Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Nossos Autores – Benedito Ruy Barbosa


        Nada como um dia atrás do outro! Acho que essa frase deve está piscando na mente do autor Benedito Ruy Barbosa, desde que a Globo o “elevou” novamente ao horário nobre aprovando a sinopse de Velho Chico para substituta de A Regra do Jogo.
        Segundo Silvio de Abreu, responsável pelo departamento de teledramaturgia atualmente da emissora, as  tramas realistas de Babilônia (2015)  e  A Regra do Jogo é o principal motivo da mudança dos telespectadores para tramas mais lúdicas como Cumplices de um Resgate no SBT e OS Dez Mandamentos na Record. O Clima bucólico rural e toda a aura que cerca esse mundo podem ser o que o público, cansado de tanta violência da realidade da vida, espera para mergulhar de cabeça em uma novela.
        Benedito Ruy Barbosa de volta ao horário nobre global é muito mais do que um reconhecimento do grande talento desse autor, mas soa também com a correção de uma injustiça. Vale lembrar que desde Esperança (2002), trama do autor que  sucedeu o grande sucesso Terra Nostra (1999), e que naufragou na audiência, Benedito foi “rebaixado” ao horário das seis com seus  remake´s  reescritos escritos por suas filhas. 
        Por isso iniciei o post como o ditado popular  “Nada como um dia atrás do outro!”. Chegou a hora e a vez do autor que apresentou clássicos da teledramaturgia nacional e merece todo nosso respeito.

                         somostodosirmoos_tupi        algemasdeouro
        Jornalista e publicitário, Benedito Ruy Barbosa chegou à dramaturgia com a peça Fogo Frio,  encenada pelo Teatro de Arena, dirigida por Augusto Boal. Contratado pela Colgate – Palmolive, o autor estreou em novelas  na Rede Tupi adaptando o folhetim A Vingança do Judeu, de J. W. Rochester com o título de Somos Todos Irmãos. Ainda na Tupi escreveu O Anjo e o Vagabundo (1966)  com bastante êxito. Depois de algumas colaborações, adaptou ainda na Tupi a novela O Décimo  Mandamento (1968),   mudando-se para a Record ainda em 1968   onde estreou escrevendo A Última Testemunha.  Na Record ainda dividiu a autoria de Algemas de Ouro com Dulce Santucci em 1969.
        De volta a Tupi em 1970, foi co-autor na adaptação de  Simplesmente Maria,  do original de Rosamaria Gonzalez, com Bejamim Cattan.


simplesmentemaria_logo

        Sua estreia na Globo foi em 1971, com a trama educativa e rural Meu Pedacinho de Chão. O Autor começava a escrever sobre o que conhecia, o universal rural,  a felicidade, os problemas e dilemas do homem do campo.  Meu Pedacinho de Chão foi exibida simultaneamente pela Globo e a Tv Cultura.
        Em 1976, baseado no romance  homônimo de Orígenes Lessa, o autor escreveu O Feijão e o Sonho. Pela primeira vez o horário das seis abandonava as ilusões do século passado e mostrava uma trama realista.
        No final da década de 70 o autor escreveu ainda À Sombra dos Laranjais (1977) em parceira como Sylvian Paezzo; algumas histórias para  o Sítio do Pica Pau Amarelo (1977) e a novela Cabocla (1979) protagonizada por Glória Pires e Fábio Jr, baseado no romance homônimo de Ribeiro Couto.

sombradoslaranjais_logo  sitio77_logo cabocla79_logo
        Benedito inicia a década de 80 na Rede Bandeirantes onde escreveu em 1980, a trama de Pé de Vento , novela que tinha o intuito de falar sobre o tema esporte, mas acabou mostrando a história sem o brilho e a maquiagem necessária. Mostrando apenas o lado difícil dos esportistas brasileiros.
        Sem a possiblidade de escrever sobre o que queria na Globo, foi na Bandeirantes que o autor teve  seu primeiro grande sucesso em novelas. Os Imigrantes  foi considerada uma novela audaciosa que contava a saga dos imigrantes que chegavam ao Brasil no final do século XIX.  A novela é a segunda maior novelas em capítulos da história da teledramaturgia, foram 459 capítulos divididos em 6 fases.



        Com o sucesso na Rede Bandeirantes, a Globo tratou logo de recontratar o autor, que durante toda a década de 80 escreveu tramas para horário das seis como Paraíso (1982); Voltei Pra Você (1983); De Quina Pra Lua  (1985) como supervisor;  Sinhá Moça (1986), baseada no romance homônimo de Maria Dezonne Pacheco Fernandes e Vida Nova (1988).

paraiso82_logo sinhamoca86_logo vidanova_logo
        Novamente sem conseguir viabilizar uma trama na Globo, o autor mudou-se para Manchete  e trama rejeitada pela Globo acabou virando o maior sucesso da teledramaturgia da década 90.  Pantanal ofuscou a trama global que passava no horário nobre  na época (Rainha da Sucata).  A trama consagrou Cristiana Oliveira e um grande elenco, e apresentou para o todo o Brasil as belas paisagens pantaneiras.


Adicionar legenda
        Depois do sucesso de Pantanal, o autor voltou a Globo, mas dessa vez com status de grande autor do horário nobre e ganhou em 1993  a chance de escrever sua primeira novela para o horário. Benedito provou que estava mais do que preparado  e é o autor dos três maiores sucessos do horário nobre na década de 90 : Renascer (1993), O Rei do Gado (1997) e Terra Nostra (1999).



        O Sucesso de Terra Nostra fez com que o autor em 2002 resolvesse escrever uma espécie de “Terra Nostra 2” e a apresentou a trama de Esperança, que falava da imigração não só italiana, como de várias outras nacionalidades, tal  qual acontecera em Os Imigrantes (1981). Porém o estado de saúde do autor e seu afastamento acabaram fazendo Esperança migrar para o insucesso e o autor acabou não escrevendo mais para o horário nobre, sendo rebaixado novamente para o horário das seis com a releitura de vários sucessos.



        A década de 2000 se inicia e as filhas de Benedito, Edmara e Edilene Barbosa reescrevem sob sua supervisão o remake de grandes sucessos do autor: Cabocla (2004); Sinhá Moça (2006); Paraíso (2009) e Meu Pedacinho de Chão (2014). Em meio a supervisão de seus remakes o autor ainda escreveu a minissérie Mad Maria em 2005, que contava a história da construção da ferrovia Madeira-Marmoré em plena a Mata Amazônica.



        A história de Velho Chico já estava reservada para ser uma das próximas novelas do horário das seis. O Velho Chico do tema refere-se ao Rio São Francisco, onde em suas margens a história ira se  passar.  A elevação da trama para o horário nobre deve ser muito comemorada. É nossa chance de rever uma boa história interiorana e rural, que só o autor sabe escrever, mostrando e provando para a Globo que novos nomes são sempre bem vindos claro, mas o patrimônio cultural da empresa sempre deve ser respeitado.  
        Que venha Velho Chico, que venha Benedito Ruy Barbosa!

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Fonte : teledramaturgia.com e memóriaglobo.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talent...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Nossos Autores – Silvio de Abreu

“O prazer de não ter que se sentar em frente ao computador e ter a cabeça livre para pensar o que se quiser, é inigualável. Sinceramente, não conheço nada melhor, nem sexo” Um dos mais conceituados autores de novelas falando sobre o prazer ao ver uma obra sua finalizada.         Este é Silvio de Abreu , que atualmente assumiu o fórum de novelas da Tv Globo e  é o responsável pelo Departamento de Teledramaturgia da emissora, e já nos proporcionou viajar com as melhores tramas de novelas desde a década de 70.         Silvio de Abreu nasceu em São Paulo, em 20 de Dezembro de 1942, se formou em cenografia pela Escola de Artes Dramáticas de São Paulo, e antes de escrever estreou como ator no teatro na peça Tchin-Tchin , ao lado de Cleyde Yáconis e Stênio Garcia ; no cinema com Vera Fischer em A Super Fêmea e em novelas como A Muralha (1968) , Os Estranhos (1968)  e A Próxima Atração (1970). ...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Novelas Inesquecíveis – Gina (1978)

A Novela das seis mais esquecida que “ O Amor é Nosso ”   e que marcou a estreia da Christiane Torloni como protagonista         Já disse aqui que o e10blog , além de falar dos sucessos da nossa teledramaturgia, também é apaixonado    por aquelas tramas que não fizeram tanto sucesso assim e,   que ficaram esquecidas , até mesmo pela própria emissora que a transmitiu.         A estrela   da seção “ Novelas Inesquecíveis ” este mês é exatamente uma novela das seis que ficou lá “esquecível’   no longínquo ano de 1978 – Gina , a trama   escrita por Rubens Edwal Filho, baseado no romance homônimo de Maria José Dupré (Mesma autora de Éramos Seis ), e que trouxe Crhistiane Torloni com sua primeira protagonista oficial.         Gina foi tão complexa, que ela é até menos lembrada que O Amor é Nosso ! (1981), trama do Roberto Freire e Wilson Agui...