Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Lilian Lemmertz



        A Volta de Baila Comigo (1981) no Viva  me deixou com uma aura de nostalgia total. Rever a Lilian Lemmertz em cena,   no seu melhor trabalho na Tv,   é um grande  presente.
        Como a Lilian  era espetacular, brincava de atuar e  parecia se transformar nas personagens que viveu. A Helena de Baila Comigo então,  é sem dúvidas uma das melhores do Maneco, e a atriz a perpetuou na história da teledramaturgia nacional.
        Uma das profissionais mais respeitadas da sua geração, Lilian Lemmetz formou-se como professora de literatura em Porto Alegre, e  a entrada no teatro aconteceu meio por acaso, depois que Antônio Abujamra, seu colega no curso de inglês e amigo da família,  a convenceu a trabalhar na peça A Margem da Vida, que estava sendo montada pelo Teatro Universitário da Capital Gaúcha.
        A Formação profissional veio em 1963, depois de um convite  de Walmor Chagas e Cacilda Becker para participar da montagem do musical Onde Canta o Sabiá. Seu primeiro grande êxito no teatro veio 2 anos depois,  quando ganhou o Prêmio Saci  de melhor atriz coadjuvante na peça Quem Tem Medo de Virgínia Woolf?
        Estreou nos cinemas em 1966, no filme Corpo Ardente. Suas interpretações no cinema sempre foram muito elogiadas pela crítica. Foi musa do cineasta Walter Hugo Krouri,  com quem  fez oito filmes entre os anos de 1968 e 1981.
        Na Tv, Lilian estreou em 1968, participando da trama de O Terceiro Pecado , da autora Ivani Ribeiro, na Tv Excelsior  e ficou conhecida por suas personagens delicadas e angustiadas. Passou por várias outras   emissoras  até estrear na Globo e imortalizar uma das mais emblemáticas personagens da história da teledramaturgia, as Helenas do autor Manoel Carlos. Lilian foi a primeira!
        Lilian foi casada durante muitos anos com o ator Lineu Dias, com quem teve sua única filha, a também atriz Júlia Lemmertz.  A Atriz nos deixou prematuramente, aos 48 anos, vítima de um enfarte do miocárdio, sozinha em seu apartamento  no Rio de Janeiro.  Na   época de sua morte estava ensaiando o espetáculo Ação entre Amigos, com direção do Paulo Betti.
        Para homenagear  o retorno da atriz  na clássica Baila Comigo no Viva,  o post de hoje vai relembrar  a meteórica carreira da atriz que deixou muita saudade e uma herança de grandes interpretações.

Helena de Quero Viver (1972)

        Lilian  participou de algumas tramas  na Excelsior e Rede Tupi, porém viveu sua segunda Helena em uma trama da RecordTv. Curiosamente antes de viver a Helena de Baila Comigo, a atriz já havia feito duas personagens batizadas com esse mesmo nome. Em 1969,  foi em Nenhum Homem é Deus, na Rede Excelsior  e em Quero Viver, na RecordTv.  Quero Viver foi uma trama que passou despercebida na teledramaturgia da RecordTv , mais proporcionou a quem assistiu cenas inesquecíveis do trio Lilian Lemmertz / Nathália Timberg  / Rolando Boldrin.

Nancy de Xeque Mate  (1976)

        Em 1976, Lilian Lemmertz  foi uma das protagonistas de Xeque-Mate, um dos maiores sucessos da Rede Tupi, da dupla de autores Walther Negrão e Chico de Assis. Na trama, Lilian deu vida a personagem Nancy, uma moça que ambiciona a liberdade. Avançada para a sociedade da época, viaja a Paris para desfrutar dos bons anos precedentes à guerra.

Helena de Baila Comigo (1981)

        Em 1981, Lilian Lemmertz estreou na Globo como grande estrela e protagonista da novela Baila Comigo, do autor Manoel Carlos. A Globo precisava de uma Lilian em seu casting e o Maneco viu pela primeira vez uma  Helena personificada na pele de uma atriz.  Com interpretação sensível e sofrida, Lilian se entregou de tal forma a essência da Helena que foi  aclamada pela crítica e amada pelo grande público que se identificou imediatamente com o drama da personagem e o talento simples e espetacular  da atriz.
        A Dobradinha Lilian e Fernando Torres, que vivia  o Plínio, seu marido na  novela, foi outro destaque da trama. A  química entre eles e a empatia junto ao  público salvou Plínio da morte,  que já constava na sinopse. O personagem ficou na trama até o final.

Flávia de O Homem Proibido (1982)

        Na polêmica trama das seis, O Homem Proibido, do autor Teixeira Filho, baseado no romance homônimo de Nelson Rodrigues, Lilian deu vida a orgulhosa Flávia. Esposa do Dr. Dário Rodrigues (Leonardo Villar), que herdou um renomado escritório do pai, tenta lidar com a falta de praticidade do marido, que insiste em fazer trabalhos  mais ligado aos humildes, enquanto ela usa do jogo de cintura para segurar os clientela importante.

Maria Luiza de Final Feliz (1982)

        Em Final Feliz, trama da autora Ivani Ribeiro, Lilian Lemmertz deu vida a personagem Maria Luiza, mãe da protagonista vivida pela Natália do Vale, e que ver seu casamento ruir quando o marido, para fugir da falência de seus negócios, forja a própria morte. Depois de reerguida emocionalmente, Maria Luiza encontra o amor nos braços de outro homem, mas é nesse momento que seu marido volta a história para mexer com sua vida e a  de vários outros personagens da trama.

Nancy de Partido Alto (1984)

        Outra personagem sofrida e resignada que Lilian interpretou foi a Nancy, da trama de Partido Alto, dos autores Aguinaldo Silva e GlóriaPerez. Mulher simples e batalhadora, é mãe de Isadora (Elizabeth Savala), mas esta não sabe. No passado, engravidou de Amoedo (Rubens Corrêa), então seu patrão. Quando Isadora nasceu, ele a tirou de si, impedindo-a de ter contato com a filha. Hoje vive no bairro do Encantado, Zona Oeste do Rio de Janeiro, como costureira. Sonha com uma aproximação da filha  e conta com a irmã Sulamita (Marilu Bueno), mulher despachada, alegre e sem papas na língua e provocadora.

Bibiana de O Tempo e O Vento (1985)

        Outro trabalho dosado na interpretação sensível e sofrida da Lilian Lemmertz foi a Bibiana  da clássica minissérie O Tempo e o Vento, do Doc  Comparato, baseada na obra de Érico Veríssimo. Aliás a atuação das três atrizes  foi muito elogiada pela crítica – Além de Lilian, que viveu a personagem na fase madura, Louise Cardoso deu vida a Bibiana jovem e Lélia Abramo,   a personagem em sua fase velha.

Margarida de Roque Santeiro  (1985)

        Em maio de 1985, Lilian Lemmertz fez participação especial em alguns capítulos de outro clássico da teledramaturgia nacional,  Roque Santeiro do autor DiasGomes. A Atriz era a esposa de Senhorzinho Malta (Lima Duarte),  que havia se matado ao descobrir o caso do marido com a esfuziante Viúva Porcina (Regina Duarte). Lilian aparecia   nas cenas de flashbacks  que explicavam a morte da personagem e no quadro com sua imagem que enfeitava a sala da mansão de Senhorzinho.  
        Roque Santeiro foi a última novela  de Lilian. Depois a atriz fez uma aparição em um dos  clássicos episódios do Caso Especial, com a esposa no episódio Negro Léo, em 1986, baseado no conto de Chico Anysio.
        A Atriz nos deixou em 05 de Junho de 1986.
Veja Também: 
Meus Personagens Favoritos da Julia Lemmertz 
Novelas Inesquecíveis - Baila Comigo (1981) 
Homenagem da Semana - Manoel Carlos 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

Novelas Inesquecíveis – Gaivotas (1979)

40 anos   da trama da Tupi com um dos melhores elencos já reunidos pela emissora           Em 1979, a Rede Tupi   já estava   em uma das suas últimas crises financeiras e administrativas, que culminaram   na cassação dos direitos de transmissão em   1980,   tentava a todo custo manter sua audiência e apostava na teledramaturgia.   Assim juntou um elenco de   grandes nomes da Rede Globo   e escalou Jorge Andrade   que apresentou a trama de Gaivotas , uma das melhores estruturas dramaturgas com base no suspense   armadas para uma novela, a primeira do autor fora da Globo .         Jorge Andrade vinha de dois grandes sucessos na Globo Os Ossos do Barão (1973) e O Grito (1975) , e apresentou em Gaivotas uma trama que prendeu a atenção do grande público e deu um certo fôlego ao   sistema da Tupi , porém já não se tinha muito o que se fazer. ...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...