Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Feijão Maravilha (1979)


Homenagem às chanchadas que abriu espaço para as tramas estilo comédia-rasgada no horário das sete

        Bráulio Pedroso homenageava as chanchadas dos anos 50, com uma deliciosa comédia que reuniu no elenco nomes que fizeram muito sucesso Atlântida, como José Lewgoy, Ivon Cury, Mara Rúbia, Eliana Macedo, Adelaide Chiozzo, Walter D´avilla, Oley Cazarré  e  Grande Otelo.

A Trama protagonizada por Lucélia Santos, passava toda sua ação no Hotel Internacional, um cinco-estrelas, onde se reunia todos os personagens. Eliana, a personagem da Lucélia, trabalha na recepção e vive ás voltas com as trapalhadas de Anselmo (Stepan Nercessian), um empresário com contratos que nunca se concretizavam. Eliana é apaixonada por Anselmo, mas ele não percebe esse amor, pois é apaixonado pela bela e rica Bibinha (Maria Cláudia). Os dois são amigos de Benevides (Grande Othelo) e Oscar (Olney Cazarré), carregadores de malas do hotel. A Jovem recepcionista sempre acaba metida nas confusões que os três aprontam.

Entre os hóspedes estão Ambrósio (José Lewgoy), sempre acompanhado da deliciosamente burra Marilyn Meier (Clarisse Piovesan), a serviço da misteriosa figura do Sombra, a perigosa quadrilha de contrabandistas de ouro formada por Nenê Minhoca (Cazarré), Scarface (Wálter D´avilla), Coruja (Ivan Setrta) e Formoso (Felipe Carone); Hachid (Ivon Cury), um príncipe árabe que vem ao Brasil para contratar o jogador Zico, e a simpática Madame Fifi de Queiroz (Mara Rúbia) entre outros.
Com  essa temática de crimes tendo um hotel de luxo como base, Feijão Maravilha pode ser considerada uma espécie de avó de “Pega – Pega”,  a penúltima  apresentada no horário das sete que tinha como pano de fundo esses mesmos entrechos.
A Novela correu despretensiosa e acabou consagrando esse estilo comédia-rasgada para o horário das sete global, e a maioria das tramas seguintes  apostaram nele.

A homenagem às chanchadas foi o diferencial da trama e claro,  deixou muita gente emocionada ao ver a dupla Grande Othelo e Olney Cazarré vivendo uma dupla inesquecível, numa explícita a homenagem a Oscarito, eterno parceiro de Othelo nas chanchadas.
Jose Lewgoy na pele do Vilão Ambrósio, o Sombra, nos relembrou seus bons tempos de vilão da Atlântida.
Eliana Macedo e Anselmo Duarte fizeram par romântico em vários filmes da Atlântida, e cenas destes filmes eram levadas ao ar no decorrer da novela como se fossem flashbacks dos seus personagens.
Outros destaques do elenco foram Walther D´avilla e Clarisse Piovesan, em uma réplica brasileira de Marilyn Monroe inesquecível.
Uma das cenas memoráveis de Feijão Maravillha foi protagonizada por Stepan Nercessian fazendo um cover do Sidney Magal, em um show na trama  onde o cantor não compareceu.

Feijão Maravilha contou com algumas participações especiais, como Francisco Cuoco, os jogadores Zico e Sócrates, o radialista Adelzon Alves (vivendo um apresentador de telejornal), Chico Anysio na pele da Salomé de Passo Fundo, um das suas mais famosas personagens e  Luis Carlos Maciel, então marido da atriz Maria Cláudia, vivendo um pretendente de sua personagem.

A abertura da trama foi considerada outro diferencial para a época. Sob direção de Paulo Neto e ALoyzio Legey, utilizou uma técnica de sobreposição de imagens de maquetes e chroma key. No cenário foram reproduzidos alimentos e utensílios de cozinha. Um grupo formado por um chef de cozinha e belas cozinheiras desfilavam e dançavam interagindo com grãos de feijão, alhos, caixa de fósforo e panelas. O tema de abertura “O Preto que Satisfaz”, do Gonzaguinha,  foi gravado pelo grupo As Frenéticas, que depois do destaque na abertura de Dancin´Days (1978), um ano antes, voltavam às paradas de sucesso novamente com um tema de abertura de novela. 
O próprio Bráulio Pedroso reconheceu em entrevistas a importância do ineditismo do estilo de Feijão Maravilha, e chegou a adjetiva-la como uma “antinovela”. Mal sabia o autor, que esse estilo comédia-rasgada ou pastelão ainda proporcionariam grandes momentos a teledramaturgia nacional, graças a sua ousadia.

Ficha Técnica:

Novela do Autor Bráulio Pedroso
Direção Geral : Paulo Ubiratan
Elenco:
LUCÉLIA SANTOS – Eliana
STEPAN NERCESSIAN – Anselmo
MARIA CLÁUDIA – Bibinha
GRANDE OTHELO – Benevides
OLNEY CAZARRÉ – Oscar
JOSÉ LEWGOY – Ambrósio / Sombra (Ambrásio)
CLARISSE PIOVESAN – Marilyn Meier
IVON CURY – Príncipe Rachid
MARA RÚBIA – Madame Fifi de Queiroz
MARCO NANINI – Jorginho
MARCELO PICCHI – Miró
ELIZÂNGELA – Adelaide
CLÁUDIO SAVIETTO – Odara (Severino)
ELIANA MACEDO – Soraia
ADELAIDE CHIOZZO – Leonor
CAZARRÉ – Nenê Minhoca
WÁLTER D’AVILLA – Scarface
IVAN SETTA – Coruja
FELIPE CARONE – Formoso
MÁRIO CARDOSO – Ivan
MAURO MENDONÇA – Mr. Ziegfeld
HELOÍSA MILET – Carolina
ÊNIO SANTOS – Professor Giacometti
BRANDÃO FILHO – Prudêncio
GRACINDA FREIRE – Antonieta
MARIA CRISTINA NUNES – Rosana
DULCE CONFORTO – Denise
ROBERTO FAISSAL – Andrade
HELOÍSA HELENA – Maggie
JOSEPHINE HELÈNNE – Zuzú
TOMIL – Milton
e
ADELZON ALVES – locutor de telejornal
ANSELMO DUARTE – Trindade (marido desaparecido de Soraia, pai de Eliana)
ARTHUR COSTA FILHO – diretor do clube que é enganado por Anselmo
CHICO ANYSIO – Salomé (de Passo Fundo)
CÍLIO BLANK – detetive do hotel
CLÁUDIO CORRÊA E CASTRO
DALMO FERREIRA – Negão
DENIS CARVALHO – homem que nega emprego a Eliana no primeiro capítulo
ÉRICO VIDAL – La Porte
FRANCISCO CUOCO – dono do galinheiro
FRANCISCO DANTAS – caixa da boate
FRANCISCO EDUARD CHAVES – porteiro da entrada de serviço
ILVA NIÑO – Dona Filomena
JORGE BOTELHO – bandido
JUAN DANIEL
JÚLIA MIRANDA – Charutão
LUÍS CARLOS MACIEL – pretendente de Bibinha
LUIZ MOTTA – delegado
MARCUS LÁZARO – empresário
MARIA INÊS SAYÃO – Neuza (empregada dos Andrade)
MILTON MORAES – vendedor de cachorro-quente
NAIR BELLO – Firmina Aragão 
ORION XIMENES – detetive
ROBERTO VALLIN – Horácio (gerente do Hotel Internacional, no início, sofre um acidente e seu cargo passa para Ivan)
STÊNIO GARCIA
Exibição: 19 de Março à 04 de Agosto de 1979
Capítulos: 122
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

  1. Que saudade dessa novela.Era muito divertida.E além de tudo, foi uma linda homenagem às estrelas do cinema nacional.

    ResponderExcluir
  2. Isso que era novela , não essas coisas de agora ,sem emoção e sem noção.
    Essas novelas antigas que deveriam voltar , passar todas novamente , aí sim ,hein ?
    Tenho certeza q os telespectadores dessa época ñ iria perder uma, isso sem falar em conquistar essa geração de agora...
    Seria show de bola...🥰🥰🥰
    Ñ se faz novelas como antigamente....

    ResponderExcluir
  3. Alguém sabe pq a novela tinha esse nome?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...