Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Elas por Elas Nacional (1982)

“Melô do Piripiri” (Gretchen) / “Elas por Elas” (The Fevers) / “Mundo Delirante” (Simone) . . .

        Elas por Elas é um dos grandes sucessos do autor Cassiano Gabus Mendes,  que com uma trama divertida, charmosa e bem amarrada   seduziu o público do horário das sete  com  um bom texto e um elenco recheado de estrelas.
        Sete amigas se reencontram após 20 anos e tem suas vidas afetadas por acontecimentos do passado e coincidências do presente. As sete amigas protagonistas da trama eram vividas pelas atrizes Eva Wilma (Márcia), Sandra Bréa (Wanda), Joana Fomm (Natália), Aracy Balabanian (Helena), Esther Góes (Adriana), Maria Helena Dias (Carmem) e Mila Moreira (Marlene).  

        Além do irrepreensível elenco feminino,  Luiz Gustavo na pele do inesquecível detetive Mário Fofoca foi outra grande destaque de Elas por Elas. As confusões protagonizadas pelo detetive divertiram os telespectadores e por incrível que pareça, o personagem foi idealizado pelo Cassiano para participar apenas de alguns capítulos iniciais. Mesmo sabendo disso Luiz Gustavo pediu ao autor, na época seu cunhado, para viver o personagem. Seu carisma e talento logo conquistaram o público em suas primeiras cenas e o Mário Fofoca não só ficou a trama inteira, como ganhou um seriado próprio e um filme  no fim da trama.

        Curiosamente a trilha nacional de Elas por Elas, por não ter sido muito comercial, não é lembrada como sucesso assim como a novela. A seleção de músicas se destaca mais por grandes nomes da MPB em interpretações viscerais e estilosas, o que talvez tenha feito o público não “comprar” a trilha, o que não quer dizer que não valha a pena relembra-la.

        Mesmo não tendo uma trilha “comercial” duas faixas de Elas por Elas Nacional marcou o ano de 1982 e até hoje está no repertório de seus intérpretes. Talvez ninguém lembre, mas o “Melô do Piripiri” que deu projeção a Gretchen no início da década de 80,  era o tema do impagável Mário Fofoca, o personagem vivido pelo Luiz Gustavo. Nem preciso dizer que a música foi um dos carros-chefes da trilha e até hoje é a que mais identifica a carreira da eterna rainha do bumbum.

        O Grupo The Fewers estreou em trilhas de novelas com o tema de abertura de Elas por Elas. A Música homônima ao título da trama e que foi composta especialmente para a novela por Nelson Motta e Augusto César embalava uma festinha dos anos 60 representando a vida das  protagonistas da novela 20 anos antes. Cada amiga da trama rasgava o vídeo e saia nos dias atuais, 20 anos depois, dando o ponta pé inicial da novela. Aracy Balabanian, ajustando uma manga do vestido; Esther Góes, arrumando a correntinha no pescoço; Sandra Bréa, saracoteando a saia rodada; Mila Moreira, sorridente; Eva Wilma, no auge do  sua beleza; Maria Helena Dias, em meio a um passo de dança; e Joana Fomm, agitada, passando a mão pelos cabelos. Ao final, as sete amigas saem da casa pela porta da frente. A abertura marcou a época, e até hoje é considerada uma das melhores de todos os tempos.

        Cada uma dessas sete amigas  ganhou  um tema próprio em interpretações  de grandes nomes da MPB. A dondoca Márcia (Eva Wilma), teve como tema uma esquecida gravação da Sandra de Sá,  a música “Ousadia”. Confesso que não me lembro de nunca ter visto a Sandra cantar essa música em lugar nenhum a não ser no disco da trilha. Mas a Sandra é sempre Sandra e vale a pena  ouvi-la.  

        Natália, a amiga vilã vivida pela Joana Fomm, ganhou a romântica “Mundo Delirante” na  impecável voz e interpretação  da Simone.

        Ângela Maria, ícone da música romântica brasileira, integrou a trilha com “Depois de Ti”, o tema da personagem Helena, um dos grandes momentos da Aracy Balabanian na Tv; e Fafá de Belém com “Cumplicidade” embalou a bela Wanda, vivida pela sempre saudosa Sandra Bréa.

        Para a cantora Joyce ficou a incumbência de embalar a personagem Adriana, vivida pela Esther Góes com a romântica “Guardados” ; e a ex-Novos Baianos Baby Consuelo, hoje Baby do Brasil com “Um Auê com Você” embalou as aventuras da Marlene, a personagem da Mila Moreira.

        Moraes Moreira, outro ex-Novos Baianos, também esteve na trilha nacional de Elas por Elas. Com “Mulher e Cidade”,  o cantor embalou o advogado trambiqueiro Renê, vivido pelo Reginaldo Faria.

        Ângela Ro Ro numa interpretação visceral de “Escândalo”, composição do rei Roberto Carlos também esteve na trilha, embora a música tenha tocado pouquíssimo na trama.
        “Eva” foi o tema instrumental que fechava o primeiro lado do disco. A composição que serviu de tema geral era da dupla Robson Jorge e Lincoln Olivetti.

        Duas Marias, que infelizmente sumiram do cenário musical, fecham o post. Elza Maria com “Eu não Sabia que Você Existia”,  o tema da Míriam, personagem da TássiaCamargo e suas dúvidas entre Gil (Lauro Corona) e Elton (Cássio Gabus Mendes); e Luiza Maria que com “Música e Letra” embalou a feiosa personagem Ieda, vivida pela Cristina Pereira.
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

“Abram suas asas, Soltem suas Feras” Dancin´Days entra na Globoplay esta segunda

        E o grande dia chegou . . . um dos grandes títulos esperados para ser resgatada pela Globoplay chega nesta segunda (13.02) á plataforma.          Impossível cantar esse refrão do clássico tema cantado pelas  Frenéticas e não ser levado imediatamente ao mundo da trama de  Dancin´Days ,  do autor  Gilberto Braga  que marcou a teledramaturgia nacional.          Dancin´Days  foi uma espécie de  Avenida Brasil   nos anos 70. O  mágicO mundo das discotecas era o pano de fundo para a rivalidade entre as irmãs Julia Mattos e Yolanda Pratini, vividas magistralmente por  Sônia Braga e Joanna Fomm .           O sucesso da trama elevou  Gilberto Braga  ao casting de grandes autores da emissora logo em seu primeiro trabalho em horário nobre e transformou  Sônia Braga...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Novelas Inesquecíveis – Dona Xepa (1977)

37 anos da última adaptação de Gilberto Braga para a Tv         A Novela Dona Xepa esta fazendo hoje 37 anos de sua estreia. A Primeira versão adaptada da peça de Pedro Bloch estreou dia 24 de maio de 1977  no horário das  seis da Globo .         A trama foi adaptada por Gilberto Braga que já vinha de outras adaptações de sucessos  no horário, como Helena (1975), Senhora (1975) e o fenômeno Escrava Isaura (1976). O sucesso de Dona Xepa abriu as portas do horário nobre para o autor, que no ano seguinte assinou  uma das principais novelas  da história da  teledramaturgia nacional, a inesquecível Dancin´Days (1977) , que atualmente é reprisada pelo Canal Viva . Adicionar legenda         A novela narra o cotidiano da feirante Dona Xepa ( Yara Cortes ), que criou sozinha  os filhos Rosália ( Nívea Maria ) e Edson ( Reinaldo G...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

As Novelas de 2014

        Este ano no campo das novelas a teledramaturgia não foi muito feliz. Nenhum fenômeno do tipo Avenida Brasil (2012) ou Cheias de Charme (2012) , e muitas apesar de uma boa audiência não chegaram a virar uma coqueluche. Mas em compensação Joia Rara , novela das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid  foi a ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela. Amor à Vida (Globo, 20 de Maio de 2013 à 01 de Fevereiro de 2014)         A primeira novela em horário nobre do Walcyr Carrasco terminou 01 de fevereiro de 2014 e foi exatamente esse último mês da novela que fez com o público se apegassem à trama. A transformação do vilão “Bicha má” Félix (Mateus Solano)  em protagonista foi o grande destaque da trama que deu para ele as duas cenas que finalizaram a novela. O Primeiro beijo gay do horário nobre global finalmente saiu entre os atores Mateus Solano e Thiago Fragoso . A Cena final de rec...