Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 destaques do elenco de “Orgulho e Paixão”



        Orgulho e Paixão é sem dúvidas uma trama ímpar apresentadas nos últimos anos no horário das seis. Marcos Bernstein, baseado na obra da inglesa Jane Austen,   transformou uma novela que inicialmente parecia apresentar uma trama “água com açúcar” em um novelão  com reviravoltas  já programadas ou não, e que mesmo em um horário delicado  e   uma história de época, ousou   em tocar com simplicidade e responsabilidade em temas polêmicos e pertinentes.
                A novela é uma mescla de tudo que o horário das seis pede atualmente  – comédia, romances e ação, isso interpretado magistralmente por um elenco feminino que , apoderamentos à parte, vem dando um show em cena, desde as grandes estrelas como Gabriela Duarte, Alessandra Negrini,  Vera Holtz e Grace Giannoukas, passando pela protagonista Nathália Dill, sem dúvidas a melhor escalação do elenco, além  das outras irmãs Beneditos, cada uma com seu dilema e num trabalho de interpretação ótimo como Chandelly Braz (Mariana) e as praticamente estreantesBruna Ghripão (Lídia), Anaju Dorigon (Cecilia) e a Pamela Tomé (Jane).
        O Elenco masculino também não ficou só assistindo  o sucesso das meninas não – Rodrigo Simas (Ernesto)  e Ary Fontoura (O Barão de Ouro Verde) , duas gerações de   atores  mostrando  sintonia total,  fizeram de seus personagens pilares importantes da novela. Isso sem falar de Marcelo Faria (Aurélio) e Tato Gabus Mendes (Felisberto).
        São esses e outros destaques do elenco de Orgulho e Paixão que eu vou dissecar no post  . Normalmente eu escolho 10 personagens, mas na trama do Marcos Bernstein escolher apenas 10 seria muita injustiça ... então valos lá.   

Elizabeta / Nathalia Dill

        Bem à frente do seu tempo, a Elizabeta  é uma das grandes personagens moldadas por Marcos Bernstein dentro da trama de Orgulho e Paixão. A Empoderada  personagem poderia soar desfocada dentro de uma trama que se passa nos anos 20, mas a delicadeza do texto e interpretação da Nathália Dill deram um ar charmoso a rebeldia e força da personagem, que mesmo sendo a contestadora  das Benedito,  continuou sendo uma adorável personagem.
        É Inegável  que Nathália esteja vivendo um dos seus melhores momentos na Tv desde o  destaque como a vilã da temporada de 2007 da Malhação e veio ganhando uma personagem melhor que a outra a cada nova trama que protagonizou.
        Protagonista de grandes momentos em Orgulho e Paíxão, como a cena  com trajes masculinos em um baile, sem medo de contrariar a sociedade e o fato de se entregar ao amor livre com Darcy (Thiago Lacerda),  antes do casamento, quebrando dogmas e tradições. A Eficiência, talento e jogo de cintura para se transformar em cada mocinha que viveu, conquistou o público e deu a credibilidade a atriz para viver uma personagem tão rica e madura dramaturgicamente , que representa dentro da  novela uma abordagem muito pertinente para os  dias   de hoje – a força  das mulheres.

Ema / Ágatha Moreira

        Ema, a personagem da Ágatha Moreira, tinha de tudo para passar apagada pela trama. Tinha um perfil inicial chato, que até nem combinava com a exuberância da atriz, não integrava o grupo das  Irmãs Beneditos  e ainda ganhou um entrecho  sem atrativos  - formar um triângulo amoroso Jorge (Murilo Rosa) e Amélia (Letícia Persilles), que enferma,  seria um empecilho para o casal. Por sorte a sinopse original se perdeu logo que Ema e Ernesto, o personagem do Rodrigo Simas,  se cruzaram, e acabaram se tornando um dos principais pares românticos de Orgulho e Paixão. Ema  ganhou luz própria  e a  Ágatha Moreira ganhou os ingredientes necessários para viver uma das melhores personagens da sua carreira,  que deslanchou despois de Verdades Secretas (2015). O público  torce mais por Ernesto e Ema, do que Darcy e Elisabeta, principal casal “oficial” da trama, que mesmo com entrechos ousados, não chegaram nem perto da história de encontros e desencontros destes.

Ernesto / Rodrigo Simas

        Se a Ágatha Moreira ganhou uma personagem transformada quando Ema e Ernesto se encontraram, Rodrigo Simas, esse sim teve uma reviravolta total na sinopse do seu personagem. O Ernesto inicialmente iria ser a terceira ponta do triângulo amoroso formado por Elisabeta e Darcy (Thiago Lacerda), porém nunca saberemos se isso teria vingado, o certo é que o personagem ganhou entrechos de protagonista, apagou o personagem do Murilo  Rosa, predestinado a ser o par de Ema, e ofuscou o apático Darcy, já apagado pela exuberância de sua parceira Elisabeta. Rodrigo Simas, que já havia ganho muito respeito profissional com o Piatã  de Novo Mundo (2017), ganhou um novo status  com o Ernesto,  e mostrou que está mais do que pronto para um protagonista oficial.


        Não foi nenhuma surpresa que a Alessandra Negrini se daria muito bem como a vilã dissimulada, manipuladora e sedutora, afinal de contas a atriz já tem algumas vilãs com esse mesmo perfil em seu currículo como a Selma de Desejos de Mulher (2002) ou a também Susana de Boogie Oogie (2014). Mas a Susana de Orgulho e Paixão foi um espetáculo à parte. A Alessandra roubou todas as cenas e se transformou em um das personagens com mais empatia dentro da novela. Mais um grande acerto cênico no currículo da atriz.

Julieta e Aurélio / Gabriela Duarte e Marcelo Faria

        Eles estrearam juntos há quase 30 anos na trama de Top Model(1989),  e em Orgulho e Paixão tiveram um reencontro que rendeu momentos memoráveis a suas carreiras.  A Julieta e o Aurélio  foram os personagens  mais  ricos dramaturgicamente da trama, com  reviravoltas em seus perfis que fizeram o público olhar de outro modo para o trabalho de ambos os atores,  já consagrados em tantos outros personagens. Gabriela Duarte iniciou a trama como a austera e quase vilã, uma Julieta  Bittencourt intragável, que foi se moldando aos poucos, mostrando as fraquezas do personagem até culminar na revelação da violência doméstica que sofreu e por isso se trancou para o mundo. Marcelo Faria iniciou a trama com um personagem quase sem função, sob a sombra de ninguém menos que Ary Fontoura, mas logo ao se deparar com a Baronesa do Café ficou nítido que os personagens iriam se envolver e isso prometia ótimos entrechos. O Casal de personagens e de atores vai fechar a trama com o perfil de um dos seus melhores trabalhos na tv com quase 30 anos de carreira.

As Irmãs Benedito – Mariana (Chandelly Braz), Jane (Pâmela Tomé), Cecília (Anaju Dorigon), Lídia (Bruna Griphão)

        Como já disse algumas vezes, a escalação do  elenco de Orgulho e Paixão foi um dos grandes acertos da produção. Fico imaginando o que teria sido da trama sem a química das irmãs Benedito?  Além de Nathália Dill, baseado no principal romance da autora que inspirou a trama, Orgulho e Preconceito, as outras quatro atrizes interpretaram e eu diria ainda,  incorporaram  as outras Benedito de uma forma tão espetacular que isso ajudou em muito a fluidez da trama. Cada uma com suas particularidades, entrechos e dramas brilharam e brilharam ainda mais quando  se encontravam em cena em prol da felicidade  uma da  outra – Pâmela Tomé,  a bela Jane,  romântica e  a mais sensível das cinco; Anaju Dorigon, a doce Cecília, era a mais moleca das meninas quando criança, e ao crescer se transformou em uma mulher com uma mente muito inventiva; Bruna Griphão, com a Lídia, foi a cota comédia da família e Chandelly Braz,  com uma personagem avessa à rotina e  apaixonada por aventuras,  nesta reta final viveu um dos entrechos mais polêmicos da novela, quando  Mariana teve seus  cabelos cortados à força.

Felisberto e Ofélia / Tato Gabus e Vera Holtz

        Outro casal que chamou atenção em Orgulho e Paixao foi Felisberto e Ofélia, patriarca e matriarca da Família Benedito, vividos pelo Tato Gabus e Vera Holtz. Os personagens se não tivessem  a força dos seus intérpretes talvez  passassem apagados dentro do roteiro da trama, principalmente o Tato Gabus, que tinha o grande desafio de  dar vida ao personagem sob a sombra da solar Ofélia, uma mulher espalhafatosa numa interpretação teatral da Vera, ficando para o Felisberto a incumbência de dosá-la dentro da história. A química entre eles rendeu momentos hilários e inesquecíveis a novela, mostrando  a humildade de dois consagrados atores que não se intimidam pelos personagens “supostamente” mais modestos dramaturgicamente.  

Afrânio Cavalcante, O Barão de Ouro Verde – Ary Fontoura 
       
        Muito bom ver um ator do quilate  de um Ary Fontoura fazendo um personagem de peso dentro de uma novela. Ultimamente as produções esquecem  dos seus grandes astros e os escalam apenas para figuração de luxo. Deu muito  Orgulho ver o Ary em plena forma em Orgulho e Paixão duelando de igual para igual com o elenco jovem,  e o mais importante de tudo  - emprestando seu talento peculiar para o sucesso da novela. O Trabalho do Ary e a empatia do público com o personagem lhe salvou da morte por volta do capítulo 40 como estava acertado na sinopse. Com isso o autor mudou os rumos da história e o Barão  foi salvo por  Ary , e fica na novela até o final.  Resultado do grande trabalho do ator à frente do personagem imprimindo uma interpretação cômica e teatral.

Petúlia / Grace Giannoukas 

        E Por falar na comicidade de Orgulho e Paixão, quem sambou com maestria foi a Grace Giannoukas  com a submissa serviçal Petúlia. Mesmo sem perceber , venera a patroa vilã Susana (Alessandra Negrini) e se diverte  escondida vestida da patroa com seus vestidos e adereços. Dona de um time para humor como nunca visto, em muitos momentos a Petúlia foi  um suspiro quando a trama densa de conspirações da Susana sufocava o telespectador. E claro que ver a Grace, uma atriz que tem o teatro nas veias em cena, é sempre um doce deleite.

Lady Margareth / Natalia do Vale

        Natália do Vale entrou na metade da trama com o intuito de preencher o posto de vilã depois que a  Julieta Bittencourt,  da Gabriela Duarte , se humanizou. Lady Margareth preencheu o posto com maestria vivendo uma vilã visceral, radical, preconceituosa e que odiava brasileiros e seus modos – uma espécie de Odete Roitmann dos anos 20. Natália do Vale brilha em cada vilania da Lady Margareth e com certeza não vem saindo de casa pois corre muito risco de ser agredida. É impossível assistir Orgulho e Paixão e não odiá-la imediatamente.  A trama de época permite uma maior liberdade à personagem, que pode destilar seu veneno sem passar pelos  atuais padrões morais. Assim como a Alessandra Negrini, Natália do Vale também tem outras duas vilas que marcaram sua carreira – A Andreia Sousa e Silva de Cambalacho (1986) e a Júlia Schneider de OAmor está no Ar (1997).

Veja Também: 
10 Personagens que foram destaque de "A FORÇA DO QUERER" 

10 Personagens que fizeram história em "NOVO MUNDO" 
10 Persoangens Perdidos em "O OUTRO LADO DO PARAÍSO" 
Outros post´s sobre "ORGULHO E PAIXÃO" 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Respirando por aparelhos “Mania de Você” termina marcada como uma das piores já apresentadas pela Globo

           Enfim Mania de Você chegou ao fim nesta sexta (28.03), marcada   com uma   das piores tramas apresentadas pela Rede Globo   até então. A tão   alardeada novela do   João Emanuel Carneiro pós Todas as Flores , entrou em uma queda   linear desde as primeiras semanas   e até seu final   não   conseguiu reverter esse resultado.         Os cortes abruptos iniciais   feitos com   intuito de salva-la saíram pela culatra. O telespectador se perdeu   e acabou não tendo empatia   pelo   mocinho Rudá (Nicolas Prattes), o   mas   prejudicado por   eles, e   assim foi um carro sem freio ladeira abaixo.         Morte e retorno de personagens   pipocaram e a trama continuou inerte, sem controle   e cada vez mais incoerente. Ou seja , o    grande   novelão   prometido ...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...