Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

10 destaques do elenco de “Orgulho e Paixão”



        Orgulho e Paixão é sem dúvidas uma trama ímpar apresentadas nos últimos anos no horário das seis. Marcos Bernstein, baseado na obra da inglesa Jane Austen,   transformou uma novela que inicialmente parecia apresentar uma trama “água com açúcar” em um novelão  com reviravoltas  já programadas ou não, e que mesmo em um horário delicado  e   uma história de época, ousou   em tocar com simplicidade e responsabilidade em temas polêmicos e pertinentes.
                A novela é uma mescla de tudo que o horário das seis pede atualmente  – comédia, romances e ação, isso interpretado magistralmente por um elenco feminino que , apoderamentos à parte, vem dando um show em cena, desde as grandes estrelas como Gabriela Duarte, Alessandra Negrini,  Vera Holtz e Grace Giannoukas, passando pela protagonista Nathália Dill, sem dúvidas a melhor escalação do elenco, além  das outras irmãs Beneditos, cada uma com seu dilema e num trabalho de interpretação ótimo como Chandelly Braz (Mariana) e as praticamente estreantesBruna Ghripão (Lídia), Anaju Dorigon (Cecilia) e a Pamela Tomé (Jane).
        O Elenco masculino também não ficou só assistindo  o sucesso das meninas não – Rodrigo Simas (Ernesto)  e Ary Fontoura (O Barão de Ouro Verde) , duas gerações de   atores  mostrando  sintonia total,  fizeram de seus personagens pilares importantes da novela. Isso sem falar de Marcelo Faria (Aurélio) e Tato Gabus Mendes (Felisberto).
        São esses e outros destaques do elenco de Orgulho e Paixão que eu vou dissecar no post  . Normalmente eu escolho 10 personagens, mas na trama do Marcos Bernstein escolher apenas 10 seria muita injustiça ... então valos lá.   

Elizabeta / Nathalia Dill

        Bem à frente do seu tempo, a Elizabeta  é uma das grandes personagens moldadas por Marcos Bernstein dentro da trama de Orgulho e Paixão. A Empoderada  personagem poderia soar desfocada dentro de uma trama que se passa nos anos 20, mas a delicadeza do texto e interpretação da Nathália Dill deram um ar charmoso a rebeldia e força da personagem, que mesmo sendo a contestadora  das Benedito,  continuou sendo uma adorável personagem.
        É Inegável  que Nathália esteja vivendo um dos seus melhores momentos na Tv desde o  destaque como a vilã da temporada de 2007 da Malhação e veio ganhando uma personagem melhor que a outra a cada nova trama que protagonizou.
        Protagonista de grandes momentos em Orgulho e Paíxão, como a cena  com trajes masculinos em um baile, sem medo de contrariar a sociedade e o fato de se entregar ao amor livre com Darcy (Thiago Lacerda),  antes do casamento, quebrando dogmas e tradições. A Eficiência, talento e jogo de cintura para se transformar em cada mocinha que viveu, conquistou o público e deu a credibilidade a atriz para viver uma personagem tão rica e madura dramaturgicamente , que representa dentro da  novela uma abordagem muito pertinente para os  dias   de hoje – a força  das mulheres.

Ema / Ágatha Moreira

        Ema, a personagem da Ágatha Moreira, tinha de tudo para passar apagada pela trama. Tinha um perfil inicial chato, que até nem combinava com a exuberância da atriz, não integrava o grupo das  Irmãs Beneditos  e ainda ganhou um entrecho  sem atrativos  - formar um triângulo amoroso Jorge (Murilo Rosa) e Amélia (Letícia Persilles), que enferma,  seria um empecilho para o casal. Por sorte a sinopse original se perdeu logo que Ema e Ernesto, o personagem do Rodrigo Simas,  se cruzaram, e acabaram se tornando um dos principais pares românticos de Orgulho e Paixão. Ema  ganhou luz própria  e a  Ágatha Moreira ganhou os ingredientes necessários para viver uma das melhores personagens da sua carreira,  que deslanchou despois de Verdades Secretas (2015). O público  torce mais por Ernesto e Ema, do que Darcy e Elisabeta, principal casal “oficial” da trama, que mesmo com entrechos ousados, não chegaram nem perto da história de encontros e desencontros destes.

Ernesto / Rodrigo Simas

        Se a Ágatha Moreira ganhou uma personagem transformada quando Ema e Ernesto se encontraram, Rodrigo Simas, esse sim teve uma reviravolta total na sinopse do seu personagem. O Ernesto inicialmente iria ser a terceira ponta do triângulo amoroso formado por Elisabeta e Darcy (Thiago Lacerda), porém nunca saberemos se isso teria vingado, o certo é que o personagem ganhou entrechos de protagonista, apagou o personagem do Murilo  Rosa, predestinado a ser o par de Ema, e ofuscou o apático Darcy, já apagado pela exuberância de sua parceira Elisabeta. Rodrigo Simas, que já havia ganho muito respeito profissional com o Piatã  de Novo Mundo (2017), ganhou um novo status  com o Ernesto,  e mostrou que está mais do que pronto para um protagonista oficial.


        Não foi nenhuma surpresa que a Alessandra Negrini se daria muito bem como a vilã dissimulada, manipuladora e sedutora, afinal de contas a atriz já tem algumas vilãs com esse mesmo perfil em seu currículo como a Selma de Desejos de Mulher (2002) ou a também Susana de Boogie Oogie (2014). Mas a Susana de Orgulho e Paixão foi um espetáculo à parte. A Alessandra roubou todas as cenas e se transformou em um das personagens com mais empatia dentro da novela. Mais um grande acerto cênico no currículo da atriz.

Julieta e Aurélio / Gabriela Duarte e Marcelo Faria

        Eles estrearam juntos há quase 30 anos na trama de Top Model(1989),  e em Orgulho e Paixão tiveram um reencontro que rendeu momentos memoráveis a suas carreiras.  A Julieta e o Aurélio  foram os personagens  mais  ricos dramaturgicamente da trama, com  reviravoltas em seus perfis que fizeram o público olhar de outro modo para o trabalho de ambos os atores,  já consagrados em tantos outros personagens. Gabriela Duarte iniciou a trama como a austera e quase vilã, uma Julieta  Bittencourt intragável, que foi se moldando aos poucos, mostrando as fraquezas do personagem até culminar na revelação da violência doméstica que sofreu e por isso se trancou para o mundo. Marcelo Faria iniciou a trama com um personagem quase sem função, sob a sombra de ninguém menos que Ary Fontoura, mas logo ao se deparar com a Baronesa do Café ficou nítido que os personagens iriam se envolver e isso prometia ótimos entrechos. O Casal de personagens e de atores vai fechar a trama com o perfil de um dos seus melhores trabalhos na tv com quase 30 anos de carreira.

As Irmãs Benedito – Mariana (Chandelly Braz), Jane (Pâmela Tomé), Cecília (Anaju Dorigon), Lídia (Bruna Griphão)

        Como já disse algumas vezes, a escalação do  elenco de Orgulho e Paixão foi um dos grandes acertos da produção. Fico imaginando o que teria sido da trama sem a química das irmãs Benedito?  Além de Nathália Dill, baseado no principal romance da autora que inspirou a trama, Orgulho e Preconceito, as outras quatro atrizes interpretaram e eu diria ainda,  incorporaram  as outras Benedito de uma forma tão espetacular que isso ajudou em muito a fluidez da trama. Cada uma com suas particularidades, entrechos e dramas brilharam e brilharam ainda mais quando  se encontravam em cena em prol da felicidade  uma da  outra – Pâmela Tomé,  a bela Jane,  romântica e  a mais sensível das cinco; Anaju Dorigon, a doce Cecília, era a mais moleca das meninas quando criança, e ao crescer se transformou em uma mulher com uma mente muito inventiva; Bruna Griphão, com a Lídia, foi a cota comédia da família e Chandelly Braz,  com uma personagem avessa à rotina e  apaixonada por aventuras,  nesta reta final viveu um dos entrechos mais polêmicos da novela, quando  Mariana teve seus  cabelos cortados à força.

Felisberto e Ofélia / Tato Gabus e Vera Holtz

        Outro casal que chamou atenção em Orgulho e Paixao foi Felisberto e Ofélia, patriarca e matriarca da Família Benedito, vividos pelo Tato Gabus e Vera Holtz. Os personagens se não tivessem  a força dos seus intérpretes talvez  passassem apagados dentro do roteiro da trama, principalmente o Tato Gabus, que tinha o grande desafio de  dar vida ao personagem sob a sombra da solar Ofélia, uma mulher espalhafatosa numa interpretação teatral da Vera, ficando para o Felisberto a incumbência de dosá-la dentro da história. A química entre eles rendeu momentos hilários e inesquecíveis a novela, mostrando  a humildade de dois consagrados atores que não se intimidam pelos personagens “supostamente” mais modestos dramaturgicamente.  

Afrânio Cavalcante, O Barão de Ouro Verde – Ary Fontoura 
       
        Muito bom ver um ator do quilate  de um Ary Fontoura fazendo um personagem de peso dentro de uma novela. Ultimamente as produções esquecem  dos seus grandes astros e os escalam apenas para figuração de luxo. Deu muito  Orgulho ver o Ary em plena forma em Orgulho e Paixão duelando de igual para igual com o elenco jovem,  e o mais importante de tudo  - emprestando seu talento peculiar para o sucesso da novela. O Trabalho do Ary e a empatia do público com o personagem lhe salvou da morte por volta do capítulo 40 como estava acertado na sinopse. Com isso o autor mudou os rumos da história e o Barão  foi salvo por  Ary , e fica na novela até o final.  Resultado do grande trabalho do ator à frente do personagem imprimindo uma interpretação cômica e teatral.

Petúlia / Grace Giannoukas 

        E Por falar na comicidade de Orgulho e Paixão, quem sambou com maestria foi a Grace Giannoukas  com a submissa serviçal Petúlia. Mesmo sem perceber , venera a patroa vilã Susana (Alessandra Negrini) e se diverte  escondida vestida da patroa com seus vestidos e adereços. Dona de um time para humor como nunca visto, em muitos momentos a Petúlia foi  um suspiro quando a trama densa de conspirações da Susana sufocava o telespectador. E claro que ver a Grace, uma atriz que tem o teatro nas veias em cena, é sempre um doce deleite.

Lady Margareth / Natalia do Vale

        Natália do Vale entrou na metade da trama com o intuito de preencher o posto de vilã depois que a  Julieta Bittencourt,  da Gabriela Duarte , se humanizou. Lady Margareth preencheu o posto com maestria vivendo uma vilã visceral, radical, preconceituosa e que odiava brasileiros e seus modos – uma espécie de Odete Roitmann dos anos 20. Natália do Vale brilha em cada vilania da Lady Margareth e com certeza não vem saindo de casa pois corre muito risco de ser agredida. É impossível assistir Orgulho e Paixão e não odiá-la imediatamente.  A trama de época permite uma maior liberdade à personagem, que pode destilar seu veneno sem passar pelos  atuais padrões morais. Assim como a Alessandra Negrini, Natália do Vale também tem outras duas vilas que marcaram sua carreira – A Andreia Sousa e Silva de Cambalacho (1986) e a Júlia Schneider de OAmor está no Ar (1997).

Veja Também: 
10 Personagens que foram destaque de "A FORÇA DO QUERER" 

10 Personagens que fizeram história em "NOVO MUNDO" 
10 Persoangens Perdidos em "O OUTRO LADO DO PARAÍSO" 
Outros post´s sobre "ORGULHO E PAIXÃO" 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

No Tema e Na Trilha do Alejandro Sanz

            Alejandro Sanz é um dos cantores latinos  mais bem sucedidos em todo o mundo e o espanhol mais famoso fora do seu país. O Cantor já vendeu mais de 21 milhões  de disco tendo iniciado sua carreira na década de 80.         O Cantor começou a se destacar em festivais nacionais do seu país, e em 1991 gravou seu primeiro disco “ Viviendo de Brisa ” que se tornou o mais vendido daquele ano na Espanha.         No Brasil, Alejandro Sanz começou a se destacar depois de ter uma música sua na trilha  da novela Torre de Babel na Globo , e depois praticamente um vez por ano o cantor é figura constante nas trilhas internacionais das novelas brasileiras.         O Post de hoje vai relembrar exatamente isso, o que vai fazer você passear por um seleto festival de sucessos do Alejandro Sanz . Carazon Partio ( Torre de Babel – 1998)         “Corazon Partio ” foi a música que abriu o mercado nacional para Alejandro Sanz. Tema da novela Torre de Babel , novela