Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis - Em Família (2014)


5 anos da última  e  complexa  novela do autor Manoel Carlos

        O mês de fevereiro de 2014 foi marcado pela alardeada estreia da última novela do autor Manoel Carlos, que apesar de ter anunciado isso também em 2003,  quando lançou Mulheres Apaixonadas, Em Família é , depois de 11 anos e duas tramas,  Páginas da Vida (2006) e Viver a Vida (2009), a última novela até então do autor.


        Em Família tinha dos grandes pilares – Julia Lemmertz como a última Helena do autor, uma homenagem a Lílian Lemmertz, primeira Helena do Maneco, na trama de Baila Comigo em 1981, e mãe da Júlia. Além de Bruna Marquezine vivendo esta Helena na segunda fase e a filha desta na terceira. Bruna foi lançada ao estrelato ainda criança quando despontou como a Salete na trama de Mulheres Apaixonadas e de lá para cá não havia mais trabalhado com o autor.
        Uma pena que no decorrer das fases e dos capítulos vimos que Em Família prometeu mais do que entregou e o novelão esperado para ser a grande despedida do Maneco acabou se esvaindo tanto na qualidade quanto na audiência. Tinha todas as características clássicas dos trabalhos anteriores do autor – drama, conflitos familiares, romances problemáticos, histórias de superação, merchandising social  - porém a edição da primeira fase para dar mais fluidez a história na verdade atrapalhou seu andamento e as fases seguintes, o autor se perdeu dentro da trama e ficou nítido sua confusão com os entrechos, não parecia o nosso Maneco que já nos presenteou com grandes tramas como Felicidade (1991), História de Amor (1995), Por Amor (1997), Laços de Família (2000) entre outras. Assim a trama sem ritmo, com pouca ação e a falta de ganchos   não prendeu o público e amargou o pior número em audiência do horário nobre global até então, sendo encurtada terminando com 143 capítulos, um número muito baixo para novelas do horário nobre.

        Embora  com tamanha repercussão negativa o texto afiado e cativante do Manoel Carlos estava lá nas entrelinhas de Em Família, e atores como Júlia Lemmertz , Natalia do Vale, Humberto Martins, Ana Beatriz Nogueira entre outros brilhavam quando tinham a oportunidade fazer jus ao texto com seu trabalho.

        Escalações equivocadas também prejudicaram o andamento da trama – Ana Beatriz Nogueira , tem  quase a mesma idade de Gabriel Braga Nunes,  e deu vida a sua mãe na trama; Natália do Valle, dez anos mais velha que Júlia Lemmertz,  também não foi bem aceita ao entrar na terceira fase vivendo mãe da sua personagem. Enfim   fatores pontuais que numa trama que já não vinha bem das pernas foram mais empurrões ladeira abaixo.


Mas  elenco teve seus destaques – Julia Lemmertz, A Helena e Bruna Marquezine,  Luiza,  como em todas as tramas do Maneco duelaram  e divergiram (como mãe e filha)  em toda a trama e as atrizes brilharam em grandes cenas e dobradinhas. Aliás,  se Em Família não foi a homenagem que as Helenas do Maneco mereciam, não foi por causa do trabalho da Júlia. A atriz fez jus a personagem e apresentou na medida que o roteiro deixou uma grande personagem.


        Giovanna Antonelli e Tainá Muller protagonizaram um dos entrechos mais complexos e pertinentes da trama.  Clara e Marina, suas personagens ,  se apaixonam perdidamente, porém inicialmente Clara mostrada  feliz com uma família de comercial de margarina   com Cadu (Reynaldo Gianecchinni), transformou Marina em uma destruidora de lares e o telespectador ficou apreensivo. Para complicar ainda mais a situação,  Cadu descobre uma doença grave e passa por uma cirurgia de transplante de coração  e isso  deixa a relação entre Clara e Marina ainda mais descaracterizada. Porém o autor conseguiu a tempo corrigir os entrechos do roteiro e a relação das meninas finalmente é aceita e revelada dentro da trama e termina com um belo casamento com direito a um discreto beijo entre elas. Nunca foi a intenção do Manoel Carlos levantar bandeiras para a relação homossexual das personagens e foi assim sem muito alarde  que a história foi guiada e talvez por isso seja uma das que mais lembramos dentro da novela. Giovanna Antonelli como sempre pintou e bordou com uma ótima personagens nas mãos.

        Mais o grande destaque da trama foi Vanessa Gerbelli, na pele da Juliana. A Atriz estava de volta à Globo depois  de  6 anos na RecordTv e brilhou como a mulher desesperada para ser mãe beirando o desiquilíbrio. Sua dobradinha com Marcelo Melo Jr, o Jairo, renderam grandes momentos a Em Família



        Na contramão dos personagens que deram certo, alguns que prometiam muito  quando a trama começou,  ficaram no meio do caminho. O Caso da Shirley, a arqui-inimiga  de Helena, na primeira  e segunda fases  vivida pelas atrizes Giovanna Rispoli e  Alice Weigmann, respectivamente. Quando a personagem reaparece na  terceira fase, vivida agora pela Viviane Pasmanter, o que era a promessa de mais uma grande vilã do Maneco vivida pela atriz, como foram a Déborah de Felicidade (1991) ou a Laura de Por Amor (1997), a personagem não passou de um mero instrumento de decoração e que em nada acrescentou a trama.


        Gabriel Braga Nunes tinha tudo para fazer do Laerte um grande personagem masculino nesta dita última trama do Maneco. Algo não muito recorrente em tramas do autor, que sempre dá ênfase as personagens femininas. Porém um Laerte apático na segunda fase, que contrastava totalmente com o das primeiras fases, vividos pelos atores Eike Duarte e Guilherme Leicam, seguraram o personagem que não aconteceu. Mostrado como vilão na reta final,  o ator até conseguiu mostrar o que poderia fazer  no texto do autor, mas ai já era tarde.


        Outras tramas que  foram apresentadas na novela e que ficaram devendo um desfecho mais crível e interessante : estupro da Alice, a personagem da Érika Januza e  o romance entre Chica (Nathalia do Valle) e Ricardo (Herson Capri), que depois de se encontrarem na segunda fase,  Ricardo aparece casado com Branca (Ângela Vieira) na  terceira fase.

        Mesmo com a baixa audiência Em Família ditou moda para o público feminino. Roupas, acessórios e estilos de cabelo saíram direto das telinhas e fizeram sucesso por todo o país. Entre as peças e apetrechos mais solicitados pelas mulheres estavam os bodies, esmaltes  azuis e brincos da Clara (Giovanna Antonelli), os vestidos e bolsa da Luiza (Bruna Marquezine), os macacões e batom vermelho da Marina (Tainá Muller), e as roupas com a estampa de animal print da Shirley (Viviane Pasmanter).

        Não faltou à trama também o merchandising social  e o autor abordou o alcoolismo através do personagem Felipe (Thiago Mendonça) e o Mal de Parkison através do personagem Benjamim, vivido pelo Paulo José, que sofre do mal na vida real.
        Foram muitas  as explicações para essa rejeição quase que total a trama do Maneco. Teria a fórmula de contar  a vida do cotidiano  se esgotado ? O estilo do autor consagrado em tramas como Laços de Família (2000) ou Mulheres Apaixonada(2003) não seja mais aceita pelos telespectador atual?
       


A rejeição a história dos  protagonistas ficou nítida logo que iniciou-se a terceira fase, quando Julia Lemmertz, Gabriel Braga Nunes e Bruna Marquezine assumiram os papéis de Helena, Laerte e Luiza. Claro que a atuação de uma atriz do quilate da Júlia não está em jogo, a personagem é que era difícil. Afinal  carregava o estigma das “Helenas” do autor, que são mulheres dúbias, quase sempre as mocinhas da história, mas com segredos capazes de transformá-las em pessoas tão ruins e egoístas quanto as vilãs. Mas a Helena de Em Família abusava do direito de ser chata e intransigente com esse  ódio inexplicável pelo Laerte, cultivado há anos. Acho que a história do trio teria rendido muito mais se a Helena também tivesse se envolvido novamente com Laerte, afinal de contas isso explicaria esse ódio.

        Em Família ficou marcada como um jeito de não fazer novelas – a lentidão e falta de acontecimentos – fez a trama migrar  e curiosamente depois dela  todas as outras  apresentadas no horário se caracterizam pela a rapidez dos acontecimentos,  abandonando   momentos de grandes cenas e diálogos, o que voltou em Velho Chico (2016), e também foi apontado como o principal motivo da baixa  audiência.


        Teve um final trágico com a morte do Laerte assassinado na porta da igreja na hora do casamento,  o que deixou o último capítulo com uma aura de tristeza,  o que a meu ver nem era necessário. O Laerte nem era tão vilão assim, apenas um homem ciumento descontrolado,  mas enfim foi um desfecho coerente com todas os percalços que a trama apresentou principalmente de sua terceira fase em diante,  e ficou marcada como a última trama do Maneco sim, porém muito diferente de como  o autor e Globo certamente esperavam.

Ficha Técnica:

Novela do Autor Manoel Carlos
Direção Geral: Jayme Monjardim
Elenco:
JÚLIA LEMMERTZ – Helena
GABRIEL BRAGA NUNES – Laerte
BRUNA MARQUEZINE – Luiza
HUMBERTO MARTINS – Virgílio
VIVIANNE PASMANTER – Shirley
GIOVANNA ANTONELLI – Clara
TAINÁ MULLER – Marina
REYNALDO GIANECCHINI – Cadú
VANESSA GERBELLI – Juliana
MARCELLO MELO JR. – Jairo
LEONARDO MEDEIROS – Nando
NATÁLIA DO VALLE – Chica
HERSON CAPRI – Ricardo
ANA BEATRIZ NOGUEIRA – Selma
THIAGO MENDONÇA – Felipe
BIANCA RINALDI – Sílvia
HELENA RANALDI – Verônica
ÂNGELA VIEIRA – Branca
MARIA EDUARDA – Vanessa
ÉRICA JANUZA – Alice
ELINA DE SOUZA – Neidinha
BRUNO GISSONI – André
POLIANA ALEIXO – Bárbara
ANTÔNIO PETRIN – Viriato
ALINE FANJU – Rafaela
PAULO JOSÉ – Benjamim
TÂNIA TOKO – Rosa
LICA OLIVEIRA – Dulce
MIGUEL THIRÉ – Gabriel
RONNY KRIWAT – Leto
BETTY GOFMAN – Miss Lauren
SUELY FRANCO – Flora
MARIA POMPEU – Wanda
RAFAEL ZULU – Téo
LOUISE D´TUANI – Lívia
JESSIKA ALVES – Guiomar
MAGDALE ALVES – Iolanda
ÁGATHA MOREIRA – Gisele
SACHA BALI – Murilo
JORGE DE SÁ – Matias
CLÁUDIA MAURO – Ana
LUIZA MORAES – Flavinha (assistente de Marina no estúdio de fotografia)
MONIQUE CURI – Telma (assistente de Miss Lauren na casa de repouso)
GILBERTO MARMOROS – Hamilton (morador da casa de repouso)
PEDRO FARAH (FARNETTO) – Helder (morador da casa de repouso)
CHRIS MONIZ – Leila (assistente de Helena na casa de leilões)
MANU GAVASSI – Paula (namorada de Leto)
GISELE ALVES – Zu (empregada de Branca)
CARLA CRISTINA CARDOSO – Ivi (Ivone, empregada de Shirley)
as crianças
VITOR FIGUEIREDO – Ivan (filho de Clara e Cadú)
BRUNA FARIA – Bia (filha de Gorete criada por Juliana)
1ª e 2ª fases
BRUNA MARQUEZINE – Helena (2ª fase)
JULIANA DALAVIA – Helena (1ª fase)
GUILHERME LEICAM – Laerte (2ª fase)
EIKE DUARTE – Laerte (1ª fase)
NANDO RODRIGUES – Virgílio (2ª fase)
ARTHUR AGUIAR – Virgílio (1ª fase)
JULIANA ARARIPE – Chica
OSCAR MAGRINI – Ramiro
CAMILA RAFFANTTI – Selma
NELSON BASKERVILLE – Itamar
CYRIA COENTRO – Maria
GABRIELA CARNEIRO DA CUNHA – Juliana
ANTONIO SABÓIA – Nando
ALICE WEGMANN – Shirley (2ª fase)
GIOVANNA RISPOLI – Shirley (1ª fase)
JÉSSICA BARBOSA – Neidinha
KARIZE BRUM – Clara (2ª fase)
LUANA MARQUEZINE – Clara (1ª fase)
GUILHERME PRATES – Felipe (2ª fase)
VINNI MAZZOLA – Felipe (1ª fase)
HENRIQUE SCHAFER – Viriato
SIMONE SOARES – Mafalda
MARLEY DANCKWARDT – Marta (mãe de Mafalda)
BETO NASCI – Ricardo
CAMILA CAMARGO – Ana (amiga de Virgílio)
GUSTAVO ARTHIDDORO – Mauro (amigo de Virgílio)
BRUNO AHMED – Fred (namorado de Shirley)
PEDRO BOSNICH – Beto (amigo de Shirley)
DUDA MENEGHETTI – Rafaela (amiga de Shirley)
MABEL CEZAR – Professora Cotinha
Cida (empregada de Juliana)
Luiz (jardineiro de Selma e Chica)
Fausto (diretor do aeroclube de Goiânia onde Laerte treina)
Zé (funcionário do aeroclube)
e
ALEXANDRE SLAVIERO – Sandro (personal trainer de Branca)
ALLAN SOUZA LIMA – Antônio (jardineiro na casa de Selma em Goiânia)
ANA CAROLINA DIAS – Cláudia (amante de Ricardo, no início)
ANDRÉ TELLES – Fred (estagiário no escritório de Nando)
BERNARDO DUGIN – Lucas (paquera de Bárbara)
BIANKA FERNANDES – Tatiane (modelo que posa nua para Marina)
CAROL MACEDO – Gorete (empregada de Juliana que morre no início, mãe de Bia)
CAROL MAGNO – Júlia (modelo que posa nua para Marina)
CHAO CHEN – Namura (advogado de Branca)
CHRISTIANE ALVES – Malu (policial que ajuda Alice a encontrar os homens que abusaram de Neidinha)
CÍNTIA ROSA – Carolaine (moradora da comunidade que dá em cima de Jairo) 
CRISTINA LAGO – Janice (moradora da comunidade que dá em cima de Jairo)
DIOGO SALLES – Vlad (professor de russo de Branca)
EDUARDO GALVÃO – Pedro Paulo (professor paquera de Dulce)
FLÁVIO TOLEZANI – rapaz que Luiza conhece no último capítulo
GUSTAVO MACHADO – instrutor de tiro de Alice
HÉLIO RIBEIRO – diretor clínico do hospital em Goiânia onde Felipe e Silvia trabalhavam
HERBERT RICHERS JR. – Luciano (colega de trabalho de Ricardo que arma para ele a pedido de Branca)
ISABEL GUERÓN – Clarisse (mãe que dá sua filhinha para Juliana cuidar por um momento)
TIAGO MARTELLI – Mateus (filho de Miss Lauren)
JOSÉ RÚBENS CHACHÁ – Diogo Meireles (pai de Marina)
JU COLOMBO – Ceiça (empregada de Selma em Goiânia)
KAREN JUNQUEIRA – garota de programa
LÉO ALBERT – Roberto (morador da casa de repouso)
LIONEL FISCHER 
LUANA AZEVEDO – Ritinha (estudante, amiga de Luiza, André e Alice)
MARIA HELENA PADER – Heloísa (conhece a mãe biológica de André)
MARIA LUIZA TORRENS
MICHELLE MORAES – Luana (atendente no consultório de Silvia e Felipe)
MICHEL MELAMED – Michel (violinista que encanta-se com Verônica)
MONIQUE LAFOND – juíza de paz
NICOLE EVANGELINE – Laís (enfermeira na casa de repouso)
ORION XIMENES – Pedro
PAULO REIS – dono da empresa de aviação para a qual Ricardo vai trabalhar
PAULO RESENDE – Zé (funcionário do aeroclube)
PAULO VERLING – Léo (atendente do bar que Felipe costuma frequentar)
PAULO VESPÚCIO – delegado que prende Laerte, no final da segunda fase
REMO ROCHA – Mauro (cuida dos negócios de Selma em Goiânia, ao lado de Ana)
RENATTA GOMES – Kátia (enfermeira na casa de repouso)
RHAVINE CRISPIM – Viviane (modelo que posam nua para Marina)
RITA PORTO – juíza no divórcio de Branca e Ricardo
ROBERTA ALMEIDA – Sandra (estudante, amiga de Luiza, André e Alice)
SAULO RODRIGUES – Gustavo (médico no caso da morte de Gorete, persegue Juliana)
SILVIA QUADROS – Isolda (secretária de Nando no escritório)
WILSON RABELO – Batista (estuprador de Neidinha, pai biológico de Alice)
Exibição: 03 de Fevereiro à 19 de Julho de 2014
Capítulos: 143

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

Trilha Sonora Eterna – O Espigão (1974)

          A   clássica e complexa novela O Espigão , do autor Dias Gomes , comemorou seus 50   anos com a chegada ao Globoplay no último dia 08, e o e10blog , que   é claro,    está acompanhando a novela na plataforma, já está   apaixonado pela história, seus personagens e hipnotizado pela bela trilha sonora nacional   que vai   ser dissecada nesse post.           O Espigão , que em sua estrutura girava em torno da desumanização da cidade, de como o progresso descontrolado poderia esmagar o homem,   com avanço acelerado  e predatório da  imobiliária  sobre o meio ambiente é protagonizada  por  nomes como  Milton Moraes, Betty Faria , Vanda Lacerda, Susana Vieira  entre  outros. Palavras como “ ecossistema ”, “ ecologia ”  e “ espigão ”, que virou sinônimo de prédios altos  como “arranha-céus”, e assuntos como inseminação artificial e bebê  de proveta, entraram para o vocabulário popular ao serem discutidas na trama. Na época,  a Ecologia era discutida apenas  nos meios acadêmico