Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Nossos Autores – Cristianne Fridman


Autora dos dois maiores sucessos da RecordTv Chamas da Vida (2008) e Vidas em Jogo (2011)

        Cristianne Fridman é uma roteirista e autora de novelas formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Antes de estrear na teledramaturgia foi crítica literária do Jornal do Comércio. Quando fazia o  mestrado em Português/Literatura na PUC do Rio de Janeiro  trocou sua tese de mestrado pela oficina de roteiristas da Globo, porém só veio estrear na emissora nos anos 2000, acabou estreando na teledramaturgia em 1996 , quando dividiu   com Yoya Wursch a adaptação do romance  de Josué Guimarães e apresentou a novela Dona Anja, protagonizada por Lucélia Santos, no SBT.

        Cristianne Fridman passou por várias emissoras e se consagrou no gênero ao escrever dois dos  maiores sucessos da RecordTv  - Chamas da Vida (2008) e Vidas em Jogo (2011), se transformando em um dos nomes fortes da emissora.
        Depois de Dona Anja no SBT, Cristiane foi contratada pela Globo e trabalhou com Mauro Wilson nos roteiros do programa Gente Inocente,  e em 2001 estreou na teledramaturgia da casa na temporada daquele ano de Malhação, marcada por uma ótima audiência com abordagem de temas   polêmicos como aborto, violência contra a mulher, descoberta de ser filho adotivo e câncer de mama.

        Ainda na Globo ,  foi colaboradora na novela Coração de Estudante (2002), do autor Emanoel Jacobina; da temporada de 2003 de Malhação e de alguns episódios do seriado Carga Pesada (2003).

        Em 2005, a autora troca de emissora e estreia na RecordTv,  que acabara de dar uma renovada em sua estrutura de teledramaturgia, depois do sucesso do remake de EscravaIsaura, um ano antes. Cristianne Fridman em parceria com Bosco Brasil foi uma das escritoras de Essas Mulheres (2005), novela baseada  em três romances de José de Alencar, adaptada por Marcílio Moraes e Rosane Lima. A novela é considerada um biscoito fino dentro da emissora, com um belo texto, direção segura, belíssima reconstituição de época  e um nível técnico comparado às melhores produções da Globo.

        Em 2006, a autora apresentou seu primeiro trabalho como titular dentro da RecordTv – o remake da trama de Bicho do Mato,  apresentada em 1972 na Globo,  de autoria do Chico de Assis e Renato Corrêa e Castro.
        Porém foram suas duas tramas seguintes que fizeram a RecordTv crescer na audiência e por muitas vezes ofuscar a  homogenia audiência global -  Chamas da Vida (2008) e Vidas em Jogo (2011).

        Em Chamas da Vida,  a autora esquentou a tela com temas polêmicos como Aids, aborto e o uso incorreto da internet. Na trama, a adolescente Vivi (Letícia Collin), engravida após ser estuprada pelo pedófilo Lipe (André Filippi di Mauro), que conhece em uma sala de bate-papo. Com essas polêmicas a novela cresceu na audiência, cativou público e em alguns momentos obteve a liderança no horário.

        Em 2011, veio Vidas em Jogo. Um ano antes a autora propôs à emissora a sinopse de uma telenovela abordando a vida de um grupo de ganhadores da loteria. Sinopse aprovada, Vidas em Jogo se transformou em um dos maiores sucessos da RecordTv até então, ficando quase um ano no ar sem perder seu fôlego.  A autora soube dosar a trama com reviravoltas que prendiam o público a cada novo assassinato e apresentou um final surpreendente e totalmente coerente.
        A história de Vidas em Jogo foi inspirada em um fato da vida da autora. Em 1984, seu pai, Manoel Ferreira Pinto, então com 55 anos, morreu em uma casa lotérica no Rio de Janeiro. Quando chegou a lotérica, Cristianne se deparou com um tumulto provocado por pessoas a procurar pelo bilhete que seu pai carregava. O Bilhete, ao contrário do que pensara (e espalhara) uma funcionária da lotérica, não estava premiado.

        Em 2014, Cristianne voltou ao horário nobre da RecordTv com a novela Vitória, que batendo  de frente com  a principal novela da Globo, infelizmente naufragou na audiência, o que foi uma grande injustiça. Vitória tinha uma história clássica de um folhetim de sucesso e trazia como protagonista um  cadeirante, interpretado com maestria pelo Bruno Ferrari. Outras atuações  chamaram atenção na trama como Beth Goulart, Juliana Silveira que protagonizou a abordagem sobre o neonazismo e Lucinha Lins  com o  tema do Mal de Alzheimer.

        Em 2017, Cristianne Fridman entrou no gênero da teledramaturgia bíblica da emissora ao supervisionar O Rico e Lázaro, da estreante na RecordTV,  Paula Richard.
        Atualmente Cristianne trabalha nos textos de Topíssima, seu próximo projeto na RecordTv que foi protelado, mas   ainda não cancelado. A novela estrearia em meados de agosto deste ano, mas  ficou para 2019. Topíssima tem  uma proposta nova na emissora tendo como principal diferença a não referência bíblica  e a aura  contemporânea. Acho que pode ser um suspiro dentro desses densos temas que a emissora vem abordando ultimamente como em Belaventura e Apocalipse.
Veja Também: 
Novelas Inesquecíveis - Chamas da Vida (2008)
Aberturas Inesquecíveis - Vidas em Jogo (2011)
Novelas Inesquecíveis - Coração de Estudante (2002)
Novelas Inesquecíveis - Dona Anja (1996)
10 Motivos para não perder a reprise de "ESSAS MULHERES"
Nossos Autores - Marcílio Moraes
Aberturas Inesquecíveis - Bicho do Mato (2006)
Meus Personagens Favoritos do Bruno Ferrari
Meus Personagens Favoritos da Beth Goulart 
Meus Personagens Favoritos da Lucinha Lins
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Angela Ro Ro

        Ela é simplesmente Angela Ro Ro – A trigésima voz   brasileira mais importante da música popular , segundo a revista Rolling Stone .   Cantora, compositora e pianista, ela é nossa homenageada do blog deste mês.         O Apelido Ro Ro vem da risada grave e rouca da cantora, sua   marca registrada, o que também diferencia seu timbre de voz – um sotaque carioca, caracterizado pela acentuação da vogal “a” muitas vezes escavalada na consoante “r”, de maneira rasgada e aberta.           Digamos que a Angela seja   inimiga de acentos. Embora muitas vezes ela seja citada em entrevistas e reportagens como “ Ângela Rô Rô ” com acentos no “Ângela” e nos “Rô Rô´s”, a nomenclatura contradiz com o modo que Angela escreveu seu nome em arte publicitária e álbuns por toda sua carreira, sem os acentos.         Composito...

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

“Abram suas asas, Soltem suas Feras” Dancin´Days entra na Globoplay esta segunda

        E o grande dia chegou . . . um dos grandes títulos esperados para ser resgatada pela Globoplay chega nesta segunda (13.02) á plataforma.          Impossível cantar esse refrão do clássico tema cantado pelas  Frenéticas e não ser levado imediatamente ao mundo da trama de  Dancin´Days ,  do autor  Gilberto Braga  que marcou a teledramaturgia nacional.          Dancin´Days  foi uma espécie de  Avenida Brasil   nos anos 70. O  mágicO mundo das discotecas era o pano de fundo para a rivalidade entre as irmãs Julia Mattos e Yolanda Pratini, vividas magistralmente por  Sônia Braga e Joanna Fomm .           O sucesso da trama elevou  Gilberto Braga  ao casting de grandes autores da emissora logo em seu primeiro trabalho em horário nobre e transformou  Sônia Braga...

Novelas Inesquecíveis – Dona Xepa (1977)

37 anos da última adaptação de Gilberto Braga para a Tv         A Novela Dona Xepa esta fazendo hoje 37 anos de sua estreia. A Primeira versão adaptada da peça de Pedro Bloch estreou dia 24 de maio de 1977  no horário das  seis da Globo .         A trama foi adaptada por Gilberto Braga que já vinha de outras adaptações de sucessos  no horário, como Helena (1975), Senhora (1975) e o fenômeno Escrava Isaura (1976). O sucesso de Dona Xepa abriu as portas do horário nobre para o autor, que no ano seguinte assinou  uma das principais novelas  da história da  teledramaturgia nacional, a inesquecível Dancin´Days (1977) , que atualmente é reprisada pelo Canal Viva . Adicionar legenda         A novela narra o cotidiano da feirante Dona Xepa ( Yara Cortes ), que criou sozinha  os filhos Rosália ( Nívea Maria ) e Edson ( Reinaldo G...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...