Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Motivos para não perder a reprise de “Terra Nostra” no Viva



      Clássico é clássico e pronto! Terra Nostra um dos maiores sucessos da nossa teledramaturgia  está de volta ao Canal Viva a partir do próximo dia 28.
      A trama do autor Benedito Ruy Barbosa,  exibiu cenas grandiosas e interpretações sensíveis e viscerais até então nunca mostradas em uma produção global e instantaneamente se transformou em grande sucesso de crítica e público.
      Elevou Thiago Lacerda e Ana Paula Arósio, os protagonistas Matteo e Giuliana,  e a revelação Maria Fernanda Cândido, a Paolla, em  grandes estrelas, além da maioria do elenco que foi impecável  à frente de seus personagens.
      Curiosamente quando a trama foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo  em 2004, mesmo atendendo todo os critérios de uma reprise de sucesso – boa audiência na primeira exibição, lembrança do público e quantidade de pedidos, a reprise foi considerada um fracasso, visto que derrubou a audiência do horário quase pela metade. Detalhe: antes de Terra Nostra vinha sendo reprisada Corpo Dourado (1998), do Antônio Calmon.
      Mas essa reprise no Viva com certeza será uma espécie de justiça a ser feita com  Terra Nostra e motivos para revê-la não faltam:

1 – A Inspiração do Benedito Ruy  Barbosa desde 1980

      Benedito Ruy Barbosa idealizou Terra Nostra logo após encerrar Os Imigrantes (1981), novela que escreveu ainda na Rede Bandeirantes. Na época,  o autor recebeu milhares de cartas de telespectadores comovidos com a trama. Uma grande quantidade de cartas delas trazia testemunhos de imigrantes de várias nacionalidades que construíram suas vidas no Brasil. A Esposa do autor fez uma seleção desses relatos , e daí surgiu a ideia de escrever sobre a saga dos italianos. Quando propôs o projeto  da novela à Tv Globo, anos mais tarde, Benedito achou que ele não seria aceito devido aos elevados custos de produção. Era uma nova Pantanal (1990) sem dúvidas. Porém para surpresa do autor, e a Globo certamente com receio de repetir a história da trama de Pantanal, indeferida na emissora e que virou sua pedra no sapato quando exibida e produzida pela Rede Manchete, deu o sinal verde. Claro que  sucessos anteriores do autor na casa como Renascer (1993) e O Rei do Gado (1996)  também serviram de alicerce para a decisão.
      O Autor se inspirou nas  suas memórias de infância para retratar a colônia italiana da novela. Quando criança, ele costumava brincar com os filhos dos imigrantes italianos que trabalhavam nas plantações de café da fazenda de um tio.  
      Jayme Monjardim, diretor da trama, é bisneto de Francisco Matarazzo, que saiu de Nápoles em 1870, em direção ao Brasil, em uma viagem de navio similar à mostrada na primeira fase da novela. 

2 – Thiago Lacerda e Ana Paula Arósio alçados a grandes astros

      Thiago Lacerda virou astro da noite para o dia. Matteo foi o primeiro grande personagem do ator na tv, depois de personagens coadjuvantes na Malhação (1997) , na minissérie Hilda Furacão (1998) e na novela PecadoCapital (1998). Ana Paula Arósio defendeu com maestria sua Giuliana, uma personagem difícil, com uma forte carga dramática, que passou quase toda a trama aos prantos, e mesmo assim foi recebida de braços abertos pelo público, que transformou a atriz em estrela de primeira grandeza da casa em seu primeiro trabalho oficialmente como contratada. Antes a atriz havia feita a inesquecível Hilda Furacão, na minissérie homônima da Glória Perez, porém havia sido gentilmente cedida pelo SBT.

     
3 – A Revelação Maria Fernanda Cândido como a bela Paolla

        A Bela e sensual Paolla  deu a Maria Fernanda Cândido o status de revelação do ano. Sua relação com Francesco,  o personagem do Raul Cortez, chamou atenção na trama tanto quanto o casal principal. O “Macarron” da  Paolla fez tanto sucesso  que as marcas de massa por todo o país encheram as prateleiras dos supermercados com massas do tipo.   Maria Fernanda Cândido já era conhecida do público antes de  aparecer  em Terra Nostra, por ter estrelado a abertura da novela AIndomada (1997) e participações em novelas como Serras Azuis (1998) na Band e Pérola Negra (1999) no SBT. Por causa da repercussão em Terra Nostra, a atriz foi eleita por meio de uma votação popular realizada pelo Fantástico, “A Mulher Brasileira mais Bonita do Século 20”. Maria Fernanda venceu nomes como a própria Ana Paula Arósio, sua companheira de trama, VeraFischer, Luiza Brunet entre outras.


4 - Outros destaques do elenco

        O Nível de sucesso que chegou Terra Nostra deve-se muito também ao elenco que imortalizou personagens e marcou a trama por grandes interpretações. Antônio Fagundes e DéboraDuarte, viveram o casal Gumercindo e Maria do Socorro. Ele, o fazendeiro autoritário que  humilhava  a mulher por nunca ter conseguido lhe dar um filho homem, e por isso mesmo se deitava com todas as escravas da fazenda – A Personagem da Débora Duarte  morreria logo após o parto, mas a empatia do público com ela foi tão grande que o autor resolveu poupa-la, e  Maria do Socorro seguiu até o fim da novela.
        Raul Cortez roubou a cena como grande galã da trama nos braços da sua bela Paola, a personagem da Maria Fernanda Cândido. No início da trama, Francesco era casado com a bela e amarga Janete, a personagem da Ângela Vieira, que  virou a pedra no sapato de Giuliana (Ana Paula Arósio), depois  que esta aceita o casamento com Marco Antônio (Marcelo Antony), o filho de Janete.

       
5 -    Estreantes na GloboTânia Bondezan, Déborah Olivieri  e Lu Grimaldi
        Lu Grimaldi estreou na Globo em Terra Nostra na pele da italiana perfeita, Leonora. Outros nomes já conhecidos e consagrados em outras emissoras ou no teatro estrearam na Globo na trama do Benedito Ruy Barbosa. O caso da Déborah Olivieri e Tânia Bondezan.


6 – A trama desbancou “Escrava Isaura” no mercado  internacional e ganhou todos os prêmios daquele ano

        Terra Nostra desbancou Escrava Isaura (1976) do título de novela mais exportada da história da Globo. Em maio de 2004, a emissora totalizou a sua venda para 83 países, contra 79 que já haviam visto Escrava Isaura.
        A novela  foi eleita pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) a melhor novela de 1999. Débora Duarte ganhou o prêmio de melhor atriz, e Lu Grimaldi, a revelação do ano na TV. A novela também foi premiada com todos os Troféus Imprensa que concorreu: melhor novela, ator (Raul Cortez), atriz (Ana Paula Arósio) e revelação do ano na TV (Maria Fernanda Cândido).


7 – A Drama de Angélica (Paloma Duarte)

Angélica (Paloma Duarte), a filha mais nova de Gumercindo (Antonio Fagundes) e Maria do Socorro (Débora Duarte), é uma jovem tímida, obrigada a desistir do sonho de se tornar freira para se casar com Augusto (Gabriel Braga Nunes), jovem advogado com ambições políticas. Ele trai a mulher com Paola (Maria Fernanda Cândido), uma bela italiana de espírito independente e comportamento avançado para a época. Angélica descobre a traição do marido, dá fim ao caso e torna-se amiga de Paola. O fato de ter desmascarado Augusto a deixa mais forte e decidida, e ela toma a frente dos negócios da fazenda do pai. Augusto prospera na política e parece se regenerar no casamento, mas, mais tarde, volta a enganar a esposa, iniciando um flerte com a criada Florinda (Bianca Castanho). 


8 - Cenas Marcantes

        Um dos momentos marcantes da primeira fase da novela é a cena em que tripulantes do navio Andrea I, que transporta os italianos rumo ao Brasil, quase jogam ao mar um bebê, filho dos italianos Leonora (Lu Grimaldi) e Bartolo (Antonio Calloni), na crença de que a criança está morta, vítima da peste que se alastra na embarcação. Mas a criança chora quando é arrancada dos braços da mãe.
A cena foi baseada numa história real, relatada em carta enviada ao autor Benedito Ruy Barbosa. Na carta, uma senhora idosa, que havia ficado comovida com a novela Os Imigrantes, contava que há muitos anos um navio italiano trazia imigrantes para o Brasil quando uma epidemia de peste foi detectada a bordo.
Entre muitas outras cenas memoráveis de Terra Nostra, foi muito comentada, na época, a sequência em que os personagens Paola (Maria Fernanda Cândido) e Francesco (Raul Cortez) tomam banho juntos em uma banheira.

9 - A bela abertura


A abertura  foi feita com imagens em preto e branco da partida dos italianos para o Brasil, gravadas no porto de Southampton, na fase inicial da novela.
Cenas das famílias se despedindo se alternavam com imagens da travessia do Atlântico e closes dos rostos de Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda. As imagens em preto e branco contrastavam com o verde dos olhos dos atores. A cor também surge no final da vinheta, nas imagens das plantações de café. 
O Tema de Abertura “Tormento D´amore”, do compositor Marcelo Barbosa, filho do autor Benedito Ruy Barbosa,  gravado especialmente para a novela por Aguinaldo Rayol e a menina Charlotte Church, foi um dos grandes sucessos do ano. A cantora veio ao Brasil e participou de vários programas com Aguinaldo  no Brasil divulgando a música.


10 – Trilha Sonora

        A trilha da trama foi lançada em dois discos, contendo em sua maioria canções italianas clássicas, como “Canzone per Te”, do Sérgio Endrigo, na voz de Roberto Carlos;Funiculi Funiculá”,  gravada pela Família Lima e “Malia  na voz da dupla Sandy e Jr. Entre as músicas cantadas em português  estão “Um Amor Puro” escrita e gravada pelo Djavan, e “Vai Se Chamar Saudade” do João Pacífico, gravada para o disco pelo ator Antônio Fagundes.



        Maria Fernanda Cândido  e Raul Cortez abriam a trilha volume 2 da novela com a música “Noi ci Ammiano”,  que embalou os inesquecíveis banhos de banheira do casal.


Veja Também: 
Novelas Inesquecíveis - Terra Nostra (1999)

Abertura das novelas do Benedito Ruy Barbosa 
Meus Personagens Favorotos do Thiago Lacerda
No Tema e Na Trilha do Djavan
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

“Cordel Encantado” estreia nesta segunda no Globoplay Novelas substituindo “Além do Tempo”

        A novela Cordel Encantado será reprisada no canal Globoplay Novelas (ex-C anal Viva) . Exibida originalmente em 2011, na faixa das 18h da Globo , a trama volta ao ar nesta segunda-feira,   15 de dezembro, substituindo a reapresentação de Além do Temp o (2015).         Os capítulos serão exibidos no Globoplay Novelas de segunda a sábado, às 20h05, e com maratona aos domingos a partir de 11h.           Cordel Encantado , trama das autoras  T helma Guedes e Duca Rachid     é uma fábula sobre dois universos distintos: o encantamento da realeza europeia e as lendas heróicas do sertão brasileiro. A união desses mundos é representada pelo romance de Açucena ( Bianca Bin ), uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu. E Jesuíno ( Cauã Reymond) , um jovem sertanejo que desconhece s...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

“Apocalipse” - Conheça a nova trama da RecordTv que estreia nesta terça-feira

A produção da mesma autora de Os  Dez Mandamentos e irá retratar o final dos tempos         Nesta terça (21.11) ,  estreia a nova novela bíblica da RecordTv.   Apocalipse , escrita pela autora Vivian de Oliveira (a mesma de Os Dez Mandamentos )  promete inovar.  Primeiro por ser a primeira trama bíblica contemporânea – a novela se inicia na década de 80, passa pela de 90 e chega ao dias atuais a partir da sua segunda semana, porém nem assim deixará de abordar passagens e personagens retratados na bíblia  como dilúvios e tsunamis, o mal, a besta fera e o diabo.  Além do livro O Apocalipse , a autora se inspirou também no Velho Testamento e alguns livro do Novo Testamento da bíblia.         A trama se inicia em 1987,  com um tsunami  num resort na Ásia  que provoca a morte dos pais dos irmãos judeus Alan (Maurício Pitanga) e Uri Gudman (Phelipe Gomes), n...