Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Baila Comigo Nacional (1981)

O Lado Quente do Ser (Maria Bethânia) / Deixa Chover (Guilherme Arantes) / Corações a Mil (Marina Lima) / Vira Virou (Kleiton e Kledir) entre outros



        O Encontro e desencontro de gêmeos idênticos, separados ao nascerem,   conduziram a emocionante história escrita pelo autor Manoel Carlos.
        Ao anunciar o roteiro inicial de Baila Comigo pressupunha que vinha pela frente um impiedoso folhetim.  Que Nada!  A Novela surpreendeu a todos com um requintado discurso sobre relacionamento de pessoas em diversos níveis, a la Manoel Carlos. BailaComigo foi o grande sucesso daquele ano.
        A trama nos apresentou interpretações  inesquecíveis de atores com os saudosos Lilian Lemmertz (A Helena, primeira de muitas que o ator ainda batizaria em suas tramas seguintes) em sua estreia em novelas da Globo, Raul Cortez (Como o Quim Gama) e Fernando Torres com a sensível interpretação do Plínio.
        TonyRamos,  na  pele dos gêmeos Quinzinho e João Victor recebeu aplausos da crítica  pelo desafio de fazer o papel duplo recorrendo apenas a recursos técnicos de voz, postura corporal e respiração para viver as personalidades distintas.
        Para acompanhar personagens tão ricos dramaturgicamente,  a equipe do Guto Graça Mello fez uma seleção impecável para a trilha nacional. Eram músicas que ajudaram a contar a trajetória dos seus personagens, mas ao mesmo tempo muita comerciais, e  ganharam as rádios dos quatro cantos do país. O que difere a trilha de Baila Comigo, das tramas seguintes do autor, sempre dosadas na Bossa Nova.


        A trama vinha no rastro do sucesso no Brasil do filme Fama, de Alan Parker (1980), e uma  academia de dança  foi  uma das principais locações da novela. Em consequência do sucesso de Baila Comigo, as academias e a moda dos bailarinos tomou conta do Brasil. Qual mulher não usou os collants e polainas usadas quase como uniforme pela Betty Faria, que viveu a personagem Joana na trama?



        Inclusive foi assim que a atriz estampou a capa e contracapa da trilha nacional, que só pelas fotos já valia a trilha. A Globo não esqueceu das meninas. Dentro da capa da LP vinha um pôster do Tony Ramos como encarte.



        A trilha abria com “O Lado Quente do Ser”, composição da Marina Lima, que havia começado a carreira a pouco mais de 2 anos e já era considerada um dos grandes e promissores nomes da MPB. A Música   veio  numa interpretação visceral da Maria Bethânia, para o tema da doce e determinada Lúcia, a personagem da Natália do Valle.



        A Marina Lima ainda integrou a trilha com outra composição, desta vez gravada por ela mesma. “Corações a Mil” foi o tema do personagem Caê, vivido pelo saudoso Lauro Corona.



        Joana, a personagem da Betty Faria, apesar de não ser uma grande peça da trama principal da novela, ganhou muito destaque   na divulgação da dança moderna que a trama pretendia difundir. Sua personagem ganhou dois temas : A clássica “Deixa Chover” do Guilherme Arantes e   “Bicho no Cio” do Marcos Valle.



        Os gêmeos que movimentaram toda a novela também tiveram seus temas nessa trilha: Quinzinho  ganhou a movimentada “Rio Sinal Verde” na voz do Junior Mendes; Já o João Victor teve dois temas: “Viajante” na voz do Ney Matogrosso numa tímida interpretação,  e a inesquecível “Vira Virou” da dupla gaúcha Kleiton e Kledir.




        Caetano Veloso esteve duplamente na trilha de Baila Comigo Nacional. Interpretou  “Lua e Estrela”, composição do Vinicius Cantuária, tema da personagem Mira, vivida pela Lídia Brondi. E “Rapte-me Camaleoa” composição do cantor, fechava a trilha nacional numa versão da cantora Naila Scorpio, que foi tema da Zu, personagem vivida pela Maria Helena Pader.



        Para o tema de abertura foi encomendada uma versão instrumental de “Baila Comigo” da Rita Lee e Roberto de Carvalho. Robson Jorge e Lincoln Olivetti fizeram a versão  que acabou se  tornando um hit durante toda a exibição da trama.



        BethGoulart viveu na trama a personagem Débora,  e também integrou a trilha da trama  com a regravação de “Vida” dos compositores Fernando Brant e Milton Nascimento.  A música foi o tema da protagonista Helena, vivida pela Lilian Lemmertz.



        “Loucura” na voz do Cauby Peixoto embalou o conturbado casal Mauro e Paula, vivido pelos atores Otávio Augusto e Susana Vieira. Ela tinha uma grande ambição, e sonhava ser rica e ter status. Mas com a condição simplória do marido, sabia que isso nunca iria acontecer. Assim vivia sempre em busca de homens mais fortes e bem sucedidos, o que deixava o marido que lhe amava em desespero.



        Fecho o post  com “Pano de Fundo”, música do Ivan Lins e Vitor Martins, que interpretado pela Fafáde Belém foi o tema da personagem Sílvia, criada especialmente pelo Maneco para a Fernanda Montenegro.


Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www,memoriaglobo.com.br www.wikipédia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

As Novelas de 2014

        Este ano no campo das novelas a teledramaturgia não foi muito feliz. Nenhum fenômeno do tipo Avenida Brasil (2012) ou Cheias de Charme (2012) , e muitas apesar de uma boa audiência não chegaram a virar uma coqueluche. Mas em compensação Joia Rara , novela das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid  foi a ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela. Amor à Vida (Globo, 20 de Maio de 2013 à 01 de Fevereiro de 2014)         A primeira novela em horário nobre do Walcyr Carrasco terminou 01 de fevereiro de 2014 e foi exatamente esse último mês da novela que fez com o público se apegassem à trama. A transformação do vilão “Bicha má” Félix (Mateus Solano)  em protagonista foi o grande destaque da trama que deu para ele as duas cenas que finalizaram a novela. O Primeiro beijo gay do horário nobre global finalmente saiu entre os atores Mateus Solano e Thiago Fragoso . A Cena final de rec...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

No Tema e na Trilha da Verônica Sabino

        O nome de Verônica Sabino voltou a circular entre as conversas sobre teledramaturgia desde a estreia da reprise de Selva de Pedra , o remake produzido pela Globo em 1986 que atualmente é uma das principais reprises do Canal Viva.         A cantora é interprete do principal tema da novela “ Demais ” que toca incessantemente nas cenas de amor entre Cristiano (Tony Ramos) e Simone (Fernanda Torres) ,   e que ajudou a fazer o nome da cantora já   em seu primeiro single.         A Cantora e compositora iniciou sua carreira musical como integrante do grupo Céu da Boca , onde gravou os discos “ Céu da Boca ” (1981) e “ Baratotal ” (1982) realizando shows por todo o Brasil.         Seu primeiro trabalho solo “ Metamorphose ” teve composições de nomes como João Bosco, Tom Jobim, Ivan Lins entre outros com direção artística ...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...