Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Feijão Maravilha (1979)


Homenagem às chanchadas que abriu espaço para as tramas estilo comédia-rasgada no horário das sete

        Bráulio Pedroso homenageava as chanchadas dos anos 50, com uma deliciosa comédia que reuniu no elenco nomes que fizeram muito sucesso Atlântida, como José Lewgoy, Ivon Cury, Mara Rúbia, Eliana Macedo, Adelaide Chiozzo, Walter D´avilla, Oley Cazarré  e  Grande Otelo.

A Trama protagonizada por Lucélia Santos, passava toda sua ação no Hotel Internacional, um cinco-estrelas, onde se reunia todos os personagens. Eliana, a personagem da Lucélia, trabalha na recepção e vive ás voltas com as trapalhadas de Anselmo (Stepan Nercessian), um empresário com contratos que nunca se concretizavam. Eliana é apaixonada por Anselmo, mas ele não percebe esse amor, pois é apaixonado pela bela e rica Bibinha (Maria Cláudia). Os dois são amigos de Benevides (Grande Othelo) e Oscar (Olney Cazarré), carregadores de malas do hotel. A Jovem recepcionista sempre acaba metida nas confusões que os três aprontam.

Entre os hóspedes estão Ambrósio (José Lewgoy), sempre acompanhado da deliciosamente burra Marilyn Meier (Clarisse Piovesan), a serviço da misteriosa figura do Sombra, a perigosa quadrilha de contrabandistas de ouro formada por Nenê Minhoca (Cazarré), Scarface (Wálter D´avilla), Coruja (Ivan Setrta) e Formoso (Felipe Carone); Hachid (Ivon Cury), um príncipe árabe que vem ao Brasil para contratar o jogador Zico, e a simpática Madame Fifi de Queiroz (Mara Rúbia) entre outros.
Com  essa temática de crimes tendo um hotel de luxo como base, Feijão Maravilha pode ser considerada uma espécie de avó de “Pega – Pega”,  a penúltima  apresentada no horário das sete que tinha como pano de fundo esses mesmos entrechos.
A Novela correu despretensiosa e acabou consagrando esse estilo comédia-rasgada para o horário das sete global, e a maioria das tramas seguintes  apostaram nele.

A homenagem às chanchadas foi o diferencial da trama e claro,  deixou muita gente emocionada ao ver a dupla Grande Othelo e Olney Cazarré vivendo uma dupla inesquecível, numa explícita a homenagem a Oscarito, eterno parceiro de Othelo nas chanchadas.
Jose Lewgoy na pele do Vilão Ambrósio, o Sombra, nos relembrou seus bons tempos de vilão da Atlântida.
Eliana Macedo e Anselmo Duarte fizeram par romântico em vários filmes da Atlântida, e cenas destes filmes eram levadas ao ar no decorrer da novela como se fossem flashbacks dos seus personagens.
Outros destaques do elenco foram Walther D´avilla e Clarisse Piovesan, em uma réplica brasileira de Marilyn Monroe inesquecível.
Uma das cenas memoráveis de Feijão Maravillha foi protagonizada por Stepan Nercessian fazendo um cover do Sidney Magal, em um show na trama  onde o cantor não compareceu.

Feijão Maravilha contou com algumas participações especiais, como Francisco Cuoco, os jogadores Zico e Sócrates, o radialista Adelzon Alves (vivendo um apresentador de telejornal), Chico Anysio na pele da Salomé de Passo Fundo, um das suas mais famosas personagens e  Luis Carlos Maciel, então marido da atriz Maria Cláudia, vivendo um pretendente de sua personagem.

A abertura da trama foi considerada outro diferencial para a época. Sob direção de Paulo Neto e ALoyzio Legey, utilizou uma técnica de sobreposição de imagens de maquetes e chroma key. No cenário foram reproduzidos alimentos e utensílios de cozinha. Um grupo formado por um chef de cozinha e belas cozinheiras desfilavam e dançavam interagindo com grãos de feijão, alhos, caixa de fósforo e panelas. O tema de abertura “O Preto que Satisfaz”, do Gonzaguinha,  foi gravado pelo grupo As Frenéticas, que depois do destaque na abertura de Dancin´Days (1978), um ano antes, voltavam às paradas de sucesso novamente com um tema de abertura de novela. 
O próprio Bráulio Pedroso reconheceu em entrevistas a importância do ineditismo do estilo de Feijão Maravilha, e chegou a adjetiva-la como uma “antinovela”. Mal sabia o autor, que esse estilo comédia-rasgada ou pastelão ainda proporcionariam grandes momentos a teledramaturgia nacional, graças a sua ousadia.

Ficha Técnica:

Novela do Autor Bráulio Pedroso
Direção Geral : Paulo Ubiratan
Elenco:
LUCÉLIA SANTOS – Eliana
STEPAN NERCESSIAN – Anselmo
MARIA CLÁUDIA – Bibinha
GRANDE OTHELO – Benevides
OLNEY CAZARRÉ – Oscar
JOSÉ LEWGOY – Ambrósio / Sombra (Ambrásio)
CLARISSE PIOVESAN – Marilyn Meier
IVON CURY – Príncipe Rachid
MARA RÚBIA – Madame Fifi de Queiroz
MARCO NANINI – Jorginho
MARCELO PICCHI – Miró
ELIZÂNGELA – Adelaide
CLÁUDIO SAVIETTO – Odara (Severino)
ELIANA MACEDO – Soraia
ADELAIDE CHIOZZO – Leonor
CAZARRÉ – Nenê Minhoca
WÁLTER D’AVILLA – Scarface
IVAN SETTA – Coruja
FELIPE CARONE – Formoso
MÁRIO CARDOSO – Ivan
MAURO MENDONÇA – Mr. Ziegfeld
HELOÍSA MILET – Carolina
ÊNIO SANTOS – Professor Giacometti
BRANDÃO FILHO – Prudêncio
GRACINDA FREIRE – Antonieta
MARIA CRISTINA NUNES – Rosana
DULCE CONFORTO – Denise
ROBERTO FAISSAL – Andrade
HELOÍSA HELENA – Maggie
JOSEPHINE HELÈNNE – Zuzú
TOMIL – Milton
e
ADELZON ALVES – locutor de telejornal
ANSELMO DUARTE – Trindade (marido desaparecido de Soraia, pai de Eliana)
ARTHUR COSTA FILHO – diretor do clube que é enganado por Anselmo
CHICO ANYSIO – Salomé (de Passo Fundo)
CÍLIO BLANK – detetive do hotel
CLÁUDIO CORRÊA E CASTRO
DALMO FERREIRA – Negão
DENIS CARVALHO – homem que nega emprego a Eliana no primeiro capítulo
ÉRICO VIDAL – La Porte
FRANCISCO CUOCO – dono do galinheiro
FRANCISCO DANTAS – caixa da boate
FRANCISCO EDUARD CHAVES – porteiro da entrada de serviço
ILVA NIÑO – Dona Filomena
JORGE BOTELHO – bandido
JUAN DANIEL
JÚLIA MIRANDA – Charutão
LUÍS CARLOS MACIEL – pretendente de Bibinha
LUIZ MOTTA – delegado
MARCUS LÁZARO – empresário
MARIA INÊS SAYÃO – Neuza (empregada dos Andrade)
MILTON MORAES – vendedor de cachorro-quente
NAIR BELLO – Firmina Aragão 
ORION XIMENES – detetive
ROBERTO VALLIN – Horácio (gerente do Hotel Internacional, no início, sofre um acidente e seu cargo passa para Ivan)
STÊNIO GARCIA
Exibição: 19 de Março à 04 de Agosto de 1979
Capítulos: 122
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

  1. Que saudade dessa novela.Era muito divertida.E além de tudo, foi uma linda homenagem às estrelas do cinema nacional.

    ResponderExcluir
  2. Isso que era novela , não essas coisas de agora ,sem emoção e sem noção.
    Essas novelas antigas que deveriam voltar , passar todas novamente , aí sim ,hein ?
    Tenho certeza q os telespectadores dessa época ñ iria perder uma, isso sem falar em conquistar essa geração de agora...
    Seria show de bola...🥰🥰🥰
    Ñ se faz novelas como antigamente....

    ResponderExcluir
  3. Alguém sabe pq a novela tinha esse nome?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Minissérie “Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados” entra na plataforma da Globoplay nesta segunda

           Baseada no romance do anjo pornográfico  Nelson Rodrigues,  a minissérie  Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados , do autor  Leopoldo Serran  foi o grande sucesso de 1995 em comemoração aos 30 anos da  Globo   com uma impecável reconstituição  de época  da sociedade conservadora e hipócrita dos anos 40 e 60. A minissérie   entra a   partir desta segunda-feira (15.12) na plataforma da Globoplay .           Alessandra Negrini  foi a grande revelação da minissérie  dando vida a sensual Engraçadinha na primeira fase da trama, assim como  Cláudia Raia  brilhou absoluta na segunda fase da personagem. Inicialmente a Engraçadinha dos anos 60 era evangélica e mulher muito recatada, o inverso da Raia. Mas  foi exatamente esse contraponto que fez com que o trabalho da atriz se tornasse ainda mais importante. ...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

“Cordel Encantado” estreia nesta segunda no Globoplay Novelas substituindo “Além do Tempo”

        A novela Cordel Encantado será reprisada no canal Globoplay Novelas (ex-C anal Viva) . Exibida originalmente em 2011, na faixa das 18h da Globo , a trama volta ao ar nesta segunda-feira,   15 de dezembro, substituindo a reapresentação de Além do Temp o (2015).         Os capítulos serão exibidos no Globoplay Novelas de segunda a sábado, às 20h05, e com maratona aos domingos a partir de 11h.           Cordel Encantado , trama das autoras  T helma Guedes e Duca Rachid     é uma fábula sobre dois universos distintos: o encantamento da realeza europeia e as lendas heróicas do sertão brasileiro. A união desses mundos é representada pelo romance de Açucena ( Bianca Bin ), uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu. E Jesuíno ( Cauã Reymond) , um jovem sertanejo que desconhece s...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Aguardada cena do dilúvio em “Gênesis” marca um dos primeiros grandes momentos da trama da RecordTv

        A RecordTv exibiu no capítulo de quarta-feira (27.01) de Gênesis , a aguardada cena do dilúvio , uma das primeiras aguardadas   passagens da bíblia que a trama vai   retratar.         Com Oscar Magrini como o Noé, o capítulo mostrou   o dilúvio e Arca sendo   levada pelas águas salvando a família e vários animais do seu criador.         A cena repleta de efeitos especiais e computação gráfica, bem melhores e mais preparados do que as mostradas na primeira semana que retrataram os Jardins do Éden,   foi muito bem recebida pelo público e   deu picos de audiência para a trama dos autores Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro .         Na próxima fase da trama a passagem bíblica retratada será a construção e destruição da torre de babel, outro momento épico que a novela nos reserva. Veja...