Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Lima Duarte

Zeca Diabo (O Bem Amado/1973), Salviano Lisboa (Pecado Capital/1975), Senhorzinho Malta (Roque Santeiro/1985), Sassa Mutema (O Salvador da Pátria/1989)/Dom Lázaro Venturini (Meu Bem Meu Mal/1990)

         São 87 anos de vida e mais de 60 de profissão – Um Ator com “A” maiúsculo , e profissional como poucos, Lima Duarte é um dos patrimônios brasileiros que mesmo como um vasto currículo sempre surpreende a cada novo personagem.
        Atualmente nos encanta com a magia do Josafá da trama  de O Outro Lado do Paraíso, do autor Walcyr Carrasco, outro personagem que vai marcar a carreira do ator e a teledramaturgia com suas particularidades.

        Ator, diretor, dublador e  apresentador ,  Lima Duarte nunca disse não para um trabalho, e sempre os fez  com competência e simplicidade. Eu cresci vendo o Lima na Tv e lembro-me que mesmo  criança, ainda sem entender muito de novelas, seus trabalhos sempre me chamavam atenção.
        Seu nome de batismo é Ariclenes Venâncio Martins. Ele vem de uma época em que era comum os “artista” não usarem seu nome de batismo. Usavam o “nome artístico”. Mineiro de Nossa Senhora da Purificação do Desemboque e Santíssimo Sacramento, distrito de Sacramento em Minas Gerais (Região de Araxá e Uberaba). Filho de um boiadeiro e uma artista circense, Lima conta que chegou em São Paulo em 1946, aos 16 anos, a bordo de uma caminhão de mangas para tentar a vida na capital paulista. Foi parar na rádio e pouco tempo já adotava o nome artístico  trabalhando  como radioator.  
        Lima foi pioneiro na Tv. Estava lá em 1950, por ocasião da inauguração da primeira emissora do Brasil, a Tupi de São Paulo, onde ficou trabalhando como ator e diretor por 22 anos. Ele integrou o elenco da primeira novela brasileira,  Sua Vida me Pertence (1951). 
        Com uma carreira em ascensão na tv, cinema e teatro em 1961,  foi atuar no Teatro de Arena , histórico grupo que ajudou a dar identidade ao teatro brasileiro. Lima participou de montagens célebres como “O Testamento do Cangaceiro”, em 1961, e “Arena Conta Zumbi”, em 1966. No cinema, o ator teve  presença constante com mais de  30 filmes em seu currículo,  entre eles:  Chão Bruto (1968); A Queda (1976); Os Sete Gatinhos (1980); O Auto da Compadecida (2000); Eu, Tu ,  Eles (2000); Dois Filhos de Francisco (2005) e Assalto ao Banco Central (2011).
        É do Lima Duarte vozes de personagens de desenhos amimados que marcaram época. Ele dublou o Gato Manda-Chuva; o jacaré Wally Gator e Cão Dundun do Tarturuga Tuchê.
        Também marcou gerações como apresentador. Na década de 80 substituiu Orlando Boldrin no  Som Brasil e no início da década de 90 foi um dos apresentadores do Você Decide.
        Lima Duarte é considerado um dos responsáveis pela nacionalização do gênero da telenovela.  Foi um dos diretores  na equipe da novela Beto Rockfeller (1968),  do Bráulio Pedroso, na Tupi,  que revolucionou  a teledramaturgia nacional.
        Pai de criação da também atriz Débora Duarte (que adotou o nome do padrasto quando resolveu virar atriz). A família conta ainda com a terceira geração  - Paloma Duarte.
         Criador de tipos inesquecíveis,  seus  personagens não são criados ou interpretados simplesmente, são  imortalizados  na história da tv e da teledramaturgia nacional.  Ao estudar sobre os personagens do Lima Duarte, percebi que filtrar apenas 10 seria impossível, acabei conseguindo chegar em 20 que vou dividir em 2 post, neste de hoje e  no da semana que vem.
        Então vamos lá reverenciar e nos deliciar com Sr. Lima Duarte em cena . . .

Zeca Diabo de O Bem Amado (1973)

        Depois de anos dedicado a Rede Tupi e com  a notoriedade como diretor, se firmando de vez com o sucesso de Beto Rockfeller (1968), Lima Duarte foi contratado como estrela pela Globo. Porém ainda não como ator. A Globo pretendia repetir a dupla de sucesso de Beto Rockfeller -  Lima na Direção e Bráulio Pedroso na autoria, com a trama de O Bofe (1972). A novela acabou sendo um fiasco e foi encurtado. Ou seja,   o sucesso da dobradinha não se repetiu. Mas esse “fracasso” acabou sem querer ajudando Lima Duarte estrear na Globo como ator  na pele do seu primeiro grande personagem na emissora. Na novela O Bem Amado, que substituiu  O Bofe, Daniel Filho precisava de um ator para viver  um matador. Lima que estava sem contrato e à disposição foi convidado e aceitou fazer o papel, que a princípio  era pequeno. Mas talento é um negócio que não se controla, e ele fez uma Zeca Diabo tão cativante que  se transformou em um dos mais marcantes da novela do Dias Gomes, dividindo o protagonismo como Odorico Paraguaçu, vivido pelo  Paulo Gracindo.


          Em  1980, Lima Duarte voltou a viver o personagem no seriado baseado na série produzido pela Globo que ficou cinco anos no ar  com episódios semanais, e no último ano mensais. 
        Lima  é mestre em criar tipos e imortalizar bordões. Praticamente todos os seus personagens deixaram essa marca registrada. E nessa homenagem também vamos relembrar cada um deles. Quem  lembra  do  bordão Zeca Diabo?
“Juro pelo meu padim padi Ciço Romão Batista”
         
Egisto Ghirotto (Fernão Dias)  de Os Ossos do Barão  (1973)

        Depois do espetacular destaque em O Bem Amado, a dupla Lima Duarte e Paulo Gracindo voltavam a protagonizar uma trama -  Os Ossos do Barão, adaptação novelística do autor Jorge Andrade. A escalação do Lima para viver o Egisto Ghirotto gerou controvérsias dentro da Globo. Muitos defendiam que o papel cabia ao ator ítalo-brasileiro Otelo Zeloni, que interpretou o personagem na peça homônima encenada em  1963, pelo Teatro Brasileiro de Comédia (TBC).  Mas a curiosa performance do Lima em seu primeiro protagonista oficial na Globo calou a boca dos críticos e consagrou Egisto Ghirotto como mais um dos grandes personagens do ator na Tv.

Boneco de O Rebu (1974)

        Em O Rebu, do Bráulio Pedroso, Lima imortalizou mais um tipo para o seu vasto currículo. O Boneco, era um malandro e ladrão carioca que se passava por convidado da festa de Conrad Mahler (Ziembinsky).

 Salviano Lisboa de Pecado Capital (1975)

        Em 1975, Lima Duarte interpretaria o personagem que marcava de vez seu trabalho como um dos grandes astros da sua geração e de muitas outras (Como vemos hoje!). O Salviano Lisboa, da primeira versão de Pecado Capital, da autora Janete Clair,   deu um grande status ao seu trio de protagonistas, formando ainda por Betty Faria e Francisco Cuoco. Na trama,  Lima contracenava também  com Débora Duarte, que fazia a Vilminha, filha de Salviano, e que é filha de Lima na vida real. Lima e Betty Faria (a Lucinha) foram eleitos os melhores atores do ano pela APCA.

Carijó de Espelho Mágico (1977)

        Em Espelho Mágico, trama do Lauro César Muniz, Lima deu vida ao complexo personagem Carijó. Na novela o personagem  foi um grande artista popular, porém considerado ultrapassado e vive  atualmente de pequenos espetáculos encenados junto com a filha Lenita (Djenane Machado). Segundo Lima Duarte, em determinado momento da história Carijó  é escalado para uma pequena participação na novela Coquetel de Amor, que se passava dentro da narrativa de Espelho Mágico. Na hora de gravar, ele troca as palavras do seu texto e é praticamente expulso do estúdio pelo diretor. A cena comoveu inclusive,  Roberto Marinho, o todo poderoso da Globo, que escreveu uma carta ao elenco da novela a respeito de “tão dolorosa” cena.

Oscar de Marron-Glacê (1979)

        Em Marron- Glacê, Lima Duarte voltou a trabalhar com Cassiano Gabus Mendes, vivendo o inesquecível garçom Oscar do buffet que era um dos principais núcleos da novela. Na trama,  Lima Duarte fazia pela terceira vez o pai do personagem do ator João Carlos Barroso. Eles já haviam vivido pai e filho em O Bem Amado (1973) e Pecado Capital (1975). Eles se encontrariam ainda nas tramas de Roque Santeiro (1985), O Salvador da Pátria (1989) e Pedra sobre Pedra (1992). Em Marron-Glacê chamou atenção também a relação de Oscar com as velhinhas Dona Béa (Ema D´avilla) e Dona Angelina (Dirce Migliaccio).

Malta Cajarana de Pai Herói (1979)

        Em Pai Herói, trama da Janete Clair, Lima fez uma pequena, porém  marcante participação vivendo dois personagens: o Velho Cajarana, avô de André (Tony Ramos) e seu pai Malta Cajarana, que aparecia em flashbacks na via cruzes de André em busca de inocentar o pai tido como um  bandido, bicheiro e traficante. 

Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985)
Bordão: “Tô certo ou tô Errado!?”

        Dez anos depois de censurada, em 1985 finalmente Roque Santeiro do Dias Gomes,  foi ao ar e se transformou no grande fenômeno da teledramaturgia daquela década. Lima Duarte que  também viveria o Senhorzinho Malta na versão de 1975, deu um show na pele do Coronel  mais arretado do nordeste brasileiro. Mais um tipo criado pela genialidade do Lima. O personagem tomou um projeção tão grande que seu bordão  foi  repetido nos quatro cantos do Brasil mostrando a empatia dele junto ao público. Sua dobradinha com Regina Duarte foi  o grande trunfo de Roque Santeiro. As memoráveis cenas de briga do casal conquistaram o público. Como esquecer o Senhorzinho se fazendo de “cachorrinho”  pedindo perdão a sua “Dona” a cada nova reconciliação do casal?  Foram gravados dois finais  para a trama sobre a decisão se Porcina ficaria com Senhorzinho ou Roque (José Wilker). A Empatia entre Regina e Lima  ganhou em disparada,  e o  grande e esperado final foi mesmo a viúva que foi sem nunca ter sido ficando com o seu coronel.  

Sassá Mutema de O Salvador da Pátria (1989)
Bordão: “I-Eu?”

        Sassá Mutema, de O Salvador da Pátria, do autor Lauro César Muniz, tinha a origem tal qual a do seu intérprete. Era mineiro e citava o lugarejo de Desemboque com seu local de nascimento. O Simplório personagem ganhou a empatia do grande público em mais um trabalho de construção impecável  do Lima Duarte. A Globo foi acusada pela censura,   que na época  ainda atuava mesmo que velada, de fazer campanha a favor do então candidato à presidência Luis Inácio Lula da Silva. Muitos viam no simples e interiorano  Sassá a figura de Lula. Devido a isso o forte teor político de O Salvador da Pátria foi atenuado, mas o Sassá continuou seguindo sua linha de ascensão, se transformando em um importante político na região. O Lima Duarte nunca fez o tipo galã  e que se destacava com um par romântico, mas o romance do Sassá  com a professorinha Clotilde (Maitê Proença) ganhou a torcida do público. Anos depois, Lima contou em entrevistas, que na época da novela  se apaixonou de verdade pela atriz Maitê Proença.

Dom Lázaro Venturini de Meu Bem, Meu Mal(1990)
Bordão: “Eu Quero Melão!”

        Quando Lima Duarte assumiu Dom Lázaro Venturini na trama de Meu Bem Meu Mal, segundo trabalho do Cassiano Gabus Mendes no horário nobre, achei desnecessário um ator do quilate dele para viver um personagem  tão engessado e que  aparentemente não teria nada a mais. Ledo engano! Dom Lázaro Venturini  foi mais um grande tipo criado por Lima Duarte. Na fase em que o personagem  sofre um derrame,  o ator provou o porquê de ter sido o escolhido para vive-lo.  Foram várias cenas sem uma fala sequer, enquanto Dom Lázaro se reabilitava, mas sempre  um show em cena do Lima com toda sua  simplicidade e talento visceral.
... semana que vem tem mais 10 personagens do irresistível currículo do ator!
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

"A Viagem" comemora 30 anos com retorno ao Canal Viva a partir desta segunda-feira

            O  Canal Viva   reapresenta a partir desta segunda-feira (22.04) mais uma reprise da novela  A Viagem , um dos clássicos do horário das sete da  Globo ,  remake da  autora  Ivani Ribeiro ,  que completa 30 anos este mês, exibida originalmente em 1994 e protagonizada por  Christiane Torloni ,  Antônio Fagundes  e  Guilherme Fontes .          A  novela  que  aborda a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Relembre a trama :   Alexandre  ( Guilherme Fontes ) é um  playboy  inconsequente que matou um homem em um assalto. Ao tentar fugir da polícia, é delatado pelo irmão Raul  (Miguel Falabella)  e pelo cunhado Téo ( Mauricio Mattar) . O famoso criminalista Otávio Jordão  (Antônio Fagundes) não aceita defendê-lo nos tribunais, pois a vítima era um amigo pessoal. Para ajudá-lo, Alexandre conta apenas com a irmã mais velha, Diná ( Christiane Torloni ), mulher de Téo, qu

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit