Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Nossos Autores – Benedito Ruy Barbosa


        Nada como um dia atrás do outro! Acho que essa frase deve está piscando na mente do autor Benedito Ruy Barbosa, desde que a Globo o “elevou” novamente ao horário nobre aprovando a sinopse de Velho Chico para substituta de A Regra do Jogo.
        Segundo Silvio de Abreu, responsável pelo departamento de teledramaturgia atualmente da emissora, as  tramas realistas de Babilônia (2015)  e  A Regra do Jogo é o principal motivo da mudança dos telespectadores para tramas mais lúdicas como Cumplices de um Resgate no SBT e OS Dez Mandamentos na Record. O Clima bucólico rural e toda a aura que cerca esse mundo podem ser o que o público, cansado de tanta violência da realidade da vida, espera para mergulhar de cabeça em uma novela.
        Benedito Ruy Barbosa de volta ao horário nobre global é muito mais do que um reconhecimento do grande talento desse autor, mas soa também com a correção de uma injustiça. Vale lembrar que desde Esperança (2002), trama do autor que  sucedeu o grande sucesso Terra Nostra (1999), e que naufragou na audiência, Benedito foi “rebaixado” ao horário das seis com seus  remake´s  reescritos escritos por suas filhas. 
        Por isso iniciei o post como o ditado popular  “Nada como um dia atrás do outro!”. Chegou a hora e a vez do autor que apresentou clássicos da teledramaturgia nacional e merece todo nosso respeito.

                         somostodosirmoos_tupi        algemasdeouro
        Jornalista e publicitário, Benedito Ruy Barbosa chegou à dramaturgia com a peça Fogo Frio,  encenada pelo Teatro de Arena, dirigida por Augusto Boal. Contratado pela Colgate – Palmolive, o autor estreou em novelas  na Rede Tupi adaptando o folhetim A Vingança do Judeu, de J. W. Rochester com o título de Somos Todos Irmãos. Ainda na Tupi escreveu O Anjo e o Vagabundo (1966)  com bastante êxito. Depois de algumas colaborações, adaptou ainda na Tupi a novela O Décimo  Mandamento (1968),   mudando-se para a Record ainda em 1968   onde estreou escrevendo A Última Testemunha.  Na Record ainda dividiu a autoria de Algemas de Ouro com Dulce Santucci em 1969.
        De volta a Tupi em 1970, foi co-autor na adaptação de  Simplesmente Maria,  do original de Rosamaria Gonzalez, com Bejamim Cattan.


simplesmentemaria_logo

        Sua estreia na Globo foi em 1971, com a trama educativa e rural Meu Pedacinho de Chão. O Autor começava a escrever sobre o que conhecia, o universal rural,  a felicidade, os problemas e dilemas do homem do campo.  Meu Pedacinho de Chão foi exibida simultaneamente pela Globo e a Tv Cultura.
        Em 1976, baseado no romance  homônimo de Orígenes Lessa, o autor escreveu O Feijão e o Sonho. Pela primeira vez o horário das seis abandonava as ilusões do século passado e mostrava uma trama realista.
        No final da década de 70 o autor escreveu ainda À Sombra dos Laranjais (1977) em parceira como Sylvian Paezzo; algumas histórias para  o Sítio do Pica Pau Amarelo (1977) e a novela Cabocla (1979) protagonizada por Glória Pires e Fábio Jr, baseado no romance homônimo de Ribeiro Couto.

sombradoslaranjais_logo  sitio77_logo cabocla79_logo
        Benedito inicia a década de 80 na Rede Bandeirantes onde escreveu em 1980, a trama de Pé de Vento , novela que tinha o intuito de falar sobre o tema esporte, mas acabou mostrando a história sem o brilho e a maquiagem necessária. Mostrando apenas o lado difícil dos esportistas brasileiros.
        Sem a possiblidade de escrever sobre o que queria na Globo, foi na Bandeirantes que o autor teve  seu primeiro grande sucesso em novelas. Os Imigrantes  foi considerada uma novela audaciosa que contava a saga dos imigrantes que chegavam ao Brasil no final do século XIX.  A novela é a segunda maior novelas em capítulos da história da teledramaturgia, foram 459 capítulos divididos em 6 fases.



        Com o sucesso na Rede Bandeirantes, a Globo tratou logo de recontratar o autor, que durante toda a década de 80 escreveu tramas para horário das seis como Paraíso (1982); Voltei Pra Você (1983); De Quina Pra Lua  (1985) como supervisor;  Sinhá Moça (1986), baseada no romance homônimo de Maria Dezonne Pacheco Fernandes e Vida Nova (1988).

paraiso82_logo sinhamoca86_logo vidanova_logo
        Novamente sem conseguir viabilizar uma trama na Globo, o autor mudou-se para Manchete  e trama rejeitada pela Globo acabou virando o maior sucesso da teledramaturgia da década 90.  Pantanal ofuscou a trama global que passava no horário nobre  na época (Rainha da Sucata).  A trama consagrou Cristiana Oliveira e um grande elenco, e apresentou para o todo o Brasil as belas paisagens pantaneiras.


Adicionar legenda
        Depois do sucesso de Pantanal, o autor voltou a Globo, mas dessa vez com status de grande autor do horário nobre e ganhou em 1993  a chance de escrever sua primeira novela para o horário. Benedito provou que estava mais do que preparado  e é o autor dos três maiores sucessos do horário nobre na década de 90 : Renascer (1993), O Rei do Gado (1997) e Terra Nostra (1999).



        O Sucesso de Terra Nostra fez com que o autor em 2002 resolvesse escrever uma espécie de “Terra Nostra 2” e a apresentou a trama de Esperança, que falava da imigração não só italiana, como de várias outras nacionalidades, tal  qual acontecera em Os Imigrantes (1981). Porém o estado de saúde do autor e seu afastamento acabaram fazendo Esperança migrar para o insucesso e o autor acabou não escrevendo mais para o horário nobre, sendo rebaixado novamente para o horário das seis com a releitura de vários sucessos.



        A década de 2000 se inicia e as filhas de Benedito, Edmara e Edilene Barbosa reescrevem sob sua supervisão o remake de grandes sucessos do autor: Cabocla (2004); Sinhá Moça (2006); Paraíso (2009) e Meu Pedacinho de Chão (2014). Em meio a supervisão de seus remakes o autor ainda escreveu a minissérie Mad Maria em 2005, que contava a história da construção da ferrovia Madeira-Marmoré em plena a Mata Amazônica.



        A história de Velho Chico já estava reservada para ser uma das próximas novelas do horário das seis. O Velho Chico do tema refere-se ao Rio São Francisco, onde em suas margens a história ira se  passar.  A elevação da trama para o horário nobre deve ser muito comemorada. É nossa chance de rever uma boa história interiorana e rural, que só o autor sabe escrever, mostrando e provando para a Globo que novos nomes são sempre bem vindos claro, mas o patrimônio cultural da empresa sempre deve ser respeitado.  
        Que venha Velho Chico, que venha Benedito Ruy Barbosa!

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Fonte : teledramaturgia.com e memóriaglobo.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – Sinhá Moça (1986)

        Dez anos depois do grande sucesso de Escrava Isaura (1976), do Gilberto Braga , a novela que a abriu de vez o mercado  internacional para as  tramas brasileiras, a Globo    levou ao ar a trama de Sinhá Moça , escrita por Benedito Ruy  Barbosa , baseada no romance homônimo de Maria Dezonne Pacheco Fernandes .         A trama foi escolhida por ter o mesmo cunho abolicionista de Escrava Isaura , e a Globo fez questão de manter o casal Lucélia Santos e Rubens de Falco como protagonistas, vendendo a trama para o mercado internacional com uma “Nova Escrava Isaura”.         Sinhá Moça foi um grande sucesso no  Brasil  e  teve uma ótima carreira internacional. A partir do próximo dia 29   a novela  está de volta pelo Canal Viva   e poderemos  acompanhar  de novo a bela história de amor entre Sinhá Moç...

Meus Personagens Favoritos da Solange Couto

A Carmem de “Garota do Momento ”         Um espetáculo em forma de atriz, é o mínimo que podemos falar sobre a estonteante Solange Couto , que   está de volta a nossa teledramaturgia na pele da doce e suave Carmem, uma das personagens de Garotado Momento , a nova novela das seis.         Em entrevistas sobre a   Carmem, Solange Couto contou que a personagem é um presente, principalmente por ser tão diferente de outras personagens que   nós nos acostumamos vê-la fazer na tv.         "É a realização de um sonho. Faz 22 anos que venho de personagens espalhafatosos, que ocupam todos os espaços, e de repente a Carmem é um poço de amor, doce, fala baixo, suave, idosa na aparência, no caminhar, na roupa, no coração. É uma coisa incrível pra mim, neste momento em especial", revela.         Com mais de 40 anos de carreira, Solange Cou...

Novelas Inesquecíveis – Duas Vidas (1976)

44 anos de u ma das tramas realistas da Janete Clair que mais foi mutilada pela Censura Federal         Todo mundo deve ter brincado daquele de cama de gato quando criança, certo?  Cama de Gato é um  jogo  feito com um barbante nas mãos onde vão se formando figuras geométricas e o barbante vai passando de mão em mão, sempre formando novas figuras.       Esse jogo foi divulgado no Brasil  no finalzinho de 1976 quando entrou no ar a abertura da novela  Duas Vidas   da autora  Janete Clair . A Autora   continuava apostando em tramas realistas e a novela tinha como personagem principal a obra do metrô no bairro do palácio do catete no Rio de Janeiro,   uma obra do Governo Federal, o que acabou transformando a novela , que estreava há 44 anos,   em uma das obras mais mutiladas pela censura federal.            Cenas simples como a dos personagens r...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

e10blog – Retrospectiva 2023 – Novelas Inesquecíveis

  Janeiro Corpo Dourado Fevereiro Deus Salve o Rei   Março A Volta de Beto Rockfeller  Abril Onde Nascem os Fortes Maio Amor a Vida  Junho Pecado Mortal  Julho De Quina Pra Lua  Agosto O Mapa da Mina Setembro Três Irmãs Outubro Canavial  de Paixões  Novembro Rebelde  Dezembro   Perola Negra    Veja Também: Novelas Inesquecíveis 2022  Meus Persoangens Favoritos  Meus Personagens 2021  No Tema e Na Trilha  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas 07.02.2026

“ Vale Tudo ” e “ Amor a Vida ” de   volta no Globoplay Novelas         Se não houver nenhuma   mudança   de última hora,   Vale   Tudo (1988)   substituirá   Hipertensão (1986) a partir de 16/03 e Amor À Vida (2013) substitui Fina Estampa (2011) a partir do dia 23/03 no Globoplay Novelas .   Arminda continua causando em “ Três Graças ”         Mas uma semana de T rês Graças para aclamarmos   Grazzi Massafera   - A Atriz   que   já foi aplaudida pela estreia de Dona Beja na HboMax , deu     mais um show no capítulo desta sexta   da trama do Aguinaldo Silva empurrando a Joelly (Alana Cabral) escada abaixo.         Aliás todos ali estavam    ótimos e precisos    - A Alana Cabral, Paulo Nunes, Keizy Ecard e Juliano Cazarré .   “Coração Acelerado ” vai começar a ser...