Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Nossos Autores – Aguinaldo Silva


        Um dos mais polêmicos  novelistas nacionais e o único a  ter suas novelas apresentadas todas no horário nobre da Globo, Aguinaldo Silva será o homenageado  do post de hoje.
        O Autor se prepara para voltar ao horário nobre  da emissora  retornando  a escrever uma novela marcada pelo “realismo fantástico” ,  o estilo que lhe consagrou em seus primeiro grandes sucessos teledramaturgos.

        Escritor, roteirista, dramaturgo, jornalista, cineasta e dramaturgo brasileiro, Aguinaldo Silva escreveu seu primeiro romance ainda na adolescência, quando trabalhava em um Cartório na cidade do Recife. O romance Redenção para Job, acabou gerando polêmica  com  rumores de que a autoria real era do jornalista Newton Rodrigues, à época editor da primeira página do Jornal do Commércio.
        Aguinaldo Silva foi repórter em jornais de renome como o Última Hora Nordeste ; O Globo e O Lampião , um tabloide semanal reconhecido como o primeiro jornal gay editado no país.

        Sua experiência na imprensa policial lhe rendeu um convite para ser um dos roteiristas do seriado global Plantão de Polícia (1979). O Seriado que contava a história  de Waldomiro Pena (Hugo Carvana),  um jornalista policial,  foi um dos grandes sucessos daquele ano, credenciando o autor na emissora.


        Em 1982, em parceira com Doc Comparato escreveu  a primeira minissérie brasileira global, Lampião e Maria Bonita, que contava a história do rei do cangaço. A minissérie foi muita elogiada  e seus autores agraciados com o prêmio de Revelação do ano pela  APCA.  A dupla ainda escreveu mais duas minisséries: Bandidos da Falange (1983) e Padre Cícero (1984).

        A Primeira novela do autor foi  Partido Alto, em parceria com a Glória Perez.  A falta de sintonia entre os autores deixou a trama confusa  e a novela acabou sendo rejeitada pelo público que se perdeu pela quantidade de personagens e histórias. Aguinaldo Silva abandonou  a trama ainda na metade deixando Glória Perez finalizar o projeto.
        Em 1985, o autor voltou às  minisséries  com a envolvente adaptação do livro Tenda dos Milagres , do autor Jorge Amado.
Regina Duarte e Lima Duarte em Roque Santeiro, 1985. TV GloboJosé Wilker em Roque Santeiro, 1985. TV GloboArmando Bógus em Roque Santeiro, 1985. TV Globo
        No mesmo ano de 1985, Aguinaldo Silva iniciou uma nova parceira em novelas, desta vez no sucesso arrebatador Roque Santeiro, do autor Dias Gomes. Muitos creditam à Aguinaldo Silva os capítulos de maior audiência da novela que marcou a história da teledramaturgia nacional.  Outra parceira de sucesso do Aguinaldo foi na trama de Vale Tudo (1988)  com Gilberto Braga. Outro grande sucesso da teledramaturgia que teve a colaboração  do autor. Entre Roque Santeiro e Vale Tudo , o autor escreveu em 1987, a trama de O Outro, com Francisco Cuoco como protagonista.

        O talento de Aguinaldo Silva já era reconhecido no meio da teledramaturgia mas sem dúvidas o seu primeiro grande sucesso foi Tieta (1989), a novela inspirada no romance Tieta do Agreste , do autor Jorge Amado. A novela proporcionou  momentos memoráveis, hilários e inesquecíveis com Betty Faria de protagonista.

        Aguinaldo Silva se firmava de vez como grande autor de novelas com  uma sucessão de sucessos na década de 90 como a minissérie Riacho Doce (1990); as novelas que marcariam de vez seu estilo “realismo Fantástico” Pedra sobre Pedra (1992),  Fera Ferida (1993) e  A Indomada (1997).


        Em 1999, Aguinaldo Silva resolveu sair da sua zona de conforto e escreveu sua primeira novela solo sem o estilo regional e o realismo fantástico. Era a trama de Suave Veneno, que contava a história do imperador do Mármore Valdomiro Cerqueira, vivido pelo saudoso José Wilker. A trama teve altos e baixos e em 2001 o autor voltou para as tramas regionais com Porto dos Milagres. Porém em 2004,   saiu novamente do seu estilo e desta vez encontrou o sucesso absoluto com a trama de Senhora do Destino, protagonizada por Susana Vieira e Renata Sorrah. A novela é um dos grandes sucessos do horário dos anos 2000  e marcou de vez a mudança do estilo do autor.

        Na década de 2000, o autor ainda escreveu Duas Caras (2007)  que discutiu assuntos polêmicos como racismo, violência, luta de classes, drogas , homossexualidade e especulação imobiliária em pleno horário nobre. A novela teve grandes personagens  como o Juvenal Atena do Antônio Fagundes e o Evilásio do Lázaro Ramos.

        Aguinaldo Silva fechou os anos 2000 com a minissérie Cinquentinha, protagonizada por um quarteto de estrelas : Susana Vieira, Marília Pêra, Betty Lago e Maria Padilha. A Minissérie rendeu uma spin-off em 2011,  Lara com Z  protagonizada pela Susana Vieira.
        Em 2010, Aguinaldo Silva supervisionou a novela Laços de Sangue, a primeira parceira da Globo com a tv portuguesa SIC. A Novela do autor Pedro Lopes,  foi a vencedora do Emmy Internacional de melhor novela do ano de 2011.

        Fina Estampa (2011) ,  foi a trama do autor que discutia  a aparência versus o caráter numa guerra entre as duas protagonistas Griselda e Tereza Cristina, vividas pela Lilia Cabral e Christiane Torloni. A novela se transformou em um grande sucesso popular e foi a novela de maior audiência dos últimos cinco anos no horário até então.

        Com referências à trama de Suave Veneno, Aguinaldo Silva apresentou a novela  Império em 2014.  A novela,  outro sucesso arrebatador do  autor,  foi agraciada com o Emmy Internacional de Melhor novela do ano de 2015, A trama que contou a saga do Comendador Jose Alfredo, num trabalho impecável do Alexandre Nero, dividiu opiniões  com um público cativo que adorava assistir e outros que assistiam apenas para falar mal. Mas enfim, quando a trama ganhou o Emmy acabou se transformando em sucesso absoluto e credenciando o autor na fila de sucessão do horário.

        A próxima trama do autor , que vai marcar à sua volta ao regionalismo e ao realismo fantástico já está em fase de produção. A trama que terá dez protagonistas, segundo informações do próprio , foi idealizada  por um grupo de autores estreantes do projeto Master Class da Casa de criação do autor. O projeto ainda corre em segredo de estado e  já é muito esperada.  Afinal é do autor a última novela do horário considerada sucesso. Foi depois da trama de Império (2014) que  a Globo apresentou Babilônia (2015), do Gilberto Braga e A Regra do Jogo (2015), do João Emanuel Carneiro, ambas marcadas pela rejeição do público e a fraca audiência.
Adicionar legenda
        Aguinaldo Silva é um autor ímpar e um dos únicos da sua geração que vem se firmando nesse novo padrão do folhetim nacional. As tramas do autor ainda não passaram por essa nova fase de rejeição junto ao público da era da internet que fez  com que grandes autores consagrados em sucesso e clássicos apresentem tramas consideradas fracassos de crítica e audiência.  Aguinaldo soube usar a rejeição inicial de Suave Veneno (1999) à seu favor, tanto que reapresentou a espinha dorsal da trama em 2015  com Império, e desta vez marcada pelo sucesso.
        Mesmo adorando as tramas mais realistas do Aguinaldo Silva, confesso que as que marcaram a década de 90 são as minhas preferidas. Saber que ele voltará às origens em seu próximo trabalho foi a melhor notícia do ano. Mal posso esperar chegar  2017  e já sinto cheiro de sucesso à vista.

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : Wikipédia.com, memoriaglobo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talent...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 29.09.2024

“ Rainha da Sucata ” na Globoplay         E chegou o grande dia!!   Finalmente Rainha da Sucata , trama do autor Silvio de Abreu vai ser disponibilizada   em outubro na Globoplay .         Trama protagonizada por Regina Duarte   e Glória Menezes    sempre foi uma das mais pedidas desde o início do Projeto Resgate na plataforma.   Déborah Bloch será nossa Odete Roitmann!         Nem Fernanda Torres , nem Fafy Siqueira , nossa Odete Roitmann será Déborah Bloch .   Inicialmente escalada para  interpretar a vilã Odete Roitman no remake de Vale T udo  — produção que a Globo prepara para suceder a Maniade você , em 2025 —, Fernanda Torres não poderá mais se dedicar ao projeto. Tudo por conta do sucesso do filme “ Ainda estou aqui ”, protagonizado pela atriz. Em seu lugar, Manuela Dias , autora do remake, cogitou chamar Malu G...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...