênio Mercedes é uma mulher romântica e se apaixona por Augusto (Maurício Mattar), mas não aceita esse amor por acreditar que ela seja pobre. Na verdade Augusto é filho da riquíssima família Souto Maia e ao perceber o interesse de Mercedes mantém a confusão de quando eles se encontraram e não conta sua real condição. Mercedes acaba se casando com Douglas (Rodolfo Bottino), um advogado falido que também pensa que ela  é  rica. Coisas do Destino!

Lúcia de Sonho Meu (1993)

        Faltava uma grande vilã no currículo da Isabela Garcia,  e ela veio em 1993 com a Lúcia de Sonho Meu, do Marcílio Moraes. Inicialmente a personagem era bom caráter e sofria com uma paixão reprimida por Lucas (Leonardo Vieira), mas ao ser envolvida pela lábia do vilão Jorge, acaba se tornando uma  pessoa mesquinha, tendo a Cláudia (Patrícia França)  com seu principal alvo.  No final da trama Lúcia é revelada  como  a assassina de Jorge (Fábio Assunção). Mesmo tendo se tornado uma vilã no decorrer da trama, a Lúcia tinha uma certa torcida, isso devido muito ao carisma da Isabela frente a personagem.

Yoyo de Labirinto (1998)

        O Humor chegou para Isabela Garcia  com a Yoyô da minissérie Labirinto, do autor Gilberto Braga. Hilária e sempre com o intuito de estar nas colunas sociais, chega ao ápice de assumir o assassinato do sogro Otacílio (Paulo José)  para virar notícias. Com isso acaba sendo enviada para uma clínica de recuperação na suíça pela família.

Eliete de Celebridade (2003)

        Em 2003, voltou a fazer humor em outra trama do Gilberto Braga na pele da sacoleira Eliete de Celebridade, que é atual atração do Vale a Pena Ver de Novo. A personagem foi um dos destaques do núcleo do Andaraí na novela, e com uma vibe totalmente popular representava boa parte da camada que se encantou com a história. Em Celebridade, Isabela Garcia voltou a fazer par romântico com Taumaturgo Ferreira, relembrando a dobradinha deles em Anos Dourados (1986). Taumaturgo vivia na trama o bom vivant Nelito, que era casado com Ana Paula (Ana Beatriz Nogueira) que fechava esse triângulo.

Dinorá de Paraiso Tropical (2007)

        Outra personagem cômica defendida por Isabela Garcia e que foi aclamada pelo público foi a Dinorá de Paraíso Tropical, mais uma parceria da atriz com Gilberto Braga. Na trama,  Dinorá era casada com Gustavo, personagem do Marco Ricca, e a dupla protagonizou inúmeras cenas cômicas na novela. Casada há anos com Gustavo, com quem tem dois filhos. Sonhadora, ela não se conforma com a falta de disposição do marido para a vida a dois, e tenta resgatar o romantismo do início do namoro. Gustavo trabalha como gerente de recepção do Hotel Duvivier e, depois de um duro dia de trabalho, chega exausto em casa, e mal consegue dar atenção à mulher. Em meio a muitas discussões, os dois se separam, mas fazem as pazes com direito a casamento e tudo na reta final da trama. A personagem rendeu à Isabela Garcia o prêmio Amigos de Melhor atriz coadjuvante daquele ano.

Celinha de Lado a Lado (2012)

        Em Lado a Lado, trama de estreia dos autores João Ximenes Braga e Cláudia Lage, Isabela Garcia deu vida a doce, frágil, romântica e atrapalhada Celinha. Irmã mais nova da vilã Constância (Patrícia Pillar) e Carlota (Christiana Guinle), era menosprezada por elas por ser uma solteirona com quase 40 anos e sem pretendentes. Mesmo sempre tendo isso passado em sua cara pela as irmãs, Celinha continuava de cabeça erguida com a certeza de que o futuro lhe reservava   um grande amor.  No Decorrer da trama ela encontra esse amor nos braços de Carlos Guerra (Emílio de Melo).


Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

No Tema e Na Trilha do Alejandro Sanz

            Alejandro Sanz é um dos cantores latinos  mais bem sucedidos em todo o mundo e o espanhol mais famoso fora do seu país. O Cantor já vendeu mais de 21 milhões  de disco tendo iniciado sua carreira na década de 80.         O Cantor começou a se destacar em festivais nacionais do seu país, e em 1991 gravou seu primeiro disco “ Viviendo de Brisa ” que se tornou o mais vendido daquele ano na Espanha.         No Brasil, Alejandro Sanz começou a se destacar depois de ter uma música sua na trilha  da novela Torre de Babel na Globo , e depois praticamente um vez por ano o cantor é figura constante nas trilhas internacionais das novelas brasileiras.         O Post de hoje vai relembrar exatamente isso, o que vai fazer você passear por um seleto festival de sucessos do Alejandro Sanz . Carazon Partio ( Torre de Babel – 1998)         “Corazon Partio ” foi a música que abriu o mercado nacional para Alejandro Sanz. Tema da novela Torre de Babel , novela